RJSC Escreveu:Emanuel Couto Escreveu:
Como sabem! Sou totalmente contra a construção de lâmpadas led, com resistências, infelizmente esta técnica ainda é usada.
Vão ter pior eficiência! Pois vão transformar parte da energia eléctrica em energia térmica, sem falar que os condutores, vão ficar com maior temperatura, condicionando a passagem de electrões.
Tens que limitar a corrente de alguma maneira, se não utilizares uma resistência vais quer que colocar um regulador de corrente comutado.
Se não tiveres nada a limitar a corrente os LED's vão durar pouco tempo.
Neste momento o mais económico a fazer é meter o maior número de LEDs em série possível, mas mesmo assim usar uma resistências (que terá um valor baixo).
Profundamente errado é como às vezes se vêm: um LED uma resistência ligados as 12V e nesse caso a maioria da energia será dissipada na resistência.
Um LED Branco tem +/- 3.1V de queda de tensão à corrente nominal.
Com esses 4 LED's em serie quando as baterias chegarem a 12.3V já perdeste muito brilho, e acima disso, estás as reduzir-lhes o tempo de vida por excesso de corrente.
Devias 3 em serie e uma resistência ou um regulador comutado (chaveado).
Boas!!!
Pois RJSC, fiquei muito surpreendido com o seu comentário à minha construção de lâmpadas led!
Porque pelos vistos também trabalha com eletrônica, apesar de ser muito gratificante trocar experiências, nesta área, devo-lhe dizer que está totalmente errado!
Já devo ter construido mais de 20 lâmpadas de leds, algumas muito antes de ter aderido as alternativas. Claro que nem todas foram para mim!
Por tal posso dizer que já tenho alguma experiência nesta área!
Ao princípio do comentário diz que devo limitar a corrente dos led!
E no fim! Diz que quando a bateria tiver uma tensão 12,3V, os led vão perder fluxo luminoso!
E deveria colocar 3 leds em série e uma resistência, ou um regulador comutado, que ainda faz menos sentido numa lâmpada led!
Cada led é de 3,2Vx4=12,8V, portanto é a tensão de uma bateria carregada, não é necessário colocar quaisquer resistência!
Quando a bateria vai ficando mais descarregada, e as respectivas perdas nos fios, por efeito jule!
Compenso isto, colocando um capacitor, com uma média capacitancia, em paralelo com os leds, na própria lâmpada, mas nunca junto a fonte!
Pois isto vai lhe aplicar um aumento da tensão, anulando de alguma forma as perdas, dos dois fatores...
A respeito da corrente! Não é preciso nos procupar! Pois cada led, só vai retirar da fonte, a corrente que ele necessitar.
Eu poderia colocar 4 leds em série, numa bateria de 1000 Amperes, que não aconteceria nada!
Por acaso no princípio, quando construi a minha primeira lâmpada led, tb tinha algumas destas dúvidas....