Ajuda com sistema fotovoltaico.

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: Ajuda com sistema fotovoltaico.

Mensagem por visitante1 »

circuito aberto considera-se quando o circuito não está em carga, quando liga ao inversor ele conta com essa tensão para se iniciar, pode não arrancar se detetar esse valor, penso que era essa a sua duvida!
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 02, 2012 12:13 pm

Mensagem por Silverio28 »

Eu quero saber se quando eu ligar ao inversor ele considera que esta em carga.

Se comprar um inversor de 14v ate 28v de entrada. Ele nao me vai iniciar pois deve ter voltagem a mais certo?

Ou o inversor inicia-se na mesma porque baixou a voltagem consideramdo que esta em carga?

Se ligar um painel a uma bateria vai-me baixar de 20v circuito aberto para 12v circuito fechado...

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

A tensão em circuito aberto não pode ser superior à tensão máxima suportada pelo inversor, independentemente se em carga a tensão é inferior.

Eu já experimentei 54V num inversor de 52V max e ele não arrancava.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

CrOhN Escreveu:A tensão em circuito aberto não pode ser superior à tensão máxima suportada pelo inversor, independentemente se em carga a tensão é inferior.

Eu já experimentei 54V num inversor de 52V max e ele não arrancava.
Ok. Tenho mesmo que acabar de montar o painel. Porque na teoria da-me 28v. Não sei se na pratica obtenho os 28v se não.

Em todo o caso e para prevenir talvez compre um inversor que tem de voltagem de entrada entre os 22v e os 60v.

Sent from my GT-I9100 using Tapatalk 2

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

boas pessoal,

Já fiz o meu próprio painel neste momento ele tem 30V 3.15A total 94W.

Já encomendei um inversor do ebay de 22v até 60v de entrada.

agora cria saber uma coisa eu cria comprar um painel em principio de 60w de 12v acho que tem aproximadamente 3.5A. será que eu posso ligar em paralelo estes 2 painéis o de 12v e o de 30v que eu fiz para liga-los ao inversor??

ou não é aconselhável pois pode queimar.

sei que painéis com Amperagens diferentes e voltagens iguais posso ligar em paralelo pois vou somar os Amperes, não o posso fazer em serie pois posso com o que tem mais amperagens queimar um dos mais fracos, agora com voltagens diferentes não sei bem se posso ou não ligar...

alguém me pode esclarecer?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Não, nao podes fazer o que pretendes. Para ligares paineis em paralelo, convem que sejam semelhantes, não é o caso. Quando digo semelhantes, tensão em aberto e tensão ao máximo potência semelhantes.

Já em série, se calhar já podes, a corrente dos que mencionas não são muito diferentes, e se a tensão em aberto somada não exceder o máximo do inversor, deverá funcionar.

Autor do tópico
Silverio28
Membro Silver
Membro Silver

CrOhN Escreveu:Não, nao podes fazer o que pretendes. Para ligares paineis em paralelo, convem que sejam semelhantes, não é o caso. Quando digo semelhantes, tensão em aberto e tensão ao máximo potência semelhantes.

Já em série, se calhar já podes, a corrente dos que mencionas não são muito diferentes, e se a tensão em aberto somada não exceder o máximo do inversor, deverá funcionar.

se somar as tensões 30v (do caseiro) em OC mais 20v (do comprado) em OC da 50v o máximo do inversor é de 60v.

ok muito obrigado. quando tiver em casa as 2 coisas testo então ligar em serie.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”