Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Josenir »

há algumas mensagens atrás eu tinha desenvolvido um raciocínio sobre a abertura da válvula de escapamento antes do pms, e tinha concluído que não tinha utilidade. mas depois de alguns testes mais cuidadosos, observei que um adiantamento do eixo de comando de até uns 30º, embora force a válvula de escape a também fechar antes do tempo, ocasionado uma compressão dentro do cilindro no final do tempo de escapamento; na prática isso não chega a causar perda, e pelo contrário, faz o motor ganhar um pouco mais de velocidade.
em princípio eu pensava que esta compressão no final da subida do pistão servia apenas para dificultar o final da subida do pistão, gerando perda. depois de muita observação, tenho visto que acontece o contrário, ao invés de perda, ocorre um ganho. acho que cheguei a uma explicação para este fato.

eu penso que se a válvula de escape fecha logo no início do pms e a de admissão abre depois do pms, o ar de admissão encontra com o pistão já em descida e com um espaço vazio no cilindro. demora um pouco de tempo para o ar ocupar este espaço que existe e que cresce com a descida do pistão. só depois que o ar ocupa este espaço é que vai começar a pressionar o pistão para baixo. se fazemos uma compressão no final da subida do pistão, quando a válvula de admissão abrir, o ar que entra já encontra um ar sob pressão, e de imediato já pressiona o pistão para baixo, sem perda de tempo.

e aí, alguém concorda com essa tese ?

se este fato procede, então 1 a zero para o austríaco ! eh eh eh !

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

é a mesma estorinha da mola da discussão anterior sobre a energia gasta na válvula de admissão... acrescida da estória da pouca força de rotação exercida no eixo de manivelas pelo jogo de ângulos perto do pms, esta, muito mais influente...
energias descentralizadas e definitivas.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

esse pouco engajamento coletivo é esperado em qualquer atividade humana. eu já participei de várias associações e entidades de classe que na prática não funcionaram, por falta de compromisso das pessoas com os objetivos coletivos. o ser humano é egoísta por natureza. e o egoísmo natural leva à corrupção e outras ações que prejudicam a coletividade. quando você vê uma pessoa engajada e realmente preocupada com o bem de todos, é bom até desconfiar, tá querendo voto ou dinheiro em troca da sua boa fé.
disse tudo. a partilha nem sempre é bem vista. há quem pense que a informação doada, é como conselho, não vale nada. eu discordo disso, e aqui no forum temos centenas de informações relevantes, que só estão aqui for força de ... doação.
doar é um ato voluntário, que exige nada em troca. reparem no número de pageviews que há nessa sub-secção. são muitas pessoas a lerem as informações. existem pessoas que sabem a solução dos problemas e simplesmente, não a postam, ficam no anonimato, talvez para não acabar com um negócio, ou uma invenção para uso exclusivo.
se o rendimento é 3%, 30% ou 99%, para mim não interessa. o que me interessa mesmo é que esta semana queimei 2 kg de carvão e apenas com um evaporador de ar condicionado, uma bomba de combustível e uma churraqueira vi meu motor funcionar com uma potência absurda, que o meu compressor com motor de 2 cv ainda não tinha sido capaz de fazer. funcionei por uns dez minutos até uma mangueira estourar, e parei porque estava muito improvisado e podia causar algum acidente. mas já foi o suficiente para ver que isso tem futuro. depois os mesmos 2 kg de carvão continuaram queimando por pelo menos três horas. aqui eu compro um saco com +- 30 kg de carvão por r$ 10,00, no local mais caro. imagina como vai ficar isso com a casca de arroz, que tem custo zero.
o rendimento, mesmo que inferior ao "desejado" vale a pena se o balanço for positivo.
não adianta gastar 3 euros para poupar 2 euros. nesse caso, o projeto fracassa por si só.
além da casca de arroz, existem muita biomassa que pode ser utilizada. bagaço de cana, galhos de árvores e qualquer produto que possa representar energia.
enfim, eu penso numa utilidade para uma pequena propriedade rural autônoma e numa aplicação conjunta com outras formas de energia alternativas como a eólica. se você pensa em um motor a vapor para funcionar um gerador convencional de 4 pólos (1800 rpm), é uma coisa. mas usar o motor a vapor com um gerador eólico, a coisa muda de figura. os resultados são muito melhores.
é esta manifestação tua, josenir, que me faz voltar todo dia à esse forum, e participar colaborando naquilo que posso para democratizar a energia. e por democratizar a energia, entendo disponibiliza-la à qualquer pessoa, sem reserva de mercado para si.

a idéia de um motor mais refinado conta com meu apoio desde que seja precedida de um layout de um motor mais simples, acessível à qualquer um. quem tiver poucos recursos, opta pelo modelo mais simples. quem puder investir um pouco mais, opta por um motor mais caro, mas com mais eficiência.

quanto à proposta da "vaquinha", já iniciei resposta oferecendo-me para colaborar, mas não cheguei a enviar a mensagem, depois que lembrei de um user brasileiro que veio ao forum tentar vender um projeto de domínio público, que podia ser baixado da internet ( uma mini usina de etanol ).

protestei com vêemencia contra aquela prática, pois ela, contraria os princípios desse forum que é a partilha da informação. gratuita.

e, sinceramente, por convicção, tenho que opor-me à essa "vaquinha", pelas mesmas razões. uma pessoa que está na austria, na alemanha, no brasil, portugal, ou mesmo no zimbábue, pode acessar nosso forum e ver que aqui não existe comércio. pode simpatizar com a idéia e dar o seu contributo, dentro do espírito de partilha que nos move. ignorar esse fato, vai nos levar à outros "projetos", talvez cheguem novos projetos e à partir de um determinado ponto, todo mundo só revela informação mediante pagamento.

é difícil para quem seja do ramo, revelar um segredo que sustenta seu negócio. quem não puder revelar, paciência, vamos ter que contar com os joenir's, os sandros_ventania's, os fendel's ou quantos outros 's aparecerem para dar o contributo.

o fendel conheço de outras paragens. é um obstinado pela democratização da energia.

o sandro_ventania conheci nesse tópico, onde muitos lhe jogavam pedra e acabei entrando para moderar e acabei me instalando pelo tipo de assunto, que despertou minha imaginação.

já o josenir é um raro talento que desabrochou no forum. acompanho suas intervenções com atenção, pois reune um espírito cientista, jogo de cintura para driblar as adversidades e conhecimento técnico. é um grande expoente desse forum, que está dando seus primeiros passos por aqui, mas em breve será um dos ícones desse forum.

mesmo que alguns deixem de postar, mesmo que possa parecer um discurso aos peixes, vejam o número de pessoas que lêem essa seção. tem gente que ajudam pessoas miseráveis na africa, ongs que ajudam pessoas realmente carentes nas zonas rurais, no brasil e em muitos países. pessoas que, como nós teimam em encontrar soluções para quem não tem alternativa.

vamos chegar, com calma e obstinação, aos resultados esperados. pena daquele que sabe a resposta e fica calado diante das dificuldades, vai sofrer com a descoberta. o sentimento de não partilhar, o remete à uma zona fúnebre, onde o egoismo e os tremores habitam.

avancemos. mantemos o leme firme e centrado no objetivo, pois logo chegarão as soluções, ou pessoas que as conheçam.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

até acho justo o josenir ficar fora da vaquinha... mas os outros...

pensando sobre a gaveta das máquinas antigas, elas são acionadas por uma barra roscada... que deveriam ter 2 porcas de cada lado... assim daria prá deixar uma folga e acionar a gaveta próximo do pmi e pms (dupla ação)...

se me recordo bem... fiz a besteira de tirar essa folga... em minhas tentativas há décadas passadas...

e o que faria um austríaco qua só fala alemão num forum português?...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:até acho justo o josenir ficar fora da vaquinha... mas os outros...
de jeito nenhum, eu faço questão de pagar a minha parte.

um dia, a título de estudo, desenvolví uma pequena idéia, que colocada atrás do medidor de energia elétrica, fazia o relógio desacelerar. e eu, empolgado com a idéia, cai na bobagem de dizer a um amigo... este espalhou a história, e começaram a chegar vários amigos meus me encomendando o tal aparelho. é incrível como as pessoas invertem os valores. todos entenderam isso como um "economizador para o bolso" e esqueceram do principal: quando você usa algo sem pagar, inevitavelmente alguém vai pagar no seu lugar. logo a empresa fornecedora de energia vai perceber a diminuição do lucro, e vai reajustar a tarifa para todos, inclusive você mesmo. e além de voltar a pagar parte do que "economizou", terá imposto a outros, até mais necessitados do que você, um pagamento de algo que não deviam.

imediatamente joguei fora tudo o que dizia respeito ao invento, e nem preciso dizer que nunca usei em meu favor o tal objeto. e tratei de dizer que não existia nada disso, que era apenas uma brincadeira, e o meu amigo, que espalhou a notícia, passou por mentiroso e se aborreceu comigo.
fendel Escreveu:e o que faria um austríaco qua só fala alemão num forum português?...
mas você, também, ein, fendel ? como foi que você consegui achar um austríaco que não fala pelo menos o inglês ? fez algum concurso, foi ? eh eh eh !

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

luciano Escreveu:já o josenir é um raro talento que desabrochou no forum. acompanho suas intervenções com atenção, pois reune um espírito cientista, jogo de cintura para driblar as adversidades e conhecimento técnico
amigo velho, esqueceu de dizer que o josenir, também tem ferramentas além do talento, tem a paixão pelo desafio!
luciano Escreveu:quanto à proposta da "vaquinha", já iniciei resposta oferecendo-me para colaborar, mas não cheguei a enviar a mensagem, depois que lembrei de um user brasileiro que veio ao forum tentar vender um projeto de domínio público, que podia ser baixado da internet ( uma mini usina de etanol ).
pelas mesmas razões luciano, tenho minhas restrições, sobre esse tipo de negócio, por isso pedi ao fendel que se precave-se, mas por outro lado, podemos publicar aqui seu projeto... e como o valor rateado é pequeno, vendo a obstinação josenir em desenvolver esse projeto não acho justo que ele sozinho pague por esse ônus. por esses motivos abri uma exceção e fico a disposição dos amigos para a partilha desse valor!!

um abraço a todos!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

o culpado de eu achar o austríaco foi vc mesmo... que fez eu procurar um motor moderno a vapor... e depois veio com aquela "eu já sabia"

eu também faço o relógio registrador ir mais devagar e para trás... e vou brigar com a concessionária assim que meu papavento entrar em operação... hoje busquei o quarto par de hélices...
aliás, eu defendo gerar energia, preferencialmente conectado à rede...
http://www.fendel.com.br/gerapor.html
são inúmeras as vantagens, para todos...

tenho certeza absoluta que vc, quando começar a brincar de fazer um motor virar gerador... vc vai ficar maluco de excitado... conecte teu motorsinho a ar comprimido num motor elétrico de 1/2 hp, e o faça girar acima da velocidade síncrona... ligado à rede...

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

até acho justo o josenir ficar fora da vaquinha... mas os outros...
fendel...voce sabe, qual a utilidade que um invento desse vai ter pra mim???
nenhum !!!!
moro em uma cidade relativamente grande e em area completamente urbana...não possuo nem sequer uma chácara em outro local!
sou funcionario publico(mal pago), não possuo nenhuma outra atividade.
sou voluntario nessa empreitada, dedico meu tempo e o pouco de conhecimento que possuo, por que gosto do tema desse forum e por que me faz bem saber que consegui ajudar meu semelhante...vai ser pra mim uma alegria indescritivel o dia que o luciano estiver usando uma maquina a vapor, movido a casca de arroz! e nem é por que acho ele um necessitado...muito pelo contrario...certamente ele possui uma situação financeira muito mais tranquila que a minha. mas independente disso desejo que ele cresça cada vez mais! e a conclusão desse projeto certamente beneficiará muitas pessoas de poucas posses!
por que então, fendel, voce acha que eu tenho de contribuir financeiramente adquerindo um projeto que me parece "gordura de cobra"??
se eu tivesse algum recurso financeiro eu colocava na conta do josenir, pois acho que na mão dele teria mais proveito ajudando nas experiencias que na mão do austriaco.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

o austríaco chegou nuns resultados interessantes... e não quer nenhuma fortuna pela dica...
acho que merece uma rodada de chop...
certamente 99% do que virá... a gente já sabia... ou imagina.
mas, pode ter uma vírgula interessante... nem que seja do tipo: isso é bom e aquilo não....
outrossim essa é nossa cachaça... e uma vírgula pode fazer a diferença.

eu acho que o luciano não vai ter saco de alimentar a caldeira com casca de arroz na base da pasinha...
uma caldeira automática para combustível sólido não é barata e não é simples...

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

já que hoje a produção técnica está em baixa mesmo, vou contar uma historinha.

um grande incêndio tomava conta de uma floresta onde habitavam muitos animais. todos os animais começaram a fugir. no meio da fuga a onça viu o beija-flor, que descia no rio, enchia o bico de água e, sobrevoando o fogo, soltava a água. e disse: foge beija-flor e salva a tua vida, não vê que com essas poucas gotas não vai conseguir nada ?
e o beija-flor resignado respondeu: - eu estou apenas fazendo a minha parte.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

então somos 3 vaqueiros:
josenir, lobão e eu... com r$ 20,00 cada um.
vou mandar as respectivas mensagens pessoais e de antemão agradeço pela participação.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

fendel, se enganou novamente...faça as contas comigo:
hipotéticamente, vamos supor que o luciano precisa-se bombear agua para a lavoura 24horas por dia(sei que não é o caso)...como cada turno de trabalho são de 8horas, ele iria precisar de 3 homens trabalhando pra ele, cada um em seu turno...como o trabalho é basicamente jogar uma pá de palha a cada hora, certamente ele pagaria um salario minimo
(r$400,00) a cada um...3 salarios= r$1.200,00...caso ele venha a assinar a carteira os custos dobram...ele teria que desembolsar r$2.400,00 por mês para manter o sistema funcionando...vamos piorar a situação e colocar mais r$600,00 de manutenção, etc, etc...totalizando r$3.000,00 mensais !!!
caramba...uma grana preta só pra manter a bomba funcionando no vapor, que usa combustivel de gratis!!!...por incrivel que pareça ele está economizando o triplo, pois ele gasta r$12.000,00 por mês para fazer o mesmo serviço com oleo diesel!!
e agora fendel, o que me diz ?? o luciano vai ou não vai ter paciencia??
Nós somos a consequência do que pensamos.

lobão
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 29, 2007 6:51 pm

Mensagem por lobão »

sandro_ventania, belíssimo cálculo, só que não é bem assim, por incrível que pareça o produtor de arroz não fica com a casca quando ele vende o produto a indústria de beneficiamento é que gera esse produto, nesse cálculo terás de acrescentar mais o custo transporte!

quanto se o luciano terá paciência de esperar o desenvolvimento do projeto, eu aposto todas as fichas que sim, pois uma das qualidades de nós produtores rurais brasileiros é ter paciência, esperamos o financiamento ( que nunca chega na hora certa), esperamos por preço justo dos nossos produtos (até parece piada, pois esse nunca vem), esperamos que o clima nos ajude a ter uma safra boa ou pelo menos que não aja uma catástrofe,.... esperamos que na hora da safra o governo não importe para que os preços não fiquem mais alvitrados .... etc...

um abraço!!!
O fracasso é a prova que antecede o êxito!!!

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:fendel, se enganou novamente...faça as contas comigo:
hipotéticamente, vamos supor que o luciano precisa-se bombear agua para a lavoura 24horas por dia(sei que não é o caso)...como cada turno de trabalho são de 8horas, ele iria precisar de 3 homens trabalhando pra ele, cada um em seu turno...como o trabalho é basicamente jogar uma pá de palha a cada hora, certamente ele pagaria um salario minimo
(r$400,00) a cada um...3 salarios= r$1.200,00...caso ele venha a assinar a carteira os custos dobram...ele teria que desembolsar r$2.400,00 por mês para manter o sistema funcionando...vamos piorar a situação e colocar mais r$600,00 de manutenção, etc, etc...totalizando r$3.000,00 mensais !!!
caramba...uma grana preta só pra manter a bomba funcionando no vapor, que usa combustivel de gratis!!!...por incrivel que pareça ele está economizando o triplo, pois ele gasta r$12.000,00 por mês para fazer o mesmo serviço com oleo diesel!!
e agora fendel, o que me diz ?? o luciano vai ou não vai ter paciencia??
muito bem, apenas vocês se esqueceram do projeto que o josenir tem do queimador de casca de arroz automatizado, que tem um reservatório com um funil para armazenar a casca de arroz e mantém a temperatura mais ou menos constante na fornalha. e esse queimador é super simples e precisa ser alimentado no máximo a cada 8 horas, precisando de apenas um funcionário que nem precisa ser dedicado a esta função. então talvez seja o caso de refazer os cálculos e ver quanto vai ser o custo. e pode ter certeza que a manutenção do motor a vapor vai ser muito menor do que a manutenção do motor a diesel, e isso precisa ser considerado.

eu estou considerando aquilo que existe aqui na minha região, que todos os produtores de arroz têm secador e fazem o beneficiamento do seu arroz e já o vendem embalado em pacotes de 1kg, fardos de 30 kg ou sacos de 50 kg. neste caso não se esqueçam também de descontar da despesa o custo negativo da casca de arroz, pois atualmente, com ela não é aproveitada, o produtor paga para fazer o seu descarte, como acontece com todos aqui.

e se alguém tiver que pagar o frete da casca, que o inclua nos custos, mas não esqueça que devido ao baixo peso e facilidade de carga e descarga, esse frete vai ter custo muito baixo.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

josenir, esta parte do projeto não foi esquecida por mim. apenas não quero queimar etapas, pois cada coisa no seu tempo.
se conseguirmos mover a turbina de água com um motor à vapor, o resto será muito fácil.
aproveitando o post: imagine que na ponta do funil contar com a ajuda de uma rosca-sem-fim, para extrair a casca de arroz no volume certo, sem problemas de embuchamentos. lembre que a casca, por ser leve, ela compacta-se com mais facilidade, entupindo a saída.
se não conheces uma distribuidora de adubo, te mando depois uma foto, onde, na parte interna, junto ao sem-fim, existe um ferro na forma de u que move-se descompactando eventuais blocos de adubo( casca também ).

mas isso é assunto para a fase 3. ainda nem chegamos na caldeira. portando, há que ter paciência.

as contas do sandro estão corretas. falta só incluir as previsões de indenizações trabalhistas, já que o funcionário quando sai alega insalubridade, periculosidade e todas aquelas "cositas más" que os brasileiros empresários estão acostumados.

lobão, temos que conviver com todas as adversidades da agricultura brasileira. quem vive com isso, pode dar nó em pingo d'agua.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

ontem solicitei prá minha cunhada na alemanha fazer o depósito prá áustria.
ela é do tipo que quer as coisas dela prá ontem... e as coisas dos outros prá amanhã...
também já recebi os 2 depósitos. obrigado.

e além dos custos das ações trabalhistas... qualquer caldeira necessita de operadores de caldeira certificados....

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

terminei todos os testes com o motor de um cilindro. e já comecei a trabalhar no motor de 4 cilindros, mesmo antes de aprontar a caldeira, só para ir adiantando. e como já tinha escolhido o motor de fusca, comecei a desmontagem dele. só que agora já me arrependi da escolha. o motor de fusca, ao contrário do que eu pensava, tem uma mecânica muito mais complicada do que um motor de 4 cilindros em linha usado na maioria dos automóveis. parece um jabuti para abrir. tudo fica muito complicado com ele. para tirar o eixo de comando é preciso desmontar o motor completamente, o que inviabiliza qualquer mudança depois de montado. estou avaliando se vai compensar. e o pior é que ele custou mais caro do que um motor convencional, devido a haver boa procura dele no mercado. eu paguei r$ 450,00 neste.
estou avaliando, mas é provável que eu acabe optanto por outro motor.
vejam aí o vídeo com a versão do motor a vapor com injeção eletrônica, e logo no início do vídeo já aparece o motor de fusca.

Link

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fendel Escreveu:e além dos custos das ações trabalhistas... qualquer caldeira necessita de operadores de caldeira certificados....
mas nós vamos dar uma de "doido". já que a nossa caldeira também não é certificada, qualquer operador que também não seja, serve... eh eh eh !

vamos fazer como o sujeito que depois que o elevador começou a subir, foi perguntado para qual andar ele ia. ele respondeu: - como eu já errei o prédio mesmo, qualquer andar serve...

eh eh eh !

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium

não consegui uma imagem maior, mas no texto diz:

eu acho que não vai dar certo.
ó céu..
ó vida...
ó azar...

uma homenagem aos pessimistas que acham que o motor à vapor não vai dar certo...

Anexos
Hardy.jpeg
Hardy.jpeg (0 Bytes) Visto 3825 vezes

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

creiam em mim... e caminhem sobre a água...
ou melhor... batam as mãos e saiam voando...

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”