Página 3 de 15

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta dez 28, 2016 4:43 pm
por RSSilva
O de 25 foi provisório. Era para substituir o mais depressa mas como sempre e à portuguesa, acabou por ficar mais tempo. É de alumínio, seis ou sete fio de 2,5 se não me engano. Dá para fazer um bom contacto sem ponteira.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 12:52 pm
por RJSC
Os cabos de alumínio dão chatice, a secção exposta forma uma camada isolante de óxido de alumínio em contacto com o ar que aumenta a muito a resistência no ponto de aperto e provoca fortes aquecimentos.
Tens que utilizar um conector bi-metálico com inibidor de corrosão para ligar a parte de alumíio a parte de cobre.
Exemplos:
Imagem
Imagem

Sem uma coisa destas em pouco tempo tens tudo a derreter por reações de corrosão entre o cobre e o alumínio.

Os terminais que vêm nos disjuntores são de cobre estanhado e dão problemas com cabos de alumínio.

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 2:34 pm
por RSSilva
RJSC Escreveu:Os cabos de alumínio dão chatice, a secção exposta forma uma camada isolante de óxido de alumínio em contacto com o ar que aumenta a muito a resistência no ponto de aperto e provoca fortes aquecimentos.
Tens que utilizar um conector bi-metálico com inibidor de corrosão para ligar a parte de alumíio a parte de cobre.
Sem uma coisa destas em pouco tempo tens tudo a derreter por reações de corrosão entre o cobre e o alumínio.

Os terminais que vêm nos disjuntores são de cobre estanhado e dão problemas com cabos de alumínio.
Por miúdos, devo utilizar ponteiras?

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 2:36 pm
por RSSilva
Dizendo melhor, usar conectores bi-metálicos

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 2:46 pm
por jmlflorencio
Parece que sim ;-)

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 2:57 pm
por RJSC
Tem mesmo que ser conectores bi-metalicos para juntar alumínio com cobre. Ponteiras normais também são apenas para cobre.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quinta dez 29, 2016 9:06 pm
por Mumia
assim dá gosto ver o pessoal a ajudar-se!! :) isso vai ficar um mimo muitooooo em breve!! Mais um belo exemplo ;)

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: sexta dez 30, 2016 11:30 am
por RSSilva
Ainda hoje vou ver se consigo arranjar esse material mas estou com poucas expectativas pois o "mercado" madeirense é pequeno e com pouca diversidade. Depois dou notícias

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: sexta dez 30, 2016 1:20 pm
por MRider
Passa na indutora ou na afilux

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: sexta dez 30, 2016 7:37 pm
por O_volt
Se precisares de algo do Continente, avisa.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: sexta dez 30, 2016 7:39 pm
por RJSC
Têm disso por aí de certeza para fazer as baixadas (a rede pública na madeira penso que também seja em alumínio?)
Imagem
Devem é só vir nessas caixas pre fabricadas e têm dimensões grandes.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: sexta dez 30, 2016 9:26 pm
por RSSilva
Olá,
Têm razão. Estava eu enganado quanto à dificuldade de os arranjar.
Só tenho um inconveniente: a dimensão dos conectores. Será difícil arrumar tudo dentro do mesmo quadro (de onde sai a linha). Em último caso terei de arranjar uma caixa extra e o restante fica como está.
Vamos ver o que se arranja.
Obrigado pela vossa ajuda.
Cumprimentos

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 9:17 am
por RSSilva
A minha cara metade, cada vez mais, vai "arriscando" na autonomia e já fez mais de 140km, com espaço para mais umas dezenas de quilômetros.

Imagem

Vamos ver até onde vai chegar...

A realidade é que dificilmente chegará aos 200km Imagem pois tem o pé pesado. Já lhe ensinei a acertar o limitador de velocidade...

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 9:53 am
por pemifer
removido

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 10:25 am
por MRider
RSSilva Escreveu:A minha cara metade, cada vez mais, vai "arriscando" na autonomia e já fez mais de 140km, com espaço para mais umas dezenas de quilômetros.

Imagem

Vamos ver até onde vai chegar...

A realidade é que dificilmente chegará aos 200km Imagem pois tem o pé pesado. Já lhe ensinei a acertar o limitador de velocidade...


Olá
Aqui na Madeira não há hipótese de qualquer forma eu consigo muito melhor hehe.
Ainda ontem sai de casa com 80 % como faço habitualmente e no final do dia tive que ir ao aeroporto sem esperar e foi na boa :-).

Um carro eléctrico ensina a fazer uma condução eficiente.

Continuação de bons km elétricos.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 10:33 am
por serges
Bem verdade aprendes a ter paciencia e mais eficiente na tua condução...

Já de mota nem sempre gostas de o ser...

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 10:56 am
por RSSilva
pemifer Escreveu:Boa!
E ainda tens a vantagem de as baterias gostarem de ser "ginasticadas".
Vê as mensagens do diário de bordo do link.
A degradação voltou para trás porque o carro foi mais "ginasticado".
http://nissanleafpt.com/viewtopic.php?f ... &start=450
Interessante. O meu só agora começou a andar.
Tenho de arranjar um odb... qualquer coisa assim para ver o estado das minhas agora é daqui a algum tempo.

Re: RE: Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 04, 2017 11:00 am
por RSSilva
MRider Escreveu:
RSSilva Escreveu:A minha cara metade, cada vez mais, vai "arriscando" na autonomia e já fez mais de 140km, com espaço para mais umas dezenas de quilômetros.

Imagem

Vamos ver até onde vai chegar...

A realidade é que dificilmente chegará aos 200km Imagem pois tem o pé pesado. Já lhe ensinei a acertar o limitador de velocidade...


Olá
Aqui na Madeira não há hipótese de qualquer forma eu consigo muito melhor hehe.
Ainda ontem sai de casa com 80 % como faço habitualmente e no final do dia tive que ir ao aeroporto sem esperar e foi na boa :-).

Um carro eléctrico ensina a fazer uma condução eficiente.

Continuação de bons km elétricos.
Sem dúvida que a condução torna-se mais eficiente. No meu caso, As viagens são sempre entre o Funchal e Santa Cruz, talvez trajetos com um pouco mais de inclinação que os teus.

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 11, 2017 11:01 am
por RSSilva
Olá,

Já diz o provérbio que a curiosidade mata o gato e eu que sou curioso, lá comprei um daqueles aparelhos para ligar ao carro e analisar vários parâmetros do mesmo.
Fiz vários screenshots e que os vou colocar para que alguma alma caridosa me explique os vários valores que ali estão representados.
Alguns deles são fáceis de interpretar, outros nem por isso... e não encontrei informação concentrada em nenhum tópico (às tantas procurei erradamente) :?
Screenshot_20170110-101533[1].png
Pelo que percebi nos vários tópicos o:
SOH é a percentagem da acumulação de energia da bateria em relação à sua capacidade máxima
SOC é a percentagem de bateria no momento do teste (energia disponível)
bat sts é a amperagem que as baterias fornecem
odo o último percurso efetuado

Alguém sabe dizer o que é o:

Hx? ou o
QCs?
Screenshot_20170110-101524[1].png
Os GIDs?
DTE?
Screenshot_20170110-101520[1].png
Já agora, podem opinar sobre a relação entre eles e o estado desta bateria.
Cumprimentos

Re: Pérola do Atlântico

Enviado: quarta jan 11, 2017 11:27 am
por RJSC
QC - Quick Charges - Nº de carregamentos rápidos efetuados (através da tomada chademo)
L1/L2 - Level 1 / Level 2 Charges - Nº de carregamentos AC efectuados (através da ficha j1772)

AHr - Capacidade total da bateria em Amperes-Hora (Ah)
SOH - State Of Health - Capacidade total da bateria relativamente a um pack novo de fábrica

Os valores de AHr e SOH vão descendo os 2 com a degradação da bateria.

Hx - Parâmetro que se pensa estar relacionado com a resistência interna da bateria.

SOC - State Of Charge - Estado de carga da bateria relativamente à sua capacidade máxima no momento

Onde vês 385V é a tensão da bateria de tração e onde vês -0.07A é a corrente da bateria de tração. O valor é negativo quando está a sair corrente da bateria e positivo quando se carrega a bateria.

DTE - Distance to Empty - Autonomia do carro calculada com base no consumo médio definido onde tens 6.44 km/KWh, e até atingir 5% como está definido (esse valor pode ser alterado, eu uso 3% que é quando aparece a tartaruga)

GID - Unidade de Media de energia contida na bateria utilizada apenas pela Nissan, cada GID corresponde a 0.08 kWh - Esta unidade de media não se utiliza em mais VE nenhum fora da Nissan, por isso não vale muito a pena ligar-lhe.

Mais vale utilizar a energia em kWh.

Aconselhava-te a passar para o fórum nissanleafpt.com, que é onde está concentrado o pessoal dos carros elétricos, aqui no NovaEnergia vais ter muito menos atenção.