Fogo escrevi algo sobre pneuzinhos e nao esta aqui pois foi a seguir ao ebike... mas deixa la se calhar nao pressionei enviar.Volt Escreveu:Não.... Que mensagem era? Foi aqui no tópico?
A minha Super-ZEV
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Re: A minha Super-ZEV
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
pafi
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 18, 2011 1:13 pm
Não sejas preguiçoso! Usa o pc como os outros e vais ver que isso corre melhor 
Pedro Isidoro, Coimbra. A gastar e- desde dezembro 2011 | http://vepafi.weebly.com.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
ICEM4N
- Membro Platinium

- Registado: terça ago 02, 2011 12:31 am
Se calhar é isso..pafi Escreveu:Não sejas preguiçoso! Usa o pc como os outros e vais ver que isso corre melhor
Apenas comentei que os meus pneus sao os michelin que a SW ainda foi equipando o que melhorou a seguranca da mota.
Neste momento tenho 13.000km e na concentraca de ovar em jeito de pergunta afirmação disseram quando mudei os pneus... eu disse que ainda sao os de origem tanto o da frente como os de tras. Ou seja, antes dos 20.000km nao conto mudar nenhum pneu.
Tenho 70kg, ando sempre a fundo em AE, o que realmente conta é que pouco travo e pouco curvo, pelo menos em esforço poucas vezes.
Tudo depende da condução mas o tipo de pneu claro que ajuda. No meu caso é um pneu excelente sem nunca me ter assustado sequer à chuva. Fazem um pouco de barulho a rodar é o unico defeito que aponto
ICEM4N
PREDATOR 70Ah - 39.000km
A cantar desde 17-Setembro de 2011
-
Volt
Autor do tópico - Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Vivas a todos.
.
Estive um pouco ausente, as minhas desculpas... Mas tirei uns dias de férias agarrados ao fim-de-semana e fui passear para uma zona que gosto muito (Góis, Arganil, Piodão, etc.).
Entretanto, na semana passada a SuperZEV chegou aos 19 mil quilómetros. Está tudo na mesma. Sei que em breve vou ter de ir com ela à oficina, para lhe tirarem dados (é uma espécie de análise ao sangue
). Mas antes, vou esperar que cheguem algumas novidades...
.
Estive um pouco ausente, as minhas desculpas... Mas tirei uns dias de férias agarrados ao fim-de-semana e fui passear para uma zona que gosto muito (Góis, Arganil, Piodão, etc.).
Entretanto, na semana passada a SuperZEV chegou aos 19 mil quilómetros. Está tudo na mesma. Sei que em breve vou ter de ir com ela à oficina, para lhe tirarem dados (é uma espécie de análise ao sangue
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Volt

A minha Super-ZEV
PS: A segunda imagem é do fim-de-semana (Fraga da Pena) e é também para meter inveja.
.
-
galt
- Membro Gold

- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
uhau...
Belo lugar.
Onde fica exactamente? qual o concelho e freguesia?
Eu gostava de o conhecer pessoalmente...
Belo lugar.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
Nós não conhecemos nem uma ínfima parte do nosso país
Há um local parecido em Cabreia - Sever de Vouga. Façam uma pesquisa no Google que aparecem muitas imagens
Há um local parecido em Cabreia - Sever de Vouga. Façam uma pesquisa no Google que aparecem muitas imagens
-
galt
- Membro Gold

Sim... na Cabreia já lá tomei banho e posso-te dizer que foi magnífico debaixo da cascata.marcopns Escreveu:Nós não conhecemos nem uma ínfima parte do nosso país![]()
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
paulogil
- Membro Silver

- Registado: quarta jun 16, 2010 11:15 pm
Pois é um sitio espectacular, ainda a pouco lá fui ao passeio da rota do mirtilo, só que fui de vespa... outro gosto que tenho...galt Escreveu:Sim... na Cabreia já lá tomei banho e posso-te dizer que foi magnífico debaixo da cascata.marcopns Escreveu:Nós não conhecemos nem uma ínfima parte do nosso país![]()
Abraço
25000KM Percorridos
Com a Janaina percorro todo o Mundo
Diário de Bordo http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=62&t=13406
-
Volt

Até te indico o local exacto (espero que isto funcione).galt Escreveu:uhau...
Belo lugar.
https://maps.google.pt/maps?q=fraga+da+ ... o-51299353
Direcções para quem vem de Lisboa:
https://maps.google.pt/maps?saddr=Lisbo ... ra=ls&z=17
Pertence ao concelho de Arganil. Fica na Mata da Margaraça (Serra do Açor).
PS: Eu só vos mostrei uma foto de uma das cascatas... Há mais.
-
galt
- Membro Gold

Este local é lindíssimo e fora do comum...
Vou querer lá ir.
Grande obrigado pela indicação do local, porque não chegaria lá.
Muito bom mesmo no nosso Portugal.
Vou querer lá ir.
Grande obrigado pela indicação do local, porque não chegaria lá.
Muito bom mesmo no nosso Portugal.
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
hmma
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 24, 2009 12:06 pm
[off topic]
Se gostares de GeoCaching tens uma cache lá, no carreiro que sobe a castata pelo lado esquerdo
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... ?wp=GCGMQ7
[/off topic]
Se gostares de GeoCaching tens uma cache lá, no carreiro que sobe a castata pelo lado esquerdo
http://www.geocaching.com/seek/cache_de ... ?wp=GCGMQ7
[/off topic]
HMMA - Happy owner of a BERECO EVO 5.5
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável
Just 50.200Kms... for now! >> Diário de Bordo
Mobilidade Sustentável-
Volt

Vivas a todos.
.
Hoje, pela primeira vez, li o relato de uma Vectrix que se incendiou. A causa aparente é importantíssima e é o que me faz escrever aqui hoje. O relato, está presente neste link:
http://visforvoltage.org/forum/12671-ve ... light-came
Para quem não se safa muito bem com o inglês, posso fazer um pequeno resumo:
Essa Vectrix é de NiMH, modelo de 2007 (das primeiras) e já estava com problemas na bateria (tinha pelo menos uma célula "morta") há algum tempo. Como as baterias NiMH têm uma grande desvantagem em relação às Li, que é o facto de nem todas as células serem monitorizadas, isto pode acontecer (embora me pareça muito pouco provável). Segundo a explicação do antiscab, a célula começa por perder a sua capacidade, depois inverte a polaridade, a seguir aquece muito e faz resistência, e se ainda assim continuarmos a usar a bateria, a célula atinge uma temperatura muito elevada, liberta a pressão e no fim volta a aquecer muito até arder.

Resumindo e concluindo, no caso das Vectrix NiMH não se deve insistir e andar com baterias que tenham células mortas. Este acontecimento foi, que eu saiba, um caso isolado e em que houve algum descuido, mas deverá servir para prevenir que outros façam o mesmo.
.
E daqui a dois dias estarei de volta, pois a minha Super-ZEV faz dois anos...
Hoje, pela primeira vez, li o relato de uma Vectrix que se incendiou. A causa aparente é importantíssima e é o que me faz escrever aqui hoje. O relato, está presente neste link:
http://visforvoltage.org/forum/12671-ve ... light-came
Para quem não se safa muito bem com o inglês, posso fazer um pequeno resumo:
Essa Vectrix é de NiMH, modelo de 2007 (das primeiras) e já estava com problemas na bateria (tinha pelo menos uma célula "morta") há algum tempo. Como as baterias NiMH têm uma grande desvantagem em relação às Li, que é o facto de nem todas as células serem monitorizadas, isto pode acontecer (embora me pareça muito pouco provável). Segundo a explicação do antiscab, a célula começa por perder a sua capacidade, depois inverte a polaridade, a seguir aquece muito e faz resistência, e se ainda assim continuarmos a usar a bateria, a célula atinge uma temperatura muito elevada, liberta a pressão e no fim volta a aquecer muito até arder.

Resumindo e concluindo, no caso das Vectrix NiMH não se deve insistir e andar com baterias que tenham células mortas. Este acontecimento foi, que eu saiba, um caso isolado e em que houve algum descuido, mas deverá servir para prevenir que outros façam o mesmo.
E daqui a dois dias estarei de volta, pois a minha Super-ZEV faz dois anos...
-
Mumia
- Moderador

- Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am
medoooooooooooooooooooooooooo
então e que "algum descuido" foi esse?? va va va explica mais um bocado disso!!!!
P.s. - agradecido que eu e o ingles somos pouco amigos
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 76000Km
-
Volt

Eu não sou expert, mas de certeza que esta bateria já não tinha grande autonomia e, mesmo assim, foram ignoradas as temperaturas altas das células... Isto não aconteceu de um dia para o outro...
-
Mumia
- Moderador

pois... e pelo menos do q sei... foi o primeiro caso que tive conhecimento... o qu me deixa mais descansado!!!
que ja vi BMW pegar fogo... e novinhos...
que ja vi BMW pegar fogo... e novinhos...
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Voces podem supervisionar regularmente as baterias dos vossos veiculos, poderemos chamar-lheuma pequena manutenção preventiva.
1º podem medir com um aparelho de medida voltimetro, de preferencia digital a tensão de cada bloco em vazio e sem carga alguma. Os valores neste modo serão muito aproximados, se existir algum com valor muito diferente certamente esse bloco ja estara muito mau.
2º devem medir os mesmos blocos com a bateria a ser carregada pelo carregador que regularmente utilizam. Se algum elemento estiver com um valor muito mais alto esse elemento não estará bom concerteza, uma bateria que esteja nestas condições pode apresentar valores exageradamente altos, ou seja a fazer de condensador. É perigoso circular com uma bateria assim, pode acontecer o que está relatado na explicação que foi dada no post do incendio do EV.
Outra situação que pode acontecer a uma bateria no momento de ser carregada é termos um elemento com valor mais baixo que os outros, isto pode querer dizer que esse elemento até pode estar bom mas o que está imediatamente antes e depois pode estar danificado, aí vamos ter esse mesmo elemento com uma impedancia muito alta e por sua vez não está a deixar carregar o outro, por isso o valor mais baixo. Normalmente os fabricantes de bateria recomendam que sejam substituidos os 3 elementos, claro que quase ninguem o faz porque o dinheiro custa muito a ganhar e nesse caso vamos tentar minimizar a situação tentando recuperar pelo menos 2 dos 3 elementos.
3º fazer uma medida dos elementos com a bateria em descarga ou após uma viagem, para colocar a bateria em descarga voces sabem melhor que eu mas se ligarem todos os dispositivos que consomem tipo luzes etc vão conseguir o pretendido.
Ai fazem então a medida novamente por elemento, logicamente os valores vão ser mais baixos, mas se existir algum com valor muito diferente é uma situação de alarme.
Comparem sempre os valores com as tabelas de carateristica do fabricante da bateria, dem-se ao trabalho de conhecer a bateria do vosso veiculo, isso vai ajudar a preservar a mesma em melhores condições.
Tenham sempre em atenção que um bateria é um dispositivo prigoso, nunca se deve descartar a segurança, ao fazer essas inspeçoes utilizem umas luvas e oculos de proteção.
espero ter ajudado em alguma coisa
cumprimentos
1º podem medir com um aparelho de medida voltimetro, de preferencia digital a tensão de cada bloco em vazio e sem carga alguma. Os valores neste modo serão muito aproximados, se existir algum com valor muito diferente certamente esse bloco ja estara muito mau.
2º devem medir os mesmos blocos com a bateria a ser carregada pelo carregador que regularmente utilizam. Se algum elemento estiver com um valor muito mais alto esse elemento não estará bom concerteza, uma bateria que esteja nestas condições pode apresentar valores exageradamente altos, ou seja a fazer de condensador. É perigoso circular com uma bateria assim, pode acontecer o que está relatado na explicação que foi dada no post do incendio do EV.
Outra situação que pode acontecer a uma bateria no momento de ser carregada é termos um elemento com valor mais baixo que os outros, isto pode querer dizer que esse elemento até pode estar bom mas o que está imediatamente antes e depois pode estar danificado, aí vamos ter esse mesmo elemento com uma impedancia muito alta e por sua vez não está a deixar carregar o outro, por isso o valor mais baixo. Normalmente os fabricantes de bateria recomendam que sejam substituidos os 3 elementos, claro que quase ninguem o faz porque o dinheiro custa muito a ganhar e nesse caso vamos tentar minimizar a situação tentando recuperar pelo menos 2 dos 3 elementos.
3º fazer uma medida dos elementos com a bateria em descarga ou após uma viagem, para colocar a bateria em descarga voces sabem melhor que eu mas se ligarem todos os dispositivos que consomem tipo luzes etc vão conseguir o pretendido.
Ai fazem então a medida novamente por elemento, logicamente os valores vão ser mais baixos, mas se existir algum com valor muito diferente é uma situação de alarme.
Comparem sempre os valores com as tabelas de carateristica do fabricante da bateria, dem-se ao trabalho de conhecer a bateria do vosso veiculo, isso vai ajudar a preservar a mesma em melhores condições.
Tenham sempre em atenção que um bateria é um dispositivo prigoso, nunca se deve descartar a segurança, ao fazer essas inspeçoes utilizem umas luvas e oculos de proteção.
espero ter ajudado em alguma coisa
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
sugarstorm
- Membro Silver

- Registado: quinta jan 01, 2009 10:54 pm
pnunes,
Com todo o respeito pelo teu post, fazer medições em Vectrix de NiMh é digamos...uma verdadeira dor de cabeça! E além disso será trabalho para um dia inteiro!!!
Estamos a falar de um pack com 102 células, em que metade estão escondidos debaixo da outra metade.
E para lá chegar é preciso retirar a carnagem, o banco, as ventoinhas de arrefecimento, e depois levantar dois packs com 50 kgs CADA, para depois desmontar cada um deles, para depois medir cada uma das 102 células individualmente.
Impossível? Não. Dor de cabeça? Sem dúvida!
Estas motos não são chinesas de gel chumbo onde temos 4 ou 6 baterias para medir...
Com todo o respeito pelo teu post, fazer medições em Vectrix de NiMh é digamos...uma verdadeira dor de cabeça! E além disso será trabalho para um dia inteiro!!!
Estamos a falar de um pack com 102 células, em que metade estão escondidos debaixo da outra metade.
E para lá chegar é preciso retirar a carnagem, o banco, as ventoinhas de arrefecimento, e depois levantar dois packs com 50 kgs CADA, para depois desmontar cada um deles, para depois medir cada uma das 102 células individualmente.
Estas motos não são chinesas de gel chumbo onde temos 4 ou 6 baterias para medir...
- Vectrix 2008 Li++A123 6.5Kw - 100.000 Kms.
- Aquecimento - Ecoforest Hidrocooper;
- AQS - TS 200L da Norquente.
-
Mumia
- Moderador

váaaaa n vamos atacar as "chinesas" ai ai pá... vcs... 
digamos que estas têm bem mais baterias e dá mais trabalho...
digamos que estas têm bem mais baterias e dá mais trabalho...
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
É de facto não é facil mas de alguma forma tem que se saber se alguma celula não está nas melhores condições porque se isso acontecer vai arrastar as outras.sugarstorm Escreveu:pnunes,
Isso é uma bateria de 128v certo?
deve ser esta em anexo, pesam cerca de 78kg.
- Anexos
-
- GP30EVH_DS.pdf
- (91.96 KiB) Transferido 942 vezes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp