Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
Re: Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha
o amory lovins é definitivamente um dos meus ideólogos favoritos sobre sustentabilidade e fico contente por encontrar mais "adeptos" .
a conferência dele "winning the oil endgame" é para mim a comunicação pública mais bem conseguida sobre o futuro dos transportes e do petróleo e vale pena um salto uma vez que é bastante sintética e estimulante:
http://www.ted.com/index.php/talks/amor ... dgame.html
as ideias dele são tão influentes que o al gore admitiu que o ponto 1 do seu "desafio"- redução e eficiência- se deve á visão dele e o staff do obama diz que adoptaram manifestamente algumas acções que advoga há anos para o seu programa energético. é fascinante como tudo parece tão elementar- sinal de um bom professor.
acabando com o off topic , pessoalmente, se o caso for uma moradia unifamiliar inclino-me muito mais por uma boa solução de arrefecimento passivo no verão com a opção biomassa para aquecimentos pontuais ou não no inverno (inclusivamente como apoio á aqs).
se se tiver a capacidade de recolher lenha ou pellets cuja origem esteja identificada e originária de desperdícios de produção e\ou residuos florestais é na verdade uma solução com um saldo positivo no ambiente.
alguns munípios que têm parques ou áres semi-rurais recolhem e disponibilizam estes desperdícios gratuitamente é uma questão de contactarem o vereador dos espaços verdes (ou ambiente) da vossa autarquia.
estou a fazer um estudo para uma habitação nos açores que tira partido de algumas devesas agrícolas próximas que são limpas para abastecer uma caldeira. também está aqui patente uma resposta ao desafio do sagan: o arquipélago tem uma amplitude térmica reduzida e é ameno mas tem também um pequeno número de horas de sol directo.
a solução que se está a estudar inclui a fusão da tipologia de habitação agrícola local com uma extensão da sala a sul para uma estufa (que é no fundo um espaço exterior impermeável e utilizável no inverno) ventilável que garante um espaço naturalmente aquecido (mas apenas mais 3-4 graus) e que abre para o interior da habitação. o impacto da estufa na paisagem é reduzido por ser coberto por trepadeiras de maracujá (a fruta preferida do cliente) que são uma cultura com grande sucesso nos açores.
cumprimentos!
a conferência dele "winning the oil endgame" é para mim a comunicação pública mais bem conseguida sobre o futuro dos transportes e do petróleo e vale pena um salto uma vez que é bastante sintética e estimulante:
http://www.ted.com/index.php/talks/amor ... dgame.html
as ideias dele são tão influentes que o al gore admitiu que o ponto 1 do seu "desafio"- redução e eficiência- se deve á visão dele e o staff do obama diz que adoptaram manifestamente algumas acções que advoga há anos para o seu programa energético. é fascinante como tudo parece tão elementar- sinal de um bom professor.
acabando com o off topic , pessoalmente, se o caso for uma moradia unifamiliar inclino-me muito mais por uma boa solução de arrefecimento passivo no verão com a opção biomassa para aquecimentos pontuais ou não no inverno (inclusivamente como apoio á aqs).
se se tiver a capacidade de recolher lenha ou pellets cuja origem esteja identificada e originária de desperdícios de produção e\ou residuos florestais é na verdade uma solução com um saldo positivo no ambiente.
alguns munípios que têm parques ou áres semi-rurais recolhem e disponibilizam estes desperdícios gratuitamente é uma questão de contactarem o vereador dos espaços verdes (ou ambiente) da vossa autarquia.
estou a fazer um estudo para uma habitação nos açores que tira partido de algumas devesas agrícolas próximas que são limpas para abastecer uma caldeira. também está aqui patente uma resposta ao desafio do sagan: o arquipélago tem uma amplitude térmica reduzida e é ameno mas tem também um pequeno número de horas de sol directo.
a solução que se está a estudar inclui a fusão da tipologia de habitação agrícola local com uma extensão da sala a sul para uma estufa (que é no fundo um espaço exterior impermeável e utilizável no inverno) ventilável que garante um espaço naturalmente aquecido (mas apenas mais 3-4 graus) e que abre para o interior da habitação. o impacto da estufa na paisagem é reduzido por ser coberto por trepadeiras de maracujá (a fruta preferida do cliente) que são uma cultura com grande sucesso nos açores.
cumprimentos!
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 11, 2007 3:23 pm
antes da difusão do petróleo como faziam os povos para aquecer-se?
agora que o petróleo aumenta em continuação se começam a redescobrir antigos métodos de aquecimento.
há por aí a fora muitos sistemas interessantes a maioria deles completamente desconhecidos.
portugal é famoso por ter descuberto novos mundos mas acerca de técnicas de sistemas de aquecimento isso é para esquecer.
pensamos sempre que temos um clima mediterrâneo onde as temperaturas raramente vão abaixo de zero e portanto a climatização para nós é um "optional", mas uma temperatura prolongada, próxima de zero pode chegar a ser insuportável.
hoje em dia que vivemos num mundo global é bem conhecer como fazem os outros povos para se aquecerem.
edredom
quando eu era muito jovem e falo de 50 anos atrás, ninguém falava de sistemas de aquecimento, em muitas casas nem electricidade havia .
no inverno quando iamos dormir os lençóis eram tão frios que pareciam gelo e adormecer era uma empresa titânica.
cerca de 20 anos atrás numa viagem à suiça descobri casualmente uma coisa chamada edredom.
isso era a maneira simples e inteligente com a qual os habitantes das terras muito frias resolviam o problema. o calor que emanava este tipo de coberta era tanto que eu não podia acreditar.
em portugal (clima temperado) isso não era preciso e assim se sofria inutilmente no inverno.
ora o edredom ou edredão é uma coberta acolchoada com penas de aves (êider, pato, ganso...). a palavra, de origem islandesa, significa «penugem do êider».
paradoxalmente os nossos agricultores também criavam varios tipos de aves.
e eu me pergunto: a nenhum deles veio a ideia de usar as penas para acolhoar cobertas?
coberto com um edredom ninguém precisa de ter o aquecimento aceso durante a noite.
tulikivi
na finlandia onde o frio vai muito abaixo de zero no inverno há muitas casas onde o aquecimento central como o conhecemos nós, simplesmente não existe.
as casas geralmente são construidas integralmente de madeira (um excelente isolante) e ao centro da casa usam um fogão de sala construido com a famosa pedra olar (também usada para cozinhar) de nome tulikivi.
a propriedade da pedra olar acumula o calor e o vai libertando lentamente. este tipo de fogão dá calor para toda a casa.
http://www.quotidianocasa.it/2007/02/25 ... llare.html
kachelöfen ou fogão de sala tirolês
nos países germânicos se usa o tradicional fogão de sala construido em cerâmica ou tijolo.
la kachelofen é um fogão de sala que acumula calor e o cede depois como calor radiante.
o fogão é projectado e construido no centro da habitação para aquecer toda a casa.
aqui alguns exemplos de kachelofen:
http://www.biofire.it/kachelofen.shtml? ... taodhhauxg
aqui a técnica de construção da kachelofen:
http://www.stufetirolesi.com/progettazione.html
construir uma kachelofen não deveria ser um trabalho dificil ... temos o material, conhecemos a técnica ...
a globalização deve ser sobretudo isto: adoptar as melhores ideias.
agora que o petróleo aumenta em continuação se começam a redescobrir antigos métodos de aquecimento.
há por aí a fora muitos sistemas interessantes a maioria deles completamente desconhecidos.
portugal é famoso por ter descuberto novos mundos mas acerca de técnicas de sistemas de aquecimento isso é para esquecer.
pensamos sempre que temos um clima mediterrâneo onde as temperaturas raramente vão abaixo de zero e portanto a climatização para nós é um "optional", mas uma temperatura prolongada, próxima de zero pode chegar a ser insuportável.
hoje em dia que vivemos num mundo global é bem conhecer como fazem os outros povos para se aquecerem.
edredom
quando eu era muito jovem e falo de 50 anos atrás, ninguém falava de sistemas de aquecimento, em muitas casas nem electricidade havia .
no inverno quando iamos dormir os lençóis eram tão frios que pareciam gelo e adormecer era uma empresa titânica.
cerca de 20 anos atrás numa viagem à suiça descobri casualmente uma coisa chamada edredom.
isso era a maneira simples e inteligente com a qual os habitantes das terras muito frias resolviam o problema. o calor que emanava este tipo de coberta era tanto que eu não podia acreditar.
em portugal (clima temperado) isso não era preciso e assim se sofria inutilmente no inverno.
ora o edredom ou edredão é uma coberta acolchoada com penas de aves (êider, pato, ganso...). a palavra, de origem islandesa, significa «penugem do êider».
paradoxalmente os nossos agricultores também criavam varios tipos de aves.
e eu me pergunto: a nenhum deles veio a ideia de usar as penas para acolhoar cobertas?
coberto com um edredom ninguém precisa de ter o aquecimento aceso durante a noite.
tulikivi
na finlandia onde o frio vai muito abaixo de zero no inverno há muitas casas onde o aquecimento central como o conhecemos nós, simplesmente não existe.
as casas geralmente são construidas integralmente de madeira (um excelente isolante) e ao centro da casa usam um fogão de sala construido com a famosa pedra olar (também usada para cozinhar) de nome tulikivi.
a propriedade da pedra olar acumula o calor e o vai libertando lentamente. este tipo de fogão dá calor para toda a casa.
http://www.quotidianocasa.it/2007/02/25 ... llare.html
kachelöfen ou fogão de sala tirolês
nos países germânicos se usa o tradicional fogão de sala construido em cerâmica ou tijolo.
la kachelofen é um fogão de sala que acumula calor e o cede depois como calor radiante.
o fogão é projectado e construido no centro da habitação para aquecer toda a casa.
aqui alguns exemplos de kachelofen:
http://www.biofire.it/kachelofen.shtml? ... taodhhauxg
aqui a técnica de construção da kachelofen:
http://www.stufetirolesi.com/progettazione.html
construir uma kachelofen não deveria ser um trabalho dificil ... temos o material, conhecemos a técnica ...
a globalização deve ser sobretudo isto: adoptar as melhores ideias.
-
- Membro Dedicado
- Registado: terça dez 04, 2007 10:52 am
viva!
de tudo o que apanhei sobre construção sustentável e casas passivas, só haviam resultados interessantes de quase necessidade zeros para climas frios e secos, tipo nórdico. investiguei mais para tentar perceber porquê. e na altura vi que os responsáveis por estas iniciativas iriam procurar métodos para aplicar em climas tipo mediterrânico. é que cá temos, para além das amplitudes térmicas diárias, uma humidade relativa que acentua o desconforto. ou seja, os métodos de construção que tão bons resultados apresentam num determinado local podem ser desastrosos noutro, logo não se pode generalizar.
em relação ao que o macsousa disse, apesar de eu concordar na íntegra, só é possível, na minha opinião, com baixa inércia de construção, o que contraria as indicações da lei. em construções com elevada inércia não chega o qualquer "calorzinho". mesmo que bem isoladas, primeiro tem que se vencer a inércia. obviamente que depois a manutenção do calor fica assegurada e o custo de exploração poderá ser relativamente baixo. depende tudo da utilização e perfil do utilizador.
para terminar, e para o nosso tipo de clima, parece-me essencial o controlo do ar interior. sou adepto da ventilação mecânica controlada como meio de controlar a qualidade do ar interior, controlar os níveis de humidade, com equilíbrio entre renovação de ar e controlo de temperatura interior.
até mais!
nos últimos 2 anos estive a preparar o meu projecto de moradia e por paixão pelo assunto estudei com algum detalhe vários aspectos relacionados.macsousa Escreveu:interessante esta discussão.
também tenho constatado membros que planeiam um bom isolamento complementado com cerca de 25.000 € de equipamento de climatização. até me arrepiam estes valores. quando nos preocupamos com a qualidade da construção não faz sentido admitir-mos vir a gastar 25.000€ em climatização que nos vai consumir 1000 ou 2000 por ano em energia. se a casa estiver bem construída qualquer calorzinho bastará e arrefecimento nunca será necessário.
cumprimentos
de tudo o que apanhei sobre construção sustentável e casas passivas, só haviam resultados interessantes de quase necessidade zeros para climas frios e secos, tipo nórdico. investiguei mais para tentar perceber porquê. e na altura vi que os responsáveis por estas iniciativas iriam procurar métodos para aplicar em climas tipo mediterrânico. é que cá temos, para além das amplitudes térmicas diárias, uma humidade relativa que acentua o desconforto. ou seja, os métodos de construção que tão bons resultados apresentam num determinado local podem ser desastrosos noutro, logo não se pode generalizar.
em relação ao que o macsousa disse, apesar de eu concordar na íntegra, só é possível, na minha opinião, com baixa inércia de construção, o que contraria as indicações da lei. em construções com elevada inércia não chega o qualquer "calorzinho". mesmo que bem isoladas, primeiro tem que se vencer a inércia. obviamente que depois a manutenção do calor fica assegurada e o custo de exploração poderá ser relativamente baixo. depende tudo da utilização e perfil do utilizador.
para terminar, e para o nosso tipo de clima, parece-me essencial o controlo do ar interior. sou adepto da ventilação mecânica controlada como meio de controlar a qualidade do ar interior, controlar os níveis de humidade, com equilíbrio entre renovação de ar e controlo de temperatura interior.
até mais!
-
- Membro Dedicado
é o fim do imperio de rockefellernuno oliveira Escreveu:o amory lovins é definitivamente um dos meus ideólogos favoritos sobre sustentabilidade e fico contente por encontrar mais "adeptos" .
enquanto todo o mundo evoca o "apocalypse", "o fim da terra", "catastrofe incumbente".
existe ainda uma icona do ambientalismo americano que em perfeita solidão continua difundendo optimismo a mãos cheias:
"ha ainda muito trabalho a fazer, mas estamos indo muito bem. se olhamos aos numeros parece até demasiado belo para ser verdade", diz.
o seu nome é amory lovins, 60 anos, máximo teórico do "capitalismo natural", fundador e director do rmi (rocky mountain institute), um influente centro independente de pesquisa e consulta, curriculum excelente, eleito duas vezes pelo semanal time "heroi do planeta".
é uma mente brilhantissima. um farol no porto. uma roadmap para a economia ecologica.
amory lovins, uma das iconas do movimento usa, vê um futuro côr-de-rosa.
a sua fundação está restaurando a tecnologia e transportes do pentagono, wal mart e muitos outros.
suas as maiores inovações em materia de eficiência.
segundo o newsweek "um dos mais influentes pensadores do mundo no ambito energetico".
podemos não acreditar nele, mas de certo lovins não fala para dar ar aos dentes e conhece o mundo da tecnologia, da energia e do business como poucos outros.
bill clinton num dos ultimos convenios sobre o clima organizado pela sua fondação em washington, recordando velhas campanhas antinuclearistas feitas juntos, saudou-o com estas palavras: "caro amory, no passato perdemos muitas batalhas, mas agora tu estás vencendo a guerra"
para explicar à america que sair da era do ouro negro é fácil e vantajoso lovins publicou em 2004 "winning the oil endgame", um estudo financiado pelo pentagono.
"em 2050 - se lê no seu libro - poderemos ser completamente independentes do petróleo investindo 1/5 do preço que nos custa hoje compra-lo".
"estamos já vendo progressos incrivelmente rápidos creio que daqui a um par de anos olharemos para o 2007 como ao momento de revolução na industria automobilistica".
sua, por exemplo, é a invenção do têrmo "negawatt": o aforro energetico no aquecimento dos ambientes.
contra o nuclear. (esta é que eu mais gosto). segundo amory lovins a electricidade generada por recursos renovaveis em 2005 ultrapassava a produção nuclear em têrmos de produção total.
e ainda a energia nuclear é antieconómica e perigosa.
o nuclear não é a solução.
-
- Membro Dedicado
não penso que este argumento seja "off topic", nuno oliveira, é exactamente este o tema da discussão.nuno oliveira Escreveu: acabando com o off topic , pessoalmente, se o caso for uma moradia unifamiliar inclino-me muito mais por uma boa solução de arrefecimento passivo no verão com a opção biomassa para aquecimentos pontuais ou não no inverno (inclusivamente como apoio á aqs).
poderia aprofundar para nós este tema?
creio de não compreender tudo aquilo que disse ('mea culpa', depois de tantos anos na italia alguns têrmos não me são muito familiares).
porque diz arrefecimento passivo no verão? eu pensava que o problema era o aquecimento, para ser sincero não me preocupo muito com o arrefecimento.
o quer dizer com aquecimentos pontuais?
-
- Membro Silver
- Registado: quarta ago 13, 2008 2:56 pm
será que colocar o piso radiante quando a moradia já está habitada resulta bem? como é feito a instalação? é preciso furar o chão todo ?
-
- Membro Dedicado
a instalação do piso radiante é colocada sob o pavimento, não penso que seja possível instalar o sistema sem levantar todo o pavimento.filho da natureza Escreveu:será que colocar o piso radiante quando a moradia já está habitada resulta bem? como é feito a instalação? é preciso furar o chão todo ?
por causa deste inconveniente o piso radiante é mais adapto para casas de nova construção, todavia existe solução para tudo e é por isso que muitos propõem um sistema de aquecimento alternativo ao piso radiante com caracteristicas semelhantes, para quem não deseja fazer obras traumáticas em casa. é o rodapé radiante, veja qui...
http://www.climaconcepts.com/index.php?page=10
-
- Membro Dedicado
caldeiras e recuperadores omnivoros.
olhem para isto...
http://www.caminiecaldaieonnivore.net/kalorino.htm
com um deposito (de 100 a 150 kg). pode aquecer de 150 a 250 mq. pode produzir agua sanitaria 10 litros ao minuto, sendo omnivora se alimenta com pequenas ou grandes peças de lenha, com todas as biomassas lenhosas finas e secas, com cereais, leguminosos e qualquer tipo de sementes, cascas, sansa de azeitonas, caroços de azeitonas, fragmentos, etc.
aquece com radiadores a parede, piso radiante ou a rodapé, alimentação com "fogo continuo".
consente um aquecimento constante, sem interrupção. as biomassas lenhosas fragmentadas alimentam em automatico durante todo o dia.
olhem para isto...
http://www.caminiecaldaieonnivore.net/kalorino.htm
com um deposito (de 100 a 150 kg). pode aquecer de 150 a 250 mq. pode produzir agua sanitaria 10 litros ao minuto, sendo omnivora se alimenta com pequenas ou grandes peças de lenha, com todas as biomassas lenhosas finas e secas, com cereais, leguminosos e qualquer tipo de sementes, cascas, sansa de azeitonas, caroços de azeitonas, fragmentos, etc.
aquece com radiadores a parede, piso radiante ou a rodapé, alimentação com "fogo continuo".
consente um aquecimento constante, sem interrupção. as biomassas lenhosas fragmentadas alimentam em automatico durante todo o dia.
-
- Membro Silver
- Registado: terça jun 10, 2008 1:56 am
admite-se que a humidade relativa, desde que compreendida entre os 30% e os 70% não tem um efeito significativo sobre a gama de temperaturas adequadas ao conforto humano. na determinação das condições térmicas necessárias para o conforto os factores humidade relativa e temperatura ambiente dependem essencialmente de quatro condições: a temperatura média da radiação é igual á temperatura ambiente; o vestuário é o adequado ás condições da estação; a actividade desenvolvida corresponde a trabalho sedentário e a velocidade do ar é inferior a 0.15 m/s.é que cá temos, para além das amplitudes térmicas diárias, uma humidade relativa que acentua o desconforto.
portugal continental tem situações pontuais de seca (humidade relativa inferior a 30%) e de também de 100% (ponto de orvalho) que devem ser contabilizadas mas que não se traduzem em situações excessivas, ou seja, são condições pontuais na maioria do território continental.
do ponto de vista do equilíbrio térmico do corpo humano para humidades muito elevadas (100%) há dificuldades na evaporação da transpiração e para baixas humidades (30%) a evaporação nas vias respiratórias é também excessiva.
nos açores a humidade relativa atinge sempre valores elevados, no alentejo os valores são muito baixos no verão, no literal estes oscilam. como foi dito anteriormente os edifícios de cada uma destas regiões deverão ser necessariamente diferentes para que possam responder a estas condicionantes sem utilizar equipamentos de climatização.
a arquitectura vernácula destes locais fornece pistas sobre estratégias a utilizar e através da sua adaptação ilustra a diversidade de condições climáticas no nosso país.
o que leva á citação seguinte:
inteiramente de acordo. do igloo á paliçada todos os climas têm uma resposta idónea utilizando poucos meios.ou seja, os métodos de construção que tão bons resultados apresentam num determinado local podem ser desastrosos noutro, logo não se pode generalizar.
com a tecnologia disponível para a indústria da construção existe a responsabilidade de fazer melhor.
se a uma análise muito cuidada ao local específico do edifício se seguir um projecto criterioso torna-se fácil e completamente possível ter uma construção perfeitamente adaptada ao clima e ás exigências de conforto.
se se recorre muito frequentemente a equipamentos de climatização ou ao vestuário para atingir temperaturas universalmente confortáveis (22ºc), por exemplo, é porque algo não está a funcionar bem.
queria dizer que no inverno, em situações de ausência de sol e\ou temperaturas mais baixas pode-se pontualmente usar um meio ( ac, aquecimento, lareira, etc) para subir a temperatura interior.o quer dizer com aquecimentos pontuais?
o arrefecimento passivo está implícito na estratégia da arquitectura bioclimática e é crucial em locais com verões muito quentes como existem muitos em portugal.porque diz arrefecimento passivo no verão? eu pensava que o problema era o aquecimento, para ser sincero não me preocupo muito com o arrefecimento.
o arrefecimento passivo diminui ou elimina a necessidade de um sistema de climatização de várias formas: prevenção ou protecção de ganhos de calor (sombreamento, cobertura verde, isolamento, etc.) e aplicações de estratégias que dissipem o calor, como a utilização da inércia témica da terra (tubos de ar enterrados ou construção parcialmente enterrada) ou ventilação natural.
as estratégias de arrefecimento passivo têm uma importância enorme nos edifícios comerciais ou de escritórios, onde os equipamentos de climatização ocupam não só enormes áreas (praticamente meios-pisos técnicos) como também são responsáveis pela maior parte do consumo energético.
chamo a atenção para este exemplo do edifício municipal em san francisco, um arranha céus que recorre exclusivamente a ventilação cruzada para arrefecimento e renovação do ar de um modo largamente mais económico, eficaz e saudável do que um sistema ac convencional.
http://www.natural-works.com/projects/sffed.php
só foi possivel com uma cuidadosa implantação do edificio e o desenvolvimento de um tipo de janelas automáticas e de um programa de abertura das mesmas que "lê" as condições climáticas e que se ajusta automaticamente.
o autor do projecto de ventilação diz que os promotores, incrédulos, decidiram instalar o ac nos primeiros pisos a serem utilizados durante o verão. venderam os equipamentos 6 meses depois.
cumprimentos!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm
em relação às caldeiras omnivoras, já vi outras marcas com este funcionamento (chama-lhes caldeiras a resíduos sólidos), a própria roca tem uma. nunca vi foi nenhuma que desse para aplicar numa lareira... e, pelo que vi, que funcionasse como uma lareira com recuperador "normal", se quiséssemos...
as que encontrei são para funcionar numa "casa de máquinas" e são bastante caras (6 a 8 mil euros).
por acaso tenho tentado encontrar uma solução assim, e o mais próximo que encontrei foi isto:
http://www.spartherm.de/uk/tgd/ofen/natura.html
(a pellets e lenha, e faz aquecimento de água)
sabe se esta marca é comercializada em portugal?
cumprimentos
as que encontrei são para funcionar numa "casa de máquinas" e são bastante caras (6 a 8 mil euros).
por acaso tenho tentado encontrar uma solução assim, e o mais próximo que encontrei foi isto:
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
essa da natura é comercializada em portugal?mónica Escreveu:em relação às caldeiras omnivoras, já vi outras marcas com este funcionamento (chama-lhes caldeiras a resíduos sólidos), a própria roca tem uma. nunca vi foi nenhuma que desse para aplicar numa lareira... e, pelo que vi, que funcionasse como uma lareira com recuperador "normal", se quiséssemos...
cumprimentos
esta italiana não sei se é comercializada em portugal, pedi informações e estou esperando uma resposta, depois eu digo.
eles dizem que estas lareiras são unicas em europa.
estive a lêr alguns comentos nesse site acerca do uso de pellets, que diz assim:
"atenção!! atenção!!! chegaram as burlas dos pellets. fazei atenção às ofertas demasiado generosas, comprai só de quem conheceis, porque estão nascendo diversas empresas sem sede. não pagueis anticipadamente, pagai só quando riceveis os pellets e só depois de atentos controlos.
os pellets são caros, e pouco abundantes e o serão ainda nos proximos 5 anos, porque a industria dos pellets não consegue satisfazer os pedidos do mercato; isto por causa da produção selvagem de fogões, recuperadores e caldeiras alimentadas só a pellets. as industrias que produzem estes fogões não se preocupam minimamente do facto que o utente não consiga encontrar quantitativos suficientes de pellets.
um conselho: quando comprais fogões, recuperadores e caldeiras só a pellets assegurai-vos que o vendedor possa prover ao fornecimento dos pellets, se não arriscais seriamente de ficar sem combustivel no periodo invernal."
-
- Membro Silver
se fizer uma pesquisa, encontra várias empresas portuguesas que comercializam a marca spartherm (http://www.teloos.com.pt/search/spartherm/1.htm), por isso não deve ser complicado, ainda que possa ter de ser por encomenda.
pois, como lareira é realmente a primeira que vejo, e, como lhe disse já tinha pensado nesta hipótese, e pensava que não existia...
no site deles têm modelos dos que falei (aceitam na mesma vários tipos de combustíveis, mas são para colocar num "casa de máquinas")... não acho é muito bem dizerem que são os únicos que as têm... só se foram os primeiros... (http://www.instalvento.pt/_mgxroot/page_10762.html, http://www.engitermica.com/caldeiras/roca-biomassa.pdf estas encontrei eu, mas devem existir mais)
depois, se souber preços, por favor informe também... estou curiosa, as outras que vi iam, no mínimo para 6000€... e isso parece-me demais...
pois, como lareira é realmente a primeira que vejo, e, como lhe disse já tinha pensado nesta hipótese, e pensava que não existia...
no site deles têm modelos dos que falei (aceitam na mesma vários tipos de combustíveis, mas são para colocar num "casa de máquinas")... não acho é muito bem dizerem que são os únicos que as têm... só se foram os primeiros... (http://www.instalvento.pt/_mgxroot/page_10762.html, http://www.engitermica.com/caldeiras/roca-biomassa.pdf estas encontrei eu, mas devem existir mais)
depois, se souber preços, por favor informe também... estou curiosa, as outras que vi iam, no mínimo para 6000€... e isso parece-me demais...
-
- Membro Dedicado
mónica, esse produto alemão da spartherm que estive a ver no sitiodaslareiras http://www.sitiodaslareiras.com/spartherm.htm,mónica Escreveu:se fizer uma pesquisa, encontra várias empresas portuguesas que comercializam a marca spartherm (http://www.teloos.com.pt/search/spartherm/1.htm), por isso não deve ser complicado, ainda que possa ter de ser por encomenda.
não tem nada a que ver com o produto siciliano da tatano.
estes alemães são regulares recuperadores a lenha que se encontram por todos os lados aí em portugal, enquanto que os da tatano são recuperadores que funcionam exactamente como caldeiras e podem receber uma variadade enorme de tipos de combustivel (por obvios motivos, é muito importante haver a independencia do tipo de combustivel),
com autonomia de varias horas de combustão com um deposito de combustivel a partir de 100kg e que ademais de produzir calor tambem produzem aqs.
e teem o aspecto de uma lareira fechada de sala, sem necessidade de ter uma sala maquinas.
aqui está a resposta que me mandou um dos distribuidores da tatano.
"buonasera
o tatanokalorino combinado lenha, pellets e outros materiais com acensão automatica e gestão electronica dos programas com produção de agua sanitaria e vidro frontal de abertura vertical da www.tatano.it modelo kalorino de 25.000 kl /h a agua.
preço em oferta comprendendo iva e transporte para a italia € 4.580,00 sem opção para produção de agua sanitaria € 4.330,00
desconto fiscal de 36% irs.
saluti"
representantes no estrangeiro:
* inglaterra - www.treco.co.uk
* holanda - www.aitec.nl
* frança - www.wanadoo.fr
* belgica - www.euphonynet.be
* espanha - www.lsole.com
* dinamarca - www.vvs-grossisten.dk
* romenia - [email protected]
-
- Membro Silver
pois, tem razão, esta semelhante, em funcionalidade às da instalvento... mas as deles são para uma casa de máquinas, e mais caras...
por outro lado comprar uma coisa complicada, sem assistência...
já agora, os € 4.580,00 são para o modelo com produção de água? sem virgulas não fiquei com a certeza..
obrigada por partilhar a informação.
se comprar uma, espero que partilhe os resultados!
já agora, os € 4.580,00 são para o modelo com produção de água? sem virgulas não fiquei com a certeza..
-
- Membro Dedicado
peço desculpa. isto é assim:mónica Escreveu:pois, tem razão, esta semelhante, em funcionalidade às da instalvento... mas as deles são para uma casa de máquinas, e mais caras...
4.580 euros com dupla serpentina extraivel em cobre para produção de agua quente
4.330 euros sem serpentina para produção de agua quente
isto é exactamente aquilo que estava à procura todavia o preço ainda é um pouquinho elevado para os meus gostos, vamos a ver se encontramos uma coisa mais económica com caracteristicas semelhantes, mas tem que ter um representante em portugal se não é arriscado.
penso que sejam aquelas diabrices electronicas que aumentam o preço.
-
- Membro Dedicado
representante em portugal: (endereço fornecido pela empresa tatano )viriato Escreveu:mónica, esse produto alemão da spartherm que estive a ver no sitiodaslareiras http://www.sitiodaslareiras.com/spartherm.htm,mónica Escreveu:se fizer uma pesquisa, encontra várias empresas portuguesas que comercializam a marca spartherm (http://www.teloos.com.pt/search/spartherm/1.htm), por isso não deve ser complicado, ainda que possa ter de ser por encomenda.
não tem nada a que ver com o produto siciliano da tatano.
estes alemães são regulares recuperadores a lenha que se encontram por todos os lados aí em portugal, enquanto que os da tatano são recuperadores que funcionam exactamente como caldeiras e podem receber uma variadade enorme de tipos de combustivel (por obvios motivos, é muito importante haver a independencia do tipo de combustivel),
com autonomia de varias horas de combustão com um deposito de combustivel a partir de 100kg e que ademais de produzir calor tambem produzem aqs.
e teem o aspecto de uma lareira fechada de sala, sem necessidade de ter uma sala maquinas.
aqui está a resposta que me mandou um dos distribuidores da tatano.
"buonasera
o tatanokalorino combinado lenha, pellets e outros materiais com acensão automatica e gestão electronica dos programas com produção de agua sanitaria e vidro frontal de abertura vertical da www.tatano.it modelo kalorino de 25.000 kl /h a agua.
preço em oferta comprendendo iva e transporte para a italia € 4.580,00 sem opção para produção de agua sanitaria € 4.330,00
desconto fiscal de 36% irs.
saluti"
representantes no estrangeiro:
* inglaterra - www.treco.co.uk
* holanda - www.aitec.nl
* frança - www.wanadoo.fr
* belgica - www.euphonynet.be
* espanha - www.lsole.com
* dinamarca - www.vvs-grossisten.dk
* romenia - [email protected]
openplus
monteiro 572
localidade:
olival (portugal)
fax: +351 227637339
-
- Membro Dedicado
viriato Escreveu:viriato Escreveu:
representante em portugal: (endereço fornecido pela empresa tatano )
openplus
monteiro 572
localidade:
olival (portugal)
fax: +351 227637339
contactei a openplus que me mandou um orçamento superior
tatano kalorino policombustivel com opção aqs
4.940,00 + iva
sem contar com a instalação.
o endereço exacto é:
openplus - energy systems
rua domingos monteiro, 572 - 4415-717 olival
vila nova de gaia
tel. 917610692 / 227637172
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda set 24, 2007 11:45 am
também há uns modelos da palazzetti que são policombustivel, por exemplo o modelo multifire 45 a ar ou água.
têm muito bom aspecto, preços é que não sei
http://www.palazzetti.biz/fire/products/index.php
-
- Membro Dedicado
aqui em ebay vendem esse modelo a 4.000 eurosr_c Escreveu:também há uns modelos da palazzetti que são policombustivel, por exemplo o modelo multifire 45 a ar ou água.
http://cgi.ebay.it/palezzetti-termocami ... dzviewitem
e aqui o 45 idro (agua) está a 3.337 + iva
http://www.riscaldarecasa.it/product.ph ... enumodem=0
mas aqui neste forum não falam muito bem dele, parece que o problema maior é quando se muda de lenha a pellets, ha casos de incendio...
http://www.fuocoelegna.it/forum/write_t ... ic_id=6479
http://www.fuocoelegna.it/forum/write_t ... ic_id=5854
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am
vivasubrisum Escreveu:para terminar, e para o nosso tipo de clima, parece-me essencial o controlo do ar interior. sou adepto da ventilação mecânica controlada como meio de controlar a qualidade do ar interior, controlar os níveis de humidade, com equilíbrio entre renovação de ar e controlo de temperatura interior.
acho que, com o melhoramento dos níveis de isolamento que tem vindo a ser implementados, todos nos temos vindo a aperceber da importância da renovação do ar interior. já está regulamentada essa necessidade. a questão agora começa a ser:
como conciliar a renovação de ar com o conforto térmico desejado?
este será o novo desafio às empresas.
começa a ser necessário um sistema controlado por duas sondas que recolham os valores da temperatura interior e exterior e, quando a temperatura exterior se aproximar da interior se desencadeie automaticamente o processo de renovação de ar (forçado, claro) na casa. logo que a temperatura exterior se afastasse da interior o processo de renovação de ar seria interrompido. renovavamos o ar e preservavamos a temperatura interior.
que lhes parece?
cumprimentos