carro eléctrico relança produção
por amadeu araújo, viseuhoje
maior produtor nacional de lítio vê em mangualde uma oportunidade a não perder e já prepara fundição.
a produção automóvel em mangualde já esteve por um fio, mas foi à boleia dos carros eléctricos que vão passar a ser produzidos na fábrica da psa (peugeot-citroën) que o concelho descobriu o lítio, elemento fundamental nas baterias dos carros do futuro. portugal ocupa a quinta posição no ranking mundial do sector e é em mangualde que está a felmica, o maior produtor nacional.
a empresa "está a estudar o de-senvolvimento de tecnologias que lhe permitam transformar o lítio em concentrado para ser usado em baterias eléctricas", explicou o presidente do conselho de administração, carlos mota. a felmica faz a mineração a partir das suas explorações nos distritos de viseu, da guarda - onde se encontra a maior mina feldspato da europa - e de castelo branco, mas é em mangualde que realiza a moagem e processamento do minério.
em 2009, a empresa apresentou um processo de separação óptica dos minerais e investiu cinco milhões de euros na fábrica de mangualde. com a "procura de lítio a disparar", a felmica quer "obter ganhos na cadeia de valor e prepara o desenvolvimento de uma fundição que permita transformar o lítio para ser usado nas baterias dos carros eléctricos", assegura carlos mota.
o entusiasmo é tal que o presidente da felmica apoia "sem reservas" a criação de um cluster automóvel em mangualde. e não é para menos. os estudos da empresa apontam para uma reserva de dois milhões de toneladas nas 20 minas de que dispõe, mas que podem atingir os 70 milhões de toneladas. o suficiente para retirar os olhos dos construtores automóveis da américa do sul - onde estão actualmente os maiores produtores mundiais - e colocá-los em mangualde.
este optimismo é corroborado pelo presidente da câmara local. "o lítio pode potenciar em definitivo a afirmação no sector automóvel. é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada", considera joão azevedo.
os especialistas asseguram que este minério é usado em transferência de calor e o ideal para ser usado como ânodo nas baterias eléctricas. por sua vez, estas baterias armazenam o dobro das de níquel e três vezes mais do que as de cádmio. além disso, não têm efeito memória e não viciam, razão porque são "muito procuradas pelos construtores de automóveis", explicou o presidente da felmica.
oportunidade para um 'cluster'
a fábrica portuguesa da psa, que chegou a estar ameaçada pela redução da produção devido à crise económica mundial que castigou fortemente o sector, já deu início ao processo de ampliação que "vai transformar mangualde", como afirma o presidente da câmara. a unidade industrial está a ser ampliada e preparada para poder produzir carros eléctricos.
a expansão das instalações do construtor francês "vai ocupar parte da en 16, que atravessa a cidade, e será utilizada para produzir carros eléctricos", revelou joão azevedo. até à primeira metade de 2011, a fábrica manterá a produção dos modelos berlingo e partner tradicionais. depois, passará a produzir apenas as versões eléctricas.
o autarca considera que é uma oportunidade para mangualde "desenvolver o seu cluster automóvel e aproveitar o lítio". o presidente da felmica concorda e sustenta que "as baterias eléctricas de lítio constituem o salto que todos desejamos".