Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Local para debater sobre o autoconsumo
Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigos, eu sei que os 37.1V nunca vão chegar ás baterias porque o controlador não vai deixar, agora a questão era basicamente se era melhor proceder já á mudança para um sistema de 24V ou não.

Agora tenho estado a pensar é que mudar para um sistema de 24V tem alguns contras, porque se quiser testar leds ou outros componentes a 12V já não será possível ligar aos sistema directamente porque senão iria queimar logo os mesmos, a não ser que fizesse um módulo regulador de 24V para 12V, mas ainda vou ver bem esta situação..

Amigo Emanuel, eu ainda nem sei que conversor vou comprar, ainda estou indeciso, mas para já não vou poder gastar muito num mppt, por isso terá de ser um bom e que não dê problemas a longo prazo..

Eu em abril testei um conversor do meu irmão que lá tinha para o carro de 500 W e fiz a ligação ao banco de baterias e funcionou muito bem, neste caso no sistema instalado de 12V - 140Ah, testei um portátil e um carregador de baterias para aparafusadora e sem qualquer problema, agora disseste que não converte em corrente ? como assim ? para efeitos de montagem de um quadro a 220v ?

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu:agora disseste que não converte em corrente ? como assim ? para efeitos de montagem de um quadro a 220v ?
Cumps..
O meu comentário vinha no seguimento dos anteriores!
Estava a referir-me aos (conversores/reguladores)..! se optares por um não MPPT vais desperdiçar muitos watts na conversão!

Digamos que tens painéis de (30V/8Ap) (30V×8Ap=240W) se o teu sistema for a (12V) um conversor normal terá que converter de (30V) para uma tensão de carga de (15V) (50%) da potência do painel será desperdiçada! Só terás um aproveitamento de (15V×8Ap=120W)

Se esta conversão for feita por um conversor MPPT vai converter os (15V) perdidos em corrente, e voltarás a ter os (240W) iniciais.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu: agora a questão era basicamente se era melhor proceder já á mudança para um sistema de 24V ou não.

Agora tenho estado a pensar é que mudar para um sistema de 24V tem alguns contras, porque se quiser testar leds ou outros componentes a 12V já não será possível ligar aos sistema directamente porque senão iria queimar logo os mesmos, a não ser que fizesse um módulo regulador de 24V para 12V, mas ainda vou ver bem esta .
Referente à escolha entre um sistema (12V, ou 24V)..!
Sem margem para dúvida que recai num de ((24V.....))

Menor circulação de corrente em todo o sistema (menor perdas por efeito joule)
--------------------------------------------------------------------------------
No teu caso o conversor (DC/DC) terá um diferencial para converter muito menor (pois a tensão dos painéis fica mais próxima da tensão de carga das baterias)
--------------------------------------------------------------------------------
O próprio conversor terá capacidade para mais painéis (circulará por ele metade da corrente)
--------------------------------------------------------------------------------
O conversor (DC/AC) irá trabalhar mais folgado (menos corrente a circular nos seus componentes) uma esperança de vida mais longa.
--------------------------------------------------------------------------------
Vai puxar menos pelas baterias (só terão que fornecer metade da corrente) este esforço em cargas pesadas torna-se bem notório.
--------------------------------------------------------------------------------

Mesmo num sistema a (24V) dará para ligar luzes a (12V)..!
É só ir ligando as luzes em séries de (2) e está feito,  no caso de outros aparelhos,  e só fazer, ou comprar conversores (DC/DC), etc...
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Avatar do Utilizador

AngelSpeedy
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 182
Registado: segunda dez 03, 2012 2:59 am
Localização: Lisboa

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por AngelSpeedy »

Boas amigo Emanuel, realmente tens razão em relação ao MPPT, eu irei perder voltagem, mas para já não vou poder comprar um destes, mas neste momento é tentar recuperar rapidamente as baterias injectando mais amperes e é por isso que irei ligar os 2 paineis em paralelo.

Em relação ao sistema, irei mudar para o de 24V, assim não há tantas perdas, mas pronto aos poucos vou alterando as coisas todas..

Não irei ter conversores de DC/DC penso que nao será necessário, quero começar a ter tudo a trabalhar a 220V, a única coisa que irei ter ligado neste caso em 24V será só as luzes exteriores e umas 2 na garagem de emergência..

O que notei no conversor que o meu irmão lá tinha é que ligando o mesmo ás baterias ao fazer o arranque ele consumia amperes, agora não me lembro quantos eram, mas comia alguns..

No entanto com o novo sistema a 24v terei de fazer uns updates para deixar algumas coisas ligadas assim que anoiteça e para que não haja muitas perdas nas baterias tal e qual como está agora com os 12V, é que o conversor a maior parte dos meses vai estar desligado porque não irei lá estar lá, visto ser uma casa de férias e deixá-lo ligado é grande risco sem lá ter ninguém durante meses..

Sendo assim, amigo Emanuel muito obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos..

Cumps..
Produção PV : 480 W / 300Ah
Controlador : MPPT 40A
Objectivo de Consumo : Iluminação interior e exterior
Eólica : Estimado 150 W / 250 W

Avatar do Utilizador

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Mensagens: 5641
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Localização: Açores

Re: Fotovoltaicos, ligação serie paralelo, diferentes tipos.

Mensagem por Emanuel Couto »

AngelSpeedy Escreveu: Sendo assim, amigo Emanuel muito obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos..
Cumps..
De nada!! Força aí com o projecto....

Abraço.
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

Responder

Voltar para “Autoconsumo”