Página 24 de 27

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda ago 01, 2022 11:29 am
por Freddy_krueger
O carro tem comportado-se bem....

Meu também não me posso queixar...média acumulada dos últimos kms (desde que fez update software há uns 40Kkms talvez) 12,7kwh/100kms, mas nestes dias tenho feito médias semanais a rondar os 11,5/12kwh/100km mesmo com algum A/C mas com poucos (quase nenhuns) desníveis de terreno.

A ver se não temos é problemas agora que já passaste dos 100kkms e eu que ainda me falta mais ou menos 9 meses para perder garantia do sistema EV...apesar de problemas essencialmente em pessoal menos conhecedor de como Leaf trabalha e em uso intensivo, mesmo assim fico receoso... :| a ver como corre...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda ago 01, 2022 3:55 pm
por civic
Tens a evolution que sabe mexer nestes carros caso tenhas problemas, embora eu ache que comigo se tiver problemas abro o pack eu mesmo.
Estive a ver um video do Bjorn Nyland com pessoal que mexe nos EVs e eles afirmam que por vezes pagas um pack novo quando a reparação andará pelo 1 €, tipo um fusivel, um componente eletrónico, coisas assim, nesta altura acredito que tudo seja possivel.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda ago 01, 2022 5:14 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: segunda ago 01, 2022 3:55 pm Tens a evolution que sabe mexer nestes carros caso tenhas problemas, embora eu ache que comigo se tiver problemas abro o pack eu mesmo.
Eu não abro que mal tenho um multimetro em casa.... comprei à pouco tempo e ainda nem o abri da caixa :p só tive eletrotecnia no 7º e 8º ano.
Estive a ver um video do Bjorn Nyland com pessoal que mexe nos EVs e eles afirmam que por vezes pagas um pack novo quando a reparação andará pelo 1 €, tipo um fusivel, um componente eletrónico, coisas assim, nesta altura acredito que tudo seja possivel.
Sim... mas o que tenho receio é mesmo da expansão dos famosos módulos por baixo do banco de trás...houve umas alturas logo no início do carro (e não só) que ainda puxei bem pelo carro....espero não me arrepender....agora tudo com muita calma... normal a 1 ou 2 traços de energia (<20kw) e raramente nos 3 traços (25kw?) só em subidas ou em AE em viagens (em que meto cruise a 90kmh + coasting nas descidas).
Estive a ver e provavelmente ainda precisarei do carro como "primary car" durante uns 4/6 anos.... vamos indo e vamos vendo se dá... a ideia era comprar outro e este ficar como segundo carro se bem que nesta altura (autonomia de 150/300kms) é um overkill pois minha esposa no máximo fará por dia 40/50kms e normal é fazer 5/6kms...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda ago 01, 2022 7:53 pm
por civic
Todos os casos que vi de expansão de celulas são casos de TVDE ou de quem aperta bem com ele, inicialmente havia a questão dos carregamentos rapidos e o pessoal esquecia-se de que o problema é a temperatura, e ela também sobe com o acelerador.
Portanto, diria que acontece a quem não liga a minima à temperatura do pack, para teres uma ideia de como são apertados... Lá em Leiria estava um LEAF a carregar no PCR com a luz do meio a piscar e carregava a 12kW, ou seja, abaixo dos 66% de SOC e mesmo assim os 20kW a que carregam estes PCRs era demais, foi a isso que carregou o meu e estava um traço acima do meio na temperatura. Diria que aquele LEAF tem uma vida bem diferente do meu, obviamente que passa o tempo perto ou depois do traço vermelho, estas diferenças de tratamento fazem com que fique um pouco mais descansado, porque mesmo assim ainda se aguentam uns anos com estes tratamentos.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça ago 02, 2022 11:30 am
por serges
Com calma esses carros tem muitos kms para dar, já no caso do TVDE são muitos em pouco tempo!

Força e vai rolando muitos kms...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça ago 02, 2022 2:40 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: segunda ago 01, 2022 7:53 pm Portanto, diria que acontece a quem não liga a minima à temperatura do pack, para teres uma ideia de como são apertados... Lá em Leiria estava um LEAF a carregar no PCR com a luz do meio a piscar e carregava a 12kW, ou seja, abaixo dos 66% de SOC e mesmo assim os 20kW a que carregam estes PCRs era demais, foi a isso que carregou o meu e estava um traço acima do meio na temperatura. Diria que aquele LEAF tem uma vida bem diferente do meu, obviamente que passa o tempo perto ou depois do traço vermelho, estas diferenças de tratamento fazem com que fique um pouco mais descansado, porque mesmo assim ainda se aguentam uns anos com estes tratamentos.
Pois... única vez que experienciei rapidgate o Leaf carregou a 18kw mas era a 2ª ou 3ª CR do dia... (imagino a 12kw)....única vez que houve mesmo mau planeamento de viagem (de Lisboa a norte SMFeira).... e não foi pelo calor que foi em Dezembro.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quinta ago 11, 2022 5:19 pm
por civic
Mais uma revisão feita, devia ser aos 120 000kms, mas foi aos 123 000Kms.
Desta vez o carro de cortesia foi um LEAF 60 muito sujo e quase novo, uma autonomia um pouco diferente do meu.
Imagem

Não achei muito diferente a potência extra deste modelo, o que achei é que é bem mais guloso, no trajeto habitual para o trabalho fiz mais 2,5kWh do que o costumo fazer (tentei fazer uma condução idêntica), além de estar com o clack da transmissão que o meu também trazia, não percebo como um concessionário deixar andar assim um carro de cortesia. :?
Quanto à revisão, é como sempre, parece que não fizeram nada no carro. :lol:

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sábado ago 27, 2022 6:49 pm
por civic
Dia de montar uns pneus novos, acabar de vez com os originais que rodaram 90 000kms atrás e 35 000kms à frente, levou com uns GOOD YEAR efficient grip performance 2.

Imagem

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda ago 29, 2022 9:07 am
por Freddy_krueger
Pois...notei o mesmo no Leaf 60 (58kwh) quando andei com um de cortesia...
Quanto a concessionários, a última vez que me emprestaram um leaf até tinha aviso radar....ao entregar o carro falei no assunto e tinham-no tirado para colocar num carro de cliente...ao menos nãoo tinha radar por um bom motivo...mas não dá melhor impressão ao pessoal que os usa.
Pneus também tenho uns Good Year e foi da noite para o dia em aderência piso molhado face aos de origem (que eram mesmo muito manhosos)

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça set 20, 2022 11:16 am
por civic
E lá fui experimentar o Hub de Viseu, igual ao de Leiria mas que funciona a todo o gás, carreguei a 46kW num dos PCR e a 6kW num dos AC22kW, de assinalar que para já 4 dos 10 AC22kW são à borla.

Imagem

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: domingo set 25, 2022 8:19 pm
por serges
Muito interessante haver esta ideia, algo que sempre sugeri existir sempre outros pontos de carga com diferentes velocidades pois enquanto aguardam pode servir e bem a um que esteja "apertado".

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk


Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sexta out 28, 2022 7:02 pm
por civic
Sem grandes novidades, mais um numero atingido.
Media dos ultimos 100 000kms.

Imagem

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sábado out 29, 2022 5:52 pm
por civic
Hoje foi dia de andar a arrumar a garagem e fiquei a olhar para a DT...

Imagem

Como não a consigo legalizar, vou ter que dar alguma utilidade às baterias, tenho andado a pensar que mais de 4 anos de LEAF que a sua bateria de 12V não irá durar muito mais, antes que isso aconteça vou fazer uma de litio, comecei por retirar as celulas...

Imagem

São 24 celulas da Headway de 15Ah em que vou usar 12 o que dá uns 45Ah.

Imagem

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda out 31, 2022 12:39 pm
por MRider
Que pena ..

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda out 31, 2022 6:26 pm
por civic
MRider Escreveu: segunda out 31, 2022 12:39 pmQue pena ..
Pois, são as leis que temos... Aliás, até temos leis que permitem a legalização, faltam é pessoas de tomates para as colocar em pratica.
No caso, a DT está sempre pronta para levar com uma bateria para a movimentar, pode ser que daqui a uns tempos haja baterias com 50Ah do tamanho de uma destas. :lol:

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça nov 01, 2022 8:16 am
por CoolZeroFCP
É realmente uma grande pena devido às leis portuguesas ver esta espetacular conversão da DT não legalizada.
Depois de acompanhar esta conversão feita ao pormenor desta moto, custa só de ver as baterias serem retiradas da moto, imagino o que custa ao dono que tanto se dedicou ao projeto...
Mas sim, não faz sentido nenhum as baterias ficarem lá paradas a se degradarem com o passar do tempo. Até ambientalmente faz todo o sentido serem aproveitadas para outros projetos.
Também já me ocorreu substituir as baterias de ácido dos carros por baterias lítio. Alguns cuidados a ter com essa substituição?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça nov 01, 2022 9:10 am
por civic
Só estou à espera de um BMS 4s e ele que tenha cuidado com elas. ;)
Tenho olhado para as tensões do LEAF e por norma anda nos 13volts e só quando se ligam os limpa vidros é que passa para 14,3volts, ou seja, parece ser a lógica de no inverno andar com tensão mais elevada., não percebo o porquê.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça nov 01, 2022 9:42 am
por civic
Fica com esta forma.

Imagem

As tensões no carro, 12,9 a 13.4 em estado normal e 14.3 com os limpa vidros ligados.

Imagem
Imagem

Tenho sempre o valor da tensão nas portas usb, substituí o isqueiro por elas.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça nov 01, 2022 4:53 pm
por CoolZeroFCP
Muito bom,
Quantos amperes tinha a bateria original e com quantos irá ficar com lítio?

Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk


Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça nov 01, 2022 6:08 pm
por civic
A original é de 50Ah e esta fica com 45Ah.