Qual painel???

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça jul 17, 2007 1:39 pm

Mensagem por Wheel18 »

jcn.jnunes Escreveu:
abiliodinis Escreveu:seis anos de garantia é obrigatório e se não ficar satisfeito devolvem o dinheiro?
calma, abílio...
por enquanto os 6 anos de garantia não são obrigatórios. apenas os fabricantes estão a ponderar dar essa garantia ou não.
o que é obrigatório durante 6 anos é um contrato de manutenção para garantir que, pelo menos durante esse período, o sistema está em correcto funcionamento. isto é somente devido ao novo sistema de certificação energética de edifícios.
em princípio esse contrato é efectuado com a própria empresa instaladora. eu não aconselho a incluir o custo dessa manutenção no preço inicial da instalação sob pena da empresa instaladora "desaparecer" e o contrato ir para o lixo. penso que uma manutenção sob compromisso e com pagamento anual ou por cada revisão será o ideal.

quanto a devolver o dinheiro, a lei prevê um período durante o qual o sistema pode ser testado e devolvido se o cliente não estiver satisfeito. claro que a coisa complica se o sistema não for do tipo kit, pois há montagem de tubagem durante a obra que pode ser impossível de retirar.

cumps
pelo que tenho investigado 10 anos começa a ser corrente.

quanto à minha questão?

obrigado.

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

bem,

quase, quase a terminar o periodo de analise de propostas, estou inclinado para um solahart 302j. preço "chave na mão" com instalação, quadro com temporizador e misturadora termoestatica: 2500€.

que vos parece (equipamento e preço)?

muito obrigado.

valter
Membro
Membro
Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm

Mensagem por valter »

boas a todos.
caro wheel18.
a marca conheço bem não é por nada que é líder no mercado em sistemas de termossifão.
agora quanto ao preço pode ser relativo.

quando se adquire um sistema solar temos de ter em conta alguns aspectos importantes, começando pela garantia, já se certificou quem lhe passa a garantia se o instalador que lhe fez a proposta é instalador autorizado pelo importador, quem é o importador da marca em questão.

quanto à instalação, existem como é óbvio diferentes modelos de misturadoras termostática, já tive um problema com um modelo e a partir dai comecei a utilizar um modelo superior que admite temperatura de entrada de agua quente a uma temperatura superior, portanto já não existe o problema de bloquear.
também existem diferentes tipos de isolamento, uns que resistem aos raios solares e duram muito tempo e outros que duram meia dúzia de meses.
também temos o pormenor da tubagem, à instaladores que se dão ao trabalho de esconder a tubagem o máximo possível e à outros que é a aviar.
também à pormenores como a transição da tubagem do interior para o exterior de que forma é feita e que tipos de isolamento a aplicar.

não se pode comparar só o preço, e olhe que por vezes as diferenças não são assim tão significantes.

cumprimentos.

valter oliveira

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

valter Escreveu:boas a todos.
caro wheel18.
a marca conheço bem não é por nada que é líder no mercado em sistemas de termossifão.
agora quanto ao preço pode ser relativo.

quando se adquire um sistema solar temos de ter em conta alguns aspectos importantes, começando pela garantia, já se certificou quem lhe passa a garantia se o instalador que lhe fez a proposta é instalador autorizado pelo importador, quem é o importador da marca em questão.

para lhe dar uma ajudinha -http://www.solahart.com/default.asp?v_doc_id=739

quanto à instalação, existem como é óbvio diferentes modelos de misturadoras termostática, já tive um problema com um modelo e a partir dai comecei a utilizar um modelo superior que admite temperatura de entrada de agua quente a uma temperatura superior, portanto já não existe o problema de bloquear.
também existem diferentes tipos de isolamento, uns que resistem aos raios solares e duram muito tempo e outros que duram meia dúzia de meses.
também temos o pormenor da tubagem, à instaladores que se dão ao trabalho de esconder a tubagem o máximo possível e à outros que é a aviar.
também à pormenores como a transição da tubagem do interior para o exterior de que forma é feita e que tipos de isolamento a aplicar.

não se pode comparar só o preço, e olhe que por vezes as diferenças não são assim tão significantes.

cumprimentos.

valter oliveira
muito obrigado pela colaboração e ajuda. o instalador é certificado, e pelo que apurei os componentes de qualidade. posso considerar o preço em questão um bom preço?

continuo em duvida entre o solahart 302j e o sistema por tubos de vacuo donaeur referido anteriormente. qual o melhor?

valter
Membro
Membro
Registado: domingo abr 29, 2007 7:34 pm

Mensagem por valter »

bem sr wheel18 começando pelo inicio do tópico

sr. luís bar escreveu
o sistema de termosifão significa apenas que por diferença de temperatura a água circula e que o termoacumulador terá obrigatoriamente de ficar por cima a cerca de 1 m,
para 3/ 4 pessoas serve um termoacumulador de 120 litros com 2 painéis de 2 m x 1
errado sr. luís.
para o comprovar basta meter um copo de agua gelada no micro ondas a aquecer, retire o copo e verifique as diferenças de temperatura entre a parte superior e inferior. irá constatar que não será necessário um metro de diferença.

sr jcn.jnunes referio
circulação directa é a melhor maneira de evitar o congelamento da água no painel pois dá-se uma circulação inversa muito lenta durante a noite e o painel não congela. a desvantagem é que arrefece um pouco a água do depósito. isto nos termossifão, claro.
peço desculpa mas não posso concordar consigo, já vi muitos destes tipo de painel rebentar e olhe que sou da margem sul.

sr luis bar referio
os painés de vácuo em menos de 3 minutos têm a água a ferver.......
nem uma vitro cerâmica quanto mais um painel solar

sr wheel18 referio
tambem será instalado uma misturadora termostática na saída do painel (de forma a evitar queimaduras a 200ºc )
200º? o corpo humano não aguenta temperaturas superiores a 50º. porquê aquecer a 200º?
qual o deposito de acumulação que aguenta agua quente superior a 100º, e mesmo canalização e mesmo misturadoras termostática?
quer dizer eu conheço um modelo de misturadora termostática que aguenta uma temperatura máxima de agua quente na ordem dos 110º e custa à volta dos 300€. não estou a ver ninguém a lhe fazer um orçamento com essa válvula incluída, mas pronto tudo é possível.

sr ensaco referio
- pouca rentabilidade, para uma familiá de 3/4 pessoas e um bom aproveitamento de calor no inverno devia-se usar um deposito no mínimo de 300l melhor ainda de 500l.
500 l em quantos anos vai uma família de 3 a 4 pessoas rentebilizar um sistema desse tipo.
o sr está a pensar em função do seu beneficio comercial ou satisfação/recuperação do investimento do cliente?

bem o sr. jcn.jnunes sabe bem do que fala tirando algum ponto ou outro que não concordo. mas opiniões são mesmo assim.

sr wheel18 referio
estou a considerar o modelo de 30 tubos e 230l para 3 pessoas ... assim continua a ser suficiente. no entanto, mesmo para os cpc normais, tem sido recomendado modelos de 200l como suficientes.
não faça contas a 30 tubos mas sim a área de captação.

sr wheel18 referio
pelo que tenho analizado os tubos de vacuo têm um rendimento bastante superior aos cpc (temperatura e tempo de aquecimento) pelo que poderá ser utilizado um deposito menor, com a mesma disponibilidade de aqs. estou certo?
quanto menor for o deposito maiores serão as temperaturas e os depósitos de a.q.s não gostam muito de temperaturas elevadas.

sr wheel18 referio
relativamente ao calcario, tenho a seguinte duvida, num sistema com circuito primario a agua "domestica" circula apenas dentro do deposito contrariamente à circulação directa em que a agua circula tb no colector. então estamos a considerar, "apenas" o risco acrescido de acumulação de calcario no colector (a acumulação no deposito será igual), estou correto? o vidro é uma superficie assim tão susceptível de acumulação de cedimentos?
hoje em dia no nosso pais não se instalam sistemas de circulação em circuito aberto
(situação em que a agua de consumo circula directamente no nos colectores) e isso é devido á perca de rendimento do colector por causa dos depósitos de calcário no interior das tubagens do colector, também devido ao congelamento do mesmo e rebentamento.

num circuito primário a agua contida no mesmo só irá libertas calcário uma vez o que não irá dar origem a incrustações dentro do colector.

sr ensaco referio
mas agora compare com um noite fria no inverno o mesmo no verão. temperatura exterior a rondar os 5 °c, vento e chuva.
e o deposito que esta na cave. com temperatura de 10-15°c mas sem vento sem chuva. qual dos dois tem melhores condições?
depende. já vi bastantes sistemas de circulação forçada que são autênticos dissipadores de calor durante a noite. alem do mais se não existir uma regulação eficaz de todo o sistema o rendimento do mesmo fica muito abaixo do que poderia produzir. como é que se faz essa regulação sr ensaco?

sr ensaco referio
nos aqui na alemanha fizemos experiências com os tubos head-pipe e com um sistema aberto mas com deposito dentro de casa. tinha na mesma um bomba. a agua com o sistema head-pipe não passa dentro do tubo. mesmo assim tivemos em pouco tempo muitos problemas com o calcário, o que nos levo a não oferecer qualquer sistema aberto.
circuito aberto terá que ter sempre que será o circuito de águas sanitárias. para prevenir o calcário tem os ânodos sacrificiais.

sr celsomenaia referio
e garantia de 25 anos
25 anos ??? mostre depois o certificado de garantia.
eu podia montar um sistema solar e dizer que dava 50 anos, você ia acreditar?
atençâo
a adene obriga a uma garantia de 6 anos, essa garantia é comprovada através de um documento passado pelo instalador, uma copia fica para o cliente assinada pelo cliente e pelo instalador e outra fica para o cliente.

sr filipeoliv referio
relativamente ao painel não percebo uma coisa, todos dizem que ele se paga em 5 ou 6 anos devido ao gás que deixo de gastar, mas se eu dividir 3300€ por aproximadamente 150€ de gás por ano, e eu não chego a gastar tanto, vou precisar de 22anos para pagar o investimento.
tenho de pensar num mais barato de forma a ficar pago mais cedo.
o problema é a qualidade dele, para baixar no preço tem de tirar em algum lado
cada caso é um caso terá que analisar o seu e fazer as suas contas.

bem finalizando sr wheel18 tubos de vacum são para locais de pouco sol ou para processos industriais.
se quer um sistema topo de gama termossifão adquira o 302 free heat 10 anos de garantia e com sistemas de controlo de temperatura e pressão, atenção não lhe estou a tentar vender nada mas sim a aconselhar um sistema que sem qualquer tipo de duvida não encontra igual venha quem vier.

quando refere que o instalador é certificado tudo bem, agora verifique se é autorizado pela marca. (nestas situações a garantia conta muito).

um abraço a todos.

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

caro sr. valter,

muito obrigado pela sua analise e comentarios. realmente é uma mais valia para mim e para este topico "adormecido" e caracterizado basicaemnte por tentativas de venda, a sua presença.

apenas alguns comentarios:

- ainda se vendem e instalam sistemas abertos. foi-me proposto um sistema aberto (agua de consumo circula no colector) donaeur com tubos de vacuo.
- a semi-decisão pelo solahart 302j tem a ver com o tempo de retorno do investimento e verba disponivel. será a melhor decisão dentro da gama? ou poderei encontrar modelo melhor.

relativamente ao valor (2500€), que vos parece?

muito obrigado.

ENSACO
Membro
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 8:51 pm

Mensagem por ENSACO »

valter Escreveu:
sr ensaco referio
- pouca rentabilidade, para uma familiá de 3/4 pessoas e um bom aproveitamento de calor no inverno devia-se usar um deposito no mínimo de 300l melhor ainda de 500l.
500 l em quantos anos vai uma família de 3 a 4 pessoas rentabilizar um sistema desse tipo.
o sr está a pensar em função do seu beneficio comercial ou satisfação/recuperação do investimento do cliente?
com um deposito maior ganho mais, sim! mas com mais colectores ainda mais ganhava! mas não sao mais colectores que conseguem captar energia solar em dias maus. mas sim um capacidade de deposito suficiente para poder estar 2 ou 3 dias sem ligar logo a resistência eléctrica.

sr ensaco referio
mas agora compare com um noite fria no inverno o mesmo no verão. temperatura exterior a rondar os 5 °c, vento e chuva.
e o deposito que esta na cave. com temperatura de 10-15°c mas sem vento sem chuva. qual dos dois tem melhores condições?
depende. já vi bastantes sistemas de circulação forçada que são autênticos dissipadores de calor durante a noite. alem do mais se não existir uma regulação eficaz de todo o sistema o rendimento do mesmo fica muito abaixo do que poderia produzir. como é que se faz essa regulação sr ensaco?
em minha opinião os sistemas de termosifão e que sao autênticos dissipadores de calor durante a noite, principalmente no inverno.
os nossos sistemas e de circulação forçada, temem na estação solar um válvula de anti-retorno, esta so abre se a bomba de circulação estiver a trabalhar. assim nunca a circulação de agua sem a bomba estar a trabalhar. e a bomba so trabalha quando a temperatura no painel tem 5k mais do que no deposito. estes sistemas sao desenvolvidos para o mercado da europa central aonde faz mais frio do que em portugal, e os sistemas sao eficazes. alias não se ve sistemas de termosifão na europa central.

sr ensaco referio
nos aqui na alemanha fizemos experiências com os tubos head-pipe e com um sistema aberto mas com deposito dentro de casa. tinha na mesma um bomba. a agua com o sistema head-pipe não passa dentro do tubo. mesmo assim tivemos em pouco tempo muitos problemas com o calcário, o que nos levo a não oferecer qualquer sistema aberto.
circuito aberto terá que ter sempre que será o circuito de águas sanitárias. para prevenir o calcário tem os ânodos sacrificiais.
em quanto ela se sacrificar esta tudo bem, mas as vezes não chaga!
tem muito a ver com a região e a contida-de de calcário.

editado por violar o ponto 4 das regras de funcionamento do fórum.
orbis

quiron
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta ago 09, 2007 2:06 pm

Mensagem por quiron »

wheel18. estou na mesma situação que tu.
tb sou da margem sul e tambem estou à procura de um sistema solar eficiente e que fique em conta.
sempre estive mais inclinado para o sistema de tubos de vacuo, principalmente pela parte do inverno, onde gostava de ter o maximo de eficiencia possivel.
o sistema da donauer (vacutherm 230 f) por 932 € c/iva pareceu-me uma boa proposta. atendendo a que tem 30 tubos de 1,6 metros penso que deva ter uma eficiencia muito boa no inverno.
mas depois de ler todos os comentarios aqui fiquei um pouco apreencivo.
o que acontecerá no verão ?? agua a 200º. será mesmo ?
com esses problemas de calcário os fabricantes iam dar tantos anos de garantia ?
na parte do colector, também tenho algumas duvidas. em modo de enchimento automático, o deposito não deveria de estar sempre cheio ?

desculpa se te baralhei mais, mas também tenho as mesmas duvidas.

ENSACO
Membro
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 8:51 pm

Mensagem por ENSACO »

sr. quiron,

para todas as suas duvidas, so um sistema de circulação fechado vai satisfazer as suas necessidades. para obter um bom rendimento no inverno so os tubos de vácuo com um sistema de circulação fechado e um deposito as suas necessidades.
quanto ao problema das temperaturas altas no verão. com um sistema de circulação fechado, quando o deposito tiver a temperatura desejada o bomba de circulação para e as temperaturas altas sao so alcançadas no colector.
e para a sua segurança pessoal, os nosso sistema leva uma valvulá misturadora termodinâmica.
os sistemas de circulação fechados também permitem um acrescimento se for necessário.

editado por violar o ponto 4 das regras de funcionamento do fórum.
orbis

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

ensaco Escreveu:sr. quiron,

para todas as suas duvidas, so um sistema de circulação fechado vai satisfazer as suas necessidades. para obter um bom rendimento no inverno so os tubos de vácuo com um sistema de circulação fechado e um deposito as suas necessidades.
quanto ao problema das temperaturas altas no verão. com um sistema de circulação fechado, quando o deposito tiver a temperatura desejada o bomba de circulação para e as temperaturas altas sao so alcançadas no colector.
e para a sua segurança pessoal, os nosso sistema leva uma valvulá misturadora termodinâmica.
os sistemas de circulação fechados também permitem um acrescimento se for necessário.
sim, mas na minha situação tem mesmo que ser com deposito exterior. pelo que apurei um sistema fechado (heat pipe) com tubos vacuo fica bem mais caro que o sistema aberto donaeur.

caro quiron. inicialmente estava convencido que o donaeur seria a melhor solução, porem fiquei com algum receio perante o facto de ser de circulação directa (parece q pode ter mais problemas de calcario, congelação, etc...). tambem coloco alguma reserva perante o facto de o deposito não ser pressurizado o que implica uma bomba para aumento do caudal. e ainda temos as questões do controlo das elevadas temperaturas de estagnação no verão. pelo que li as temperaturas de estagnação são superiores a 200ºc.

por todos estes receios e duvidas (que espero que sejam fundamentadas) comecei a ponderar a aquisição de um painel convencional e neste momento estou bastante "inclinado" para o solahart 302j. claro que no horizonte fica sempre a eficiencia superior dos tubos de vacuo, porem será que a eficiencia acrescida compensa as duvidas e receios anteriores?

para baralhar ainda mais as coisas, recebi uma nova proposta para um equipamento com tubos de vacuo, desta vez, tipo "heat-pipe", composto por 25 tubos e deposito de 250l. http://verdesolar.com/serieeco.aspx
este parece resolver a maior parte dos hipoteticos problemas do sistema donaeur.

sendo leigo, nesta materia, toda a ajuda na decisão é bem vinda...

quiron
Novo membro
Novo membro

Mensagem por quiron »

tendo em conta o preço dos sistemas abertos, acredito que já haja muitos utilizadores em portugal.
só acho estranho com esses problemas todos não haver depoimentos de clientes insatisfeitos.
apenas vejo depoimentos de comerciais (que são sempre bem vindos), mas a meu ver um pouco suspeitos.
outra questão. com a constante procura deste tipo de sistemas, não compreendo porque não se vê uma descida nos preços. a meu ver não se justifica os valores que estão a pedir pelos sistemas solares. muito mais horas de investigação e muito mais tecnologia tem um pc portatil (p exº) e custa muito menos.

Claudina
Membro
Membro
Registado: domingo ago 12, 2007 8:42 pm

Mensagem por Claudina »

olá

penso que a questão do preço de equipamentos solares ser alta se deve à falta de implementação destes sistemas no nosso pais, colectores solares são uma vista muito pouco frequente, ao contrario de outros países como a grécia, espanha, alguns países nórdicos(agora não me lembro os nomes).

os kit's solares são bem mais baratos que os sistemas de circulação forçada, eu para mim não escolheria um kit pela questão do cálcário, da manutenção, da tensão que o peso do kit irá provocar sobre a estrutura do telhado (300 litros de água mais o peso do kit, talvez uns 350 kg no mínimo), perigo de congelamento do circuito primário.

quanto a marcas, eu gosto dos vulcano, o que é nacional é bom , não eu não trabalho na vulcano...mas gostava . e também têm kits. não comprem colectores de tubos de vácuo, não vale a pena o investimento, comprem planos selectivos. os tubos de vácuo são bons para climas com temperaturas baixas, tipo serra da estrela e países nórdicos, pois graças ao vácuo têm perdas térmicas muito inferiores a outros tipos de colectores. no nosso clima não se justifica. e depois os tubos partem-se e vão ter de substituir os partidos: chamar o instalador, subir ao telhado, tirar os vidros partidos, colocar o tubo novo....uma chatisse. não são de cristal mas uma bola de futebol bem mandada e já temos uma chuva de vidro, os colectores plano (em principio) terão mais resistência ao choque.

fiquem bem e boas compras.[/quote]

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

claudina Escreveu:olá

penso que a questão do preço de equipamentos solares ser alta se deve à falta de implementação destes sistemas no nosso pais, colectores solares são uma vista muito pouco frequente, ao contrario de outros países como a grécia, espanha, alguns países nórdicos(agora não me lembro os nomes).

os kit's solares são bem mais baratos que os sistemas de circulação forçada, eu para mim não escolheria um kit pela questão do cálcário, da manutenção, da tensão que o peso do kit irá provocar sobre a estrutura do telhado (300 litros de água mais o peso do kit, talvez uns 350 kg no mínimo), perigo de congelamento do circuito primário.

quanto a marcas, eu gosto dos vulcano, o que é nacional é bom , não eu não trabalho na vulcano...mas gostava . e também têm kits. não comprem colectores de tubos de vácuo, não vale a pena o investimento, comprem planos selectivos. os tubos de vácuo são bons para climas com temperaturas baixas, tipo serra da estrela e países nórdicos, pois graças ao vácuo têm perdas térmicas muito inferiores a outros tipos de colectores. no nosso clima não se justifica. e depois os tubos partem-se e vão ter de substituir os partidos: chamar o instalador, subir ao telhado, tirar os vidros partidos, colocar o tubo novo....uma chatisse. não são de cristal mas uma bola de futebol bem mandada e já temos uma chuva de vidro, os colectores plano (em principio) terão mais resistência ao choque.

fiquem bem e boas compras.
[/quote]

viva,

antes de mais muito obrigado pela opinião e participação.

quanto ao "tubos de vacuo não se justifica", tenho um orçamento identico ao do sistema solahart 302j, para um equipamento com tubos de vacuo "heat pipe" e havendo um rendimento superior (especialmente de inverno) não estou a ver razões para não o adquirir ... alguem pode indicar algumas?

quanto ao peso sobre o telhado. hoje em dia a estrutura que suporta o telhado é em betão como o resto das "placas" que separam os pisos, pelo que a resistencia estrutural é rigorosamente a mesma.

risco de calcario é semelhante nos 2 sistemas, a vantagem do sistema de circulação forçada são as menores perdas, por se encontrar "dentro de casa".

risco de congelação apenas se verifica com temperaturas inferiores a -20ºc (ambos os sistemas), devido aos anti-congelantes utilizados.

os tubos de vacuo, pelo que analisei, são testados para suportar impactos de chuvas de granizo com 3cm de diametro. assim a resistencia deve ser semelhante ao do colector plano. de qualquer forma substituir um tubo ou 2 ou 3 ... deve ser bem mais barato que substituir um colector.

continuo na duvida. solahart 302j ou http://verdesolar.com/serieeco.aspx

muito obrigado.
Última edição por Wheel18 em segunda ago 13, 2007 7:25 pm, editado 1 vez no total.

Claudina
Membro
Membro

Mensagem por Claudina »

olá sou eu outra vez!!!

quando há dúvidas é melhor recorrer a factos, sugiro utilizar o programa oficial de simulação de sistemas solares térmicos o "solterm" e verificar qual dos sistemas tem melhor comportamento para o seu caso específico.

o programa dá resultados mensais para um ano típico (quer dizer que utiliza os valores médios do clima de cada mês) consoante o concelho que se escolha. as empresas que deram os orçamentos devem ter o programa.

quando digo que os tubos de vácuo não justificam o rendimento é porque os preços que tenho visto, custam quase o dobro do preço médio de um colector plano selectivo(os colectores planos selectivos que vi custam à volta de 650€), e o rendimento não é quase o dobro será talvez uns 10% mais ou menos (tou a generalizar,não fiz nenhum estudo exaustivo sobre o assunto). mas se tem bons preços para os colectores de tubos de vácuo melhor! não se esqueça que é preferivel comprar colectores certificados pela norma en 17975.

existe um site http://www.aguaquentesolar.com que aborda toda esta temática e é português, faz parte de um programa nacional para divulgar a água quente solar. pode ser tenha alguma informação que lhe seja útil.

um abraço

ana santos

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

pois, provavelmente ate consigo um melhor preço para o kit de tubos de vacuo. a minha maior duvida perante esta decisão é eficiencia vs garantia. os tubos de vacuo apresentam uma eficiencia superior, porem a solahart é uma marca reconhecida internacionalmente, o que transmite segurança em termos de investimento e garantia.
a verdesolar pelo que analisei propõem um excelente produto a um preço justo, porem será que em caso de necessidade, daqui a 6 anos estarão à altura do problema??!!

qual painel?

mata
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda ago 13, 2007 11:25 pm

Mensagem por mata »

[

ola a todos.
depois de ler atentamente todas as questoes e respostas, so quero dizer que encontrei um sistema de tubos de vacuo com deposito externo de 250litros por cerca de 1500€ com montagem incluida, da marca 4nergy.
pelo q li anteriormente parece-me muito barato.
verdade???
a questão é se sera fiavel???
obrigado pela atençao

Claudina
Membro
Membro

Mensagem por Claudina »

olá

bem, essa questão do daqui a 6 anos ninguém pode responder, em 6 anos acontece muita coisa, podes sempre ir a uma tarologa ... tava a brincar. é assim, acho que é de lei todos os colectores certificados terem 6 anos de garantia...só os colectores, agora as bombas de circulação, vaso de expansão, etc, têm a garantia que o fabricante (de cada componente) dá que não é necessariamente 6 anos, normalmente é menos. daí a questão da manutenção que deve ser feita.

por isso o importante penso que é comprar colectores certificados (com a norma que referi anteriormente) com garantia de 6 anos- o vendedor deverá dar o documento desta garantia e o manual do kit - mas acho que em principio não deve haver problema com os colectores, já com o sistema no seu todo se não existir a verdesolar existirá outro instalador que resolva algum eventual problema.

para a escolha do colector, só fazendo mesmo uma simulação é que posso ter uma opinião bem baseada. nunca trabalhei com essas marcas nem com kit's, não faço ideia de qual o melhor.

posso tentar fazer a simulação, mas só tentar! não prometo nada! preciso de saber quais os kit's em dúvida, o concelho onde os vão colocar, o consumo de água quente estimado.

um abraço

ana santos

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

mata Escreveu:[

ola a todos.
depois de ler atentamente todas as questoes e respostas, so quero dizer que encontrei um sistema de tubos de vacuo com deposito externo de 250litros por cerca de 1500€ com montagem incluida, da marca 4nergy.
pelo q li anteriormente parece-me muito barato.
verdade???
a questão é se sera fiavel???
obrigado pela atençao
viva,

bem, por esse preço deve tratar-se de um sistema de circulação directa, sem pressão. tambem me foi proposto um da donauer (mais atras neste topico), porem necessita de bomba para aumento de pressão e tem a agua de consumo a circular dentro dos tubos (circulação directa) o que levanta alguns problemas teoricos já discutidos. porem não deixa de ser um excelente preço.

obrigado.

quiron
Novo membro
Novo membro

Mensagem por quiron »

mata.
referiste o seguinte "depois de ler atentamente todas as questoes e respostas, so quero dizer que encontrei um sistema de tubos de vacuo com deposito externo de 250litros por cerca de 1500€ com montagem incluida, da marca 4nergy."

se leres atentamente eu encontrei um sistema com tubos de vacuo (30 tubos) e deposito exterior (230 litros) por apenas 932€ com iva incluido.

o problema que se poem é se é fiavel o sistema de circulação aberta (que refiro), ou seja a agua que é aquecida é a que é consumida, ou o sistema de circulação fechada em que a agua aquecida é constituida por agua destilada com uns aditivos e que depois passa o calor atravez de um processo qualquer para a agua que é consumida.
este ultimo tem a vantagen da água que é aquecida a altas temperaturas nos tubos, +/-200º, não tem calcario e que por isso pode prolongar a vida do sistema. (sistema que o wheel18 refere "equipamento com tubos de vacuo "heat pipe"")
ainda há quem defenda que os sistemas planos (sem ser de tubos de vácuo) são melhores e mais fiaveis. eu inclusivé tenho um colega que tem um sistema solahart e diz maravilhas daquilo. segundo ele (o meu colega) no inverno passado apenas ligou a resistencia de auxilio 3 vezes
(3 dias). para mim tem a desvantagem do preço.
ainda assim acho que o sistema apresentado pelo wheel18, tubos de vacuo "heat pipe" é a melhor opção.
corrijam-me se estiver enganado.
abraço.

Autor do tópico
Wheel18
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Wheel18 »

claudina Escreveu:olá

bem, essa questão do daqui a 6 anos ninguém pode responder, em 6 anos acontece muita coisa, podes sempre ir a uma tarologa ... tava a brincar. é assim, acho que é de lei todos os colectores certificados terem 6 anos de garantia...só os colectores, agora as bombas de circulação, vaso de expansão, etc, têm a garantia que o fabricante (de cada componente) dá que não é necessariamente 6 anos, normalmente é menos. daí a questão da manutenção que deve ser feita.

por isso o importante penso que é comprar colectores certificados (com a norma que referi anteriormente) com garantia de 6 anos- o vendedor deverá dar o documento desta garantia e o manual do kit - mas acho que em principio não deve haver problema com os colectores, já com o sistema no seu todo se não existir a verdesolar existirá outro instalador que resolva algum eventual problema.

para a escolha do colector, só fazendo mesmo uma simulação é que posso ter uma opinião bem baseada. nunca trabalhei com essas marcas nem com kit's, não faço ideia de qual o melhor.

posso tentar fazer a simulação, mas só tentar! não prometo nada! preciso de saber quais os kit's em dúvida, o concelho onde os vão colocar, o consumo de água quente estimado.

um abraço

ana santos
ola, muito obrigado pela ajuda e disponibilidade. bem os modelos em analise são o solahart 302j e o verdesolar eco 2500 (http://verdesolar.com/serieeco.aspx). o concelho é moita (margem sul tejo) e o consumo, vamos considerar, 200l a 250l diarios, por excesso ... penso eu??!!

muito obrigado.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”