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Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:23 pm
por RuFuS
jmal Escreveu:Bom, o quadro da mota é o compartimento da bateria, e parece não ter sistema de refrigeração, estranho.
Nem reparei nisso...
Esperemos que o material esteja preparado para esse
pequeno grande pormenor...
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:28 pm
por t3lmo
Inovação acima de tudo...
The high-voltage battery is cooled down by means of an aerodynamically optimized cooling air shaft. Air flows constantly through the air shaft placed at the centre of the battery casing. Cooling ribs have been longitudinally arranged on the battery base to ensure optimum heat dissolution. However, the battery casing in die-cast aluminium holds the cells with their special architecture and the entire electronics unit for scrutinizing the cells.
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:33 pm
por RuFuS
Ah assim tá melhor...

Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:38 pm
por t3lmo
Acredito que eles não brinquem em serviço com este tipo de questões, principalmente quando vão dar para o pack de baterias uma garantia de 8 anos ou 100.000 km.
Se o objetivo é atingido com meios naturais (cooling passivo) e não se gastar qualquer energia em cooling ativo, tanto melhor
Nos FAQ detalham ainda:
HOW IS THE BATTERY COOLED? IS THE BATTERY PRECONDITIONED?
The battery is air-cooled but the alternator and power electronics are liquid-cooled. The air cooling for the battery is via a centrally positioned cooling-air duct - forced through-flow has been thoroughly simulated and verified in practice. The arrangement of the air ducts and the thermal mass of the battery ensures that full power is available even at outdoor temperatures of up to 40°C.
There is no preconditioning of the battery (temperature regulation prior to set-off). Ongoing practical testing since spring 2012 has shown that the rider can draw on full power within an outdoor temperature range of -5°C to 40°C.
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:42 pm
por RuFuS
t3lmo Escreveu:Acredito que eles não brinquem em serviço com este tipo de questões, principalmente quando vão dar para o pack de baterias uma garantia de 8 anos ou 100.000 km.
Se o objetivo é atingido com meios naturais (cooling passivo) e não se gastar qualquer energia em cooling ativo, tanto melhor
Nos FAQ detalham ainda:
HOW IS THE BATTERY COOLED? IS THE BATTERY PRECONDITIONED?
The battery is air-cooled but the alternator and power electronics are liquid-cooled. The air cooling for the battery is via a centrally positioned cooling-air duct - forced through-flow has been thoroughly simulated and verified in practice. The arrangement of the air ducts and the thermal mass of the battery ensures that full power is available even at outdoor temperatures of up to 40°C.
There is no preconditioning of the battery (temperature regulation prior to set-off). Ongoing practical testing since spring 2012 has shown that the rider can draw on full power within an outdoor temperature range of -5°C to 40°C.
Qual a química das baterias?
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 9:50 pm
por t3lmo
São 8kWh em 3 módulos de baterias lithium-ion (cada um com 12 células) iguais às usadas no i3/i8.

Re: A nova BMW C evolution
Enviado: segunda jan 27, 2014 10:04 pm
por RuFuS
t3lmo Escreveu:São 8kWh em 3 módulos de baterias lithium-ion (cada um com 12 células) iguais às usadas no i3/i8.

li-ion? polímero? há pouca info pela net...
8kWh é interessante mas eu tinha lido que a autonomia média rondava os 100km (tal como as vx de litio)
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: terça jan 28, 2014 9:51 pm
por pafi
Simplesmente, momentos de magia tecnológica na secção da montagem. Fantástica!
Sem duvida que ve concebidos de raiz e' outra loiça.
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: quarta jan 29, 2014 12:46 am
por Mumia
Re: A nova BMW C evolution
Enviado: quarta mar 12, 2014 8:21 pm
por t3lmo
Preço para Portugal:
16.000€
Tem o mesmo tamanho, alguns componentes e peso da C 650 Sport (com os espelhos da 650 GT).
Para 2014, só com pré-reserva para
4 unidades
, que serão entregues em junho

As restantes só lá para meados 2015! Surreal ... mas as marcas de CI não querem mesmo vender VE's

Para o mercado espanhol só serão entregues 60 unidades este ano... e já estão todas vendidas.