Eléctrica feita em casa
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: quinta dez 11, 2008 12:49 pm
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
-
Re: Eléctrica feita em casa
não. para roda livre é necessário retirar o pinhão original e substituir por um de roda-livre. obriga a um trabalho de torneiro e tem o problema de não se conseguir um pinhão de dimensão reduzida. isso traduz-se numa redução do binário do motor e uma roda dentada de grandes dimensões para manteres a relação de velocidade.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
pois.
no projecto que estou a pensar ainda.está essa opção na mesa mas não é boa.
no projecto que estou a pensar ainda.está essa opção na mesa mas não é boa.

-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am
giles para ti qual é o melhor motor da crystalyte?
-
acho que não é nenhum. tenho experiências com outros, bem mais leves e com mais torque. além do mais o serviço da crystalyte é péssimo e custos de portes avultadíssimos. cortei com eles. o que eles têm de bom mesmo são as caixas de bateria e umas mochilas porreiras para as baterias...
a bicicleta já está toda alterada. só a bicicleta é que é a mesma. já tem bateria de iões de lítio, novo controlador com display e outro motor. ainda me faltam algumas coisas como luzes de led de 36v que estou tambem a aguardar receber.
a bicicleta já está toda alterada. só a bicicleta é que é a mesma. já tem bateria de iões de lítio, novo controlador com display e outro motor. ainda me faltam algumas coisas como luzes de led de 36v que estou tambem a aguardar receber.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am
"tenho experiências com outros, bem mais leves e com mais torque" quais ?
-
- Membro Silver
- Registado: quinta abr 29, 2010 10:57 pm
olá giles;
passeando pelo forum deparei com esses mutiplos projectos de bik eletrica.
como sempre a opinião de quem já fez algumas experiencias é preciosa.
por isso queria pedir-lhe um conselho.
gostei especialmente do seu 2º.projecto,com motor 36v desmultiplicado.
como vou investir alguns patacos na conversão da minha bik,pode aconselhar-me se esse motor é a melhor opção?
fico bastante grato.
uma boa dica pode evitar,que se faça despesas erradas ou inuteis
passeando pelo forum deparei com esses mutiplos projectos de bik eletrica.
como sempre a opinião de quem já fez algumas experiencias é preciosa.
por isso queria pedir-lhe um conselho.
gostei especialmente do seu 2º.projecto,com motor 36v desmultiplicado.
como vou investir alguns patacos na conversão da minha bik,pode aconselhar-me se esse motor é a melhor opção?
fico bastante grato.
uma boa dica pode evitar,que se faça despesas erradas ou inuteis
-
olá tiktak,
o motor originalmente é de pinhão fixo e gastei alguma guita em tentativas para aplicar um carreto de pinhão com roda livre, que como acabaram por saír logradas, acabei por desistir. aquilo tem tanta força que os rolamentos partiam. tenho no entanto o motor com um sistema de roda livre que nunca cheguei a ensaiar porque me virei para os motores trifásicos, montados no cubo da roda e neste momento uso essa bicicleta para testar esses motores no cubo da roda da frente. em relação à questão, se considero uma boa opção, é relativo porque depende do que estivermos dispostos a gastar. se quiseres eu coloco este motor à disposição para testares. trata-se de um motor com escovas. envio-to ou entrego em mão, com o suporte, corrente e as desmultiplicações. o cubo da roda de trás foi alterado para travão de disco para poder fixar a 2ª roda dentada e o motor já é desmultiplicado no interior.
o motor originalmente é de pinhão fixo e gastei alguma guita em tentativas para aplicar um carreto de pinhão com roda livre, que como acabaram por saír logradas, acabei por desistir. aquilo tem tanta força que os rolamentos partiam. tenho no entanto o motor com um sistema de roda livre que nunca cheguei a ensaiar porque me virei para os motores trifásicos, montados no cubo da roda e neste momento uso essa bicicleta para testar esses motores no cubo da roda da frente. em relação à questão, se considero uma boa opção, é relativo porque depende do que estivermos dispostos a gastar. se quiseres eu coloco este motor à disposição para testares. trata-se de um motor com escovas. envio-to ou entrego em mão, com o suporte, corrente e as desmultiplicações. o cubo da roda de trás foi alterado para travão de disco para poder fixar a 2ª roda dentada e o motor já é desmultiplicado no interior.
-
- Membro Silver
olá giles;
é extremamente gentil da tua parte,a tua proposição ,para eu testar o motor.
eu moro na zona centro,entre leiria e figueira da foz.
se resides perto,seria óptimo uma demonstração pessoal.
quanto ao motor envio algumas fotos para saber se estamos a falar do mesmo material.

dizes que o teu motor tem escovas!
não percebo grande coisa,mas esse tipo de motor,em geral não é sem escovas?
mais uma vez obrigado pela gentileza
tiktak
é extremamente gentil da tua parte,a tua proposição ,para eu testar o motor.
eu moro na zona centro,entre leiria e figueira da foz.
se resides perto,seria óptimo uma demonstração pessoal.
quanto ao motor envio algumas fotos para saber se estamos a falar do mesmo material.

dizes que o teu motor tem escovas!
não percebo grande coisa,mas esse tipo de motor,em geral não é sem escovas?
mais uma vez obrigado pela gentileza
tiktak
-
não é exactamente igual mas é muito idêntico. na montagem que eu fiz, o motor foi aplicado do lado oposto ao das mudanças, mantendo assim a montagem original das velocidades, mas implicou a substituição do cubo para um de travao de disco. a opção ilustrada nessas fotos em que usa 2 pinhões, resolve o problema que eu tive com a roda livre, mas ficam a faltar as mudanças na bike. deixo aqui uma foto.

em relação a experimentares, eu estou na zona de braga, é um bocado longe mas podemos combinar um encontro a meio do caminho, por exemplo em aveiro. vou de comboio e até levo uma bike comigo. ou se quiseres envio-te o motor por transportadora mrw que creio leva à volta de 12€. experimentas, sem compromisso e se não gostares entregas-me de volta.

em relação a experimentares, eu estou na zona de braga, é um bocado longe mas podemos combinar um encontro a meio do caminho, por exemplo em aveiro. vou de comboio e até levo uma bike comigo. ou se quiseres envio-te o motor por transportadora mrw que creio leva à volta de 12€. experimentas, sem compromisso e se não gostares entregas-me de volta.
-
- Membro Silver
amigo,giles;
obrigado pela explicação,mas fica-me algumas duvidas!
na imagem que envio mostro essas duvidas.
ou seja ;como está feita essa montagem,pode-se pedalar com o motor desligado,sem que este acompanhe o movimento?
onde conseguiste essa roda dentada instalada na roda?

é pena que o motor seja com escovas,pois penso que terá de haver desgaste das mesmas
consequente manutenção,e maiores probabilidades de queimar o motor, basta por exemplo uma acelaração a fundo e com a roda bloqueada ou imobilizada.as bobines não resistem por muito tempo.
quanto a minha bike para possivel conversão,aqui vos envio uma foto

cumprimentos
tiktak
obrigado pela explicação,mas fica-me algumas duvidas!
na imagem que envio mostro essas duvidas.
ou seja ;como está feita essa montagem,pode-se pedalar com o motor desligado,sem que este acompanhe o movimento?
onde conseguiste essa roda dentada instalada na roda?

é pena que o motor seja com escovas,pois penso que terá de haver desgaste das mesmas
consequente manutenção,e maiores probabilidades de queimar o motor, basta por exemplo uma acelaração a fundo e com a roda bloqueada ou imobilizada.as bobines não resistem por muito tempo.
quanto a minha bike para possivel conversão,aqui vos envio uma foto

cumprimentos
tiktak
-
boas tiktak,
tenho as rodas originais guardadas mas nenhuma das que estão na foto é a original. a roda dentada que está presa no lugar do disco de travão foi fabricada propositadamente para o efeito. no veio do motor é que foi adaptado o pinhão com roda livre para que não se sinta a resistência do motor quando está desligado.
deves usar o controlador adequado que ajuda a limitar a corrente e usar fusível de protecção, quer se trate de um motor de escovas ou não.
quanto à tua bike, não estou a ver como vais montar as baterias nesse quadro. entre o assento e o guiador não tens espaço com essa configuração da estrutura. consegues montar um suporte atrás, mesmo sendo de suspensão traseira ?
tenho as rodas originais guardadas mas nenhuma das que estão na foto é a original. a roda dentada que está presa no lugar do disco de travão foi fabricada propositadamente para o efeito. no veio do motor é que foi adaptado o pinhão com roda livre para que não se sinta a resistência do motor quando está desligado.
deves usar o controlador adequado que ajuda a limitar a corrente e usar fusível de protecção, quer se trate de um motor de escovas ou não.
quanto à tua bike, não estou a ver como vais montar as baterias nesse quadro. entre o assento e o guiador não tens espaço com essa configuração da estrutura. consegues montar um suporte atrás, mesmo sendo de suspensão traseira ?
-
"ôi péssuau"
com base no resultado do teste realizado pelo tiktak, coloco este post para desaconselhar este tipo de motor. projecto abandonado. caso alguém tenha interesse neste motor para outra aplicação, aqui fica a informação.
cumprimentos.
com base no resultado do teste realizado pelo tiktak, coloco este post para desaconselhar este tipo de motor. projecto abandonado. caso alguém tenha interesse neste motor para outra aplicação, aqui fica a informação.
cumprimentos.
-
- Membro Silver
"ôi amigo giles"
aí está uma informação,que pode ser útil ao forum
forum novamente a juncionar; uuuufffffffffffff
nem quero imaginar se ele desaparece, e a consequente perda de informacão e conhecimento.
giles se tiveres novidades sobre as bikes elétricas ,eu estarei atento na primeira fila.
um abraço
tiktak
ps.poderias divulgar aqui o teu blog!não?
aí está uma informação,que pode ser útil ao forum
forum novamente a juncionar; uuuufffffffffffff
nem quero imaginar se ele desaparece, e a consequente perda de informacão e conhecimento.
giles se tiveres novidades sobre as bikes elétricas ,eu estarei atento na primeira fila.
um abraço
tiktak
ps.poderias divulgar aqui o teu blog!não?
-
olá tiktak,
acho que posso mas não sei se é o lugar próprio. se houver problema digam.
a página ainda não está como eu quero, de qualquer maneira dá para perceber.
cá vai então: http://ecospot-conversion.blogspot.com
estarei à disposição caso seja necessário alguma ajuda.
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta dez 08, 2006 4:12 am
amigo glies vejo que és um expert na materia das bikes eu estou a zero leio mta informaçao e gostava realmente de saber que motores sao aconselhados com escovas sem escovas que potencia , quais indicados gosto daqueles kits da roda da frente, por favor umas explicaçoes obg poderemos trocar contactos por pm .
ps faço por dia 25 kilometros d carro para trabalho o q seria indicado para mim obg cumps
ps faço por dia 25 kilometros d carro para trabalho o q seria indicado para mim obg cumps
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
giles acho que aqui é o local próprio para a tua partilha com o fórum.giles Escreveu:olá tiktak,
cumprimentos
podes continuar. bom trabalho.
aqui deixo a tua bike

-
olá pmonteiro1. não me considero um expert, apenas comecei a explorar o assunto há uns tempos e desde aí não parei mais. passei a ser utilizador regular de e-bike. uma pessoa acaba por se render ao gozo que dá e às contrapartidas que daí advêm até que passei a encarar isto como um projecto mais sério.pmonteiro1 Escreveu:amigo glies vejo que és um expert na materia das bikes eu estou a zero leio mta informaçao e gostava realmente de saber que motores sao aconselhados com escovas sem escovas que potencia , quais indicados gosto daqueles kits da roda da frente, por favor umas explicaçoes obg poderemos trocar contactos por pm .
os motores de escovas já práticamente caíram ou estão a caír em desuso, por isso, motores sem escovas é o que aconselho. se seguires este tópico acabas por verificar a minha mudança de opinião quando comecei por tentar criar um sistema de baixo custo usando motores de escovas e baterias sla.
quanto a potências, o legal permitido em portugal é de 250w e limitado a 25km/h. nos eu o limite é 350w e 30km/h. de qq maneira, ao aumentares a potência do motor o consumo aumenta também, logo, se pretenderes manter a autonomia ao passares de 250w para 350w terás que aumentar a capacidade da bateria. na prática, os 100w de diferença entre um motor e outro são o suficiente para que a bicicleta consiga subir sozinha sem pedalar mas por outro lado todo o sistema se torna muito mais caro e mais pesado acabando por se perder o equilíbrio que existe com os 250w. afinal trata-se de uma bicicleta e com os 250w estás dentro da lei. o que é necessário é escolher um bom sistema de apoio.
como o motor por si só não serve de nada, outro componente importante é o controlador. um controlador do tipo "inteligente" envia energia para o motor em função da frequência dos pedais e da velocidade havendo um melhor aproveitamento da energia da bateria (pas-speed sensor). existe ainda outro sistema que utiliza um sensor de torque em vez do sensor de velocidade. o sensor de torque permite ligar o motor quando se exerce alguma força nos pedais. pessoalmente não gosto muito do conceito uma vez que o mesmo é actuado por uma deformação mecânica que activa um micro-interruptor. trata-se de um sistema "tudo-ou-nada" e tratando-se de um micro-interruptor tenho dúvidas quanto à fiabilidade do mesmo.
para os 25km diários que fazes de carro, uma bateria de 36v/8ah do tipo li-po ou lifepo4 é suficiente.
espero ter ajudado.
-
olá mauri. obrigado.giles acho que aqui é o local próprio para a tua partilha com o fórum.
podes continuar. bom trabalho.
aqui deixo a tua bike