Um Projecto Interessante
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta mai 28, 2010 12:57 pm
Re: Um Projecto Interessante
caro josé luís, dou a mão à palmatória. tal como tu também tenho áreas em que arranho umas coisas e outras onde sou um zero. mas gosto de ter umas teimas de vez em quando ... ou não fosse uma das minhas frases favoritas a seguinte:
quando todos pensam a mesma coisa, ninguém pensa grande coisa.
perito não sou em nada. um arquitecto é alguém que trabalha na conjunção de arte com engenharia, entre o espaço aberto e o espaço fechado, entre o cheio e o vazio... ou seja, o meu trabalho envolve criatividade conjugada com diversas tecnologias, e a arte do arquitecto é criar boas sensações utilizando as técnicas e tecnologias disponíveis racionalmente, embora por vezes a criatividade nos leve a inventar novas soluções ou mesmo técnicas. a necessidade é a mãe de todas as invenções.
nunca pretendi ser perito, ou sequer ter conhecimentos acima da média relativamente a engrenagens e desmultiplicações. o que não me impede de debater um tal assunto, nem compreendo como alguém pode pensar que um arquitecto é perito em engrenagens... fosse eu engenheiro mecânico ficaria certamente envergonhado se não dominasse bem o assunto. mas se calhar o jprr não conhece o trabalho do arquitecto. o que não tem mal nenhum, muita gente que conheço ainda me confunde com engenheiro e não levo a mal.
relativamente à minha invenção, leva uma desmultiplicação sim, mas isso é um pormenor irrelevante nela. imaginam o tipo que teve a ideia do aerogerador a ter de inventar a desmultiplicação para criar o aerogerador? claro que não, essa já existia à séculos, a preocupação dele, ou o problema que teve de resolver foi conseguir do vento energia suficiente e "domar" essa energia, pois como dizia um anúncio há tempos:
de nada serve a potência sem controle.
quanto à minha arquitectura, tenho umas coisinhas divulgadas no facebook...
http://www.facebook.com/album.php?aid=2 ... 7217266814
tudo objectos parados, movimento só os seres que lá entram ou nas portas e janelas
agora voltando ao tópico, continuo admirado com o facto de um gerador de apenas 17,4 cm (obrigado renalte) gerar 1 kw. isso dá-me vontade de construir um aerogerador caseiro como fez (e muito bem feito) o autor deste tópico o josé teodoro. mas com 3 geradores ligados, pois na minha zona o vento sopra com muita força durante grande parte do ano, mas eu iria para uma turbina de 4 pás, com o passo variável ao longo da pá. e em vez de desenvolver muito a desmultiplicação vou tentar afinar as pás da turbina para que estabilizem na rotação ideal. isto se tivesse algum tempo livre de dia... um dia destes num futuro incerto
cumprimentos
jp