Já vi que temos opiniões um pouco diferentes, baseadas nas nossas experiências, mas se analizarmos bem, até temos opiniões semelhantes. Dizem ser suficiente, eu digo que é pouco, ora, já que se baseam na vossa experiência, no teu caso Jorge com motas que aconselhas a rodar com cuidado, falas em descargas médias de 1.5 C nos teus posts, etc, e tu interflexo, de baterias 180 ah a debitar 260 amp, neste caso nem chega a 1.5C, assumo que se baseam sobre esses casos, que não é o que estou habituado, a minha experiência fala por mim, e nunca instalei bms nenhum que não estivesse preparado para levar o pack aos limites, muitos deles substituiram bms que se diziam bons e suficientes, o que não faltam são dbs por aqui a falar disso.
Basta pegarem no caso do david_neves nuns posts acima, a mota dele era do Rufus, uma bereco evo que perdeu a garantia com 0 kms (vejam o db dele) isto porque ele quiz ter a evo igual à minha, cheia de potência. Isso obrigou que eu alterasse o controlador da mota com a devida autorização do importador (perdendo a garantia claro) mas com o bms de origem. As baterias dela acima de 27ºC, chegam a debitar mais de 4C, em sistuações ideiais chegavam aos 5C. Lembro de ele dizer que fazia cerca de 120 kms diários, e alguns dias chegava a 180 kms diários, sempre com ela ao rubro. Já depois de o david_neves a adquirir teve um problema com ela, vim a descobrir que alguns contactos entre células, estavam com corrosão, não só por humidade (resultado de muitos dias ao relento, tratamento que o david_neves também lhe deu

), mas também por efeitos de aquecimento por passagem de correntes altas, tive de substituir alguns. No entanto o bms lá estava intacto. Lembro-me também de ter tido um problema relacionado com humidade, água corrente que vazou em cima de alguns modulos, levando uma reparação à distancia. (Até compreendo porque ele o defende com unhas e dentes

)
Esta mota tem um pack de 22 células de 40 Ah, chega a debitar 14kw continuos, não sei se o david já falou, tem 2 carregadores de 1300 w para usar nela, para permitir isso, apenas levou uma ficha aficional com respectivo fusivel para os ligar. Resultado, 23 mil kms depois, baterias todas certas.
Na minha área profissional, desenvolvimento de sistemas de controlo, automação, estatistica e manutenção preventiva, aprendi a construir robustez e não deixar as coisas no seu limite, trabalho para 2 grandes empresas, uma é a maior fabrica de velas do pais e outra uma empresa que pertence ao maior grupo europeu de produção de rolamentos, a fabrica em Portugal de 500 empregados directos e talvez outros tantos indirectos, além de produzir as suas próprias máquinas, também as vende para outras fabricas do grupo, criando riqueza e recursos dentro do grupo. Esta fábrica tá digamos, protegida, porque é aqui que são feitos muitos desenvolvimentos para outras, ouvi dizer á uns tempos, devido á crise, que esta nunca iria fechar, ou seria a última a fechar. Ali ninguem se contenta com o "suficiente", são máquinas para trabalhar 3 e 4 turnos diários (4 quando existe desfazamento), 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde se trabalha com precisao de décima de micron, ou seja, um milimetro a dividir por 10.000.
Portanto, talvez eu seja um bocado exigente, mas eu prefiro que a minha experiência fale por mim do que o contrário.