Jorge Rocha Escreveu:Gosto muito da forma como descreves tuas aventuras e principalmente por ser tão transparente.
Quanto aos problemas por ti encontrados, o que te posso dizer, como pessoa que te vendeu o produto, mesmo não sendo meu, é que continues a circular mais um pouco.
Isso irá fazer prenunciar-se de forma mais evidente os erros legítimos, e fazer desaparecer algum erro, tanto por alguma falta de pratica de conduzir esse veiculo, como por libertar alguma prisão mecânica do pouco uso dos últimos anos.
Como em todos os meus testes realizados, tanto sozinho, como contigo a pendura, nunca se manifestou erro algum (e passei por os mesmos trajectos), espero que tenhas alguma paciência e sensibilidade para te aperceberes o que possa estar a causar algum erro (tentar fazer diferente para o evitar).
Obrigado Jorge, pelo elogio. Se isto é um Diário de Bordo, ferramenta útil de partilha de experiências, devo ser tão claro e transparente quanto possível, para uma melhor descrição da experiência de utilização e condução, no dia-a-dia.
Eu sei que alguns problemas poderão desaparecer com um uso mais intensivo. Por exemplo, hoje, mesmo com chuva, fiz as minhas deslocações na scooter. E talvez pela humidade, já não colou o travão nenhuma vez.
Mas nem tudo correu bem...
a) De manhã, quando desliguei o carregador, após uma noite inteira a carregar, o computador indicava-me 95% de carga!... O Jorge Rocha já me tinha dito que este carregador já deixava a desejar, e isto será, talvez, reflexo disso mesmo... Mas não me dava jeito nesta altura estar já a adquirir um novo carregador... Verei como se vai portar nos próximos dias.
b) O problema que ontem relatei, de não conseguir acelerar após algumas subidas, hoje manifestou-se por três vezes!
1 - Uma delas num local onde passo diariamente, e onde ainda não me tinha acontecido antes. Ainda pela manhã, no topo da Avenida Conde Margaride (que nem tem assim tanta inclinação...), parei nos semáforos, e quando ia iniciar a marcha, não tinha aceleração... O punho não dava qualquer sinal, quer rodando-o lentamente, quer de forma mais brusca! O computador de bordo mantinha-se iluminado, pelo que não seria falha de corrente, imagino. Tentei largar o travão totalmente para testar se ela assim já acelerava, mas um automóvel tinha-se encostado demasiado a mim. Quase que lhe batia com a scooter.

Entretanto, e após alguns segundos de tentativas infrutíferas, sem poder largar o travão totalmente, os carros lá me começaram a ultrapassar pelo lado direito. Nessa altura, sem perceber o porquê, o acelerador, mesmo no fim do curso, lá deu sinal de vida, e a Lady VE-Tória deixou de parecer uma scooter e mais parecia uma égua aos pinotes, de impulsos repentinos! Vi-me um pouco à toa para lhe colocar o freio nos dentes novamente, e para evitar que ela desse um coice nos carros que me estavam a ultrapassar...

Isto porque notei que o curso do manípulo não tinha a resposta normal, apenas acelerava na fase final do curso, e já com uma potência maior que a normal numa fase inicial de aceleração.
2 - Após o almoço (sem alcool!), numa curva apertada, no local onde eu e o Jorge fizemos os test-drives, devo ter reduzido demais o acelerador, pois a scooter parou novamente. Falha minha na condução, provavelmente. Após isto, uma vez mais, o acelerador não dava sinal de si, nem com rotação lenta do manípulo, nem rápida, mesmo desligando a chave e voltando a ligar. Nada... Por sorte, não tinha veículos atrás, e deixei a scooter descair até ao passeio, onde encostei a roda de trás. Aí já pude iniciar a aceleração sem qualquer necessidade de travão, e o acelerador respondeu normalmente!
3 - Algumas centenas de metros à frente, também em subida, parei junto a um cruzamento, pois vinha um carro com prioridade, e... nicles! Na hora de acelerar, nada. De novo! Ao menos aí foi mais fácil. Mudei a direcção, e em vez de atravessar o cruzamento em subida, iniciei a descida para outro lado. O acelerador passou a responder, e já pude dar a volta lentamente na estrada e regressar ao meu percurso. Mas com a chuva, a minha lentidão a conduzir, e com estas peripécias, acabei por chegar 15 minutos atrasado ao trabalho...
Estranho para mim, é o facto de eu imaginar que seria o esforço da scooter nas subidas que levaria a este tipo de falhas, mas hoje falhou mais vezes sem ter usado qualquer "vitamina", do que noutros dias em que até as usei várias vezes neste mesmo percurso!
Neste momento, confesso que estou um pouco preocupado.

A correr bem, serão falhas na minha condução, mas só dominarei a fera com o tempo, e não sem antes passar por mais alguns maus bocados nas paragens em subida. A correr mal, haverá qualquer anomalia que impede o acelerador de ter o comportamento esperado, quanto ao seu curso normal, nos momentos em forçosamente uso o travão em simultâneo. Mas também não vejo outra forma de imobilizar a scooter numa subida, sem o uso do travão... E ainda me quer parecer que estas falhas estão a acontecer mais vezes agora, que no início da semana quando eu até tinha menos experiência. Entre domingo e terça-feira, só tinha acontecido este problema uma única vez, salvo erro.