Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Ora bem.
Num dos pentes, todas as células (14) estão a 3,25v
No outro, 2 estão a 3,25v , e as outras estão ligados no CelLog, todas equilibradas entre elas a 3,33v.
Entretanto, hoje tive algum tempo e baixei algumas dessas células. Com a engenhoca que o Fidel deixou. (Ver foto).
Vou tentar baixar esse grupo de 8, também para 3.25v.
Vamos Ver se consigo...
Num dos pentes, todas as células (14) estão a 3,25v
No outro, 2 estão a 3,25v , e as outras estão ligados no CelLog, todas equilibradas entre elas a 3,33v.
Entretanto, hoje tive algum tempo e baixei algumas dessas células. Com a engenhoca que o Fidel deixou. (Ver foto).
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
As tais 8 que estavam desequilibradas, continuam, mas estão assim...
O objectivo era colocar tudo o 3.25v, mas não é fácil.
Só as posso considerar equilibradas quando todas estiverem exactamente iguais?
Obrigado

O objectivo era colocar tudo o 3.25v, mas não é fácil.


Obrigado
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
É preferível equilibrar a uma tensão superior. Ex: 3,6V
Nessa região (3,25V) a curva de tensão vs SOC é muito plana e qualquer erro de leitura do equipamento dá um erro enorme no balanceamento.
Nessa região (3,25V) a curva de tensão vs SOC é muito plana e qualquer erro de leitura do equipamento dá um erro enorme no balanceamento.

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Re: RE: Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mas sem forma de o fazer (desenrascar o Fernando) foi a melhor maneira que arranjei.MVS Escreveu:É preferível equilibrar a uma tensão superior. Ex: 3,6V
Nessa região (3,25V) a curva de tensão vs SOC é muito plana e qualquer erro de leitura do equipamento dá um erro enorme no balanceamento.
Eu depois de lá estar pensei nisso, mas sem carregador comigo tive de fazer um descarregador tipo macgiver.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Também acho tendo em conta o material existente foi o procedimento correto.
Há diferenças que são desprezíveis, fruto de pequenas variações existentes nas diversas células, também temos de levar em consideração as pequenas falhas de leitura nos diversos sistemas de monitorização...fkd Escreveu:Só as posso considerar equilibradas quando todas estiverem exactamente iguais?

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
O cell log não é para fazer balanceamento, mas para mostrar as tensões. Verifico logo que tem uma célula a 4,69V e outra a 0,9V. Só por aqui já se sabe que o bms não deveria disponibilizar corrente, nem permitir o carregamento.
A mota com baterias ThunderSky 40Ah 24S com mais quilómetros efectuados, chegou aos 74 mil. Deve ser o utilizador mais paciente que conheço, o Sr Faria.
Quando as baterias, independentemente de suas químicas levam com correntes superiores às recomendadas, degradam-se muito mais rapidamente.
Tal como os veículos a combustão, quando têm um motor pequeno para a sua carroçaria, se o utilizador se distrai um pouco com acelerações fortes, é um tal o ver correr para o mecânico.
Ogadiv, eu bem que tento ensinar outras pessoas para poderem estar à altura de encarar um problema num veículo elétrico, mas nem todos estão dispostos isso.
Nem mesmo a receber para aprender.
O tempo das vacas gordas já lá vai, e algumas pessoas que entram neste negócio rapidamente se apercebem que o mesmo não é tão gratificante monetariamente como pensavam.
Eu aguento-me porque não estou pelo dinheiro, mas pela sustentabilidade. Pergunto eu qual é o empresário que inicia a abertura de uma loja, e para isso tem que vender a carrinha a combustão, e anda sempre de motas eléctricas, tanto para ir buscar como para levar materiais, e quantas vezes debaixo de chuva e frio, outras vezes vai buscar veículos com um pack de baterias numa mochila, ou que por motivos piores, os tem que trazer a pé, a empurra-los até à loja. Temos um povo muito mal habituando...
A mota com baterias ThunderSky 40Ah 24S com mais quilómetros efectuados, chegou aos 74 mil. Deve ser o utilizador mais paciente que conheço, o Sr Faria.
Quando as baterias, independentemente de suas químicas levam com correntes superiores às recomendadas, degradam-se muito mais rapidamente.
Tal como os veículos a combustão, quando têm um motor pequeno para a sua carroçaria, se o utilizador se distrai um pouco com acelerações fortes, é um tal o ver correr para o mecânico.
Ogadiv, eu bem que tento ensinar outras pessoas para poderem estar à altura de encarar um problema num veículo elétrico, mas nem todos estão dispostos isso.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Qual é a célula que viste com 4.69v e a outra a 0.9v?
Por acaso este cell log faz balanceamento (muito lento é certo).
A forma de descarregar que arranjei foi usar uma lâmpada de 12v55w e o balanceamento é visual pelo cell log.
Por acaso este cell log faz balanceamento (muito lento é certo).
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Só agora verifico que havia outra página de mensagens...
Provavelmente a primeira foto do cell log está algo lá com mal contacto. A tensão a mais na célula 8 esta a menos na célula 7...
Já verifiquei em algumas motas, devido á oxidação dos fios de ligação com o bms, mesmo onde o olhal é cravado, encostado ao borne da célula, o que fica a segurar o fio de cobre é o seu isolamento. E essa oxidação por vezes até dá condução suficiente para que o bms faça uma boa medição, mas outras vezes nem por isso... levando a ser o próprio bms a desbalancear o pack.
Provavelmente a primeira foto do cell log está algo lá com mal contacto. A tensão a mais na célula 8 esta a menos na célula 7...
Já verifiquei em algumas motas, devido á oxidação dos fios de ligação com o bms, mesmo onde o olhal é cravado, encostado ao borne da célula, o que fica a segurar o fio de cobre é o seu isolamento. E essa oxidação por vezes até dá condução suficiente para que o bms faça uma boa medição, mas outras vezes nem por isso... levando a ser o próprio bms a desbalancear o pack.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Agradeço os contributos de todos.
Mas Jorge, a célula que viste com 4.69v e a outra a 0.9v, foi neste caso?...
Não pois não?
Agora outra coisa.
Ontem, depois de conversar com o Fidel, pus à carga.
...E no final, apercebi-me que não percebo mesmo como isto vai acontecendo...
Então é assim.
As 8 que estavam mais desequilibradas quando pus à carga: (antes da carga)
Mas Jorge, a célula que viste com 4.69v e a outra a 0.9v, foi neste caso?...
Não pois não?
Agora outra coisa.
Ontem, depois de conversar com o Fidel, pus à carga.
...E no final, apercebi-me que não percebo mesmo como isto vai acontecendo...
Então é assim.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Passados 20 minutos:
Passados 50:
Depois
Deixei a carregar tudo... Tive que ir dormir...
Hoje de manhã estava tudo a 3.31v 3.32v
Acham normal?
Acho que Devia estar tudo a 3.65v.
Certo?
Não percebi.
Em vez de estar tudo carregado, não só não carregaram, como ficaram com menos carga que tinham ao fim de 50 minutos!...
Pode ser o CellLog a funcionar mal?
NÃO PERCEBO...
Passados 50:
Depois
Deixei a carregar tudo... Tive que ir dormir...
Hoje de manhã estava tudo a 3.31v 3.32v
Acham normal?
Acho que Devia estar tudo a 3.65v.
Certo?
Não percebi.
Em vez de estar tudo carregado, não só não carregaram, como ficaram com menos carga que tinham ao fim de 50 minutos!...
Pode ser o CellLog a funcionar mal?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mas estavam todas as 24 equilibradas?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Sim. Tudo mto próximo...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mais 2 dados, que podem ajudar a fazer luz sobre este problema...
Ontem, depois de 1h40m, a carregar... Tive que me ir deitar. Sei que o carregador estava a reduzir... Já estava a 450w... E carregou +0.42kw, até de manhã. Com os maus resultados já relatados.
Já agora à noite confirmei que durante o dia nada se alterou contava tudo rodar 3.31v.
Pus à carga, tive de fazer 1 reset ao BMS, pois tinha-o desligado para ligar o CellLog. Carregou uns 30 minutos, e o resultado foi este:
Já tudo desequilibrado!...
Acho eu!...
Isto é sinónimo de quê?
Carregador?
Células?
Controlador?

Ontem, depois de 1h40m, a carregar... Tive que me ir deitar. Sei que o carregador estava a reduzir... Já estava a 450w... E carregou +0.42kw, até de manhã. Com os maus resultados já relatados.
Já agora à noite confirmei que durante o dia nada se alterou contava tudo rodar 3.31v.
Pus à carga, tive de fazer 1 reset ao BMS, pois tinha-o desligado para ligar o CellLog. Carregou uns 30 minutos, e o resultado foi este:
Já tudo desequilibrado!...
Acho eu!...
Isto é sinónimo de quê?

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Ok, fui medir novamente, tudo igual.
Pus novamente á carga,
Tive que dar outro Flash no BMS, e carregou uns 10 minutos. E aí... Vejam o que aconteceu:
E agora?...

É esta célula 1, que faz o carregador desligar?
Qual é o problema?
Qual e a causa?
E sobretudo, como resolvo?...
Pus novamente á carga,
Tive que dar outro Flash no BMS, e carregou uns 10 minutos. E aí... Vejam o que aconteceu:
E agora?...

É esta célula 1, que faz o carregador desligar?
Qual é o problema?
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Facto 1: O pack está muito desbalanceado.fkd Escreveu: ↑terça mai 02, 2017 11:27 pm Ok, fui medir novamente, tudo igual.
Pus novamente á carga,
Tive que dar outro Flash no BMS, e carregou uns 10 minutos. E aí... Vejam o que aconteceu:
E agora?...
É esta célula 1, que faz o carregador desligar?
Qual é o problema?
Qual e a causa?
E sobretudo, como resolvo?...
Facto 2: O BMS só desliga o carregador quando uma célula chega aos 4V. Está errado, envelhece precocemente a célula. Deveria desligar aos 3.75V e balancear aos 3,65V.
Facto 3: O balanceamento não prossegue. Porquê?
Causa provável: Avaria do BMS, cablagem ou o carregador tem opção de "Cut-off". O que significa? Depois de desligar não volta a ligar. Foi feito por um tolo qualquer para usar sem BMS.
Á distância e sem ter acesso aos equipamentos é difícil tirar conclusões.
Isto não é novo. Existem várias motas a circular assim em que os utilizadores apesar de terem BMS obsoletos de origem que andam sempre a poder de "flashada" têm de andar a balancear os packs de baterias manualmente e a ter constantemente chatices quando pretendem fazer uma viagem maior.

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
O que é que isto tem a ver com este DB?Jorge Rocha Escreveu: ↑segunda mai 01, 2017 10:34 pm Quando as baterias, independentemente de suas químicas levam com correntes superiores às recomendadas, degradam-se muito mais rapidamente.
Tal como os veículos a combustão, quando têm um motor pequeno para a sua carroçaria, se o utilizador se distrai um pouco com acelerações fortes, é um tal o ver correr para o mecânico.
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Já andas com recadinhos e com o discurso do coitadinho? Porquê?
Porque não levas isto para o DB correcto e te explicas? Ou o teu diagnóstico feito via Wi-fi lá está correcto?

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Os pioneiros que compraram a VE de 2 rodas até 2011 já aplicaram um valor considerável no veículo.
Não é racional gastar mais umas centenas de euros num veículo de 6-8 anos, quando o seu preço já estava muito acima comparado com de 2 rodas CI.
Quanto à forma como escreve, não me parece que esteja a usar o fórum apenas como meio de informação e de esclarecimento.
Não é racional gastar mais umas centenas de euros num veículo de 6-8 anos, quando o seu preço já estava muito acima comparado com de 2 rodas CI.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Vamos lá malta...!
Vamos apenas tentar ajudar o homem...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Pessoal pedia o favor de se limitarem ao tópico e deixarem as cricas, novelas e intrigas para outro local.
Agradeço
Ora bem
Voltei a tentar.
Desci a célula mais alta e deixei a carregar durante a noite...
Hoje de manhã estavam todas entre 3.31v e 3.33v ...

Equilibradas mas baixas!...
E agora?
Agradeço
Ora bem
Voltei a tentar.
Desci a célula mais alta e deixei a carregar durante a noite...
Hoje de manhã estavam todas entre 3.31v e 3.33v ...

Equilibradas mas baixas!...
E agora?
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