quanto às etar, o principal problema, segundo um qualquer documentário que vi no odisseia/discovery/national geographic, é um que eu nunca adivinharia: antibióticos. estes, como se sabe, matam bactérias, as mesmas que são necessárias para o processo de digestão anaeróbica.
escalavardo, a foto que eu inseri é da minha terra, turquel, perto de alcobaça. se reparares, o raio que está representado não são 20 km, mas apenas 2,5 km, correspondente a uma área total de aprox. 20km2.
mas nesses 20 km2, contei até ao momento (foi de uma só penada, admito....) 30 suiniculturas. julgo que isto será mais que suficiente para que seja justificável um investimento numa central de biogás de dimensão média....
boas
o problema dos antibioticos nas etar´s é devido em parte aos que nós seres humanos) consumimos e pelos que são lançados para a sanita como forma de nos livrarmo-nos deles ( agora já não há desculpa para se fazer isso pois podem ser entregues em quase todas as farmacias.
na zona oeste e nomeadamente alcobaça, tirando o montijo deve ser das zonas aonde há mais suiniculturas por m2. rsrsrsr
A realidade
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
boasferra Escreveu:os antibioticos tambem são utilizados nas suiniculturas mas se o fossem só quando são realmente necessários penso que isso não ia interferir na digestão anaérobica.
apesar de hoje em dia ser supostamente usados menos antibioticos (a lei exige que haja receita de um veterinario e registo dos medicamentos em livro proprio) só que aquilo é uma democracia ou comem todos ou não come ninguem (as rações já vêm medicamentadas) sempre sai mais barato do que andarem a dar medicamentos aos que estão realmente doentes e assim comem todos.
cumprimentos
alexandre
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
e depois quem sofre é a saude publica... e depois dizem que a resistencia aos medicamentos é porque as pessoas andam a tomar medicamentos ao desbarato... quando a maior parte delas pensa que o nome é que conta e não o principio activo.
era realmente muito dificel pôr de quarentena ou isolados os que estivessem doentes e aí sim administrar-lhe os ditos na comida...
era realmente muito dificel pôr de quarentena ou isolados os que estivessem doentes e aí sim administrar-lhe os ditos na comida...