Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Vectrix "El e-Dorada" - Pepelegal

Mensagem por Volt »

Se foste a medo, deves ter gasto uma barra, provavelmente...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta abr 28, 2011 11:56 am

Mensagem por PepeLegal »

Gastei 2 barras :-)

Mas como só faltava 1 barra, resolvi ir "fazer piscinas" para ver como a mota responde quando se acaba a carga.

Ao todo com uma carga fiz 98kms, provavelmente fazia ainda mais alguns kms. Mas depois de esgotar as barras todas e a luz de bateria acender, senti a aceleração a ser afectada (estava limitada) e como estava a cerca de 1500 mts de casa, resolvi rumar a casa, não fosse a mota desligar-se de um momento para o outro. Nesse percurso a célula mais baixa marcava 2.56v mas a puxar, cheguei a vê-la a 2.34v

Nunca cortou, apenas senti a redução na aceleração. Provavelmente quando cortasse seria de vez.

Não é uma autonomia extraordinária, mas para mim serve.

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Bem, ontem tive a minha primeira queda de moto. Logo com a "El e-dorada"...

Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão :(

Ia a menos de 20km/h, dai o resultado final ter sido apenas uma pequena entorse e umas raspadelas na mota. Felizmente nada partido...apenas o tremendo susto.

Agora, porque é que aconteceu? Eu ia levemente a "regenerar" com o punho enquanto fazia a curva e recordo-me quando senti o pneu de trás a perder a aderência instintivamente travei como travão esquerdo. Penso que isto agravou a situação...e embora tenha tentado compensar depois, já não foi possível evitar a mota ir ao chão... :(

O resultado foi então este:
Imagem

Imagem

No entanto, e mesmo com tempo seco, já tinha sentido o pneu de trás em alguns momentos a derrapar, especialmente em descidas. Acho que os 16500 Kms que o pneu tem, também devem ter ajudado a ter perdido a aderência.

Tirei uma foto do pneu:
Imagem Imagem

Ele não parece muito desgastado, mas...neste momento não quero arriscar que o pneu possa não estar nas melhores condições.

Alguém pode-me dizer de oficinas onde já tenham ido com Vectrix mudar pneus em Lisboa ? Aconselham algum tipo de pneu em particular?

Obrigado

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Ui caramba que susto...

Desejo te as melhoras...

Quanto a pneus em Lisboa tens varias, creio que o Klintzer está a mudar em Oeiras e existem mais uns quantos atenção a montagem que venham incluida, só se te desenrrascares!

Ah eu recomendo, Pirelli Diablo... Claro um pneu mole mas dura bem e tem uma anderencia 5 estrelas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Uma procura rápida no fórum e descobri a "epmotos" na "Rua de Campo de Ourique"...

Aconselharam-me o Michelin City Grip ou o Power Pure...

O City Grip parece que é o que a maior parte coloca....se calhar vou para este também....

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Hum o Pure não te metas nele... na chuva não é o melhor tenho o na frente e não gosto...

O Diablo é o que conheço pois uso a 9000km lol...

O Michelin fala com o Volt ele sabe, pois tem um...
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Serges, eu vi esse pneu no "Pneus-online"... como se porta em termos de barulho e aderência em chuva?

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Só digo coisas boas dele, até pensei que sendo "mole" seria gasto com a minha condução em 5000kms e olha ainda agarra como se fosse novo!

Gosto... o michellin pure não gosto muito pois não confio em chuva, molhado safa se mas chuva... ui ui!
Mapa dos pontos de carga

sugarstorm
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm

Mensagem por sugarstorm »

Chuva e 2 rodas não combinam muito bem. Qualquer óleo, travagem brusca, até basta mudar a aderência de repente, e estamos facilmente no chão.
Tás bem, a moto também, siga para a frente. Que sirva de aprendizagem. De certeza que nunca mais vais cometer o mesmo erro outra vez.

Quanto ao pneu confirmo que o Diablo é porreiro. Tens MP para quem te pode tratar disso a um preço justo e com simpatia e atenção.

- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado SugarStrom e Serges :)

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

xxiiiiii :/ :/

bom o importante é q nao te tenhas aleijado mt! o resto visto n serem estragos grandes resolvem-se rapido (apesar de saber o qt nos doi :cry: )

Quanto ao pneu... O klinzter ta a trocar aqui . Dp dos que me lembre tens lá nas caldas :) (peço desculpa se me está falhar alguem)

Quanto ao pneu... assim q trocar vai o Diablo sem duvida por td de bom que já ouvi :)

Quanto ao que aconteceu... com regenerativa e travao esquerdo (traseiro) a roda bloqueia e derrapa, a somar chuva e curva......... :(
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Obrigado múmia, vou investigar :-)

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

PepeLegal Escreveu:Obrigado múmia, vou investigar :-)
de nada ;) tas a vontade qq coisa apita..
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

O travão atrás não serve para travar. Já disse isto muitas vezes, mas já há muito tempo que não o repetia. A travagem faz-se 70% com a frente e 30% com a traseira. O travão traseiro apenas equilibra a mota. Quando travamos, a deslocação do veículo faz com que o peso pressione a frente e a traseira levante. Ora, com a traseira levantada, basta um toque mais forte no travão para se perder a aderência atrás. O resto, já sabem como é...
Agora, há que recuperar, aprender com o que aconteceu e um dia ensinar. Se passarmos a mensagem sobre o que menos bom nos acontece, possivelmente estamos a prevenir que possa acontecer igual a quem nos "ouve".
Outra coisa que recebemos de nós próprios depois disto, além da tristeza inerente, é um sentimento de impotência e um menor à-vontade durante uns tempos para enfrentar a estrada. Isso passa. Mais cedo ou mais tarde perceberás que consegues mudar esse instinto errado de travar com a mão errada, bem como qualquer outro instinto que seja menos apropriado a uma destas situações.
Em termos de pneus, já não uso nenhum dos Michelin. Cheguei à conclusão que os melhores pneus para a mota são mesmo os que vêm de origem.
Outra coisa que quero reforçar: Nenhum pneu se mantém em plenas capacidades depois de estar a suportar o peso de uma mota parada durante algum tempo... Especialmente em motas que estão para venda e ninguém as muda de sítio ou coloca uns cavaletes para evitar a degradação dos pneus. E em motas que apenas têm descanso lateral, isto é muito mais significativo, pois o peso não só fica em apenas um pedaço da borracha, como esse pedaço é na lateral e perde a simetria mais rapidamente...

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Volt,

Pois...é exactamente isso...

Na vectrix quando estamos a usar o punho regenerativo acaba por ser mais complicado o uso do travão dianteiro. Não sei se não seria melhor que o travão dianteiro estivesse do lado esquerdo. Assim, poder-se-ia travar usando a mão esquerda e regenerar /travar ligeiramente com a roda traseira...parece-me mais "natural"....

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

PepeLegal Escreveu:Após fazer 70km a andar à chuva, no regresso a casa, a 300mts de chegar, numa curva em "U" a mota derrapa, ando aos "Ss" e só paro no chão :(
Afinal ias devagar e aconteceu.
Não esqueças que "tal como já por cá foi dito" só há 2 tipos de motociclistas...os que já caíram e os que vão cair! :o
Do mal o menos!

BondadeSua

Autor do tópico
PepeLegal
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por PepeLegal »

Pois....no entanto esse é um clube do qual nunca queremos ser "sócios"... :(

Eu espero conseguir aprender com o erro e impedir que volte a acontecer, e se infelizmente voltar a acontecer...pelo menos que seja da mesma gravidade....

Vou tratar já dos pneus e no processo ver se é necessário mais alguma manutenção de alguma coisa..

Estive a pensar e acho que vou trocar os travões também...colocar o lado esquerdo a travar a roda dianteira e o direito a roda traseira. Assim posso usar a regenerativa ao mesmo tempo que travo sem que aumente a probabilidade de o pneu traseiro derrapar...

Mumia
Moderador
Moderador

Mensagem por Mumia »

PepeLegal Escreveu:Estive a pensar e acho que vou trocar os travões também...colocar o lado esquerdo a travar a roda dianteira e o direito a roda traseira. Assim posso usar a regenerativa ao mesmo tempo que travo sem que aumente a probabilidade de o pneu traseiro derrapar...
Eu ja me passou pla cabeça fazer a alteraçao do sistema de travagem da Vx, hj em dia todas s motas vêm com o sistema de 1 so bomba de travao que distribui para os 2 discos fazendo a distribuiçao correcta... A minha duvida é apenas... e valores :roll: penso que será algo util..

Quanto aos pneus fazes bem.. eu ando a ponderar o mesmo mas o t€mpo.... :oops:

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Meter CBS, parece-me boa ideia. Trocar os travões de lado, não me parece.
Se treinas os instintos de determinada maneira, depois ainda será mais difícil corrigir o erro. A não ser que daqui em diante só vás usar motas modificadas nos travões... Creio que não será o caso. Se a regra é x, não tentes te adaptar ao y...

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Travar sempre com a roda da frente, como o Volt disse e muito bem!
A não ser que a mota tenha o sistema de travagem (DUAL CBS) como a minha.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”