baterias de lítio.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: baterias de lítio.
Gostava de ajudar, mas por verificar uma tão alta auto confiança, imagino que nunca seria ouvido e compreendido por ti Flamingo.
Desejo que tudo corra bem, mas posso referir que nem sempre é necessário ser-se muito inteligente para fazer o que é mais acertado.
Por vezes basta copiar por que faz bem.
Fosse eu, optaria por LiFePO4 Winston de 40Ah, colocando 3 em paralelo (40Ah X 3 = 120Ah), e se um dia quisesse colocar mais capacidade poderia acrescentar mais uma em paralelo (para fazer os 160Ah).
45S X 3,2V para fazer os mesmos 144V.
Por estarem em promoção na GWL Power, estas Winston, uns 16KWh custariam menos de 6K€. 100% de valor garantido!
Desejo que tudo corra bem, mas posso referir que nem sempre é necessário ser-se muito inteligente para fazer o que é mais acertado.
Por vezes basta copiar por que faz bem.
Fosse eu, optaria por LiFePO4 Winston de 40Ah, colocando 3 em paralelo (40Ah X 3 = 120Ah), e se um dia quisesse colocar mais capacidade poderia acrescentar mais uma em paralelo (para fazer os 160Ah).
45S X 3,2V para fazer os mesmos 144V.
Por estarem em promoção na GWL Power, estas Winston, uns 16KWh custariam menos de 6K€. 100% de valor garantido!
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 902
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
- Localização: Marinha Grande
Re: baterias de lítio.
Jorge Rocha, estas enganado no que diz respeito a esta frase. Todos os comentários aqui postados tem estado a ser tidos em conta. Ainda não mandei vir baterias nenhumas, e até o fazer, a qualquer altura posso alterar o que tenho na ideia.Jorge Rocha Escreveu:Gostava de ajudar, mas por verificar uma tão alta auto confiança, imagino que nunca seria ouvido e compreendido por ti Flamingo.
..............
Sobre o resto que escreves-te além do que citei, posso dizer que essa era também uma das minhas ideias, mas mesmo assim não seria com as Winston, mas eram familiares. Já não me recordo o nome delas, vi-as faz tempo e não guardei nos favoritos. O que via nelas de particular interesse era o facto de serem mais compactas, e recordo o fabricante dizia suportarem até 2500 carregamentos.
Sobre os custos, as 3000 células 18650 de 3.7 v e 2600 mAh ficam-me por 3100 euros, sem portes e impostos!
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: baterias de lítio.
Boas.
Flamingo, o que o Jorge está a dizer é que as LiFePO4 Winston têm especificações no papel melhores que essas células que encontraste. As LiFePO4 Winston conseguem descarregar em continuo 3C e de pico 10C. E o Jorge entre outros já testou e confirmou pelo menos os 3C contínuo, pelo que é verdade. Quanto a essas células que mostras, os únicos feedback e vídeos até agora apresentados foram todos negativos. As células não têm correspondido às especificações. Normalmente têm cerca de metade da capacidade anunciada, ou seja para conseguir a mesma capacidade tem que se comprar o dobro das células, pelo dobro do preço, tendo o dobro do trabalho a montar o pack, ficando com o dobro do tamanho e o dobro do peso.
Outra coisa que reparo é que tens como base de orçamento "o que já foi feito".
Mas o que foi feito tem esse preço porque foi feito de determinada maneira:
1 motor agarrado à caixa de velocidades, uma certa potência, uma certa autonomia, e umas certas baterias.
Tu queres gastar o mesmo dinheiro fazendo tudo diferente:
2 motores, 2 controladores, mais autonomia, mais velocidade, e umas baterias que ainda ninguém veio dizer bem delas.
A única forma de provares a todos que estamos errados é realmente mandar vir as baterias e mostrar que são realmente boas. Mas se fosse a ti mandava vir o mínimo dos mínimos. Se conseguisse mandar vir só meia dúzia, nem que fosse por um preço unitário mais alto tanto melhor.
Mas afinal quem sou eu para te dizer estas coisas todas?
Olha, o dinheiro é teu, gasta como achares melhor.
Mas não leves a mal eu vir para aqui "bater" nas tuas ideias. Se quiseres manda-me dar um a volta ao bilhar grande que eu não me importo.
Flamingo, o que o Jorge está a dizer é que as LiFePO4 Winston têm especificações no papel melhores que essas células que encontraste. As LiFePO4 Winston conseguem descarregar em continuo 3C e de pico 10C. E o Jorge entre outros já testou e confirmou pelo menos os 3C contínuo, pelo que é verdade. Quanto a essas células que mostras, os únicos feedback e vídeos até agora apresentados foram todos negativos. As células não têm correspondido às especificações. Normalmente têm cerca de metade da capacidade anunciada, ou seja para conseguir a mesma capacidade tem que se comprar o dobro das células, pelo dobro do preço, tendo o dobro do trabalho a montar o pack, ficando com o dobro do tamanho e o dobro do peso.
Outra coisa que reparo é que tens como base de orçamento "o que já foi feito".
Mas o que foi feito tem esse preço porque foi feito de determinada maneira:
1 motor agarrado à caixa de velocidades, uma certa potência, uma certa autonomia, e umas certas baterias.
Tu queres gastar o mesmo dinheiro fazendo tudo diferente:
2 motores, 2 controladores, mais autonomia, mais velocidade, e umas baterias que ainda ninguém veio dizer bem delas.
A única forma de provares a todos que estamos errados é realmente mandar vir as baterias e mostrar que são realmente boas. Mas se fosse a ti mandava vir o mínimo dos mínimos. Se conseguisse mandar vir só meia dúzia, nem que fosse por um preço unitário mais alto tanto melhor.
Mas afinal quem sou eu para te dizer estas coisas todas?
Olha, o dinheiro é teu, gasta como achares melhor.
Mas não leves a mal eu vir para aqui "bater" nas tuas ideias. Se quiseres manda-me dar um a volta ao bilhar grande que eu não me importo.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: baterias de lítio.
Só outra coisa.
Estás a compara custos sem transporte, nem impostos, que são para todos uma incógnita...
Com as baterias que o Jorge falou que se consegue saber exactamente quais são os custos de transporte e impostos.
Estás a compara custos sem transporte, nem impostos, que são para todos uma incógnita...
Com as baterias que o Jorge falou que se consegue saber exactamente quais são os custos de transporte e impostos.
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: baterias de lítio.
Boas, há muito que nao faço um post por aqui, mas confesso que este projecto está a fazer-me alguma confusão. Parece-me que existe ainda pouco conhecimento para um projecto tão inovador.
A realçar pois pareceu-me "chocante"
- Choques DC vs AC, um choque eléctrico DC é inumeras vezes mais perigoso do que AC, pois como a corrente é continua mantem o músculos continuamente tensos impossibilitando qualquer controlo do nosso corpo para nos afastarmos. Na corrente AC, alem de inverter o sentido, é zero 100 vezes por segundo (ou será 50, faço sempre confusão) o que muitas vezes ajuda a que consiga-mos afastar do perigo. É essa uma das razões que fez com que thomas edison perde-se a luta contra a energia AC (A outra foi a dificuldade do transporte). Num choque DC acima dos 100v só se sobrevive por sorte, no caso de 100v AC só se morre por azar, é raro alguem morrer com choques de 220v, mas apanha-se muitos.
- "O que causa estragos é a corrente", verdade, mas para existir corrente é preciso tensão., por isso acima de 50v estão reunidas todas as condições para comecar a existir corrente suficiente, são só precisos alguns miliamperes para matar
Por último, ainda não vi nenhum comentário sobre a durabilidade destas baterias, salvo erro esta quimica tem uma duração em prateleira muito curta, isto é independente do uso elas degradam-se rapidamente. Deixo no entanto para os especialistas comentarem.
A realçar pois pareceu-me "chocante"
- Choques DC vs AC, um choque eléctrico DC é inumeras vezes mais perigoso do que AC, pois como a corrente é continua mantem o músculos continuamente tensos impossibilitando qualquer controlo do nosso corpo para nos afastarmos. Na corrente AC, alem de inverter o sentido, é zero 100 vezes por segundo (ou será 50, faço sempre confusão) o que muitas vezes ajuda a que consiga-mos afastar do perigo. É essa uma das razões que fez com que thomas edison perde-se a luta contra a energia AC (A outra foi a dificuldade do transporte). Num choque DC acima dos 100v só se sobrevive por sorte, no caso de 100v AC só se morre por azar, é raro alguem morrer com choques de 220v, mas apanha-se muitos.
- "O que causa estragos é a corrente", verdade, mas para existir corrente é preciso tensão., por isso acima de 50v estão reunidas todas as condições para comecar a existir corrente suficiente, são só precisos alguns miliamperes para matar
Por último, ainda não vi nenhum comentário sobre a durabilidade destas baterias, salvo erro esta quimica tem uma duração em prateleira muito curta, isto é independente do uso elas degradam-se rapidamente. Deixo no entanto para os especialistas comentarem.
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 8390
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
- Localização: Caldas da Rainha
Re: baterias de lítio.
Para teres uma melhor ideia dos custos, pede cotação com envio.Flamingo Escreveu:Sobre os custos, as 3000 células 18650 de 3.7 v e 2600 mAh ficam-me por 3100 euros, sem portes e impostos!
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2374
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Re: baterias de lítio.
Tinhas as mãos molhadas ou cortes na pele?jmal Escreveu: Cuidado com correntes continuas acima de 50 volts, já apanhei um valente susto com apenas 75 volts DC.
Se perfurar a pele e os condutores entrarem em contacto com os fluidos corporais (sangue, linfa) que têm muitos iões dissolvidos até menos tensão pode matar, mas eu já mexi em muitas ligações de 72v sem proteção e com pele seca e nada aconteceu...
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: baterias de lítio.
Certamente que quanto maior for a tensão, maior é a probabilidade de ocorrer um dano físico, tendo em vista que pela lei de Ohm o aumento da corrente é diretamente proporcional ao da tensão, e inversamente proporcional ao da resistência elétrica.
Ou seja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante ((entre (1300) e (3000) ohms)) se aumentarmos a tensão, consequentemente a corrente aumentará.
Na maior parte das vezes os choques não são fatais, porque temos um bom isolante (a nossa pele) mas à medida que vai ficando mais húmida vai perdendo a sua resistência, em ambientes bastante húmidos é possível levar um choque com tensões de apenas (50V) até menos.
No meu caso, o choque mais doloroso,
foi em corrente (DC) mais ou menos a (170V) não faço a ideia da corrente que o meu corpo absorveu....
Mas já levei com tensões muito menores, tudo depende das condições de isolação em que nos encontramos.
Ou seja, para a mesma resistência do corpo humano, que é relativamente constante ((entre (1300) e (3000) ohms)) se aumentarmos a tensão, consequentemente a corrente aumentará.
Na maior parte das vezes os choques não são fatais, porque temos um bom isolante (a nossa pele) mas à medida que vai ficando mais húmida vai perdendo a sua resistência, em ambientes bastante húmidos é possível levar um choque com tensões de apenas (50V) até menos.
No meu caso, o choque mais doloroso,


Mas já levei com tensões muito menores, tudo depende das condições de isolação em que nos encontramos.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: baterias de lítio.
Desculpa Flamingo.....!
Mas é um tema (((muito importante))) para alertar o pessoal que só agora está a começar (Parabéns pelo projecto)
Mas é um tema (((muito importante))) para alertar o pessoal que só agora está a começar (Parabéns pelo projecto)

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 487
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
Re: baterias de lítio.
Uma vez que se está a falar em choques eletricos DC.
Como é que se apanha um choque? Basta agarrar sem luvas os polos + e - do pack, um em cada mão?
Como se evita/previne esses choques? Usando luvas isolantes?
Se calhar este tema até merecia um tópico especifico: "Como se apanham choques electricos DC e o que fazer para evitar"
Como é que se apanha um choque? Basta agarrar sem luvas os polos + e - do pack, um em cada mão?
Como se evita/previne esses choques? Usando luvas isolantes?
Se calhar este tema até merecia um tópico especifico: "Como se apanham choques electricos DC e o que fazer para evitar"
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: baterias de lítio.
Nunio! Há muitas maneiras de minimizar os efeitos de um choque, até mesmo evita-lo...!!
Mas concordo ctg, era mais sensato discutir isto noutro lado... (sendo um bom tema de discussão)
Mas concordo ctg, era mais sensato discutir isto noutro lado... (sendo um bom tema de discussão)

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1602
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: baterias de lítio.
Eu fiz uma pequena referencia lá atrás, no entanto posso completar. Estas células da Samsung após 500 ciclos retêm apenas 70% de carga. Para atingir a mesma degradação, a Winston anuncia 7000 cicloszointz Escreveu:...
Por último, ainda não vi nenhum comentário sobre a durabilidade destas baterias, salvo erro esta quimica tem uma duração em prateleira muito curta, isto é independente do uso elas degradam-se rapidamente. Deixo no entanto para os especialistas comentarem.
Outro dado curioso, a -10 graus as Samsung disponibilizam apenas 50% da sua capacidade a 0,2Cs.
Aqui fica um enorme comparativo destas células.
http://lygte-info.dk/review/batteries20 ... %20UK.html
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: baterias de lítio.
marcopns!
Nuca tinha visto um site de comparativos deste tipo de baterias, tão completo como este..!!
Já está nos meus favoritos
Nuca tinha visto um site de comparativos deste tipo de baterias, tão completo como este..!!
Já está nos meus favoritos


Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 952
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Localização: Costa de Caparica
- Contacto:
Re: baterias de lítio.
Boas,marcopns Escreveu:Eu fiz uma pequena referencia lá atrás, no entanto posso completar. Estas células da Samsung após 500 ciclos retêm apenas 70% de carga. Para atingir a mesma degradação, a Winston anuncia 7000 cicloszointz Escreveu:...
Por último, ainda não vi nenhum comentário sobre a durabilidade destas baterias, salvo erro esta quimica tem uma duração em prateleira muito curta, isto é independente do uso elas degradam-se rapidamente. Deixo no entanto para os especialistas comentarem.
Outro dado curioso, a -10 graus as Samsung disponibilizam apenas 50% da sua capacidade a 0,2Cs.
Aqui fica um enorme comparativo destas células.
http://lygte-info.dk/review/batteries20 ... %20UK.html
Mais importante que o numero de ciclos (na minha opinião) é a degradação quando está parada, num portatil não é dificil as baterias não durarem 3 anos sem utilização, e salvo erro a quimica destas baterias é semelhante à dos portateis (maioria). Nas Lifepo4 têm pelo menos 10 anos de duração sem utilizar(ou utilizando só falo no caso mais extremo).
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: baterias de lítio.
Nao se pode equiparar estas celulas com a dos portateis, dentro desta gama de celulas (18650) ha muitas variaçoes de quimicas.
O numero 18650 so quer dizer 18mm de diametro por 650mm de comprimento.
Quanto a escolha das celulas peço-te por favor que nao compres essas celulas, vais deita-las fora num instantinho... eu tenho a certeza absoluta que elas nao aguentam os C's, que ja aqui foram falados, que tu queres.
Para o uso em VE's tens de ir para celulas 18650 de alta perfomance, do genero das Sony vtc3/vtc4/vtc5 ou Samsung 25R ou LG HE2 e ha ainda umas Panasonic e ate mesmo outras Samsung mas ja nao me lembro bem dos nomes. As sony arranjam se com muita facilidade ca na Europa.
Pelo que andei a ler as sony sao das melhores, mas antes de tudo tens de ter ideia de quanta potencia instantânea vais precisar, tens ideia da potencia de pico do motor?
O numero 18650 so quer dizer 18mm de diametro por 650mm de comprimento.
Quanto a escolha das celulas peço-te por favor que nao compres essas celulas, vais deita-las fora num instantinho... eu tenho a certeza absoluta que elas nao aguentam os C's, que ja aqui foram falados, que tu queres.
Para o uso em VE's tens de ir para celulas 18650 de alta perfomance, do genero das Sony vtc3/vtc4/vtc5 ou Samsung 25R ou LG HE2 e ha ainda umas Panasonic e ate mesmo outras Samsung mas ja nao me lembro bem dos nomes. As sony arranjam se com muita facilidade ca na Europa.
Pelo que andei a ler as sony sao das melhores, mas antes de tudo tens de ter ideia de quanta potencia instantânea vais precisar, tens ideia da potencia de pico do motor?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1602
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: baterias de lítio.
As baterias dos portáteis são constituídas por 4 ou 6 células 18650. Como o Fidel falou, há uma grande variedade de químicas com estas dimensões. Penso que a principal causa de degradação das baterias dos portáteis é a mistura de 2 fatores, elevada temperatura provocada pelo funcionamento do processador e carga constante a 100%.zointz Escreveu:
Boas,
Mais importante que o numero de ciclos (na minha opinião) é a degradação quando está parada, num portatil não é dificil as baterias não durarem 3 anos sem utilização, e salvo erro a quimica destas baterias é semelhante à dos portateis (maioria). Nas Lifepo4 têm pelo menos 10 anos de duração sem utilizar(ou utilizando só falo no caso mais extremo).
Regressando aos carros.. eu nem senti a necessidade de falar da degradação pelo calendário e pela temperatura...
Neste caso concreto as células Samsung fazem apenas 500 ciclos. 500 ciclos x 100kms por ciclo dá 50 000km, que me parece pouco. Substituir um pack de baterias ao fim de 50 000kms fica mais caro que andar a diesel.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: baterias de lítio.
500 Ciclos em que condiçoes? e ao fim desses ciclos com que capacidade fica??
Se um carro gastar 5l/100 isso quer dizer que gasta 6.95€ para percorrer 100km (1.39€ o litro). ou seja para se fazer 50.000km gasta-se uns 3500€ em gasoleo. Sim 3500€ nao deve dar para um pack novo, mas tas a assumir que so consegues fazer 100km com este pack, e eu estou a assumir que o preço do gasoleo nao sobe. E nenhum de nos os dois faz ideia das potencias que este veiculo tem, para ter uma ideia se as baterias vao estar muito ao limite ou nao.
Ha relatos destas baterias que fizeram 800 ciclos e ainda andam por ai.
Segundo calculos feitos por um dono de um Tesla, o Tesla model S 85kw ao fim de 1 Milhao de km so perdeu 10% da carga total. Se as baterias forem muito bem dimensionadas podem durar mais tempo do que o proprio veiculo.
Se um carro gastar 5l/100 isso quer dizer que gasta 6.95€ para percorrer 100km (1.39€ o litro). ou seja para se fazer 50.000km gasta-se uns 3500€ em gasoleo. Sim 3500€ nao deve dar para um pack novo, mas tas a assumir que so consegues fazer 100km com este pack, e eu estou a assumir que o preço do gasoleo nao sobe. E nenhum de nos os dois faz ideia das potencias que este veiculo tem, para ter uma ideia se as baterias vao estar muito ao limite ou nao.
Ha relatos destas baterias que fizeram 800 ciclos e ainda andam por ai.
Segundo calculos feitos por um dono de um Tesla, o Tesla model S 85kw ao fim de 1 Milhao de km so perdeu 10% da carga total. Se as baterias forem muito bem dimensionadas podem durar mais tempo do que o proprio veiculo.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1602
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Re: baterias de lítio.
Está na ficha técnica que foi publicada...
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: baterias de lítio.
O que eu leio na ficha tecnica é que ao fim de 500 ciclos elas ainda tem mais do que 70% da capacidade inicial.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 902
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
- Localização: Marinha Grande
Re: baterias de lítio.
Tinha duas ou três larachas para escrever, neste momento entendo que me cingir-me a uma e manter-me leitor atento do que se vai falando por aqui.
Tendo em conta este texto que escrevi mais atrás:
1) É agarrar em dois cabos (negativo e positivo respetivamente) um em cada mão, saídos de uma série de 39 grupos de 75 células em cada grupo montadas em paralelo (3,7v e 195Ah cada grupo), perfazendo a série 144v e 195Ah?
2) Agarrar em dois cabos um em cada mão, saídos de uma série de 39 células (células de 3,7v e 2,6Ah cada uma), perfazendo a série 144v e 2,6Ah?
Portanto, digam lá em que situação eu corro mais riscos, é na 1) ou na 2)...!?
(se bem que entre uma e outra venha o diabo e escolha)
Ah, já agora não me venham com histórias de que os grupos devem ser separados desta ou daquela maneira e são ligados através de ligações próprias, etc para minimizar os riscos, até porque eu até a data nunca disse disse de que forma, como, ou que cablagens eu ia usar. Nem tão pouco disse se ia soldar fios, de ia aparafusar, ou se ia torcelos uns nos outros e por fita isoladora em volta.
Tendo em conta este texto que escrevi mais atrás:
e tomando como exemplo a questão apresentada a seguir:Flamingo Escreveu: ...........
Em lugar de montar 39 grupos de 75 células em paralelo em cada grupo como tinha referido anteriormente, ficando cada grupo com 3,7 volts e 195 Ah,... (células de 2600 mAh) e posteriormente ligar esses grupos em série, vou montar grupos de 39 células em série, totalizando cada grupo 144,3 volts e 2,6 Ah, e ligar cada um desses grupos a duas barras de ligações, uma para positivos e outra para negativos. Desta forma fica mais fácil aumentar a autonomia através da inclusão de mais grupos de 39 em série, tantos quantos consiga armazenar/arrumar no carro. Penso que desta ultima forma consigo tirar mais proveito pelo facto de usar células desta dimensão.
.................
Eu gostaria que me explicassem qual a situação que se entende mais perigosa:Nunio Escreveu:Uma vez que se está a falar em choques eletricos DC.
Como é que se apanha um choque? Basta agarrar sem luvas os polos + e - do pack, um em cada mão?
1) É agarrar em dois cabos (negativo e positivo respetivamente) um em cada mão, saídos de uma série de 39 grupos de 75 células em cada grupo montadas em paralelo (3,7v e 195Ah cada grupo), perfazendo a série 144v e 195Ah?
2) Agarrar em dois cabos um em cada mão, saídos de uma série de 39 células (células de 3,7v e 2,6Ah cada uma), perfazendo a série 144v e 2,6Ah?
Portanto, digam lá em que situação eu corro mais riscos, é na 1) ou na 2)...!?
(se bem que entre uma e outra venha o diabo e escolha)
Ah, já agora não me venham com histórias de que os grupos devem ser separados desta ou daquela maneira e são ligados através de ligações próprias, etc para minimizar os riscos, até porque eu até a data nunca disse disse de que forma, como, ou que cablagens eu ia usar. Nem tão pouco disse se ia soldar fios, de ia aparafusar, ou se ia torcelos uns nos outros e por fita isoladora em volta.
