prep ov usado
-
- Membro Silver
- Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
sou josé alexandre, tenho 38 anos e moro na freguesia e concelho da marinha grande. sou empregado numa fabrica de moldes para plasticos. (apresentação feita) eu sou novo aqui, mesmo muito novo, por isso peço desde já desculpa por alguma pergunta ou comentário sem sentido... admiro bastante a insistencia e persistencia da sccf, pois não é mulher de desistir por um tropeçar qualquer. comecei agora a minha experiencia, mas também prevejo igualmente algumas dificuldades na lavagem, por achar o processo demasiado trabalhoso e complexo. tenho intenção de o simplificar ao maximo, mas ainda não sei como. sobre a filtragem já tenho umas ideias, mas o resto, ainda não... força sccf, e obrigado aos moderadores e criadores deste forum... a todos um abraço
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta abr 12, 2007 2:35 pm
ontem estava mesmo quase a adormecer quando de repente me lembrei com toda a clareza a conversa com o sr. serra.
o que ele disse que era descargo de consciência era filtrar novamente depois de lavar e não a lavagem em si. claro que fazer a lavagem com água quente é mais eficaz e também falou em deitar água quente muito devagar por cima do óleo em camada em vez de fazer uma emulsão. que assim as bolhas de água passavam calmamente pelo óleo e que arrastavam a sujidade co elas. o que acham?
VW golf já se foi. Agora vai de FIAT
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
Pena ser a gasolina!
sócia nº 63
-
- Membro Silver
estou a pensar em criar uma maquina/jeringonça (como já ouvi aqui dizer) para filtragem do ov. na ultima filtragem, aquela que é feita a um micron, terei alguma vantagem se o óleo ao passar pelo elemento filtrante estiver um pouco quente? 70º mais ou menos... e já agora alguem me sabe dizer qual a capacidade filtrante, em micron, de um filtro de oleo lubrificante do motor? é que eu estava a pensar usar um, mas só se ele filtrar a 1 micron.
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
olá
o óleo se estiver quente e á temperatura de 70º, fica muito menos viscoso, facilitando a passagem nos filtros. no caso de optares por 2 filtros, um de 5 e 1 micro, ganhas imensa vantagem.
a geringonça de que falas, é precisamente igual á que é usada no fabrico do bd, um pouco dispendiosa, mas com o tempo, verificas que o investimento valeu. tudo se torna mais rápido, prático e eficiente. é como lavar a roupa á mão e passares a utilizar uma máquina
o óleo se estiver quente e á temperatura de 70º, fica muito menos viscoso, facilitando a passagem nos filtros. no caso de optares por 2 filtros, um de 5 e 1 micro, ganhas imensa vantagem.
a geringonça de que falas, é precisamente igual á que é usada no fabrico do bd, um pouco dispendiosa, mas com o tempo, verificas que o investimento valeu. tudo se torna mais rápido, prático e eficiente. é como lavar a roupa á mão e passares a utilizar uma máquina
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
-
- Membro Silver
ola fry, obrigado pela ajuda. sobre a tal "geringonça", passo a descrever aqui o que tenho em mente bem como os preços aproximados que me foram ditos aqui na região nos lugares onde me informei. tenho também algumas duvidas, mas primeiro a minha ideia.
estou a pensar utilizar filtros de filtrar a água, no total 4 filtros, cada um com uma capacidade em micron diferentes.
o primeiro corpo com um filtro de inox lavavel, com uma capacidade filtrante de 60 micron; o segundo com um filtro de algodão de 20 ou 25 microns; o terceiro com um filtro também de algodão com capacidade de filtrar a 5 microns; o quarto e ultimo com um filtro de 1 micron. no entanto entre o segundo e o terceiro estava a pensar introduzir um permutador para aquecer o óleo e torna-lo menos viscoso tal como referiste, e facilitar a passagem dele nos filtros mais apertados, só que para isso os filtros de água já não servem, arrisco-me a aquilo encolher tudo.
pensava para isso utilizar filtros de oleo metálicos que se utilizam para filtrar o óleo lubrificante do motor. para 5 microns eu arranjo, mas para 1 micron ainda não consegui saber disso... para fazer circular o óleo estou a pensar utilizar uma electrobomba (motor electrico) com entrada e saída de 20 milimetros de diâmetro, portanto, pequena. só que a bomba é em latão, terá algum problema por ser? eu já li aqui que latão e cobre não é aconselhavel, mas como é no sistema de filtragem penso que não haja problema...
custos:
-electrobomba-------------------€ 72.00
-corpos dos filtros de água-----€ 17.00
-filtro de inox--------------------€ 22.00
-filtros de 25 e 5 micron--------€ 1.40
-filtro de 1 micron---------------€ 7.50*
* foi o mais barato que consegui
estes preços tem desconto, mas ainda acresce o iva. segundo a loja, o desconto dá quase para o iva.
calculo estimado, 172 €
estou a pensar utilizar filtros de filtrar a água, no total 4 filtros, cada um com uma capacidade em micron diferentes.
o primeiro corpo com um filtro de inox lavavel, com uma capacidade filtrante de 60 micron; o segundo com um filtro de algodão de 20 ou 25 microns; o terceiro com um filtro também de algodão com capacidade de filtrar a 5 microns; o quarto e ultimo com um filtro de 1 micron. no entanto entre o segundo e o terceiro estava a pensar introduzir um permutador para aquecer o óleo e torna-lo menos viscoso tal como referiste, e facilitar a passagem dele nos filtros mais apertados, só que para isso os filtros de água já não servem, arrisco-me a aquilo encolher tudo.
pensava para isso utilizar filtros de oleo metálicos que se utilizam para filtrar o óleo lubrificante do motor. para 5 microns eu arranjo, mas para 1 micron ainda não consegui saber disso... para fazer circular o óleo estou a pensar utilizar uma electrobomba (motor electrico) com entrada e saída de 20 milimetros de diâmetro, portanto, pequena. só que a bomba é em latão, terá algum problema por ser? eu já li aqui que latão e cobre não é aconselhavel, mas como é no sistema de filtragem penso que não haja problema...
custos:
-electrobomba-------------------€ 72.00
-corpos dos filtros de água-----€ 17.00
-filtro de inox--------------------€ 22.00
-filtros de 25 e 5 micron--------€ 1.40
-filtro de 1 micron---------------€ 7.50*
* foi o mais barato que consegui
estes preços tem desconto, mas ainda acresce o iva. segundo a loja, o desconto dá quase para o iva.
calculo estimado, 172 €
-
- Staff Member
- Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
-
- Membro Silver
oi, sobre a bomba que pretendo utilizar ela é monofasica (220v), potencia e outras caracteristicas não sei. apenas sei dizer que é pequenita.
tendo em conta algo que li aqui de que uma bomba de trasfega para berbequim não serve porque com o ov não funciona (penso que isto sucedeu com o hynek), quando me dirigi à loja para pedir informações e custos, coloquei logo na mesma altura essa questão, e disse-lhes qual era o destino da mesma. na loja então mostraram-me uma que segundo eles é o que vendem e aconselham para oleos, azeite e outros liquidos identicos. eu perguntei custos de uma pequena, a mais pequena que houvesse daquele modelo, porque segundo o meu raciocinio, não tem muito interesse demasiado caudal, e uma pequena também gasta menos energia. falaram-me então daquela, cujo custo são de 72 €, aos quais ainda se subtrai um desconto mas também se soma o iva, ficando mais ou menos nesse valor.
a dita bomba tem a entrada e a saida em angulo para cada um dos lados em forma de v. a estrutura da bomba é em latão e o motor roda em ambos os sentidos, ela tanto puxa o liquido num sentido como no sentido inverso. não sei ainda é se a pressão que ela fornece é suficiente, irei informar-me disso na aquisição que espero seja breve. já agora qual a pressão que entendem que é neceçária?... saudações...
tendo em conta algo que li aqui de que uma bomba de trasfega para berbequim não serve porque com o ov não funciona (penso que isto sucedeu com o hynek), quando me dirigi à loja para pedir informações e custos, coloquei logo na mesma altura essa questão, e disse-lhes qual era o destino da mesma. na loja então mostraram-me uma que segundo eles é o que vendem e aconselham para oleos, azeite e outros liquidos identicos. eu perguntei custos de uma pequena, a mais pequena que houvesse daquele modelo, porque segundo o meu raciocinio, não tem muito interesse demasiado caudal, e uma pequena também gasta menos energia. falaram-me então daquela, cujo custo são de 72 €, aos quais ainda se subtrai um desconto mas também se soma o iva, ficando mais ou menos nesse valor.
a dita bomba tem a entrada e a saida em angulo para cada um dos lados em forma de v. a estrutura da bomba é em latão e o motor roda em ambos os sentidos, ela tanto puxa o liquido num sentido como no sentido inverso. não sei ainda é se a pressão que ela fornece é suficiente, irei informar-me disso na aquisição que espero seja breve. já agora qual a pressão que entendem que é neceçária?... saudações...
Última edição por Flamingo em quarta out 10, 2007 9:55 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Silver
- Registado: quinta set 06, 2007 10:24 pm
ola
pelo que vi a bomba parece bem o pior e ser latão isso e que pode não ajudar . e digo isso porque o latão ate com agua pode dar que entender se conseguíres alguma coisa em fibra e capaz de ser melhor pois neste caso especifico não e bombear óleos novos. há outras substancias que podem reagir com o latão (penso eu)
abraço
pelo que vi a bomba parece bem o pior e ser latão isso e que pode não ajudar . e digo isso porque o latão ate com agua pode dar que entender se conseguíres alguma coisa em fibra e capaz de ser melhor pois neste caso especifico não e bombear óleos novos. há outras substancias que podem reagir com o latão (penso eu)
abraço
Corsa A1.5D OV40/60
Associado n.º 23
Associação NovaEnergia.net
Associado n.º 23
-
- Membro Silver
se em termos de pressão for o suficiente, eu estou capaz de arriscar, uma vez que ela fica antes dos elementos filtrantes, e pelo menos 2 anos tem que funcionar (ao abrigo da garantia). mas agradeço a chamada de atenção, e quando for adquirir, espero informar-me melhor sobre isso. o problema maior que neste momento tenho é encontrar filtro para 1 micron que aguente os 70 a 80º. espero encontrar algo aqui na net. já consegui um fornecedor de ov usado, um restanrante. já tenho cerca de quinze litros para tratar...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jan 17, 2007 9:03 pm
-
- Membro
- Registado: quarta ago 15, 2007 7:38 pm
Re: prep ov usado
boas,
tenho andando a fazer algumas experiencias na filtragem do ovu, e precisa de ajuda em algumas questões:
1-inicialmente comecei por filtrar com uma perna de uma calça de ganga, é demorado, mas o óleo fica mesmo transparente, parece novo! agora estou a experimentar usar copos de filtrar água, com fitros de 5 e 1 micron, não uso bomba, o óleo filtra por gravidade, sendo que este óleo não me fica completamente transparente cm o filtrado com a ganga! será normal?
2-para este sistema com os copos, pelo que já li se o óleo for aquecido temos melhores resultados certo?
3-deixar óleo dentro dos filtros pode ser prejudicial para os filtros?
qualquer ajuda é bem vinda.
abraços
tenho andando a fazer algumas experiencias na filtragem do ovu, e precisa de ajuda em algumas questões:
1-inicialmente comecei por filtrar com uma perna de uma calça de ganga, é demorado, mas o óleo fica mesmo transparente, parece novo! agora estou a experimentar usar copos de filtrar água, com fitros de 5 e 1 micron, não uso bomba, o óleo filtra por gravidade, sendo que este óleo não me fica completamente transparente cm o filtrado com a ganga! será normal?
2-para este sistema com os copos, pelo que já li se o óleo for aquecido temos melhores resultados certo?
abraços
Sócio 34 Assoc. Novaenergia
Punto TD / OVU
Abraços
Punto TD / OVU
Abraços
-
- Membro Silver
eu tenho o mesmo problema no mesmo tipo de filtros.jv_miguel Escreveu:boas,
abraços
em breve espero voltar a batalhar nesta questão.
sobre o oleo ficar nos filtros, eu também deixo, mas é capaz de não ser muito bom para os mesmos. a seu tempo faço conta de colocar algo no fundo dos mesmos (ainda não sei o quê) para os poder esvaziar sem desmontar...
-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 28, 2007 8:32 pm
filtros com purga na parte inferior, são faceis de arranjar.
-
- Staff Member
- Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
julgo que é preferível deixar os filtros com ov. se o copo for esvaziado, entra ar e o ov oxida e polimeriza. deixar o ov algum tempo (1 semana) nos copos penso que não faz mal. sempre que se retire um filtro, ou não acaba de se usar o saco de filtrar, deveria ser submergido no gasóleo, para evitar polimerização - esta é quase impossível de remover.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Hynek
Associado n.º 8 da
-
- Membro
- Registado: quarta ago 15, 2007 7:38 pm
e em relação ao óleo não ficar completamente transparente, será normal?hynek Escreveu:julgo que é preferível deixar os filtros com ov. se o copo for esvaziado, entra ar e o ov oxida e polimeriza. deixar o ov algum tempo (1 semana) nos copos penso que não faz mal. sempre que se retire um filtro, ou não acaba de se usar o saco de filtrar, deveria ser submergido no gasóleo, para evitar polimerização - esta é quase impossível de remover.
Sócio 34 Assoc. Novaenergia
Punto TD / OVU
Abraços
Punto TD / OVU
Abraços