Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico

Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Num veículo convencional o motor aquece porque é muito ineficiente: parte da energia resultante da explosão do combustível é transformada em movimento e outra parte é transformada em calor. Desde os primórdios que este calor é aproveitado para aquecer o habitáculo.

Num veículo elétrico a eficiência do motor é muito elevada e não produz calor suficiente para aquecer o habitáculo.

Por essa razão, os veículos elétricos têm de recorrer a uma bomba de calor para aquecer o habitáculo.

Trata-se de um tema que está em grande evolução:

http://www.greencarcongress.com/2015/09 ... chiaa.html

É claro que assim uma garagem ajuda muito ;)


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por jmlflorencio »

Pois... Sempre pensei que os veículos com refrigeração líquida de bateria/motor pudessem ser dispensados desse 'desperdício' (nem sei se é o caso do classe B). Mas se calhar a bateria só aquece em determinadas situações, e não dava para aproveitar o calor...

Nos casos do CI é de facto um desperdício... Só mesmo um lobby extremamente poderoso nos podia fazer andar há mais de 100 anos com uma tecnologia com esse nível de (falta de) eficiência... :-s

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Obrigado Cartolas.
Hoje carreguei cerca de 44% no posto da Mobi-e por trás da CMLoures. Deixei-o lá parqueado +ou- 4H.
Abraço
Sam


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Se o carregador for igual ao do tesla model s, só vai carregar 32A monofásico com evse, ou com um mennekes modificado. Os model s, só carregam 32A monofásico com dois carregadores, ou com o tal cabo modificado.


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

As informações do Sam e do Fil são muito interessantes (obrigado!) e levaram-me a investigar um pouco mais este tema.

Até hoje não tive oportunidade de testar o carregamento do MB utilizando potências acima de 3,7 kWh.

A ficha do veículo tem as seguintes especificações:
b_performance.PNG
b_performance.PNG (14.93 KiB) Visto 3686 vezes
No meu entendimento, com estas características, o MB deverá ter 3 carregadores de 3,7 kWh (16A x 230V):

- Se for usada uma fase (16A), só é possível carregar a um ritmo 3,7 kWh.
- Se forem usadas 3 fases, é possível carregar com 11 kWh

Potência = sqrt(3) x 16A x 400V = 11085 W ~ 11 kWh
sqrt = raiz quadrada

Nesta ótica, o MB não pode carregar com 32A (7,2 kW) em circuitos monofásicos.
Se os postos da MOBI.E de 7,2 kW forem monofásicos (o mais provável), o MB só consegue utilizar metade da potência disponível nestes postos :shock:

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Bem...se assim for, estou feito com a Mobi-e.
Sam


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Há maneira de dar a volta à questão ;)
http://www.teslamotorsclub.com/showthre ... -the-works

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Obrigado Fil.
Abraço
Sam


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »



Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Fantástico! Pela descrição o adaptador distribui os 32A por 2 ou 3 carregadores do veículo, mas só funciona com tomadas industriais.
Fil, muito obrigado e um abraço. :D

PS.: Mais uma tralha para o porta bagagens... :|


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Pelo que percebo, também dá para carregar com o cabo mennekes do leaf de 32A, basta arranjar o adaptador j1772 para a mennekes do classe b. O último link que coloquei até vendem os cabos, e uma wallbox que carrega apenas em monofásico.

Abraço e aproveitem ;)


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Entretanto estive a analisar com mais cuidado os consumos do ESVE nas duas posições (2 e 4 leds) porque não me pareceram muito lógicos, e acabei por perceber que os valores que apresentei inicialmente não estavam corretos por duas razões: por um lado encontrei outros equipamentos na linha :o e por outro os valores de corrente quando se liga o ESVE variam muito e só estabilizam passado algum tempo.

Os consumos estabilizados (em tempo real) são apresentados nas imagens abaixo:

a) Min = 1771 W, aprox 7,7 A
b) Max = 2783 W, aprox 12,1 A
IMG_0671.JPG
IMG_0671.JPG (91.96 KiB) Visto 3608 vezes
IMG_0670.JPG
IMG_0670.JPG (93.09 KiB) Visto 3608 vezes
Sorry... :shock:


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Este MB tem uma função simpática que é a Pré-climatização: permite aquecer/arrefecer o carro antes da viagem de duas formas distintas:

a) Programando a hora da partida - É possível definir várias horas de partida. Seleciona-se previamente uma destas horas (exemplo "A") e ativa-se o "Rem. Climate Control". À hora de partida "A", a viatura já está à temperatura previamente marcada no sistema de climatização.

b) Iniciar a climatização ao abrir as portas com a chave - Nesta situação, enquanto se arrumam as coisas no porta bagagens, etc, o carro vai aquecendo ou arrefecendo.

Se a viatura for aquecida antes da viagem, e se estiver ligada numa tomada, o carro também utiliza a energia da rede para o aquecimento deixando a carga da bateria para andar aumentando a autonomia. :)
IMG_0644.JPG
IMG_0644.JPG (83.52 KiB) Visto 3605 vezes
IMG_0645.JPG
IMG_0645.JPG (80.54 KiB) Visto 3605 vezes
IMG_0646.JPG
IMG_0646.JPG (87.49 KiB) Visto 3605 vezes


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Existe alguma aplicação para telemóvel? Oficial ou não? Fazer isto tudo remotamente é bem mais giro;)


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

A MB tem o serviço "Connect Me" que inclui uma aplicação para telemóvel. Existe uma demonstração nesta página:

https://app.secure.mercedes-benz.com/app/#/home

O serviço ainda não está disponível em Portugal... :(


shaques
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: terça jan 21, 2014 11:16 am

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por shaques »

Bom dia.

O ESVE que vem de origem permite carregar a toda a velocidade em ligações trifásicas?

Obrigado


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Não, o ESVE que vem de origem neste modelo (de 2015) é monofásico e permite carregar a 1,8 kWh ou a 2,8 kWh (conforme imagens apresentadas acima).

O veículo também traz um cabo Type 2 / Mennekes de 4m que permite carregar nos postos públicos a 3,6 kWh ou 10 kWh (nunca encontrei nenhum ponto de carregamento com esta capacidade).

Avatar do Utilizador

samthekid79
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 37
Registado: sábado jul 25, 2015 9:52 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por samthekid79 »

Boas,

Cabo type 2 32A monofásico Dostar, made in china... http://www.delaadkabelshop.nl/dostar-ty ... d=12950562
Parece-me com este cabo já consigo obter os tais 7.4kWh no posto IKEA de Loures.
Corrijam-me se estiver errado sff.
Obrigado. abr


Fil
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 108
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Fil »

Acho que não dá. Pelo que percebo tem de ter duas fases cruzadas L1 e L2, e neste não vejo essa indicação.


Autor do tópico
Cartolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 66
Registado: segunda fev 01, 2016 4:47 pm

Re: Mercedes-Benz Classe B Electric Drive

Mensagem por Cartolas »

Pela descrição não dá porque deveria haver uma ponte de L1 para L2 e/ou L3. Por outro lado pode ser necessária alguma "inteligência" do lado da wallbox para lidar com esta alteração (ainda não analisei).
Capture.PNG
Capture.PNG (74.83 KiB) Visto 3412 vezes
A solução que se encontra na net é um cabo 32A CEE Plug => Type 2 Female, como a da Tesla:

"Blue Adapter" + UMC:

https://www.teslamotors.com/sites/defau ... _Jan15.pdf

Mas não encontro à venda para quem não tem um Tesla... :(

Responder

Voltar para “Automóveis”