a Flaviense.
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Aqui vão algumas perguntas:
1 - Desligando a luz de médios há algum ganho significativo em termos de autonomia. Por exemplo, numa autonomia de 50 km, quanto se perde com os médios ligados?
2 - Só se consegue desligar os médios totalmente parado?
3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
4 - Num percurso de 50 km, se foi usado, no total, 1 km de travagem regenerativa, quantos km se ganha em autonomia?
1 - Desligando a luz de médios há algum ganho significativo em termos de autonomia. Por exemplo, numa autonomia de 50 km, quanto se perde com os médios ligados?
2 - Só se consegue desligar os médios totalmente parado?
3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
4 - Num percurso de 50 km, se foi usado, no total, 1 km de travagem regenerativa, quantos km se ganha em autonomia?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Ora bem, partindo de condições ótimas do material, ela armazena 3700 wh na bateria, tirando logo à partida 10 % que ela própria (e muito bem calculado) considera de perda de eficiência em descarga sobram 3330 wh, se com eles conseguir-mos 50 kms, dá:jasmim Escreveu:Aqui vão algumas perguntas:
1 - Desligando a luz de médios há algum ganho significativo em termos de autonomia. Por exemplo, numa autonomia de 50 km, quanto se perde com os médios ligados?
3330 / 50 = 66.6 wh/km
O médio/máximo dela é 35/35, portanto durante uma hora ligado consome 35 wh, portanto ao fim de uma hora a rolar poupaste energia para cerca de 500 metros, mas habilitas-te a perder 60 euros caso o Sô da autoridade te veja com a luz apagada.
Sim, ou velocidade menor de 5 kmh, estou pensar tornar isto automático caso seja de dia, mas primeiro tenho de ver o que a lei diz, contando que ela tem luz diurna.jasmim Escreveu:2 - Só se consegue desligar os médios totalmente parado?
Nunca se deve abusar de nadajasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Depende de muito fator, a vectrix anunciava 5 a 8 % de recuperação (portanto podes usar a formula atrás ou simplesmente verificar a percentagem na autonomia total), penso que será um valor que dependerá muito do relevo e técnicas de condução.jasmim Escreveu:4 - Num percurso de 50 km, se foi usado, no total, 1 km de travagem regenerativa, quantos km se ganha em autonomia?
Por acaso já podia ter tirado estes valores a limpo, ela disponibiliza estes valores na porta canbus, basta meter o portátil na mala e fazer uma viagem, boa ideia, posto os gráficos um dia destes.
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Muito bem pensado...jmal Escreveu: Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
Gostei do excelente exemplo...
![Alegre :lol:](./images/smilies/icon_lol.gif)
![Porreiro 8-)](./images/smilies/icon_cool.gif)
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
galt Escreveu:Muito bem pensado...jmal Escreveu: Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.![]()
Gostei do excelente exemplo...![]()
OFF_TOPIC: deve ser por isso que ás vezes digo que as pessoas compram veículos sem travões, veem um obstáculo à frente, e a primeira reação à saltar para fora de mão em vez de travar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Se entendi, para preservar a longevidade da bateria, não devemos rodar o punho em aceleração mais de metade do seu curso?jmal Escreveu:Nunca se deve abusar de nadajasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?, para aqueles que querem duração da bateria, não devem usar mais de 50 % da potência dela e 35 % da regenerativa, para aqueles que têm um sw especial, é fácil de gerir.
![]()
No caso da regenerativa rodar até 1/3 sensivelmente?
Já agora, o uso da regenerativa deve ser evitado sempre que a bateria estiver com todas as barras no CB?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Nâo, o acelerador não é linear, a posição do acelerador não é linear em relação à potência que e o controlador entrega ao motor, mas com alguma habituação e conhecimento do comportamento dela, saberás controlar.jasmim Escreveu:Se entendi, para preservar a longevidade da bateria, não devemos rodar o punho em aceleração mais de metade do seu curso?jmal Escreveu:Nunca se deve abusar de nadajasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?, para aqueles que querem duração da bateria, não devem usar mais de 50 % da potência dela e 35 % da regenerativa, para aqueles que têm um sw especial, é fácil de gerir.
![]()
No caso da regenerativa rodar até 1/3 sensivelmente?
Já agora, o uso da regenerativa deve ser evitado sempre que a bateria estiver com todas as barras no CB?
Quando tiveres com todas as barras no cb, tem cuidado, pois ela trava menos, isto porque a tensão sobe e ela protege-se deixando de travar.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Ok, obrigado pelos esclarecimentos. ![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Silver
- Mensagens: 634
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
- Localização: Ovar
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
quando deres uma volta minha vais perceber melhor o que o jmal diz, que eu tenho o SW com essa informação.
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1562
- Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
- Localização: Viseu
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Antes de mais trate-me por tujasmim Escreveu:Não tenho termo de comparação. Como é o seu banco?ricardocruzs2 Escreveu:Parabéns pela aquisição![]()
o teu banco também me parece ser diferente ou estarei enganado?
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=14959" onclick="window.open(this.href);return false;
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1562
- Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
- Localização: Viseu
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos??sugarstorm Escreveu: EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!!Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
"...Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!..."
Afinal não é para isto que serve o controlador? A função do controlador não existe mesmo para evitar situações destas? sobrecarga de células que estão em condições???
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
![Confuso :?](./images/smilies/icon_e_confused.gif)
________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos??![]()
ricardocruzs2 Escreveu: "...Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!..."
Afinal não é para isto que serve o controlador? A função do controlador não existe mesmo para evitar situações destas? sobrecarga de células que estão em condições???![]()
Aqui o sugar estava a falar das baterias de lítio, e estas têm um bms que controla individualmente cada elemento da bateria e todo o processo de carga(falei dele no post a seguir), em Nimh esse controle por célula não existe, existe sim por grupos de células e temperatura, diferenças comportamento da química, mesmo assim existem uns cromos que estão de volta delas a desenvolver um processo de as controlar individualmente e que seja viável.
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?jmal Escreveu:O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos??![]()
![Imagem](http://i.imgur.com/MXAWgEL.jpg)
Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
jasmim Escreveu:No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?jmal Escreveu:O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos??![]()
Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?
Mas onde ou a quem compraste não te sabe esclarecer essas dúvidas? Se já tem 5500km não é propriamente algo que o antigo dono não saiba o que te vendeu...ninguém melhor que a pessoa a quem compraste para te responder que software tem instalado, como costuma ser o processo de equalização, e quantos kms de autonomia a mota tinha, entre outras dúvidas que aqui colocas...
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
-
- Membro Silver
- Mensagens: 971
- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Tem que se ligar a um PC para confirmar a versão.jasmim Escreveu:No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?jmal Escreveu:O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos??![]()
Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?
Mas se sempre que tens a moto na fase EO ela está a 1 ampere, então isso são boas notícias
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Tendo em conta que as correntes de bleed são 300mA individuais por célula como é garantido que o carregador não injecta mais de 300mA na fase de balanceamento que pode eventualmente demorar dias (PWM Throtle ou Liga/desliga)? Esta duração exagerada está relacionada com a qualidade das células GP?jmal Escreveu:Outro ponto que não esta correcto é o tempo equalização nas de lítio, podem passar dias equalização por alguma célula estar mais baixa, mas as restantes 39 (40 no total) não estão em sobrecarga, nessa altura é o bms que está a dissipar a energia das restantes 39, mantendo-as a tensão de carga máxima de equalização.
![Imagem](http://www.interflexo.com/images/email%207.gif)
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
É um pouco mais, 385 a 400 mha, o carregador controla a corrente (PWM) pela celula mais alta, situação que acho ser a ideal, a duração tem a ver com o SW instalado, após o ultimo sw a duração é normal dependendo do estado do pack.MVS Escreveu:Tendo em conta que as correntes de bleed são 300mA individuais por célula como é garantido que o carregador não injecta mais de 300mA na fase de balanceamento que pode eventualmente demorar dias (PWM Throtle ou Liga/desliga)? Esta duração exagerada está relacionada com a qualidade das células GP?jmal Escreveu:Outro ponto que não esta correcto é o tempo equalização nas de lítio, podem passar dias equalização por alguma célula estar mais baixa, mas as restantes 39 (40 no total) não estão em sobrecarga, nessa altura é o bms que está a dissipar a energia das restantes 39, mantendo-as a tensão de carga máxima de equalização.
Jasmim, se tens um carregador dourado (podes espreitar por cima do guarda lama da roda da frente, lado direito da mota), só existem 3 versões, ambas as ultimas versões fazem eq a 1 ah em todas as cargas, mas de tempos a tempos faz uma de 2 a 3 ah dependendo da temperatura ambiente.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
jmal, creio que é dourado, confirmas?jmal Escreveu: Jasmim, se tens um carregador dourado (podes espreitar por cima do guarda lama da roda da frente, lado direito da mota), só existem 3 versões, ambas as ultimas versões fazem eq a 1 ah em todas as cargas, mas de tempos a tempos faz uma de 2 a 3 ah dependendo da temperatura ambiente.
![Imagem](http://i.imgur.com/PL3m46l.jpg)
![Imagem](http://i.imgur.com/oQpsvWX.jpg)
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Afirmativo. ![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
![Sorridente :)](./images/smilies/icon_e_smile.gif)
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Mensagens: 1068
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
- Localização: Stª Mª da Feira
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Ótimas notícias então!
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
![Muito Feliz :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1335
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira
Acho que não entendeste bem: Esse carregador tem um firmware que mantém os mesmos problemas que os anteriores ainda que tenham melhorado uns aspectos mas pioraram noutros (lamento mas não vou entrar em detalhes). Não há milagres e quando chegar o Verão e com o passar dos kms vais ver e sentir isso...daqui a 1-2 anos perceberás o que aqui estou a escreverjasmim Escreveu:Ótimas notícias então!![]()
Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Código: Selecionar todos
Moderado
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
![Piscar o olho ;)](./images/smilies/icon_e_wink.gif)