Parques eólicos matam morcegos

Para assuntos relacionados com o meio ambiente que não tenham nenhuma relação com energias.

Famorim
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jan 18, 2008 4:43 pm

Re: Parques eólicos matam morcegos

Mensagem por Famorim »

muito rapidamente, respondendo jmal. toda a informação referente a processos de avaliação de impacte ambiental estão disponíveis no instituto do ambiente, alguns resumos não técnicos estão disponíveis on-line em http://www.apambiente.pt/. no entanto os estudos na integra penso que só podem ser consultados no local.

já agora, blueskyh20 diz "considero igualmente incorrecto um engenheiro ambiental fazer uma alusão à diversificaçao das formas de captaçao dos renovaveis - como compreende temos que trabalhar com os recursos energeticos locais, donde nao iremos captar a energia das ondas em beja, por exemplo."

não percebi bem o que considerou, contudo eu falei na necessidade de diversificação a nível global, como é óbvio não estou à espera de aproveitamento da energia das ondas em beja, mas posso esperar aproveitamento da energia solar em beja, e das ondas na costa do norte (não sei se estou a dizer algum disparate com estas localizações, mas são meros exemplos!). o que acho é que o investimento e incentivo às eólicas tem sido absolutamente desmesurado face a outras energias.

por último, e respondendo a serges. não estou nada ofendido, a internet é um espaço público e este fórum também. já conhecia o forum mas ainda não tinha visto este tópico, assim que o vi tive a oportunidade de defender a minha posição. só acho é que muitas pessoas tendem a ver os ambientalistas como um entrave ao progresso (basta ver o tom da noticia em causa), ou pensar em casos como os do rato cabrera ou mais recentemente dos lobos na a24, em ambos os casos não foi nem o rato cabrera que impediu a construção, nem os lobos os responsáveis pelos milhões a mais gastos. sejamos razoáveis, neste país (bem ou mal não está em questão) não se deixam de construir estradas por causa de ratos nem parques eólicos por causa de morcegos, o que se tenta fazer é sugerir outras soluções, bem como a aplicação de medidas de minimização eficientes.

cumprimentos

Bluesky
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm

Re: Parques eólicos matam morcegos

Mensagem por Bluesky »

Imagem

caro famorim,

desculpe-me esta minha maneira um pouco irresponsavel de me expressar e saiba que tenho muito consideração pelo vosso tão pouco compreendido trabalho. o problema é que já estamos tão embrutecidos pela maneira desregrada e maligna de tratar o ambiente, afinal somos os descendentes do petroleo que quase destruiu a diversidade animal do planeta, juntamente com a maneira voraz de usar os recursos naturais, que nao nos percebemos que muitos animais estão actualmente à beira da extinção mas ainda podemos fazer alguma coisa por eles.

o que me aborreçe são as conclusões sumárias e precipitadas de muitos ambientalistas que, confirmadas algumas mortes ocasionais de morcegos devido às pás dos aerogeradores, culpem os parques de provocar o declinio da população de morcegos. penso que nao devemos esquecer outros factores, como questoes relativas às mundanças climáticas, destruição dos refugios naturais ou mesmo a caça clandestina. deixo aqui então as minhas duvidas e reservas.
o que acho é que o investimento e incentivo às eólicas tem sido absolutamente desmesurado face a outras energias.
o que me intriga é esta sua afirmaçao. estamos muito abaixo das nossas necessidades energeticas e temos que ampliar as nossas aplicaçoes. se tiver algo prático a sugerir faça favor. como pretenderia resolver a questão? com centrais fotovoltaicas ou concentração solar? mas mesmo essas aplicaçoes tambem matam alguma fauna, como deve saber.

no caso do litoral sempre podemos "atirar com os aerogeradores" para dentro de agua e passarmos a turbinar as correntes maritimas em vez dos ventos.

tambem nao devemos ignorar que as prioridades nos diferentes tipos de aplicaçoes proveem de incentivos aprovados por leis e planificaçoes politicas estranhas e alienigenas aos profissionais da area, que pareçem premiar os sistemas pouco eficientes, com uma informação desarticulada e a más horas, possivelmente ate mesmo sem escutar o parecer dos engenheiros do ambiente.

um abraço e mantenha-se entre nós. é um previlegio podermos interagir consigo. seja bem vindo, amigo famorim! #
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______

Responder

Voltar para “Ambiente”