INSTALAÇÃO DE PAINEIS SOLARES K SIRVAM PARA AQUEC. CENTRAL

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jul 16, 2007 10:03 pm

Re: INSTALAÇÃO DE PAINEIS SOLARES K SIRVAM PARA AQUEC. CENTRAL

Mensagem por picatolas »

afonso Escreveu:....os barcos á vela é para romanticos depressivos...
tchap tchap tchap os meus aplausos para esta sua brilhante intervenção.
Picatolas

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

picatolas Escreveu:
afonso Escreveu:....os barcos á vela é para romanticos depressivos...
tchap tchap tchap os meus aplausos para esta sua brilhante intervenção.

a sua participação ajudou imenso!

devemos nos cingir aos tópicos aqui debatidos e seus temas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
pauloalves
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça ago 14, 2007 10:42 am

Mensagem por pauloalves »

bem! as opiniões divergem. fui ver o site energy.pt e realmente fiquei impressionado.
a cede até é perto de casa e bom caminho, já pedi algumas informações, o único senão parece ser a quantidade de painéis necessários (que certamente se refletirá no preço do sistema )

euromilhões aonde andas?

Afonso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 21, 2007 10:58 am

Mensagem por Afonso »

contacta a energie e vais ver que não são tão caros como a concorrencia qur fazer crer.
cumprimentos.

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

meu caro serges, esses repentes dão-lhe muitas vezes?
Picatolas

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

picatolas: permita-me responder:

não, essa linha de moderação é um consenso entre a administração e a direção do forum, que determina as diretrizes da conduta básica do forum.
quando você entra numa casa, respeita as regras, ou não entra. aqui acolhemos todas as tendências, damos ouvidos até ao "zero absoluto", por mais absurdo que nos soa.
defendemos explicitamente o direito da livre manifestação.
somente não toleramos a menor valia, quando um user tenta diminuir o outro, mostrando uma "suposta" autoridade. ou usa tratamentos que a direção considera inadequados. mesmo que seja nas entrelinhas. e essas entrelinhas, são julgadas pela moderação, que verifica, baseado no histórico do user, se está ou não extrapolando os limites da boa educação.

você picatolas, é figura conhecida desse e de outros foruns, e acolhemos você de forma absolutamente normal. já foste advertido de suas condutas, e num de seus posts indicou " que iria mudar de tática". e parece que a "tática" é trabalhar no limiar entre a grossura e a má educação.

estamos atentos às suas manifestações, e também nas entrelinhas de seus posts. se quiseres participar de forma equilibrada, e respeitosa, tem nosso apreço, mesmo que alguns de nós não concordemos com o que dizes, mas o seu direito à manifestação é garantido.
de outra sorte, se desejas tumultuar, menosprezar os outros usuários, ou atacar de forma gratuita qualquer membro do forum, tenha a certeza, que iremos agir com rapidez.

fique bem.

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

alguem que não recordo senão a imagem, o nome não me recorda neste momento, dizia que devemos manter nossa mente aberta mas não tanto que nos caia o cérebro.
Picatolas

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

picatolas Escreveu:alguem que não recordo senão a imagem, o nome não me recorda neste momento, dizia que devemos manter nossa mente aberta mas não tanto que nos caia o cérebro.

vamos nos cingir ao tópico em questão pois não ajuda em nada o que aqui se debate!

obrigado!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

jcn.jnunes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 19, 2007 5:26 pm

Mensagem por jcn.jnunes »

não querendo cair em publicidade e quebra das regras do fórum, gostaria de saber quantos projectista e instaladores certificados já participaram neste tópico...

vejo tanta afirmação e poucas ou nenhumas: "na minha opinião" ou "penso que" ou "na minha experiência"...

sabem, no séc. xix discutia-se acesamente a questão da cópula dos elefantes na academia de ciências de londres. havia todo o tipo de afirmações. muitas erradas e uma única certa (pois os elefantes não liam o kamasutra, para trabalharem com pensamentos puros ). mas os cientistas continuavam a discutir apesar de nunca terem visto, sequer, um elefante vivo à frente.

este tópico anda pelo mesmo. muitas afirmações sem base técnica, e algumas opiniões humildes que até são de quem percebe do assunto. está trocado, entendem...

como estou preguiçoso, peço que busquem na net sobre "temperatura de estagnação de um painel solar térmico" e quais os requisitos dos painéis certificados em relação ao assunto. (hint: essa temperatura pode chegar a 250ºc no sul do país e os painéis certificados têm que a aguentar a seco).
buscar também sobre mecanismos de protecção do sistema a sobrepressões (hint: válvula pressostática e vaso de expansão)

vejam estes links, são muito bons:
http://www.aguaquentesolar.com/publicac ... adores.pdf
http://www.aguaquentesolar.com/publicac ... mentos.pdf
http://www.aguaquentesolar.com/publicac ... estico.pdf
http://www.aguaquentesolar.com/publicac ... scinas.pdf

quanto ao valer a pena para aquecimento central, tudo vale a pena se a alma e a carteira não é pequena.
assim:
carteira pequena: solar para aqs, avac para climatização;
carteira média: solar para aqs + piso radiante com apoio a gás ou biomassa (lenha, pelets);
carteira grande: migrar para o brasil durante o inverno boreal;
carteira do português: abrir os estores durante o dia, fechar à noite e deita cedo com muitas mantas...

cumps
João Nunes

toze_feup
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 06, 2007 1:30 pm

Mensagem por toze_feup »

é possivel ao user q falou que criou a "manta de paineis" automatica meter fotos e uma descrição do sistema como faz a comutação (onde tira os sinais para iniciar cobertura/descobertura dos paineis) e os fins de curso, como estica/guia ou faz tensão para a tela ficar estendida em cima dos paineis e quais os resultados q tem obtido desde q fez o sistema? eu gostava de ter algumas ideias para ver a viabilidade no meu caso, primeiro à escala pequena e dps se resultasse implementação em tamanho real!

já agora manuelcar quais são os paineis q tens? é q pedi aqui no porto 2 pareceres de instaladores e 2 orçamentos para instalação de paineis solares(para dps fazer as perguntas todas) para ajuda ao aquecimento central e toda a gente me falou em dissipar energia de alguma forma no verão pois disseram q a essas temperaturas até acima de 80-90º é suicídio para os paineis. de qq forma o liquido pressurizado só circula dentro do painel certo? depois tens um permutador de calor que troca de calor com a água propriamente dita do depósito não é? esse circuito não é por termossifão(ou é?) para poderes "cortar" a circulação de água, certo? mas a água q fica em contacto com o permutador de calor do painel continua a aquecer mesmo com o circuito de circulação parado, estou certo? se sim há possibilidade desta atingir ebulição? sabes explicar como é q isso funciona? é q toda a gente diz para dissipar o calor extra no verão e tu dizes-me q n há prob de ir aos 150º dá 1 bocado de confusão! afinal é ou não preciso dissipar o calor extra de verão? em q tipo de sistemas de aquecimento central solar é q no verão n é necessário dissipar o calor extra q obviamente se vai gerar? e em quais é q é? eu sei q qq coisa + quente q o ambiente dissipa para o ambiente, da mesma forma q de inverno sp q temp dos paineis seja superior à do ambiente tb dissipas para o ambiente.esses 150º no liquido q sei q está pressurizado n podem aquecer a água demasiadamente apesar do circuito estar parado? como é q é feita a paragem de circulação dentro do painel? o liquido "solar" continua a circular ou é parado?de q forma é q pára? tou confuso!
a geração de oxidos é maior ou mais acelerada qd os metais estão expostos a temperaturas mais altas, isso n afecta de certeza a longevidade do material?é q a geração de óxidos é função directa da degradação do metal(metalurgia n é a minha área mas é o q os entendidos dizem)...de q material são feitos os tubos interiores do painel onde circula esse liquido q pode ir aos 150º?

cumps!

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

o post foi moderado por luciano kaefer, pelo seu conteúdo não contribuir em nada para o objetivo do tópico. e assim será até que o user picatolas volte-se ao tema e não à balburdia.
Picatolas

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

Picatolas

picatolas
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por picatolas »

o post foi moderado novamente por não contribuir em nada com os propósitos do tópico.
atenha-se ao tópico e escreva temas pertinentes à ele.
sds
luciano
Picatolas

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”