bem sr wheel18 começando pelo inicio do tópico
sr. luís bar escreveu
o sistema de termosifão significa apenas que por diferença de temperatura a água circula e que o termoacumulador terá obrigatoriamente de ficar por cima a cerca de 1 m,
para 3/ 4 pessoas serve um termoacumulador de 120 litros com 2 painéis de 2 m x 1
errado sr. luís.
para o comprovar basta meter um copo de agua gelada no micro ondas a aquecer, retire o copo e verifique as diferenças de temperatura entre a parte superior e inferior. irá constatar que não será necessário um metro de diferença.
sr jcn.jnunes referio
circulação directa é a melhor maneira de evitar o congelamento da água no painel pois dá-se uma circulação inversa muito lenta durante a noite e o painel não congela. a desvantagem é que arrefece um pouco a água do depósito. isto nos termossifão, claro.
peço desculpa mas não posso concordar consigo, já vi muitos destes tipo de painel rebentar e olhe que sou da margem sul.
sr luis bar referio
os painés de vácuo em menos de 3 minutos têm a água a ferver.......
nem uma vitro cerâmica quanto mais um painel solar
sr wheel18 referio
tambem será instalado uma misturadora termostática na saída do painel (de forma a evitar queimaduras a 200ºc )
200º? o corpo humano não aguenta temperaturas superiores a 50º. porquê aquecer a 200º?
qual o deposito de acumulação que aguenta agua quente superior a 100º, e mesmo canalização e mesmo misturadoras termostática?
quer dizer eu conheço um modelo de misturadora termostática que aguenta uma temperatura máxima de agua quente na ordem dos 110º e custa à volta dos 300€. não estou a ver ninguém a lhe fazer um orçamento com essa válvula incluída, mas pronto tudo é possível.
sr ensaco referio
- pouca rentabilidade, para uma familiá de 3/4 pessoas e um bom aproveitamento de calor no inverno devia-se usar um deposito no mínimo de 300l melhor ainda de 500l.
500 l em quantos anos vai uma família de 3 a 4 pessoas rentebilizar um sistema desse tipo.
o sr está a pensar em função do seu beneficio comercial ou satisfação/recuperação do investimento do cliente?
bem o sr. jcn.jnunes sabe bem do que fala tirando algum ponto ou outro que não concordo. mas opiniões são mesmo assim.
sr wheel18 referio
estou a considerar o modelo de 30 tubos e 230l para 3 pessoas ... assim continua a ser suficiente. no entanto, mesmo para os cpc normais, tem sido recomendado modelos de 200l como suficientes.
não faça contas a 30 tubos mas sim a área de captação.
sr wheel18 referio
pelo que tenho analizado os tubos de vacuo têm um rendimento bastante superior aos cpc (temperatura e tempo de aquecimento) pelo que poderá ser utilizado um deposito menor, com a mesma disponibilidade de aqs. estou certo?
quanto menor for o deposito maiores serão as temperaturas e os depósitos de a.q.s não gostam muito de temperaturas elevadas.
sr wheel18 referio
relativamente ao calcario, tenho a seguinte duvida, num sistema com circuito primario a agua "domestica" circula apenas dentro do deposito contrariamente à circulação directa em que a agua circula tb no colector. então estamos a considerar, "apenas" o risco acrescido de acumulação de calcario no colector (a acumulação no deposito será igual), estou correto? o vidro é uma superficie assim tão susceptível de acumulação de cedimentos?
hoje em dia no nosso pais não se instalam sistemas de circulação em circuito aberto
(situação em que a agua de consumo circula directamente no nos colectores) e isso é devido á perca de rendimento do colector por causa dos depósitos de calcário no interior das tubagens do colector, também devido ao congelamento do mesmo e rebentamento.
num circuito primário a agua contida no mesmo só irá libertas calcário uma vez o que não irá dar origem a incrustações dentro do colector.
sr ensaco referio
mas agora compare com um noite fria no inverno o mesmo no verão. temperatura exterior a rondar os 5 °c, vento e chuva.
e o deposito que esta na cave. com temperatura de 10-15°c mas sem vento sem chuva. qual dos dois tem melhores condições?
depende. já vi bastantes sistemas de circulação forçada que são autênticos dissipadores de calor durante a noite. alem do mais se não existir uma regulação eficaz de todo o sistema o rendimento do mesmo fica muito abaixo do que poderia produzir. como é que se faz essa regulação sr ensaco?
sr ensaco referio
nos aqui na alemanha fizemos experiências com os tubos head-pipe e com um sistema aberto mas com deposito dentro de casa. tinha na mesma um bomba. a agua com o sistema head-pipe não passa dentro do tubo. mesmo assim tivemos em pouco tempo muitos problemas com o calcário, o que nos levo a não oferecer qualquer sistema aberto.
circuito aberto terá que ter sempre que será o circuito de águas sanitárias. para prevenir o calcário tem os ânodos sacrificiais.
sr celsomenaia referio
e garantia de 25 anos
25 anos ??? mostre depois o certificado de garantia.
eu podia montar um sistema solar e dizer que dava 50 anos, você ia acreditar?
atençâo
a adene obriga a uma garantia de 6 anos, essa garantia é comprovada através de um documento passado pelo instalador, uma copia fica para o cliente assinada pelo cliente e pelo instalador e outra fica para o cliente.
sr filipeoliv referio
relativamente ao painel não percebo uma coisa, todos dizem que ele se paga em 5 ou 6 anos devido ao gás que deixo de gastar, mas se eu dividir 3300€ por aproximadamente 150€ de gás por ano, e eu não chego a gastar tanto, vou precisar de 22anos para pagar o investimento.
tenho de pensar num mais barato de forma a ficar pago mais cedo.
o problema é a qualidade dele, para baixar no preço tem de tirar em algum lado
cada caso é um caso terá que analisar o seu e fazer as suas contas.
bem finalizando sr wheel18 tubos de vacum são para locais de pouco sol ou para processos industriais.
se quer um sistema topo de gama termossifão adquira o 302 free heat 10 anos de garantia e com sistemas de controlo de temperatura e pressão, atenção não lhe estou a tentar vender nada mas sim a aconselhar um sistema que sem qualquer tipo de duvida não encontra igual venha quem vier.
quando refere que o instalador é certificado tudo bem, agora verifique se é autorizado pela marca. (nestas situações a garantia conta muito).
um abraço a todos.