Lâmpada fluorescente compacta 12V

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Lâmpada fluorescente compacta 12V

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boas josenir tenho uma duvida acerca deste projecto , no pci estão 4 resistencias? ou 1 desses dezenhos 'e um diodo qual? outra dúvida os terminais dos tubos são todos interligados ?
se observar no esquema elétrico vai ver que existem 3 resistores e 3 diodos. acontece que no caso do resistor de 2k7, eu deixei lugar para dois resistores na pci. fiz isso para ser possível usar dois resistores associados para chegar ao melhor valor deste componente. mas na maioria dos casos o de 2k7 resolveu plenamente. e neste caso o outro não foi usado.
dos 3 diodos, um é o 1n5401, que está ligado ao pino +12v, e os outros dois são 1n4148, e um está ligado ao resistore de 2k7 e o outro está ligado ao resistor de 33k. veja que o que difere os diodos dos resistores é uma cinta que existe marcando a polaridade deles. na pci os resistores aparecem desenhados apenas como um retângulo com dois terminais saindo de cada extremidade, já os diodos têm uma linha transversal dentro do retângulo. na hora de montar tenha cuidado para não inverter a posição dos diodos. o diodo real tem esta mesma cinta desenhada nele.
quanto aos terminais da lâmpada, com certeza não devem ser ligados os 4 terminais ao mesmo ponto. assim a lâmpada não acenderia. infelizmente o desenho dá esta impressão. veja que saem dois fios do circuito para o bulbo da lâmpada. cada fio é ligado a dois terminais de cada extremidade do bulbo. logo os terminais do bulbo são ligados dois-a-dois.

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm

Mensagem por carioca »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:boas josenir tenho uma duvida acerca deste projecto , no pci estão 4 resistencias? ou 1 desses dezenhos 'e um diodo qual? outra dúvida os terminais dos tubos são todos interligados ?
se observar no esquema elétrico vai ver que existem 3 resistores e 3 diodos. acontece que no caso do resistor de 2k7, eu deixei lugar para dois resistores na pci. fiz isso para ser possível usar dois resistores associados para chegar ao melhor valor deste componente. mas na maioria dos casos o de 2k7 resolveu plenamente. e neste caso o outro não foi usado.
dos 3 diodos, um é o 1n5401, que está ligado ao pino +12v, e os outros dois são 1n4148, e um está ligado ao resistore de 2k7 e o outro está ligado ao resistor de 33k. veja que o que difere os diodos dos resistores é uma cinta que existe marcando a polaridade deles. na pci os resistores aparecem desenhados apenas como um retângulo com dois terminais saindo de cada extremidade, já os diodos têm uma linha transversal dentro do retângulo. na hora de montar tenha cuidado para não inverter a posição dos diodos. o diodo real tem esta mesma cinta desenhada nele.
quanto aos terminais da lâmpada, com certeza não devem ser ligados os 4 terminais ao mesmo ponto. assim a lâmpada não acenderia. infelizmente o desenho dá esta impressão. veja que saem dois fios do circuito para o bulbo da lâmpada. cada fio é ligado a dois terminais de cada extremidade do bulbo. logo os terminais do bulbo são ligados dois-a-dois.
já agora e se não for pedir muito qual é a voltagem dos condensadores.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:já agora e se não for pedir muito, qual é a voltagem dos condensadores?
os capacitores eletrolíticos são para 16v, já os cerâmicos, como não existem para tensão menor, serão de 25v ou 50v. o capacitor de poliéster de 1,5nf deve ter tensão de trabalho de 1600v ou 2000v. parece alto, mas é comum usar esses valores, devido ao stress a que ele está submetido.

tem apenas um porém a mais: existe um capacitor de 2,2nf que foi posto no esquema elétrico e foi esquecido na pci. na verdade ele pode ser omitido, mas se resolver usá-lo, deve ter tensão de trabalho de 100v. a presença deste capacitor faz com que o mosfet trabalhe um pouco mais frio, pois ele absorve os picos de tensão presentes nos terminais do mosfet.

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

boa noite tenho uma dúvida disseste que os fios são ligados dois a dois será assim como está na foto ou ligo os dois que saem do mesmo bolbo?
gostaria também de saber como verifico se o bolbo está bom pois tenho aqui muitas lampadas avariados mas não seu onde está avaria evitava estragar uma boa para esperimentar o circuito, e não ficar na dúvida caso mão funcionasse.
será que posso ligar por ex. 3 lampadas de 7w ao mesmo circuito caso optasse por deixar de fora da lampada a pci.
11082010(001).jpg
11082010(001).jpg (51.71 KiB) Visto 7618 vezes

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite tenho uma dúvida disseste que os fios são ligados dois a dois será assim como está na foto ou ligo os dois que saem do mesmo bolbo?
gostaria também de saber como verifico se o bolbo está bom pois tenho aqui muitas lampadas avariados mas não seu onde está avaria evitava estragar uma boa para esperimentar o circuito, e não ficar na dúvida caso mão funcionasse.
será que posso ligar por ex. 3 lampadas de 7w ao mesmo circuito caso optasse por deixar de fora da lampada a pci.
O ficheiro 11082010(001).jpg não está disponível
a ligação correta é feita da seguinte forma: juntam-se os dois fios da mesma extremidade do bulbo fazendo uma só ligação, e liga-se assim cada um dos dois fios que saem do circuito a cada uma das extremidades do bulbo, como na figura abaixo:
Lampada12V.JPG
Lampada12V.JPG (21.07 KiB) Visto 7607 vezes

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:boa noite tenho uma dúvida disseste que os fios são ligados dois a dois será assim como está na foto ou ligo os dois que saem do mesmo bolbo?
11082010(001).jpg
a ligação correta é feita da seguinte forma: juntam-se os dois fios da mesma extremidade do bulbo fazendo uma só ligação, e liga-se assim cada um dos dois fios que saem do circuito a cada uma das extremidades do bulbo, como na figura abaixo:
lampada12v.jpg
boa noite já fiz o circuito e testei sem ter a lampada ligada e verifiquei que o diodo aquece bastante e estou com medo que esteja algo errado! será normal ?
será a linha que aparece no esquema por baixo do ci é um chante?
e existe um condensador de 1n que não est'a no esquema teorico.
como ferifico que os bolbos estão bons assimcomo o circuito antes de o ligar.à lampada .

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite já fiz o circuito e testei sem ter a lampada ligada e verifiquei que o diodo aquece bastante e estou com medo que esteja algo errado! será normal ?
como ferifico que os bolbos estão bons assimcomo o circuito antes de o ligar.à lampada .
com certeza deve ter algo errado, não é normal ocorrer aquecimento excessivo de nenhum componente.
é preciso verificar qual diodo está aquecendo. temos 3 (três diodos) no circuito, dois 1n4148, que estão juntos ligados aos pinos 2 e 6 do ci, e um 1n5401, que é ligado entre a alimentação positiva da bateria e o pino 8 do ci (e capacitor de 220uf). este diodo não aparece na pci porque deve ser soldado com o lado da cinta no terminal +12v da placa e o outro lado no fio de alimentação positiva.
o capacitor de 1nf realmente não está no esquema elétrico. me desculpe mais esta falha. isso acontece com frequência nos meus circuitos. dou pouca atenção ao desenho do esquema elétrico, e às vezes esqueço alguma coisa. sempre que montar um circuito meu, procure se ater mais ao desenho da pci, pois é a parte que realmente vai ser montada, e dificilmente eu deixo esta parte desatualizada. o capacitor de 1nf existe tal qual está no desenho da pci, ligado entre o terminal negativo (pino 1 do ci) e os pinos 2 e 6 do ci.
sobre a ligação por baixo do ci, na placa, é um "jumper", e faz a ligação do pino 4 com o pino 8 do ci. não é uma trilha na placa. veja que está desenhado em amarelo.
o único jeito de testar um bulbo é ligando pra ver se ele acende. se ele não acender no seu circuito montado, tente usar uma lâmpada que esteja funcionando para testá-lo. mas cuidado pra não pegar um choque !
seguem novos desenhos atualizados do circuito.
Lampada 12V.JPG
Lampada 12V.JPG (95.69 KiB) Visto 7431 vezes

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

josenir Escreveu:
carioca Escreveu:boa noite já fiz o circuito e testei sem ter a lampada ligada e verifiquei que o diodo aquece bastante e estou com medo que esteja algo errado! será normal ?
com certeza deve ter algo errado, não é normal ocorrer aquecimento excessivo de nenhum componente.
é preciso verificar qual diodo está aquecendo. temos 3 (três diodos) no circuito, dois 1n4148, que estão juntos ligados aos pinos 2 e 6 do ci, e um 1n5401, que é ligado entre a alimentação positiva da bateria e o pino 8 do ci (e capacitor de 220uf). este diodo não aparece na pci porque deve ser soldado com o lado da cinta no terminal +12v da placa e o outro lado no fio de alimentação positiva.
o capacitor de 1nf realmente não está no esquema elétrico. me desculpe mais esta falha. isso acontece com frequência nos meus circuitos. dou pouca atenção ao desenho do esquema elétrico, e às vezes esqueço alguma coisa. sempre que montar um circuito meu, procure se ater mais ao desenho da pci, pois é a parte que realmente vai ser montada, e dificilmente eu deixo esta parte desatualizada. o capacitor de 1nf existe tal qual está no desenho da pci, ligado entre o terminal negativo (pino 1 do ci) e os pinos 2 e 6 do ci.
sobre a ligação por baixo do ci, na placa, é um "jumper", e faz a ligação do pino 4 com o pino 8 do ci. não é uma trilha na placa. veja que está desenhado em amarelo.
o único jeito de testar um bulbo é ligando pra ver se ele acende. se ele não acender no seu circuito montado, tente usar uma lâmpada que esteja funcionando para testá-lo. mas cuidado pra não pegar um choque !
seguem novos desenhos atualizados do circuito.
lampada 12v.jpg
boas vou indicar as pequenas alterações que fiz para ver se são causa do problema:
em vez do ci lm555, pus o equivalente ne555, no lugar do diodo 1n5401que é o diodo que aquece muito. pus o 1n5408, no lugar do condensador 1n, pus 2,2n, e lo lugar da resist~encia 2k7, pus 2k2

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boas vou indicar as pequenas alterações que fiz para ver se são causa do problema:
em vez do ci lm555, pus o equivalente ne555, no lugar do diodo 1n5401que é o diodo que aquece muito. pus o 1n5408, no lugar do condensador 1n, pus 2,2n, e lo lugar da resist~encia 2k7, pus 2k2
então deve ser esse o problema. justamente capacitor de 1nf e os resistores de 2k7 e 33k definem a frequência de oscilação do ci 555. com um capacitor de valor mais que o dobro do valor indicado a frequência vai ficar bem mais baixa do que o indicado. e nesse caso vai haver um consumo excessivo de energia, e com isso o diodo vai aquecer, e o transistor também, e até o tranformador.
a frequência de oscilação deve ser em torno de 32 a 38khz. você poderia até trocar os valores desses componentes, desde que tenha um frequencímetro para medir o valor da frequência e se certificar de que esteja dentro da faixa indicada.
se não conseguir o resistor de 2k7 pode associar um de 2k2 mais um de 470r em série, que dá bem próximo. no caso do capacitor também associando dois de 2,2 nf em série teriamos aproximadamente 1,1nf, mas é preferivel usar um só capacitor de 1nf, pois é um valor muito comum.
o uso do ne555 e do 1n5408 não altera em nada, pois são perfeitamente equivalentes.

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

boa noite mais uma vez obrigado josenir pela atenção quanto ao circuito ja descobri o erro era uma trilha que estava a em contacto com a outra fazendo curto provocando o aquecimento do diodo de entrada mas agora est'a funcionando na perfeição usei uma lampada de 8w e medi 0,40a, achei pouco , vou segui o teu conselho e vou alterar os valores da resistencia e do condensador,pois quero que a lampada dure bastante tempo.
ob.

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

[quote="carioca"]boa noite mais uma vez obrigado josenir pela atenção quanto ao circuito ja descobri o erro era uma trilha que estava a em contacto com a outra fazendo curto provocando o aquecimento do diodo de entrada mas agora est'a funcionando na perfeição usei uma lampada de 8w e medi 0,40a, achei pouco , vou segui o teu conselho e vou alterar os valores da resistencia e do condensador,pois quero que a lampada dure bastante tempo.
qual é a vltagem do condensador 1n /quote]

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boa noite mais uma vez obrigado josenir pela atenção quanto ao circuito ja descobri o erro era uma trilha que estava a em contacto com a outra fazendo curto provocando o aquecimento do diodo de entrada mas agora est'a funcionando na perfeição usei uma lampada de 8w e medi 0,40a, achei pouco , vou segui o teu conselho e vou alterar os valores da resistencia e do condensador,pois quero que a lampada dure bastante tempo.
qual é a vltagem do condensador 1n
todos os capacitores que não tiverem a tensão indicada são de 16v. entretante capacitores de valores abaixo de 200nf em geral são mais comuns do tipo cerâmico, e eles só existem com tensão mínima de 25v ou 50v, neste caso qualquer um serve.

carioca
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por carioca »

boas tardes fiz o circuito e funcionou só que a lampada só esteve a trabalhar 1 semana com o brilho máximo depois ficou muito fraca o que é que se terá passado?
testei o circuito com outras lampadas e acontecia o mesmo por vezes no inicio de as ligar acendiam em pleno brilho e depois fraquejavam, também verifiquei que quando estão em pleno brilho a corrente era de 0,35a, e isso acontecia com tanto com lampadas de 8w, 11w, ou 20w, apesar de que com a ultima nunca deu o pleno brilho. ob

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

carioca Escreveu:boas tardes fiz o circuito e funcionou só que a lampada só esteve a trabalhar 1 semana com o brilho máximo depois ficou muito fraca o que é que se terá passado?
testei o circuito com outras lampadas e acontecia o mesmo por vezes no inicio de as ligar acendiam em pleno brilho e depois fraquejavam, também verifiquei que quando estão em pleno brilho a corrente era de 0,35a, e isso acontecia com tanto com lampadas de 8w, 11w, ou 20w, apesar de que com a ultima nunca deu o pleno brilho. ob
como a potência do circuito é de aproximadamente 15w, então ele deve consumir uma corrente de aproximadamente 1,2a (15w / 12,5v = 1,2a). se ele está consumindo apenas 0,35a não poderá acender a brilho máximo uma lâmpadea de 15w (0,35a x 12,5v = 4,37w). se ele está consumindo apenas 4,37w, no máximo acenderá uma lâmpada de 5w. deve ter algo errado com a frequência de trabalho. experimente trocar o capacitor de 1nf que está ligado entre os pinos 1 e 2 do ci555 por um novo do mesmo valor. se não resolver, experimente trocá-lo para 1,5 nf.
o ideal seria ter um frequencímetro ou osciloscópio para medir a frequência (entre 32 e 38 khz).

fungaro
Membro
Membro
Registado: segunda nov 29, 2010 2:55 pm

Mensagem por fungaro »

josenir parabéns pelo projeto! esses dias comprei um inversor comercial para lâmpada tubular de 20 w, porém não gostei do resultado pois a lâmpada ficou muito fraca (menos da metade do brilho normal), já as lâmpadas econômicas de 12v são difíceis de achar, por isso achei bem interessante o seu circuito e vou montar um para testar, tenho algumas lâmpadas econômicas que não funcionam mais aqui em casa que servirão de "cobaias" só restou duas dúvidas...as lâmpadas que eu tenho aqui possuem um transformador soldado na placa, eu posso usar esse transformador para o seu circuito? posso usar o seu circuito também para lâmpada tubular?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fungaro Escreveu:josenir parabéns pelo projeto! esses dias comprei um inversor comercial para lâmpada tubular de 20 w, porém não gostei do resultado pois a lâmpada ficou muito fraca (menos da metade do brilho normal), já as lâmpadas econômicas de 12v são difíceis de achar, por isso achei bem interessante o seu circuito e vou montar um para testar, tenho algumas lâmpadas econômicas que não funcionam mais aqui em casa que servirão de "cobaias" só restou duas dúvidas...as lâmpadas que eu tenho aqui possuem um transformador soldado na placa, eu posso usar esse transformador para o seu circuito? posso usar o seu circuito também para lâmpada tubular?
muito obrigado pelo apoio.

eu também já tive esta mesma decepção com reatores vendidos comercialmente. e aliás, esse foi um dos motivos que me levou a desenvolver este circuito. ele pode ser usado em fluorescentes comuns de 20w, e apresenta ótimo brilho.

o transformador original da lâmpada pode ser usado, desde que não seja muito pequeno. as lâmpadas menores que 15w possuem um transformador muito pequeno e não dá para fazer o enrolamento que é necessário. mas a maioria das lâmpadas de 20w ou mais tem espaço suficiente. nas lâmpadas da marca flc de 20w há espaço de sobra no transformador. nestas eu aproveitei o transformador montado, e enrolei apenas mais 10 espiras de fio 25 awg por cima do enrolamento original, e montei no circuito para 12v. e o resultado foi ótimo. já fiz várias assim.

boa sorte.

inter_jr
Membro
Membro
Registado: sábado fev 20, 2010 5:12 am

Mensagem por inter_jr »

olá! pessoal gostei muito deste projeto e já montei 3 lâmpadas que ficaram 100% e usei no acampamento no rio araguaia deste ano e fez o maior sucesso.
eu queria saber como posso alterar este projeto para funcionar em 6v, é que tenho um lampião
que usa uma bateria de 6v e ha espaço para uma lâmpada de 15w mas não ha espaço para uma bateria de 12v se for para alterar apenas o trafo como seria a configuração deste trafo? e no projeto original qual é o consumo? pergunto por que com as 3 lâmpadas ligadas no acendedor de cigarros do carro esquentava bem o conector do acendedor, ( seria melhor para mim alterar o trafo pois já tenho uma placa pronta.
desde já agradeço e parabenizo pelo projeto
abraços atodos!
junior

fungaro
Membro
Membro

Mensagem por fungaro »

acabei de comprar os componentes para montar a minha primeira lâmpada 12v aqui na minha cidade só tive dificuldade para encontrar o fio esmaltado mas consegui uma doação de uma empresa de conserto de motores consegui o awg25 e o outro mais fino que tinham era awg31 será que dá alguma diferença com o awg32? achei um sitio que vende os fios esmaltados e os carretéis, pode ser interessante para quem quer montar várias placas. o site é o http://eletrodex.com.br/ porém como nunca comprei lá não sei dizer se é bom ou ruim.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

inter_jr Escreveu:olá! pessoal gostei muito deste projeto e já montei 3 lâmpadas que ficaram 100% e usei no acampamento no rio araguaia deste ano e fez o maior sucesso.
eu queria saber como posso alterar este projeto para funcionar em 6v, é que tenho um lampião
que usa uma bateria de 6v e ha espaço para uma lâmpada de 15w mas não ha espaço para uma bateria de 12v se for para alterar apenas o trafo como seria a configuração deste trafo? e no projeto original qual é o consumo? pergunto por que com as 3 lâmpadas ligadas no acendedor de cigarros do carro esquentava bem o conector do acendedor, ( seria melhor para mim alterar o trafo pois já tenho uma placa pronta.
desde já agradeço e parabenizo pelo projeto
abraços atodos!
junior
experimente diminuir a quantidade de espiras do primário do transformador para um pouco mais da metade. talvez seja necessário aumentar um pouco a frequência de oscilação. para fazer isso, diminua o valor do resistor de 2k7 para um valor entre 2k2 e 2k7.
boa sorte.

fungaro
Membro
Membro

Mensagem por fungaro »

montei a plaquinha, por favor, não reparem na "qualidade" da montagem, pois faz uns 10 anos que não faço uma placa de circuito impresso utilizei o transformador de uma lâmpada de 26w seguindo a dica do josenir apenas enrolei 10 espiras de fio por cima do enrolamento original, funcionou porém acho que tem algo errado pois está consumindo apenas 550ma, ainda não sei o que está errado mas acho que pode ser que o trafo não tenha as 200 a 300 espiras.
Anexos
Close da placa
Close da placa
circuitoC1.jpg (110.04 KiB) Visto 5963 vezes
Circuito em funcionamento!
Circuito em funcionamento!
circuitoA1.jpg

Responder

Voltar para “Energia Eólica”