Re: BMS FoundingPower
Enviado: segunda nov 11, 2013 6:46 pm
Procura a resposta às tuas dúvidas no wikipedia...a informação por lá contida é open-source e pode ser muito mais produtiva e esclarecedora do que quem faz disto um negócio...RJSC Escreveu:Se há uma empresa que vende um BMS que não o é, deve ser dito (acompanhado do porquê).
Será um corte que atua segundo a tensão total do pack em vez de célula a célula?

Nas primeiras utilizações até é capaz de ser suficiente...o problema é que com o desgaste e uso do veículo eléctrico, a diferença de resistências internas entre células vai ser cada vez maior e se o BMS não for capaz de balancear devidamente desde o primeiro dia de uso, com o tempo e utilização nunca mais consegue voltar a balancear correctamanete nenhuma célula que entretanto se irão danificar definitivamente...basta ver o pack do marcopns que tem diferenças entre células porque nunca foi usado um bms decente desde o 1ºdia...interflexo Escreveu:Sobre o balanceamento de baterias LiFePO4 temos de distinguir dois tipos de balanceamento:
1. O balanceamento para compensar as pequeníssimas diferenças nas células do pack no uso do dia a dia.
2. O balanceamento da substituição de uma célula do pack por outra num estado diferente de carga.
Os 200mA são perfeitamente suficientes para a situação 1 mas não para a situação 2.
A situação 2 exige um balanceamento manual da nova célula.
Tenho experiência de balanceamentos (aprox. 10mV) regulares do uso do dia a dia de 240mA em células de 180Ah e o mesmo ocorre em breves minutos.
Esta solução tecnológica (corte acelerador e ignição) só tem um problema que não é frequente.
Trata-se da hipótese de uma falha não catastrófica (insuficiente para actuar o fusível geral ou disjuntor) no controlador do motor que provoque o drain incontrolado do pack. O controle de um contactor em série com o path de potência podia resolver esta questão.
As resistência de descarga dos condensadores do DC bus do controlador do motor também podem causar problemas em paragens muito prolongadas (anos) se o disjuntor geral não for cortado.
Se o disjuntor geral for cortado é necessário ter um mecanismo de pré-carga dos condensadores do DC bus do controlador do motor.
Se tudo isto for controlado de forma sistemática pelo BMS as hipóteses de erro de manobra serão inferiores.
