Boas,
Este DB está a necessitar urgentemente de um Update e aqui vai ele.....
A ultima questão que coloquei aqui foi relativamente ao BMS, alem de ter uma parte do bleading avariada o que como solução imediata bastou remover a placa de bleading, como solução de longo termo não chegava, pois eu acho que um VE tem de ser plug & play, ou melhor Plug & Ride, assim iniciei a minha difícil busca por um BMS que tinha 3 condicionantes pela seguinte ordem de prioridades
- Fiabilidade
- Preço
- Funcionalidades
Com isto em mente e com o preço a limitar muitos dos BMS que vi, pois eram muito personalizáveis, mas sinceramente para o que eu pretendia servia para quê ? Assim e depois de muitos emails trocados acabei por decidir por um da Bestech Power mais concretamente pelo HCX-D131, com o corte a fazer-se abaixo dos 2,5v ou acima dos 3,65v entre outras características.
Uma das condições que eu tinha posta a mim próprio era a fiabilidade, pois quer vende-se a mota, quer fica-se com ela queria garantir que estaria bem protegido. Na minha busca por soluções uma das coisas que me apercebi é que algumas das motos que circulam com regularidade têm BMS para 60A contínuos quando muitas vezes chegam aos 120Amp, e se for a subir esse valor pode-se manter por algum tempo e isso para mim é sinonimo de problemas, assim o BMS escolhido tinhas as características ideais, 80Amp continuos, 200Amp máximo na descarga, e 20Amp contínuos na carga, o que é bastante bom pois a mota tem como consumo máximo 80Amp, e carrega com 11amp.
A montagem...
Fotos.... faltam as fotos, lamento mas não tenho, mas posso dizer o seguinte, a montagem correu muito bem, o novo BMS ficou bem colocado, agora é mais fácil tirar leitura das células com um multímetro, ficou com uma ligação para um carregador externo e correu bem logo a primeira e sem fumo.
O novo BMS antes de ser montado foi reforçado nalguma soldaduras por excesso de zelo, mas prefiro assim, e como o funcionamento era diferente obrigou a algumas modificações nas ligações originais da moto mas nada que fosse muito complicado.
Ficou a faltar ligação a um Led no painel caso ele corte por uma celula estar abaixo dos 2,5v... talvez um dia
A avaliação do desempenho...
Primeira impressão foi 5 estrelas, pois testei numa subida procurando por aquecimentos pois tenho visto alguns com necessidade de ventoinhas, e em plena onda de calor e depois de subir 5kms chegou a morno, já nos carregamento nem a morno chega.
O balanceamento é muiiiitooo melhor que o da Batlight, e a cada carregamento que faço melhora o equilíbrio e neste momento está quase prefeito, mas ainda vai demorar mais uns carregamentos a ficar perfeito, pois o balanceamento que o antigo fazia, causava algum desbalanceamento entre o primeiro bloco de 11 células e o segundo bloco de 11 células e os BMS não estão pensados para ajustar essa quantidade enorme de energia.
Resultado, ao fim de um pouco mais de 2 anos finalmente tenho uma moto que é Plug & Ride, acabou-se o balanceamento manual a cada 500kms com resistências

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Pontos positivos deste BMS....essencialmente a sua simplicidade e qualidade que me dão confiança suficiente para dizer que deverá durar a vida do veiculo. Pontos negativos... eu gostaria de ver indicação visual em quais baterias está a fazer o bleading.