O meu carro eléctrico, como foi e como é
-
- Membro
- Registado: sábado ago 02, 2008 12:25 pm
Re: O meu carro eléctrico, como foi e como é
bem, muito obrigado pela explicação jmal, está excelente.
agora percebi bem a função de cada um, não podeia pedir melhor.
mas também existe um invertor de por exemplo 12 v para 220 v.
ou seja, esse ao inverter 48 v para 12 v, no fundo também se pode chamar de transformador, correcto?
ou seja, esse ao inverter 48 v para 12 v, no fundo também se pode chamar de transformador, correcto?
-
- Membro
- Registado: terça jul 22, 2008 11:31 pm
boasandremeira Escreveu:bem, muito obrigado pela explicação jmal, está excelente.
ainda estás a fazer alguma confusão.
resumindo:
inversor - converte corrente dc (contínua) em ac alterna.
conversor dc dc - converte corrente dc em corrente dc mas com diferentes tensões. é o equivalente a um transformador na corrente alterna. o transformador converte corrente ac em corrente ac mas com diferentes tensões.
neste caso pelo que percebi o inversor funciona como controlador, consegues controlar a frequência da correntte saída de modo a controlares a velocidade de rotação do motor.
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
sim, o inversor de 12v -> 220v é aqueles que falei para os sistemas solares, os painéis solares são configurados normalmente para debitar 12v dc, isto para poder também carregar baterias,andremeira Escreveu:bem, muito obrigado pela explicação jmal, está excelente.
o inversor "pega" nesses 12v dc e inverte para 220v ac para se poder utilizar na maior parte dos equipamentos que ligamos à rede, ou então para "injectar" essa mesma energia 220v ac na rede eléctrica.
quanto ao transformador, ele não é inversor, isto porque ele só converte de ac->ac, portanto pode-se chamar de conversor, claro que temos muitos equipamentos que usam transformador e que na saída dele temos corrente dc, mas isso deve sim à electrónica que acompanha o transformador. resumindo, o transformador é um componente eléctrico, faz também parte daquilo que normalmente chamamos de transformador, como por exemplo o carregador do telemóvel, o nome técnico é fonte de alimentação.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro
mas já vi à venda um aparelho com o nome de inversor lá escrito, que dava para ligar ao isqueiro do carro, logo a 12 v e o transformava para 220 v para se poder ligar outros aparelhos de maior tensão.
dai a minha confusão com estes nomes todos.
peço desculpa por estar a ser tão chato.
-
- Membro Platinium
exactamente, é o mesmo tipo de equipamento, ele inverte de 12v dc para 220v ac, isto para que no carro possamos utilizar pequenos aparelhos que também utilizamos em casa ligados à tomada.andremeira Escreveu:mas já vi à venda um aparelho com o nome de inversor lá escrito, que dava para ligar ao isqueiro do carro, logo a 12 v e o transformava para 220 v para se poder ligar outros aparelhos de maior tensão.
Cumps Inovadores
-
- Membro
jmal Escreveu:sim, o inversor de 12v -> 220v é aqueles que falei para os sistemas solares, os painéis solares são configurados normalmente para debitar 12v dc, isto para poder também carregar baterias,andremeira Escreveu:bem, muito obrigado pela explicação jmal, está excelente.
o inversor "pega" nesses 12v dc e inverte para 220v ac para se poder utilizar na maior parte dos equipamentos que ligamos à rede, ou então para "injectar" essa mesma energia 220v ac na rede eléctrica.
quanto ao transformador, ele não é inversor, isto porque ele só converte de ac->ac, portanto pode-se chamar de conversor, claro que temos muitos equipamentos que usam transformador e que na saída dele temos corrente dc, mas isso deve sim à electrónica que acompanha o transformador. resumindo, o transformador é um componente eléctrico, faz também parte daquilo que normalmente chamamos de transformador, como por exemplo o carregador do telemóvel, o nome técnico é fonte de alimentação.
agora sim, já começam as coisas a fazer sentido na minha cabeça .
portanto, ao usarmos uma aparelho destes, podemos fazer por exemplo as seguintes contas?
imaginemos que temos uma bateria a 12v a debitar 75 ah, logo esta bateria teria uma potência de (p=i*v)
então
p=75*12
p= 900 w
por sua vez a bateria vai estar ligada a um inversor para 220 v.
então ao fornecer os 75 ah ao inversor com input, do lado do output teriamos.
p=75*220
p= 16 500 w (16,5 kw)
será que as contas podem ser feitas assim livremente, ou isto está aqui uma grande asneira?
-
- Membro Platinium
não, não podem ser feitas assim, a formula está correcta mas não podes usar os valores para tensões diferentes;andremeira Escreveu:jmal Escreveu:sim, o inversor de 12v -> 220v é aqueles que falei para os sistemas solares, os painéis solares são configurados normalmente para debitar 12v dc, isto para poder também carregar baterias,andremeira Escreveu:bem, muito obrigado pela explicação jmal, está excelente.
agora sim, já começam as coisas a fazer sentido na minha cabeça .
portanto, ao usarmos uma aparelho destes, podemos fazer por exemplo as seguintes contas?
imaginemos que temos uma bateria a 12v a debitar 75 ah, logo esta bateria teria uma potência de (p=i*v)
então
p=75*12
p= 900 w
por sua vez a bateria vai estar ligada a um inversor para 220 v.
então ao fornecer os 75 ah ao inversor com input, do lado do output teriamos.
p=75*220
p= 16 500 w (16,5 kw)
será que as contas podem ser feitas assim livremente, ou isto está aqui uma grande asneira?
a energia total contida na bateria será os 900 wh -> 900 watts durante uma hora.
para ele produzir 900w, ele precisa dos tais 12v 75 ah, portanto se ele inverter para 220v ac, não terás 900 watts a 220 v, isto porque existem +- 10% de perca no processo de conversão, e terás cerca de 810 watts a 220v ac portanto ; 810 / 220 = 3.68 amps.
isto é a aplicação da lei de ohm, verifica e estuda-a um pouco, vais ver que começas logo a perceber todas estas cenas de volts, amperes e watts, e como utiliza-las claro.
Cumps Inovadores
-
- Membro
sim, eu sei que perdas há sempre, até num simples cabo eléctrico há perdas, claro que fiz as contas sem ter isso em conta, mas tinha a noção que os valores da perda tinha de se tomar em consideração.
apenas não referi para simplificar o exemplo.
pois, eu fazia só as contas aos amperes que entram e multiplicava pela tensão.
sempre achei que ficavam valores demasiado altos.
portanto, como sobe a tensão, desce a amperagem.
tenho ainda muito que estudar.
apenas não referi para simplificar o exemplo.
pois, eu fazia só as contas aos amperes que entram e multiplicava pela tensão.
sempre achei que ficavam valores demasiado altos.
portanto, como sobe a tensão, desce a amperagem.
tenho ainda muito que estudar.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jul 27, 2007 12:11 pm
é isso mesmo, no caso do controlador do motor, o mesmo diz "inverter" porque "converte" a tensão/corrente dc em corrente ac, para o motor que é trifasico........
ainda não é, vai ser, tenho que arranjar um motor para ligar ao controlador
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro Platinium
então mas esse controlador é para que viatura, no teu microcar tinhas um dc, certo ?celsomenaia Escreveu:é isso mesmo, no caso do controlador do motor, o mesmo diz "inverter" porque "converte" a tensão/corrente dc em corrente ac, para o motor que é trifasico........
cumprimentos
Cumps Inovadores
-
ainda não sei ao certo as características do ac-2 , já que a zapi em agosto está de ferias, vou ter mesmo que esperar por setembro , quando arranjar o manual logo se vê se isto dá pra puxar uma "carroça" maior, porque se não talvez substitua o motor e o controlador do microcar, por este e um motor de indução.
entretanto o motor dc já está arranjado, e com cara nova, ver se meto aqui umas fotos
cumprimentos
entretanto o motor dc já está arranjado, e com cara nova, ver se meto aqui umas fotos
cumprimentos
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
celso, como é? passaram-se ja 2 meses e nem fotos, nem noticias do ac-2 da zapi ...
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Novo membro
- Registado: quarta nov 26, 2008 5:58 pm
ola
boa noite
gbostava antes de mais de saber se ha algum problema em mudar se o motor de um carro para electrico nas inspecoes anuais???
e onde se podem comprar motores electricos e respectivo equipamento ??
boa noite
gbostava antes de mais de saber se ha algum problema em mudar se o motor de um carro para electrico nas inspecoes anuais???
-
- Membro Platinium
olá, verifique neste tópico, tem toda a informação de um carro convertido e está 100 % legal.alexicompadre Escreveu:ola
boa noite
http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... =62&t=5659
Cumps Inovadores
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 27, 2008 12:43 pm
bom dia...celsomenaia Escreveu:bem , mas nada que umas viagens por umas sucatas não resolva, foi comprado umas baterias de gel de 85 ah, e umas placas dumas ups da qual foram aproveitados os mosfet de potencia para construir o novo controlador.
pode-se ver na 1ª foto , uma caixa onde está o controlador, direita
e à esquerda está um potenciómetro onde vai o cabo do acelerador
as outras fotos mostram a parte de potencia do controlador, onde o motor está ligado
nossaa vc é um grande engenheiro...
aii vai algumas perguntas..
onde vc arranjou esse motor??ele é de qtos volts?
ele possui gerador pra carregar as baterias???
-
boas...
finalmente que apareço, o meu tempo livre , evaporou-se depois de começar a trabalhar :s
portanto ainda não há novidades acerca do controlador e motor, bem mas pelo menos já tenho o manual
quando ao motor que uso agora, é um motor dc série, de 48v e era dum empilhador, não tenho qualquer tipo de gerador/alternador , para carregar as baterias só mesmo o carregador ligado à tomada
cumprimentos a todos, espero ter novidades para breve, e ainda não desisti da conversão dum carro para legalizar, mas isso é outra história
finalmente que apareço, o meu tempo livre , evaporou-se depois de começar a trabalhar :s
portanto ainda não há novidades acerca do controlador e motor, bem mas pelo menos já tenho o manual
quando ao motor que uso agora, é um motor dc série, de 48v e era dum empilhador, não tenho qualquer tipo de gerador/alternador , para carregar as baterias só mesmo o carregador ligado à tomada
cumprimentos a todos, espero ter novidades para breve, e ainda não desisti da conversão dum carro para legalizar, mas isso é outra história
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
olá! tenho andado a procura de um inverter como esse que compraste para 96v o ac2 da zapi e não encontro nada nem no ebay nem no site do fabricante, já enviei email´s mas voltam para trás... onde compraste esse será que tem mais?
HR
-
oi
o que eu comprei é de 48v, e foi uma grande sorte encontra-lo , podes sempre falar com o representante da zapi aqui em portugal, vou ver se encontro o contacto, depois envio-te um pm, para não fazer publicidade.
cumprimentos
o que eu comprei é de 48v, e foi uma grande sorte encontra-lo , podes sempre falar com o representante da zapi aqui em portugal, vou ver se encontro o contacto, depois envio-te um pm, para não fazer publicidade.
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta set 25, 2008 3:55 pm
obrigado, fico a espera! quero abandonar os pouco eficientes, fáceis de alimentar e velhos dc!
HR
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
celso, podes disponibilizar a informação publicamente, pois nao é publicidade mas sim informação especializada num forum dedicado aos carros electricos. tambem ja procurei e nada encontrei.
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______