Será que passa na inspecção
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a adaptação dos carros é um problema a investigar. se nos obrigarem a um processo de homologação para cada veículo adaptado, estamos tramados.
o estado, independentemente da isenção que conceda, controla a origem e o percurso dos biocombustiveis .
para os particulares, sobre os combustiveis continua a incidir uma taxa de iva de 21%, ainda outro problema.
mas, como diria o [***************], esses problemas só levam um bocadinho mais de tempo e trabalho a resolver
o estado, independentemente da isenção que conceda, controla a origem e o percurso dos biocombustiveis .
para os particulares, sobre os combustiveis continua a incidir uma taxa de iva de 21%, ainda outro problema.
mas, como diria o [***************], esses problemas só levam um bocadinho mais de tempo e trabalho a resolver
Porreiro, pá!
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quanto ao iva, não sei se podem pegar.
vejamos, eu posso comprar óleo em espanha, independentemente do iva a aplicar lá. como é que as autoridades portuguesas me vão multar ou obrigar a pagar a diferença no iva? eu, como profissional liberal, até posso importar óleo de espanha e a taxa de iva é zero! se consumir o óleo no meu carro, afecto à minha actividade, não tenho lucros com ele... logo não tenho que declarar essa factura no iva.
no entanto, se quiser declarar o óleo como despesa, para quem tem o regime geral de irs ou irc, certamente terá que pagar ao estado a diferença da taxa de iva primeiro, quer tenha comprado em portugal ou fora. isto processa-se nas declarações de iva e irs/irc. é como as facturas de almoços.
eu tenho o regime simplificado onde as despesas de actividade são fixas em 35% da minha facturação (de vendas, entenda-se). não me adianta declarar despesas ao irs, logo não vou apresentar facturas de óleo ao iva se terei que pagar em vez de abater, porque não sou obrigado a fazê-lo.
quanto ao controle dos níveis de emissões, ainda não encontrei a tal portaria que deve ser (ou já deveria ter sido) publicada. sem legislação quem pode multar? mede-se o quê? há níveis máximos? de quê? que valores?
no concernente à homologação, trata-se de fazer uma inspecção extraordinária num ipo de categoria b e averbar junto da dgv, não será? no entanto, eu posso colocar um pré-aquecedor de gasóleo se for passar o natal na noruega (ver o pai natal com os putos, etc.)... necessito de homologar o quê? é gasóleo na mesma!...
mais... se eu for à noruega de avião e comprar lá um carro a gasóleo... o mais provável é ter um pré-aquecedor incluído. de certo que no livrete norueguês só fala em diesel, mas o calhambeque já tem o que necessito. quando o registar em portugal, irão colocar no livrete que tem um pré-aquecedor de combustível? duvido!
agora quanto a kits 2t, válvulas de 3 vias, etc. já não é obviamente só gasóleo. já está preparado para alimentar o animal com outra coisa, declaradamente.
vejamos, eu posso comprar óleo em espanha, independentemente do iva a aplicar lá. como é que as autoridades portuguesas me vão multar ou obrigar a pagar a diferença no iva? eu, como profissional liberal, até posso importar óleo de espanha e a taxa de iva é zero! se consumir o óleo no meu carro, afecto à minha actividade, não tenho lucros com ele... logo não tenho que declarar essa factura no iva.
no entanto, se quiser declarar o óleo como despesa, para quem tem o regime geral de irs ou irc, certamente terá que pagar ao estado a diferença da taxa de iva primeiro, quer tenha comprado em portugal ou fora. isto processa-se nas declarações de iva e irs/irc. é como as facturas de almoços.
eu tenho o regime simplificado onde as despesas de actividade são fixas em 35% da minha facturação (de vendas, entenda-se). não me adianta declarar despesas ao irs, logo não vou apresentar facturas de óleo ao iva se terei que pagar em vez de abater, porque não sou obrigado a fazê-lo.
quanto ao controle dos níveis de emissões, ainda não encontrei a tal portaria que deve ser (ou já deveria ter sido) publicada. sem legislação quem pode multar? mede-se o quê? há níveis máximos? de quê? que valores?
no concernente à homologação, trata-se de fazer uma inspecção extraordinária num ipo de categoria b e averbar junto da dgv, não será? no entanto, eu posso colocar um pré-aquecedor de gasóleo se for passar o natal na noruega (ver o pai natal com os putos, etc.)... necessito de homologar o quê? é gasóleo na mesma!...
mais... se eu for à noruega de avião e comprar lá um carro a gasóleo... o mais provável é ter um pré-aquecedor incluído. de certo que no livrete norueguês só fala em diesel, mas o calhambeque já tem o que necessito. quando o registar em portugal, irão colocar no livrete que tem um pré-aquecedor de combustível? duvido!
agora quanto a kits 2t, válvulas de 3 vias, etc. já não é obviamente só gasóleo. já está preparado para alimentar o animal com outra coisa, declaradamente.
João Nunes
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por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
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reprovar pelas emissões poluentes?!?flamingo Escreveu:por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
pelo q sei, quanto mais usas o ovd menos poluição fazes, pelo menos eles devem ter estranhado
eu fiz no meu carro, e tava com aprox 35% de ovd, e as única anotação que tive foi:
- escovas (limpa vidros de trás),
- as ópticas estavam "desafinadas"
e mais nada, só sei que ficou um cheiro a fritos.... quanto mais acelerava mais cheirava
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com estas percentagens do ov não devia haver problema. deves fazer check-up ao carro, afinar, etc....flamingo Escreveu:por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
com lr na ipo, em janeiro passado, não houve problemas, pelo contrário, apresentava níveis de poluição muito baixas:
http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1858
(ver post do dia 17 de janeiro)
Um abraço
Hynek
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na minha última ida à inspecção, a viatura levava 40%ovd e chumbou.......mas foi por causa dos travões!flamingo Escreveu:por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
A fritar OV à 61.500Km's.
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os gajos a mim tentaram xumbar....
bem eles andavam a procura... até chegou o cúmulo de verificarem os pneus
só sei que nunca mais vou lá!
cumpris,
bem eles andavam a procura... até chegou o cúmulo de verificarem os pneus
só sei que nunca mais vou lá!
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nas minhas mãos é a segunda vez que eu levo a carrinha à inspeção, da outra vez não houve nada a assinalar sobre emissões poluentes. agora é que houve isto. mas o funcionário que inspecionou até foi bacano, trouxe a carrinha cá fora, deu-lhe umas acelaradelas, e depois de ela largar uma fumaceira negra, voltou lá dentro e então passou nisso, mas nos limites!!! por isso estou apreensivo sobre esse assunto...
Última edição por Flamingo em terça nov 27, 2007 10:59 pm, editado 1 vez no total.
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a menos que os valores fossem altos não me parece que eles pegassem por aí. ora se os valores são altos a ov25, ou a máquina estava desafinada ou o motor estava desafinado. como o "desafino" da máquina não é problema teu e daí não resultem despesas para ti, nem problemas de saúde para comunidade, talvez fosse prudente verificar filtro de ar, injectores e tudo o mais que os especialistas digam que pode influenciar uma perfeita queima de um combustível que está apenas a 75% da perfeiçãoesteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25
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vivam ...
por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
em principio uma limpeza ao sistema de injecção será o suficiente para resolver o problema..pela descrição dos sintomas leva a crer isso..
é um procedimento usual na minha oficina..e bastante eficaz..mas para o fazer há que dispor do produto adequado..equipamento e conhecimentos técnicos já que a limpeza é executada com os componentes (bi..injectores..etc) de injecção montados ficando o motor a funcionar exclusivamente com o produto durante a operação..
não tenho conhecimento se nas proximidades existe alguma oficina equipada com o equipamento e produto (ambos da liqui moly)..mas será uma questão de procurar já que é um serviço de excelente qualidade..tanto no caso de motores diesel como a gasolina..
abraços
[***************]
por falar em inspeções, fui recentemente com a minha carrinha à inspeção e ela esteve quase para reprovar pelas emissões puluentes. eu ando com ov25. alguém que tenha verdadeiro conhecimento do assunto me sabe dizer quais os motivos de ter acusado niveis de puluição altos? neste momento ainda não tenho sistema nenhum a aquecer o combustivel, será por causa disso? ou será da velhice? no ano passado ela foi a inspeção e não me disseram nada. gostava de ler por aqui as diversas opiniões, e também receber alguns conselhos, principalmente a dos mecânicos que existem neste forum. um abraço. obrigado
em principio uma limpeza ao sistema de injecção será o suficiente para resolver o problema..pela descrição dos sintomas leva a crer isso..
é um procedimento usual na minha oficina..e bastante eficaz..mas para o fazer há que dispor do produto adequado..equipamento e conhecimentos técnicos já que a limpeza é executada com os componentes (bi..injectores..etc) de injecção montados ficando o motor a funcionar exclusivamente com o produto durante a operação..
não tenho conhecimento se nas proximidades existe alguma oficina equipada com o equipamento e produto (ambos da liqui moly)..mas será uma questão de procurar já que é um serviço de excelente qualidade..tanto no caso de motores diesel como a gasolina..
abraços
[***************]
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vivam ...
klintzer..
essa é uma forma de realizar a operação de limpeza do sistema de injecção sim..estranhei a designação do produto..lubro moly..mas deve ser uma marca associada á liqui moly..a unica coisa que não é necessaria quando se usa esta forma..é a utilização da garrafa de plastico..já que a propria embalagem é mais adequada..
abraço
[***************]
klintzer..
essa é uma forma de realizar a operação de limpeza do sistema de injecção sim..estranhei a designação do produto..lubro moly..mas deve ser uma marca associada á liqui moly..a unica coisa que não é necessaria quando se usa esta forma..é a utilização da garrafa de plastico..já que a propria embalagem é mais adequada..
abraço
[***************]
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Re: Será que passa na inspecção
por tantas pessoas terem duvidas e dizem que não passa ..
fiz questão de tirar essa duvida e levei o jeep à inspeção a trabalhar com valor perto de 100% de ovd (coloquei 18 garrafões de 3 litros para dentro deposito principal).
no final preguntei ao operador se estava tudo bem em termos de fumo e ele responde que o jeep está excelente em termos de gases.
se tiver que passar ou chumbar não tem a ver se vai a ov ou a gasolio..
portanto passa!
fiz questão de tirar essa duvida e levei o jeep à inspeção a trabalhar com valor perto de 100% de ovd (coloquei 18 garrafões de 3 litros para dentro deposito principal).
no final preguntei ao operador se estava tudo bem em termos de fumo e ele responde que o jeep está excelente em termos de gases.
se tiver que passar ou chumbar não tem a ver se vai a ov ou a gasolio..
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Ford Taunus 1.6 GPL
Opel Monterey 3.1 TD 48% (OV)
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Re: Será que passa na inspecção
passa e na inspecção não vêem os gases mas as partículas sólidas presentes nos gases (fumo), a que chamam opacidade.
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Re: Será que passa na inspecção
eu por causa dessa história da ipo eu antes de ir ponho sempre óleo de rosas na minha casalita de 2, assim não cheira a fritos do ov.