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Enviado: segunda mar 26, 2007 12:21 pm
por hynek
esta bi denso está ok.

nem todas as bi, mesmo da bosch, são compatíveis com ov.

Enviado: segunda mar 26, 2007 10:52 pm
por Biod
este carro faz precursos pequenos ou grandes?

faço esta pergunta porque se andar pouco nao chega a mudar para ovd por nao chegar a aquecer..

por exemplo o meu precurso casa trabalho é 30 kms para cada lado. entre o comutar automaticamente para o deposito de ovd, quantos kms será que fazia com o deposito onde esta o gasoleo enquanto o motor ta frio?

Enviado: segunda mar 26, 2007 11:42 pm
por hynek
comuta entre 2 e 5 km (depende da temperatura exterior, com motor frio). a comutação é feita com a temperatura do motor de 45 ºc. a partir daí começa entrar o ov gradualmente e só passado uns 5 km (quando fica à temperatura de funcionamento) é que fica mesmo a ov100. na purga gasta-se aprox. 1 litro do gasóleo. estou a testar actualmente um sistema de purga rápida, gasta só 0,2 litro. leva mais uma válvula.

Enviado: quarta mar 28, 2007 7:09 pm
por macgyvernunes

antigamente fazia percursos grandes. sintra <-> beja 4x por semana.
actualmente faço 800km semanais mas com voltas curtas, de 20 a 100 km no max. então significa que posso por ov sem mudificaçoes mas convem que seja mistura?
é indicado até que %?

obrigado

Enviado: quarta mar 28, 2007 7:33 pm
por hynek
800 km por semana são 40.000 km por ano. amortizas um kit em meio ano.

voltas curtas não importam desde que o carro não fica parado mais que 3 ou 4 horas (mantém-se bastante aquecido). se o motor não estiver quente suficientemente, fica automaticamente ligado a gasóleo e faz a mistura até o motor aquecer. só precisas de fazer purga no fim do dia, antes de deixar carro estacionado.

sem adaptação podes usar mistura desde 10% ov e gradualmente aumentas até 30%, em 3 depósitos. adicionas ainda 2% da gasolina sobre o volume total da mistura. usa o ov novo. se tudo correr bem, mais tarde podes usar o ov usado, devidamente filtrado.

cuidado, o filtro de combustível vai entupir com impurezas sedimentadas no circuito de combustível. quando começar perder força em alta potência, mudas o filtro.

Enviado: quarta mar 28, 2007 9:38 pm
por Biod
hynek Escreveu:800 km por semana são 40.000 km por mês. amortizas um kit em meio ano.
um kit igual ao deste corolla ?

Enviado: quarta mar 28, 2007 9:46 pm
por hynek
biod Escreveu:
hynek Escreveu:800 km por semana são 40.000 km por mês. amortizas um kit em meio ano.
um kit igual ao deste corolla ?
desculpa, engano => correcção:
800 km por semana são 40.000 km por ano

sim, mais ou menos como este. temos é de fazer as contas. mas creio que não estou longe da verdade.

Enviado: quinta mar 29, 2007 11:59 pm
por macgyvernunes
(curiosidade tola ou pergunta parva...)

entao e se eu tiver o kit montado tenho de o purgar todos os dias?

meu caso em particular num dia "normal"de trabalho.
trabalho; força aérea-ba1 sintra
horario;das 9:00 as 5:00 'se nao estiver de serviço'
casa <-> base = 8km's
mais voltinhas de noite, ou casa da namorada, ou jantaradas...

fim de semana ja sao grandes deslocaçoes acima de 20km, as vezes ate 150km como fiz neste ultimo.

o kit faz a transaçao diesel->ov automatica?
tava a pensar em vender o carro e comprar um a gpl.mas com esta descoberta do ov to a ponderar. por isso tanta pergunta.
desculpem lah qualquer coisa
obrigado

Enviado: sexta mar 30, 2007 9:59 pm
por hynek
tens de purgar sempre antes deixar o carro estacionado durante mais tempo (depende da temperatura do ambiente - acima de 4 horas).

se o carro não estiver purgado, o arranque pode ser difícil como também pode ser danificado algo (depende da resistência do motor e da bi).

em regime automático comuta para ov automaticamente, claro.

para viagens curtas podes optar pelo regime manual e andar só a gasóleo. andar a ov só justifica nas viagens mais longas (acima de 10 ou mais km - é cumulativo durante o dia se os intervalos não são superiores a 2 horas).

a rentabilidade do investimento depende da quantidade do consumo por ano.

Enviado: terça mai 15, 2007 12:19 pm
por MaxPower
a carrinha tem actualmente 15000km feitos a ov e até agora nao deu problemas.
o unico problema que tinha era o parachoques de tras amassado, mas finalmente vai ser arranjado. breve está toda bonitinha outra vez.

Enviado: domingo jun 03, 2007 1:58 pm
por MaxPower
as velas de aquecimento deram o berro. ainda eram as de origem, ou seja, o carro fez 415 kkm com as velas de origem. estavam 3 velas inutilizadas e mesmo assim la pegou.
toyota é toyota.

Enviado: domingo jun 03, 2007 2:16 pm
por hynek
as velas são particularmente importantes quando se usa ov. é preciso ver, de vez em quando, se estão boas. há quem recomenda a substituição 2 em 2 anos.
para alguns carros há velas melhoradas para ov, são mais robustas e compridas. vida útil é maior. custam o mesmo que velas normais.