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jasmim
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

Aqui vão algumas perguntas:

1 - Desligando a luz de médios há algum ganho significativo em termos de autonomia. Por exemplo, numa autonomia de 50 km, quanto se perde com os médios ligados?

2 - Só se consegue desligar os médios totalmente parado?

3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?

4 - Num percurso de 50 km, se foi usado, no total, 1 km de travagem regenerativa, quantos km se ganha em autonomia?
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jmal
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:Aqui vão algumas perguntas:

1 - Desligando a luz de médios há algum ganho significativo em termos de autonomia. Por exemplo, numa autonomia de 50 km, quanto se perde com os médios ligados?
Ora bem, partindo de condições ótimas do material, ela armazena 3700 wh na bateria, tirando logo à partida 10 % que ela própria (e muito bem calculado) considera de perda de eficiência em descarga sobram 3330 wh, se com eles conseguir-mos 50 kms, dá:

3330 / 50 = 66.6 wh/km

O médio/máximo dela é 35/35, portanto durante uma hora ligado consome 35 wh, portanto ao fim de uma hora a rolar poupaste energia para cerca de 500 metros, mas habilitas-te a perder 60 euros caso o Sô da autoridade te veja com a luz apagada.
jasmim Escreveu:2 - Só se consegue desligar os médios totalmente parado?
Sim, ou velocidade menor de 5 kmh, estou pensar tornar isto automático caso seja de dia, mas primeiro tenho de ver o que a lei diz, contando que ela tem luz diurna.
jasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
Nunca se deve abusar de nada :D , para aqueles que querem duração da bateria, não devem usar mais de 50 % da potência dela e 35 % da regenerativa, para aqueles que têm um sw especial, é fácil de gerir. :)
jasmim Escreveu:4 - Num percurso de 50 km, se foi usado, no total, 1 km de travagem regenerativa, quantos km se ganha em autonomia?
Depende de muito fator, a vectrix anunciava 5 a 8 % de recuperação (portanto podes usar a formula atrás ou simplesmente verificar a percentagem na autonomia total), penso que será um valor que dependerá muito do relevo e técnicas de condução.

Por acaso já podia ter tirado estes valores a limpo, ela disponibiliza estes valores na porta canbus, basta meter o portátil na mala e fazer uma viagem, boa ideia, posto os gráficos um dia destes. :D

Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.
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galt
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por galt »

jmal Escreveu: Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.
Muito bem pensado... :lol:

Gostei do excelente exemplo... :lol: 8-)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

galt Escreveu:
jmal Escreveu: Mas se queres autonomia o melhor é não usar travões, é o que digo à malta dos CI, se querem fazer consumos baixos em cidade e fora dela, à exceção da AE, podem usar acelerador à vontade, evitem é tocar no travão, quanto menos lhe tocarem, menor o consumo, é caso para dizer que os travões é que estragam o consumo.
Muito bem pensado... :lol:

Gostei do excelente exemplo... :lol: 8-)

OFF_TOPIC: deve ser por isso que ás vezes digo que as pessoas compram veículos sem travões, veem um obstáculo à frente, e a primeira reação à saltar para fora de mão em vez de travar.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:
jasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
Nunca se deve abusar de nada :D , para aqueles que querem duração da bateria, não devem usar mais de 50 % da potência dela e 35 % da regenerativa, para aqueles que têm um sw especial, é fácil de gerir. :)
Se entendi, para preservar a longevidade da bateria, não devemos rodar o punho em aceleração mais de metade do seu curso?
No caso da regenerativa rodar até 1/3 sensivelmente?

Já agora, o uso da regenerativa deve ser evitado sempre que a bateria estiver com todas as barras no CB?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:
jasmim Escreveu:3 - Deve-se ou não "abusar" da travagem regenerativa?
Nunca se deve abusar de nada :D , para aqueles que querem duração da bateria, não devem usar mais de 50 % da potência dela e 35 % da regenerativa, para aqueles que têm um sw especial, é fácil de gerir. :)
Se entendi, para preservar a longevidade da bateria, não devemos rodar o punho em aceleração mais de metade do seu curso?
No caso da regenerativa rodar até 1/3 sensivelmente?

Já agora, o uso da regenerativa deve ser evitado sempre que a bateria estiver com todas as barras no CB?
Nâo, o acelerador não é linear, a posição do acelerador não é linear em relação à potência que e o controlador entrega ao motor, mas com alguma habituação e conhecimento do comportamento dela, saberás controlar.

Quando tiveres com todas as barras no cb, tem cuidado, pois ela trava menos, isto porque a tensão sobe e ela protege-se deixando de travar.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

Ok, obrigado pelos esclarecimentos. :)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por Edu_Rod »

quando deres uma volta minha vais perceber melhor o que o jmal diz, que eu tenho o SW com essa informação.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por ricardocruzs2 »

jasmim Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu:Parabéns pela aquisição ;)

o teu banco também me parece ser diferente ou estarei enganado?
Não tenho termo de comparação. Como é o seu banco?
Antes de mais trate-me por tu ;) o meu banco é igual em formato mas esse parece-me diferente quanto ao material, mas pode ter sido só impressão

http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 62&t=14959" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por ricardocruzs2 »

sugarstorm Escreveu: EO - Equalização. Pode durar uma eternidade. Literalmente! As Vectrix Nimh fazem normalmente uma equalização regular de 30 minutos, uma hora, hora e meia. Depende muito do pack. De vez em quando, após X horas de utilização, ela faz uma equalização longa, que pode prolongar-se por muitas horas mesmo. 6/7/8 horas em casos extremos. É a 3 amperes; Nas Vectrix Lítio há relatos de motos que passaram dias na fase de equalização!!! :o Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!
CO - Cooling. Arrefecimento final. Cerca de uma hora.
Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos?? :?

"...Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!..."

Afinal não é para isto que serve o controlador? A função do controlador não existe mesmo para evitar situações destas? sobrecarga de células que estão em condições??? :? :?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos?? :?
O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.

ricardocruzs2 Escreveu: "...Se houver uma célula de lítio mais fraca, é claro que vai rebentar com as outras 41 que estão 3 ou 4 dias a levar carga! Pode não ser nas primeiras vezes, mas eventualmente...PIMBA!..."

Afinal não é para isto que serve o controlador? A função do controlador não existe mesmo para evitar situações destas? sobrecarga de células que estão em condições??? :? :?

Aqui o sugar estava a falar das baterias de lítio, e estas têm um bms que controla individualmente cada elemento da bateria e todo o processo de carga(falei dele no post a seguir), em Nimh esse controle por célula não existe, existe sim por grupos de células e temperatura, diferenças comportamento da química, mesmo assim existem uns cromos que estão de volta delas a desenvolver um processo de as controlar individualmente e que seja viável. :D
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos?? :?
O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.
No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?

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Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos?? :?
O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.
No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?

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Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?

Mas onde ou a quem compraste não te sabe esclarecer essas dúvidas? Se já tem 5500km não é propriamente algo que o antigo dono não saiba o que te vendeu...ninguém melhor que a pessoa a quem compraste para te responder que software tem instalado, como costuma ser o processo de equalização, e quantos kms de autonomia a mota tinha, entre outras dúvidas que aqui colocas... ;)

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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por sugarstorm »

jasmim Escreveu:
jmal Escreveu:
ricardocruzs2 Escreveu: Afinal o que é pior, levar com uma carga de 3 amperes durante 5 horas ou com uma carga de 10 amperes durante 2h45 minutos?? :?
O problema é que ela leva com 3 amperes durante 5 horas após ter levado 10 amperes durante 2:45, ou seja, quando está a levar 10 amperes está em processo de carga, durante o tempo em que está a levar com 3 amperes não está a carregar, está a equalizar ou nivelar a capacidade de cada elemento da bateria, portanto as que já estão cheias estão a dissipar esta energia em forma de calor, daí o aumento de temperatura nesta fase.
No meu caso, não sei se tenho algum software diferente do Ricardo, a minha parece que equaliza a 1ah. Ou será que desta vez estava a equalizar a 1ah e haverá outras vezes a 3 ah?

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Existe alguma forma de ver qual a versão de software instalado?
Tem que se ligar a um PC para confirmar a versão.
Mas se sempre que tens a moto na fase EO ela está a 1 ampere, então isso são boas notícias :D

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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por MVS »

jmal Escreveu:Outro ponto que não esta correcto é o tempo equalização nas de lítio, podem passar dias equalização por alguma célula estar mais baixa, mas as restantes 39 (40 no total) não estão em sobrecarga, nessa altura é o bms que está a dissipar a energia das restantes 39, mantendo-as a tensão de carga máxima de equalização.
Tendo em conta que as correntes de bleed são 300mA individuais por célula como é garantido que o carregador não injecta mais de 300mA na fase de balanceamento que pode eventualmente demorar dias (PWM Throtle ou Liga/desliga)? Esta duração exagerada está relacionada com a qualidade das células GP?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jmal »

MVS Escreveu:
jmal Escreveu:Outro ponto que não esta correcto é o tempo equalização nas de lítio, podem passar dias equalização por alguma célula estar mais baixa, mas as restantes 39 (40 no total) não estão em sobrecarga, nessa altura é o bms que está a dissipar a energia das restantes 39, mantendo-as a tensão de carga máxima de equalização.
Tendo em conta que as correntes de bleed são 300mA individuais por célula como é garantido que o carregador não injecta mais de 300mA na fase de balanceamento que pode eventualmente demorar dias (PWM Throtle ou Liga/desliga)? Esta duração exagerada está relacionada com a qualidade das células GP?
É um pouco mais, 385 a 400 mha, o carregador controla a corrente (PWM) pela celula mais alta, situação que acho ser a ideal, a duração tem a ver com o SW instalado, após o ultimo sw a duração é normal dependendo do estado do pack.

Jasmim, se tens um carregador dourado (podes espreitar por cima do guarda lama da roda da frente, lado direito da mota), só existem 3 versões, ambas as ultimas versões fazem eq a 1 ah em todas as cargas, mas de tempos a tempos faz uma de 2 a 3 ah dependendo da temperatura ambiente.
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

jmal Escreveu: Jasmim, se tens um carregador dourado (podes espreitar por cima do guarda lama da roda da frente, lado direito da mota), só existem 3 versões, ambas as ultimas versões fazem eq a 1 ah em todas as cargas, mas de tempos a tempos faz uma de 2 a 3 ah dependendo da temperatura ambiente.
jmal, creio que é dourado, confirmas?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

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Afirmativo. :)
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por jasmim »

Ótimas notícias então! :D

Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
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Re: Vectrix Vx1 - Santa Maria da Feira

Mensagem por RuFuS »

jasmim Escreveu:Ótimas notícias então! :D

Em relação à carga nas baterias, devemos tê-las sempre que possível carregadas? Ou seja, nem que faça 5 km, pô-las à carga?
Acho que não entendeste bem: Esse carregador tem um firmware que mantém os mesmos problemas que os anteriores ainda que tenham melhorado uns aspectos mas pioraram noutros (lamento mas não vou entrar em detalhes). Não há milagres e quando chegar o Verão e com o passar dos kms vais ver e sentir isso...daqui a 1-2 anos perceberás o que aqui estou a escrever

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