The Blue Rider

Local ideal para diário de bordo dos automóveis eléctrico
Responder

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo set 09, 2012 2:42 pm

Re: The Blue Rider

Mensagem por labutess »

Como sabem , fui ao Algarve neste fds, mais uma aventura de 630km andados pelo sul de Portugal.
O maior problema seria de encontrar postos de carga com uma distância máxima de 100 km e evitar o máximo de subidas.
Comecei a procura de outros pontos de carga compatíveis e encontrei um site de estações de serviço para caravanas que tinham informações de 2 pontos de carga ,1 na praia da manta rota e outro em vila real de santo António. Com estes pontos e mais os PCR da autoestrada rumei ao sul.
Partindo bem cedo de casa , fui apanhar a entrada da autoestrada na marateca , até aí gastei 3 barras e ainda faltava perto de 100 km até Aljustrel, como é a descer consegui lá chegar vendo o aviso de bateria fraca.
Axei o carregamento em Aljustrel mais lento que os outros PCR já utilizados e mesmo a insistir a carga só consegui meter 15.5 kwh na bateria .
Continuando a viagem consegui chegar ao PCR de Loulé sem problemas e carreguei apenas a 80% que dava até á praia da manta rota.
Cheguei á praia pelas 10.30h e nada de pontos de carga,só a partir de 15 de setembro é que tem tudo montado, depois desmontam novamente para reservarem o espaço para estacionamento de automóveis.
Fiz um pouco de praia,a água estava muito agradável, mas com maré cheia e com muita rebentação, não era bom para a minha filha de 2.5 anos.
Ainda com 4 barras de autonomia fui á procura da outra estação de serviço em vrsantonio, foram só 12 km de distância. Consegui carregar a 16A e paguei 2.5 euros.
Como já era meio dia, aproveitei para almoçar na vila e passear um pouco.
Eram 3 horas e fui embora,sem carga completa mas dava para chegar ao destino-paisagem do Guadiana Turismo rural.onde carreguei e aproveitei a piscina para relachar um pouco.
Ao fim do dia lá fui para a feira medieval de Castro Marim, a noite estava muito agradável e a feira encantava .No domingo ainda aproveitei umas horas na piscina e perto do meio dia rumei direito a ourique onde cheguei perto das 2h ao local de carga no parque do trabalho,almocei e esperei um pouco até ter 5 barras de carga.com esta carga cheguei a são luis onde jantei e carreguei até até aos 16.5kwh.
Fiz caminho até troia,foram mais 100 km sem problemas,conseguindo apanhar o barco das 23.40 h e passado pouco da meia noite já estava em casa.
Anexos
Ponto de carga no restaurante
Ponto de carga no restaurante
Carregamento em Ourique
Carregamento em Ourique
20160828_233126.jpg

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

Mais fotos
Anexos
Carregamento no parque das caravanas a 16A
Carregamento no parque das caravanas a 16A
Entrada do parque em Ourique
Entrada do parque em Ourique

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

http://www.campingcarportugal.com/areasServico
O site onde podem procurar pontos de carga com electricidade, se alguém tiver tempo pode adicionar ao electromaps e depois vamos ver se funcionam.
O local onde passei a noite , tive autorização da dona para divulgar, tem restaurante e quartos para alugar,
Fica na foz do Guadiana, Alcoutim.
O local tem luz de gerador,mas carreguei a 16A sem problemas

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

Olha olha gostei em especial desta aventura..... Conheço "bem" a zona, Manta rota e proximidades (Lota, etc), diria que o melhor lado do Algarve ;)

Essa ideia dos parques das Autocaravanas é bem interessante, será que não há problema de se usar? sem duvida algo a investigar.... fica-se logo com um leque beeeeemmmmm maior de pontos de carga :)
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Fil
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta ago 12, 2015 5:21 pm

Mensagem por Fil »

Que maravilha! Excelente fim de semana!
Esses pontos de carga valem ouro.

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

Mumia Escreveu:Olha olha gostei em especial desta aventura..... Conheço "bem" a zona, Manta rota e proximidades (Lota, etc), diria que o melhor lado do Algarve ;)

Essa ideia dos parques das Autocaravanas é bem interessante, será que não há problema de se usar? sem duvida algo a investigar.... fica-se logo com um leque beeeeemmmmm maior de pontos de carga :)

Eu falei com um sr mario que encontrei neste site e ele autorizou a carga

B.D. de Áreas de Serviço para autocaravanas - CampingCar Portugal
www.campingcarportugal.com › areasnv
Morada: Praia de Manta Rota - Vila nova de Cacela ... Estacionamento: Sim .... Confirmado hoje com Sr. Mário (910 890 140) - Autocaravanas em exclusivo apenas até dia 15 de Junho, e misto (com ...
Visitou esta página em 26-08-2016.

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm

Mensagem por pemifer »

Maravilha de passeio!
Obrigado pelo relato e pelas fotos.

sosimple
Moderador
Moderador
Registado: terça jul 05, 2016 12:48 am

Mensagem por sosimple »

Obrigado pela informação. Com planeamento, paciência e boa vontade dá para fazer umas viagens porreiras.

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Mensagem por lmmr74 »

O parque de Ourique funciona em que termos? é pago? Tem de se pedir autorização para carregar? Tem limite de horários?

Obrigado

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

lmmr74 Escreveu:O parque de Ourique funciona em que termos? é pago? Tem de se pedir autorização para carregar? Tem limite de horários?

Obrigado
Eu vi no electromaps este ponto de carga que foi colocado pelo malm
No domingo á tarde entrei lá e meti á carga,estava lá outros carros mas não encontrei ninguém para perguntar
Lê este tópico que tem as respostas
.http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... it=Ourique

sosimple
Moderador
Moderador

Mensagem por sosimple »

Obrigado pela informação, labutess. Muito útil.

Off-topic: inscrevi-me há umas semanas no Nissanleafpt.com e continuo a aguardar aprovação. Não encontro nenhuma forma de entrar em contacto com a administração... Podes indagar por mim?

Via Tapatalk
Opel Ampera
O meu Instagram

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm

Mensagem por pemifer »

sosimple Escreveu:Obrigado pela informação, labutess. Muito útil.

Off-topic: inscrevi-me há umas semanas no Nissanleafpt.com e continuo a aguardar aprovação. Não encontro nenhuma forma de entrar em contacto com a administração... Podes indagar por mim?

Via Tapatalk
Aprovação? Já não me lembro como foi o meu processo...
O teu user é igual?

sosimple
Moderador
Moderador

Mensagem por sosimple »

pemifer Escreveu: Aprovação? Já não me lembro como foi o meu processo...
O teu user é igual?
Sim, é o mesmo.
Anexos
NissanLeafPT.png
NissanLeafPT.png (38.89 KiB) Visto 4385 vezes
Opel Ampera
O meu Instagram

sosimple
Moderador
Moderador

Mensagem por sosimple »

Menos de 10 minutos depois, já tenho a conta activada. :)
Opel Ampera
O meu Instagram

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

sosimple Escreveu:Menos de 10 minutos depois, já tenho a conta activada. :)

É sinal que a concorrência anda encima, está resolvido ,ainda bem

lmmr74
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta dez 05, 2014 3:11 pm

Mensagem por lmmr74 »

labutess Escreveu:
lmmr74 Escreveu:O parque de Ourique funciona em que termos? é pago? Tem de se pedir autorização para carregar? Tem limite de horários?

Obrigado
Eu vi no electromaps este ponto de carga que foi colocado pelo malm
No domingo á tarde entrei lá e meti á carga,estava lá outros carros mas não encontrei ninguém para perguntar
Lê este tópico que tem as respostas
.http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... it=Ourique
Fantástico. Obrigado

Autor do tópico
labutess
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por labutess »

Como ja esperava,
hoje foi o dia de ver menos uma barra na capacidade das baterias :(
Anexos
20160923_073121.jpg

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

labutess Escreveu:Como ja esperava,
hoje foi o dia de ver menos uma barra na capacidade das baterias :(
Esse problema das baterias é o tendão de Aquiles do Nissan Leaf, e que me pode afastar da compra de um veículo destes. Pelo menos até a Nissan ter um TMS eficiente, como da BMW e da Tesla. E, consequentemente, permitir o uso frequente dos PCR sem perigo acentuado de degradação das baterias.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

galt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm

Mensagem por galt »

Em contraste com isso os proprietários são informados da degradação no painel, a marca troca a bateria se estiver na garantia e caso o proprietário tenha de trocar a bateria o custo são 5000 + IVA.

Os restantes fabricantes estão muito distantes destes 3 pontos essenciais na pós-venda.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]

rcardoso
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jul 09, 2015 11:21 pm

Mensagem por rcardoso »

Pois, troca se estiver na garantia, apenas. Mas a degradação existe mesmo para aqueles que tendo algum cuidado adicional, protegeram melhor a bateria, e acabam por ser prejudicados por isso, perdendo a sua barra (quarta?) após o fim da garantia. E 5000+IVA ainda é muito dinheiro para alguns...
Os restantes fabricantes até poderão estar distantes, mas a degradação das baterias não é tão acentuada por estas estarem mais protegidas, e este é que é o factor fundamental para mim. O condutor, mais do que ter baterias novas, quer é que a autonomia do seu carro se vá mantendo o mais próximo possível da que tinha quando o comprou.
Não coloco em causa que o Leaf seja um excelente carro, que o é. Mas usando novamente a figura do guerreiro Aquiles, tem o seu ponto fraco. E a Nissan deve rever esse problema o quanto antes, antes que fique descredibilizada.
Mas se hoje o Leaf ainda se apresenta como uma das melhores soluções (ou a melhor) para carros eléctricos de 5 lugares, no seu escalão de preço, em breve terá concorrência (felizmente) com que se preocupar, como o Opel Ampera-E, o Tesla Model 3, e até os Hyundai Ioniq e Kia Soul EV após o seu esperado upgrade no pack de baterias.
A Nissan foi pioneira, e merece o nosso aplauso e reconhecimento por isso. Mas não se pode deitar a dormir à sombra, se não quiser perder o estatuto de líder de vendas.
Condução ECOnómica e ECOlógica
- Bereco Evo 5,5kW (desde 08/2015): 15.500kms

Redes Sociais
- Facebook: "Ricardo Cardoso"

Responder

Voltar para “Automóveis”