Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por sandro_ventania »

troque pelas de escape...aliás se não me engano, trabalham duas molas, uma dentro da outra não é?...se for, as de escape voce pode até tirar uma delas para o motor ficar mais solto...molas fortes são pra evitar flutuação delas em altas velocidades...velocidade que voce deve ficar 20vezes abaixo.
lembrei que uma das modificaçoes que foram feitas no novo uno economy, foram aliviar as molas das valvulas...daí a energia que o motor gasta pra aciona-las não é devolvida, não em sua totalidade,(como falamos aqui) até mesmo por que seria motocontinuo.
existem varias coisas que se pode fazer para deixar o motor mais economico (eficiente), principalmente para o uso que se pretende dar...pra começar alivio de volante, pistões e bielas...mas isso é uma segunda etapa.
Nós somos a consequência do que pensamos.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:troque pelas de escape...aliás se não me engano, trabalham duas molas, uma dentro da outra não é?...se for, as de escape voce pode até tirar uma delas para o motor ficar mais solto...molas fortes são pra evitar flutuação delas em altas velocidades...velocidade que voce deve ficar 20vezes abaixo.
as molas são uma para cada válvula. mas eu não vou dar chance para o azar, vou logo trocar as 4 molas de admissão por outras novas. cada mola custa menos de r$ 4,00. r$ 16,00 não paga o meu trabalho de desmontar depois que estiver pronto, é uma economia que não compensa.

sobre usar molas mais fracas no escape, não vejo motivo, pois os cames já têm que ser rebaixados para quase metade da altura original, assim a válvula vai abrir somente a metade da abertura, o que já vai exigir menos força.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta mai 16, 2007 1:29 am

Mensagem por Fendel »

ontem minha cunhada me informou que fez o depósito dos 20 euros... e repassei a info pro austríaco...
energias descentralizadas e definitivas.

Ronald
Membro
Membro
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Mensagem por Ronald »

olá a todos, venho acompanhando a tempos este fórum e acho que posso dar alguns "pitacos" produtivos= nâo reduza demais a altura dos ressaltos do comando para não prejudicar a passagem do vapor,nunca teste o motor (de fusca) abaixo de aprox. 500rpm pois a lubrificação será bem deficiente, não utilize a ventoinha de refrigeração pois neste tipo de uso quanto mais quente melhor (o ideal acho que seria 105 graus c.) pois é basicamente um motor térmico e quanto menos calor (energia) perder melhor, quanto ao comando o ideal seria que tenha a mesma rotação do virabrequim para poder usar só um ressalto e não dois, embora isto deva ser dificil. desculpe a curiosidade mas como vai testa-lo? o reservatório do seu compressor é pequeno. aguardo ansioso os testes.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

olá ronald

já ia lhe convidar para participar desse tópico, quando vi sua participação.
bem vindo ao time de obcecados em gerar uma energia menos poluente e de acesso simplificado à grande maioria das pessoas.
todo o conhecimento de mecânica ajuda, mas o que ajuda mesmo é esse senso de amizade em torno de um objetivo, contornando problemas e achando soluções.
parabens pela iniciativa de juntar-se à nós.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ronald Escreveu:olá a todos, venho acompanhando a tempos este fórum e acho que posso dar alguns "pitacos" produtivos= nâo reduza demais a altura dos ressaltos do comando para não prejudicar a passagem do vapor,nunca teste o motor (de fusca) abaixo de aprox. 500rpm pois a lubrificação será bem deficiente, não utilize a ventoinha de refrigeração pois neste tipo de uso quanto mais quente melhor (o ideal acho que seria 105 graus c.) pois é basicamente um motor térmico e quanto menos calor (energia) perder melhor, quanto ao comando o ideal seria que tenha a mesma rotação do virabrequim para poder usar só um ressalto e não dois, embora isto deva ser dificil. desculpe a curiosidade mas como vai testa-lo? o reservatório do seu compressor é pequeno. aguardo ansioso os testes.
hoje finalmente tive tempo para terminar o eixo de comando. e já comecei a montagem do motor.
depois de exaustivos testes que já fiz com um motor de um cilindro, concluí que para que seja possível as aberturas e fechamentos de válvulas no tempo mais favorável ao funcionamento com vapor é necessário reduzir a altura dos cames de comando para aproximadamente a metade da altura original. no motor de fusca que estou montando, como o eixo de comando estava usando bronzinas standard, e como não apresenta desgaste, concluo que ele esteja com a altura dos cames bem próxima do original. medí 7,9mm de altura e rebaixei para 4mm.
esse rebaixamento é para fazer com que a válvula abra e feche num intervalo de tempo mais curto, mas é claro que com isso se reduz também a área de abertura. essa menor abertura não chega a causar perda ao funcionamento do motor a vapor devido ao vapor estar sob pressão. ainda mais que pretendo funcionar este motor em baixa rotação, abaixo de 1200 rpm.

não vou usar as carenagens nem a ventilação deste motor, mesmo porque já comprei ele sem nada disso. e ainda estou pensando em pintá-lo de preto para diminuir a sua perda de calor.

sobre a lubrificação, realmente é uma coisa importante a se considerar. e a má notícia é que este motor tem a bomba de óleo movida pelo eixo de comando. como o eixo de comando gira à metade da rotação do motor, isso é mau. mas já tratei de limpar todos os furos de passagem de óleio e de pôr um sensor de pressão de óleo novo para ver a que rotação mínima a lubrificação estará satisfatória.

mas e por falar em limpar os furos de passagem de óleo, vejam um fato curioso: este motor estava com o virabrequim quebrado ao meio e o mancal do lado oposto do volante estava preso ao eixo, quando fiz a sua desmontagem. hoje, antes de começar a montagem, preocupado com a lubrificação, tive a idéia de verificar os furos de passagem de óleo na carcaça. então com a pistola de ar comprimido fui injetando ar nos furos e observando se pasava livre. quando cheguei justamente no furo do mancal que estava preso, observei que estava entupido. tentei de várias formas desentupir e não consegui. então, com a furadeira, furei uma tampinha que dava acesso a este duto de óleo, e aí consegui desobstruir a passagem, e em seguida fiz um pino e tapei o furo novamente. testei depois de fechado e o duto deu passagem normalmente para o ar.

moral da história: nenhum mecânico iria querer perder o seu tempo com um trabalho desse. então se eu tivesse confiado em um mecânico para este trabalho, fatalmente teria um prejuízo neste motor.

não sei se já disse aos colegas, mas eu pensava que este motor era de 1600 cc, mas quando leveu ele para a retífica é que descobri que é na verdade 1500 cc. mas mesmo assim, deve consumir bastante ar e o meu compressor é pequeno. mas já consegui um compressor grande emprestado para fazer os testes com mais folga.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

josenir

ao voltar no tópico e não encontrares respostas, não desanime. pela experiência que tenho aqui dentro, sei que às vezes, parecemos estar a fazer discursos aos peixes.
nao deixe-se abalar por essa idéia de esvaziamento. muitos vem aqui e apenas olham, sem dar o contributo.
siga o seu trabalho de forma firme. se lhe falharem os colaboradores habituais, logo aparecerão outros com iguais firmezas de propósitos, imbuidos do espírito de proporcionar energia barata e acessível à qualquer um. o amigo que tenho certeza de que jamais desistirá de dar a opinião é o sandro_ventania.
tudo que está registrado no forum é para sempre. seu nome já está perpetuado na memória desse forum.
isso é apenas o início. muito ainda virá. tenho certeza disso. conheço um cego dormindo e um rengo deitado. sei do que falo. e aposto minhas fichas em seu talento.

sds

luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

joaquimdelisboa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 26, 2006 10:08 pm

Mensagem por joaquimdelisboa »

eu sou, justamente, dos que venho só espreitar... mas faço-o diariamente!

bem que gostaria de estar sujando as mãos e olhando de perto todas essas peças.
a mecânica me fascina.

adora aquela descrição que foi dada para "motor": conjunto de peças que uma vez juntas e bem apertadas umas nas outras andam nas horas do caraças"!

tenham um santo natal

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

recebi agora há pouco os rascunhos do austríaco, em alemão.
resumindo a parte que interessa:
a válvula de admissão é do tipo engate rápido de óleo de implemento agrícola... onde a esfera pega no pistão no pms e abre...
no came da válvula de saída é soldado mais um ressalto com eletrodo 680, como o fez o josenir, e abre 3 mm antes do pmi e fecha 6 mm antes do pms.
no pistão são retirados os anéis de cima, é usinado um canal maior e colocado um retentor para alta temperatura.
o óleo lubrificante que deu melhor resultado prá ele foi o de corrente de motoserra.

obs fendel: eu colocaria 2 retentores... um virado prá baixo (óleo), e outro virado prá cima (vapor)...
Última edição por Fendel em quinta dez 11, 2008 12:43 pm, editado 1 vez no total.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

rotações com:
4 bar - 200/min
6 bar - 500/min
8 bar- 750/min
10bar-1100/min
12 bar- 1400/min

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

desenho do pistão e do came...
Anexos
Zeichnung 2.tif
Zeichnung 2.tif (17.29 KiB) Visto 3427 vezes

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

desenho que mostra os angulos de abertura das valvulas
Anexos
Zeichnung.tif
Zeichnung.tif (8.34 KiB) Visto 3423 vezes
Última edição por Fendel em quinta dez 11, 2008 1:03 pm, editado 1 vez no total.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

foto do motor a explosão adaptado para vapor

o grande volante serve para estabilizar o motor...
Anexos
motor a vapor
motor a vapor
Dampfmotor014.JPG (58.27 KiB) Visto 3419 vezes

Ronald
Membro
Membro
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Mensagem por Ronald »

grato pelas mensagens de apoio que recebi, abraço a todos. ainda estou matutando sobre o rebaixamento do ressalto do comando: na admissao tudo bem, o ar ou vapor vem em alta pressao, mas na descarga o mesmo expandiu-se 6 a 8 vezes precisando de uma passagem muito maior (se bem que a valvula de descarga permanece muito mais tempo aberta). acredito cada vez mais que toda a ciencia esteja no desenho do comando. quanto a passagem de lubrificaçao obstruida, bingo, eu perderia algumas semanas e algum dinheiro. estive conversando com meu travesseiro na noite passada e acho que na questao da força da mola de valvulas, a perda principal é o atrito gerado entre o comando e o "copo" que é maior se a mola for mais forte. boa sorte, pois ela ajuda muito.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

realmente as idéias do nosso amigo não trazem nada de novo e fantástico para o nosso estudo. mas nos trazem pelo menos o consolo de que a nossa solução já chegou um pouco mais além da dele. e isso é muito bom. imaginem se nós tivéssemos descoberto que tudo o que fizemos até agora estivesse errado... ficaríamos desanimados a continuar o trabalho.

eu tenho certeza que as soluções aqui discutidas não são as melhores, nem são as "definitivas", mas estão bem a frente de outras que existem no momento.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

vou repetir aqui, um bordão de um desenho animado sobre motos...voce se lembram?

" - mas eu te disse, eu te disse!!
- eu sei !!!
- mas eu te disse, eu te disse!!!
- eu seiiiiiiiiiiiiiiiiiiii !!!!"

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

outra dica do austríaco para motores com válvulas no bloco:
substituir o cabeçote por uma chapa de aço, fazer o furo e rosca para a válvula de admissão de esfera no meio (do local do pistão) e usinar a parte onde entra a válvula de escape quando abre...
essa chapa dá para visualizar na foto do motor.
o luciano me informou que não abrem as imagens com extensão "tif", e repassei prá ele por email para que ele mude num sistema aceito.

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

caso os dois vaqueiros lobão e josenir quiserem o material enviado em alemão, é só me mandar uma mp com o email para postagem.
acredito que traduzi e repassei todas as informações interessantes, e que com estas modificações um motor transformado talvez chegue em 4% de rendimento...

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver

para se descobrir o rendimento, creio que basta usar gasolina na caldeira e fazer o teste de quanto tempo o motor ficar funcionando e comparar com o motor original.
creio que o teste seria mais justo (não tecnicamente correto), se iniciar com a caldeira já na temperatura ideal.
a 100 anos atrás...um carro fazia 12km/l de querosene...
será que com a mecanica de hoje não fariamos mais?

Fendel
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por Fendel »

acredito que esse motorzinho de 100 anos passados tinha condensação, dupla ação e 3 estágios...

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”