Essa é uma das leis mais importantes em electricidade a par da lei de Ohm e chama-se lei dos nós e das malhasTambém já tinha observado isso, e também observei que as pequenas diferenças onde estão colocados os fios condutores de sinal ao BMS (nos ligadores entre as celulas, e quando o pack está dividido em dois ou mais...), fazem uma grande diferença quando por lá passam grande correntes! Ás vezes até um mal aperto do borne da célula pode causar uma perda de tensão palpavel para o BMS (o de transferencia de cargas ou o que está configurado para um balanceamento a partir de meia carga)!
Sempre a reforçar ideias!
Thunder 4000W 40Ah
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: VE Thunder Chica 4000 a Pilhas Li com extras
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Jorge Rocha Escreveu:Desculpem o meu mau feitio no modo como por vezes digo as coisas (Barrocas)!![]()
Também já tinha observado isso, e também observei que as pequenas diferenças onde estão colocados os fios condutores de sinal ao BMS (nos ligadores entre as celulas, e quando o pack está dividido em dois ou mais...), fazem uma grande diferença quando por lá passam grande correntes! Ás vezes até um mal aperto do borne da célula pode causar uma perda de tensão palpavel para o BMS (o de transferencia de cargas ou o que está configurado para um balanceamento a partir de meia carga)!jmal Escreveu: Não estás correcto, independentemente da capacidade.útil das células nunca têm a mesma tensão tal como a capacidade, nem carregadas nem a meia carga. Isso é simples de observar, por vezes tem diferenças muito pequenas onde os bms perdem tempo e gastam energia sem ser necessário.
Sempre a reforçar ideias!
Não me referia a esse aspeto, mas sim às diferenças entre as células. Eu uso módulos bms colocados diretamente nos bornes, assim a leitura é mais correta e as correntes de balanceamento não prejudicam as leituras de tensão, só assim se consegue balanceamentos rápidos a correntes altas.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
Bem verdade!!! Essa é a melhor forma de contornar esses problemas!jmal Escreveu: Eu uso módulos bms colocados diretamente nos bornes, assim a leitura é mais correta e as correntes de balanceamento não prejudicam as leituras de tensão, só assim se consegue balanceamentos rápidos a correntes altas.
Só é pena que não tenhas uma versão desse teu BMS para os utilizadores mais atrevidos, que queiram fazer eles mesmos esse trabalho, a um preço competitivo! Ganhavas o mercado todo dessa forma!

Tudo por um mundo mais limpo!
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Boas,
Este DB está a necessitar urgentemente de um Update e aqui vai ele.....
A ultima questão que coloquei aqui foi relativamente ao BMS, alem de ter uma parte do bleading avariada o que como solução imediata bastou remover a placa de bleading, como solução de longo termo não chegava, pois eu acho que um VE tem de ser plug & play, ou melhor Plug & Ride, assim iniciei a minha difícil busca por um BMS que tinha 3 condicionantes pela seguinte ordem de prioridades
- Fiabilidade
- Preço
- Funcionalidades
Com isto em mente e com o preço a limitar muitos dos BMS que vi, pois eram muito personalizáveis, mas sinceramente para o que eu pretendia servia para quê ? Assim e depois de muitos emails trocados acabei por decidir por um da Bestech Power mais concretamente pelo HCX-D131, com o corte a fazer-se abaixo dos 2,5v ou acima dos 3,65v entre outras características.
Uma das condições que eu tinha posta a mim próprio era a fiabilidade, pois quer vende-se a mota, quer fica-se com ela queria garantir que estaria bem protegido. Na minha busca por soluções uma das coisas que me apercebi é que algumas das motos que circulam com regularidade têm BMS para 60A contínuos quando muitas vezes chegam aos 120Amp, e se for a subir esse valor pode-se manter por algum tempo e isso para mim é sinonimo de problemas, assim o BMS escolhido tinhas as características ideais, 80Amp continuos, 200Amp máximo na descarga, e 20Amp contínuos na carga, o que é bastante bom pois a mota tem como consumo máximo 80Amp, e carrega com 11amp.
A montagem...
Fotos.... faltam as fotos, lamento mas não tenho, mas posso dizer o seguinte, a montagem correu muito bem, o novo BMS ficou bem colocado, agora é mais fácil tirar leitura das células com um multímetro, ficou com uma ligação para um carregador externo e correu bem logo a primeira e sem fumo.
O novo BMS antes de ser montado foi reforçado nalguma soldaduras por excesso de zelo, mas prefiro assim, e como o funcionamento era diferente obrigou a algumas modificações nas ligações originais da moto mas nada que fosse muito complicado.
Ficou a faltar ligação a um Led no painel caso ele corte por uma celula estar abaixo dos 2,5v... talvez um dia
A avaliação do desempenho...
Primeira impressão foi 5 estrelas, pois testei numa subida procurando por aquecimentos pois tenho visto alguns com necessidade de ventoinhas, e em plena onda de calor e depois de subir 5kms chegou a morno, já nos carregamento nem a morno chega.
O balanceamento é muiiiitooo melhor que o da Batlight, e a cada carregamento que faço melhora o equilíbrio e neste momento está quase prefeito, mas ainda vai demorar mais uns carregamentos a ficar perfeito, pois o balanceamento que o antigo fazia, causava algum desbalanceamento entre o primeiro bloco de 11 células e o segundo bloco de 11 células e os BMS não estão pensados para ajustar essa quantidade enorme de energia.
Resultado, ao fim de um pouco mais de 2 anos finalmente tenho uma moto que é Plug & Ride, acabou-se o balanceamento manual a cada 500kms com resistências
.
Pontos positivos deste BMS....essencialmente a sua simplicidade e qualidade que me dão confiança suficiente para dizer que deverá durar a vida do veiculo. Pontos negativos... eu gostaria de ver indicação visual em quais baterias está a fazer o bleading.
Este DB está a necessitar urgentemente de um Update e aqui vai ele.....
A ultima questão que coloquei aqui foi relativamente ao BMS, alem de ter uma parte do bleading avariada o que como solução imediata bastou remover a placa de bleading, como solução de longo termo não chegava, pois eu acho que um VE tem de ser plug & play, ou melhor Plug & Ride, assim iniciei a minha difícil busca por um BMS que tinha 3 condicionantes pela seguinte ordem de prioridades
- Fiabilidade
- Preço
- Funcionalidades
Com isto em mente e com o preço a limitar muitos dos BMS que vi, pois eram muito personalizáveis, mas sinceramente para o que eu pretendia servia para quê ? Assim e depois de muitos emails trocados acabei por decidir por um da Bestech Power mais concretamente pelo HCX-D131, com o corte a fazer-se abaixo dos 2,5v ou acima dos 3,65v entre outras características.
Uma das condições que eu tinha posta a mim próprio era a fiabilidade, pois quer vende-se a mota, quer fica-se com ela queria garantir que estaria bem protegido. Na minha busca por soluções uma das coisas que me apercebi é que algumas das motos que circulam com regularidade têm BMS para 60A contínuos quando muitas vezes chegam aos 120Amp, e se for a subir esse valor pode-se manter por algum tempo e isso para mim é sinonimo de problemas, assim o BMS escolhido tinhas as características ideais, 80Amp continuos, 200Amp máximo na descarga, e 20Amp contínuos na carga, o que é bastante bom pois a mota tem como consumo máximo 80Amp, e carrega com 11amp.
A montagem...
Fotos.... faltam as fotos, lamento mas não tenho, mas posso dizer o seguinte, a montagem correu muito bem, o novo BMS ficou bem colocado, agora é mais fácil tirar leitura das células com um multímetro, ficou com uma ligação para um carregador externo e correu bem logo a primeira e sem fumo.
O novo BMS antes de ser montado foi reforçado nalguma soldaduras por excesso de zelo, mas prefiro assim, e como o funcionamento era diferente obrigou a algumas modificações nas ligações originais da moto mas nada que fosse muito complicado.
Ficou a faltar ligação a um Led no painel caso ele corte por uma celula estar abaixo dos 2,5v... talvez um dia
A avaliação do desempenho...
Primeira impressão foi 5 estrelas, pois testei numa subida procurando por aquecimentos pois tenho visto alguns com necessidade de ventoinhas, e em plena onda de calor e depois de subir 5kms chegou a morno, já nos carregamento nem a morno chega.
O balanceamento é muiiiitooo melhor que o da Batlight, e a cada carregamento que faço melhora o equilíbrio e neste momento está quase prefeito, mas ainda vai demorar mais uns carregamentos a ficar perfeito, pois o balanceamento que o antigo fazia, causava algum desbalanceamento entre o primeiro bloco de 11 células e o segundo bloco de 11 células e os BMS não estão pensados para ajustar essa quantidade enorme de energia.
Resultado, ao fim de um pouco mais de 2 anos finalmente tenho uma moto que é Plug & Ride, acabou-se o balanceamento manual a cada 500kms com resistências

Pontos positivos deste BMS....essencialmente a sua simplicidade e qualidade que me dão confiança suficiente para dizer que deverá durar a vida do veiculo. Pontos negativos... eu gostaria de ver indicação visual em quais baterias está a fazer o bleading.
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
Boas,
Foi desta e com muita pena minha que ontem foi entregue ao seu novo dono, é uma moto muito ágil, com um desempenho acima da média, pecava pelo mau BMS e pela falta de conhecimentos do importador era um pouco dura em termos de conforto, mas tinha um controlador fantástico e um motor super silencioso, tirando isso , nunca me deixou ficar mal pois nunca fiquei apeado, e a verdade é que o importador apesar de ter falta de conhecimentos resolveu todas as questões embora algumas com a minha ajuda, e o pessoal que lá trabalha é muito esforçado.
É um veiculo para durar tenha assim o novo dono o cuidado que estas chinesinhas necessitam.
Antes de ir embora e como birra, o já com o novo dono que ao puxar pelo acelerador ficou com o punho na mão com o interior partido, o que foi muito pouco simpático pois nunca me tinha acontecido, a principio até achei que era desencaixe, mas estava lá com uma peça partida, entretanto ontem fui ao Nuno tratar da Espanholita e aproveitei para falar com o Nuno sobre o punho que prontamente respondeu, "Isso é normal nas motos chinesas, eu cá resolvo isso com cola", o que apesar de achar caricato pareceu-me uma boa solução e já seguiu a recomendação, para mim como estou sempre a empurrar o punho para dentro para manter o acelerador fixo não faria diferença pois continuava a funcionar bem, claro que para quem compra é muito chato... as minhas desculpas pela chinesice.
Relativamente a este DB, já tentei falar com o novo proprietário para ver se o continuaria, vamos ver como será.
Obrigado a todos pela colaboração neste DB e siga para o próximo.
Foi desta e com muita pena minha que ontem foi entregue ao seu novo dono, é uma moto muito ágil, com um desempenho acima da média, pecava pelo mau BMS e pela falta de conhecimentos do importador era um pouco dura em termos de conforto, mas tinha um controlador fantástico e um motor super silencioso, tirando isso , nunca me deixou ficar mal pois nunca fiquei apeado, e a verdade é que o importador apesar de ter falta de conhecimentos resolveu todas as questões embora algumas com a minha ajuda, e o pessoal que lá trabalha é muito esforçado.
É um veiculo para durar tenha assim o novo dono o cuidado que estas chinesinhas necessitam.
Antes de ir embora e como birra, o já com o novo dono que ao puxar pelo acelerador ficou com o punho na mão com o interior partido, o que foi muito pouco simpático pois nunca me tinha acontecido, a principio até achei que era desencaixe, mas estava lá com uma peça partida, entretanto ontem fui ao Nuno tratar da Espanholita e aproveitei para falar com o Nuno sobre o punho que prontamente respondeu, "Isso é normal nas motos chinesas, eu cá resolvo isso com cola", o que apesar de achar caricato pareceu-me uma boa solução e já seguiu a recomendação, para mim como estou sempre a empurrar o punho para dentro para manter o acelerador fixo não faria diferença pois continuava a funcionar bem, claro que para quem compra é muito chato... as minhas desculpas pela chinesice.
Relativamente a este DB, já tentei falar com o novo proprietário para ver se o continuaria, vamos ver como será.
Obrigado a todos pela colaboração neste DB e siga para o próximo.
-
- Membro Silver
- Registado: terça out 04, 2011 4:12 pm
Parabéns a ambos!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 20, 2014 12:46 am
Boa noite... Apenas queria informar que neste momento já tem 9400kms.
Sou o novo proprietário... Fui buscá-la ao Entroncamento...
Voltou novamente à àrea de Lisboa... Mais concretamente Amadora...
Sou o novo proprietário... Fui buscá-la ao Entroncamento...
Voltou novamente à àrea de Lisboa... Mais concretamente Amadora...
-
- Membro Silver
Bem... estou tentado em continuar este diário de bordo... Não acredito que venha diáriamente escrever senão seria sempre a mesma coisa, pois irei fazer fazer viagens de rotina casa-emprego-casa fazendo o total diáriamente de 30 a 35Kms diários...
Agora que já consegui ler alguns DB de utilizadores, talvez devesse ter investido na compra de um motociclo de pelo menos 60 Amp... pois parece que vou andar sempre no limite das baterias...
Desde que comprei até hoje já andei cerca de 600Kms.
Quando a comprei reparei que havia algo de estranho na aceleração... o acelerador não tinha sensibilidade... foi uma grande aventura... querer andar num veículo eletrico e ao mesmo tempo sem experiencia de condução de motociclo mas a precisar de ir para Lisboa... mais concretamente Saldanha... o que quer dizer transito e semáforos... pois eu nesses dias não aproveitei a sensação de motard pois tinha medo de andar ao lado... não tinha velocidade reduzida e sempre que acelerava era com esticões (eh eh)... ficava sempre atrás dos carros e pronto...
Mas passado 1 semana lá consegui contactar a empresa que a vendeu ao ZOINTZ (Batlight) e marquei visita para conhecer e solucionar o problema que era um chip do controlador de velocidade que estava avariado... após substituição tudo ok... (€20)
Neste momento ainda não sei a autonomia total... apenas fiz no máximo 40Kms e acho que não dava para fazer mais... subidas e descidas... é que a Amadora fica numa encosta e quando vou trabalhar parece que é sempre a descer e quando regresso ups... é sempre a subir...
Conforme escrevi na apresentação... recebi o cartão MOBI.E, é giro... Branco e Azul... lol com o PIN que escrevem por aí... zero centos... e tal...
Estou com uma dúvida sobre a ficha de carregamento da mota...
A ficha que sai da mota é normal para poder ligar a qualquer tomada tradicional.
A tomada MOBI.E não é tradicional...
O Funcionário da EDP Inovação (onde se trata dos cartões mobi.e) disse-me que é aconselhavel alterar a minha ficha da mota...
em vez de ser ficha com um macho tradicional falou em ter macho industrial??? para que ligue diretamente ao MOBI.E que quando está em carregamento tranca e não há hipótese de alguém desligar porque está preso, e aconselhou-me comprar um adaptador de industrial para tradicional para poder ligar depois em casa ou tomadas tradicionais...
E agora???
Que me podem dizer???
Qual a vossa experiencia???
Obrigado e boas viagens...
Já agora se ficar sem andar uns 2 a 3 dias convem por à carga antes de saír??
Agora que já consegui ler alguns DB de utilizadores, talvez devesse ter investido na compra de um motociclo de pelo menos 60 Amp... pois parece que vou andar sempre no limite das baterias...
Desde que comprei até hoje já andei cerca de 600Kms.
Quando a comprei reparei que havia algo de estranho na aceleração... o acelerador não tinha sensibilidade... foi uma grande aventura... querer andar num veículo eletrico e ao mesmo tempo sem experiencia de condução de motociclo mas a precisar de ir para Lisboa... mais concretamente Saldanha... o que quer dizer transito e semáforos... pois eu nesses dias não aproveitei a sensação de motard pois tinha medo de andar ao lado... não tinha velocidade reduzida e sempre que acelerava era com esticões (eh eh)... ficava sempre atrás dos carros e pronto...
Mas passado 1 semana lá consegui contactar a empresa que a vendeu ao ZOINTZ (Batlight) e marquei visita para conhecer e solucionar o problema que era um chip do controlador de velocidade que estava avariado... após substituição tudo ok... (€20)
Neste momento ainda não sei a autonomia total... apenas fiz no máximo 40Kms e acho que não dava para fazer mais... subidas e descidas... é que a Amadora fica numa encosta e quando vou trabalhar parece que é sempre a descer e quando regresso ups... é sempre a subir...
Conforme escrevi na apresentação... recebi o cartão MOBI.E, é giro... Branco e Azul... lol com o PIN que escrevem por aí... zero centos... e tal...
Estou com uma dúvida sobre a ficha de carregamento da mota...
A ficha que sai da mota é normal para poder ligar a qualquer tomada tradicional.
O Funcionário da EDP Inovação (onde se trata dos cartões mobi.e) disse-me que é aconselhavel alterar a minha ficha da mota...
em vez de ser ficha com um macho tradicional falou em ter macho industrial??? para que ligue diretamente ao MOBI.E que quando está em carregamento tranca e não há hipótese de alguém desligar porque está preso, e aconselhou-me comprar um adaptador de industrial para tradicional para poder ligar depois em casa ou tomadas tradicionais...
E agora???
Que me podem dizer???
Qual a vossa experiencia???
Obrigado e boas viagens...
Já agora se ficar sem andar uns 2 a 3 dias convem por à carga antes de saír??
-
- Moderador
- Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Vê no meu diário de bordo, nos acessórios que comprei, tens lá o adaptador que precisas para os mobi.e: http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 72#p176931" onclick="window.open(this.href);return false;TrbnBx Escreveu:A tomada MOBI.E não é tradicional...
Sempre que possas, coloca à carga. As baterias agradecem e terão mais longevidade. Eu até ao fim de semana tenho sempre ligada, mas com um temporizador do IKEA que só liga umas horas durante a noite.TrbnBx Escreveu:Já agora se ficar sem andar uns 2 a 3 dias convem por à carga antes de saír??
e·carga ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
Bmw C Evolution Set-2015 · 100.000km
Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km
-
- Membro Gold
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
Passa no AKI ou Leroy Merlin e compra um cabo já feito com um mínimo de 3 metros. Femea no Schuco e macho na ficha CEE AZUL. A ligação do cabo da mota com este fazes debaixo do banco da mota, para ninguém mexer e não apanhar água.TrbnBx Escreveu: Estou com uma dúvida sobre a ficha de carregamento da mota...
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Gold
- Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Ou então vai-se a uma loja de electricidade que fazem a substituição da ficha.
Por coisa de 6€, puseram-me uma ficha de 3 pinos no carregador e comprei um adaptador 3pinos - tomada doméstica para ligar quando estou em casa.
Por coisa de 6€, puseram-me uma ficha de 3 pinos no carregador e comprei um adaptador 3pinos - tomada doméstica para ligar quando estou em casa.
-
- Membro Silver
Obrigado pelas sugestões... Não me tinha lembrado de deixar uma união por baixo do banco... Realmente é uma boa solução... Vou ver se este sábado consigo ir ao leroy merlin... Bom fim de semana...
Quanto ao convite das sextas feiras... Por agora não será possível... Num futuro próximo... Espero poder ir...
Quanto ao convite das sextas feiras... Por agora não será possível... Num futuro próximo... Espero poder ir...
-
- Membro Silver
Então do carregador tens a ficha já preparada para o carregamento dos mobi.e e tens um adaptador para conseguires carregar nas tomadas normais...rnlcarlov Escreveu:Ou então vai-se a uma loja de electricidade que fazem a substituição da ficha.
Boas ideias...
Obrigado.
-
- Membro Silver
Bem... Fui comprar ao Leroy algum do material da lista... E comprei a tomada industrial macho, a femea normal e 5mts de fio que aceita 3680W e 16A.
Fiz a ligação conforme me ensinaram nas aulas de electrotecnia... Terra com terra e depois a ficha castanha com o positivo e a azul no que sobrou (isto na industrial).
Na outra ponta a femea liguei a terra no lugar certo e o castanho e azul no que sobrou...
Agora tenho algum "receio" de ir experimentar o "mobi.e"
O receio vem de uma coisa...
A tomada industrial faz referencia ao borne positivo... Mas a tomada normal femea nao faz... Logo haverá a hipótese de as polaridades entrarem ao contrario na carga da mota... Não faz mal pois não? Que grande amador que sou...
Desculpem a dúvida...
Fiz a ligação conforme me ensinaram nas aulas de electrotecnia... Terra com terra e depois a ficha castanha com o positivo e a azul no que sobrou (isto na industrial).
Na outra ponta a femea liguei a terra no lugar certo e o castanho e azul no que sobrou...
A tomada industrial faz referencia ao borne positivo... Mas a tomada normal femea nao faz... Logo haverá a hipótese de as polaridades entrarem ao contrario na carga da mota... Não faz mal pois não? Que grande amador que sou...
Desculpem a dúvida...
-
- Membro Gold
Sem stress.TrbnBx Escreveu:Bem... Fui comprar ao Leroy algum do material da lista... E comprei a tomada industrial macho, a femea normal e 5mts de fio que aceita 3680W e 16A.
Desculpem a dúvida...
Não há qualquer problema. A corrente segue do pólo positivo para o negativo. Se estiver invertido não levanta qualquer problema a nenhum dos equipamentos. Por essa razão é que as fichas não têm essa diferença. Numa trifásica a ordem já conta logo a ficha tem em conta isso e não a consegues ligar de outra forma.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Silver
Ufa... Já fico um pouco mais descansado...galt Escreveu:Sem stress.TrbnBx Escreveu:Bem... Fui comprar ao Leroy algum do material da lista... E comprei a tomada industrial macho, a femea normal e 5mts de fio que aceita 3680W e 16A.
Desculpem a dúvida...
Não há qualquer problema. A corrente segue do pólo positivo para o negativo. Se estiver invertido não levanta qualquer problema a nenhum dos equipamentos. Por essa razão é que as fichas não têm essa diferença. Numa trifásica a ordem já conta logo a ficha tem em conta isso e não a consegues ligar de outra forma.
-
- Membro Silver
Já experimentei o mobi.e do dolce vita tejo...
Correu tudo bem... Ufa...
Mas terei que alterar as uniões debaixo do banco...
-
- Membro Gold
Um dia destes... ainda nos cruzamos nesse posto, na maioria das utilizações é de Leaf cinza.TrbnBx Escreveu:Já experimentei o mobi.e do dolce vita tejo...
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Moderador
- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
não há que ter medo ehehehe é dar-lhe cargaTrbnBx Escreveu:Já experimentei o mobi.e do dolce vita tejo...

Mas... bom saber que esse Mobie está a funcionar!! Obgd
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km
-
- Membro Gold
Aquele posto nunca falhou desde que começou a funcionar. E funciona tão bem que no dia que o servidor da mobie foi a baixo não permitia carregar por falta de resposta do servidor.Mumia Escreveu:não há que ter medo ehehehe é dar-lhe cargaTrbnBx Escreveu:Já experimentei o mobi.e do dolce vita tejo...
Mas... bom saber que esse Mobie está a funcionar!! Obgd
Espero que não aconteça nada por eu estar aqui a falar.
Já não posso dizer o mesmo do Forum Sintra (um desanimo) em 10 visitas carregou apenas em 2 vezes e 1 delas foi na via ao lado do posto.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]