Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Isso ta muito estranho. Uma coisa é certa, o bms nao esta a fazer o devido trabalho. Agora falta saber se o carregador também tem algum problema, ou se simplesmente tem cut-off.
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mas durante a noite ficou tudo balanceado...
E pelo que percebo, quando eu andava, ele cortava por haver células que estavam baixas. E também desliga o carregador por células altas ... Não está a fazer o trabalho dele?...
Que mais deve fazer? A gestão durante a carga?...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
É necessário verificar se aquele conjunto de leituras mais altas entre 3,97V e 3,35V não foi fotografado com o carregador a injectar uma corrente elevada. Tens pinça amperimétrica?
Uma leitura de uma célula já bem usada em repouso é uma coisa e uma leitura da mesma célula com o carregador a injectar é outra.
O BMS é suposto proteger e balancear o pack. O pack está efectivamente desbalanceado. Daí a obervação do Fidel.
Essa falta de balanceamento pode não ser culpa do BMS se o carregador tiver a opção de cut-off que não é adequada para balanceamento. Os carregadores por vezes por avaria alteram a sua forma de trabalhar, outros atiram-se para os 128V. Uma grande parte das motas que andam a rolar têm carregadores inadequados para a função pretendida:
Exemplo 1: Carregador de vários estágios para baterias de chumbo em motas a lítio com BMS
Exemplo 2: Carregador p/ lítio s/ BMS c/ cut-off em motas a lítio com BMS
Uma leitura de uma célula já bem usada em repouso é uma coisa e uma leitura da mesma célula com o carregador a injectar é outra.
O BMS é suposto proteger e balancear o pack. O pack está efectivamente desbalanceado. Daí a obervação do Fidel.
Essa falta de balanceamento pode não ser culpa do BMS se o carregador tiver a opção de cut-off que não é adequada para balanceamento. Os carregadores por vezes por avaria alteram a sua forma de trabalhar, outros atiram-se para os 128V. Uma grande parte das motas que andam a rolar têm carregadores inadequados para a função pretendida:
Exemplo 1: Carregador de vários estágios para baterias de chumbo em motas a lítio com BMS
Exemplo 2: Carregador p/ lítio s/ BMS c/ cut-off em motas a lítio com BMS

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

Fuck


Isso é mta areia para a minha camionete...

SOCORRO

Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Quando as células já estão com uma resistência interna muito alta (devido a muitos anos, correntes superiores ás recomendadas, etc) o seu carregamento na fase final fica muito instável. Por vezes adquirir um carregador de pouca potencia poderá ser parte da solução, para que o processo de balanceamento se faça devidamente.
Para estas células, relativamente às tensões em repouso rondarem os 3,33V, isso não quer dizer que não estejam carregadas. Poderão apenas não estar a 100%, mas estarem a 99%. Ou se até chegaram aos 100% e se tiverem alguma auto-descarga, passadas algumas horas voltam a estar com esses valores.
Para estas células, relativamente às tensões em repouso rondarem os 3,33V, isso não quer dizer que não estejam carregadas. Poderão apenas não estar a 100%, mas estarem a 99%. Ou se até chegaram aos 100% e se tiverem alguma auto-descarga, passadas algumas horas voltam a estar com esses valores.
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 3152
- Registado: domingo jul 31, 2011 7:55 pm
- Localização: Aveiro
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Será que só eu vejo as tensões de 4V e pico e a outra de 0,9V? A primeira imagem do post enviado na Terça abr 25, 2017 1:46 am?
Mas imagino que não seja nada, e apenas uma má conecção da ficha do cell log...
Mas imagino que não seja nada, e apenas uma má conecção da ficha do cell log...
Tudo por um mundo mais limpo!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Com a utilização isto ainda vai ao nível de equilíbrio desejado 
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: RE: Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Tens razão, ha uma foto que mostra isso, mas é como dizes, deve ser um mau contacto no cell log.Jorge Rocha Escreveu:Será que só eu vejo as tensões de 4V e pico e a outra de 0,9V? A primeira imagem do post enviado na Terça abr 25, 2017 1:46 am?
Mas imagino que não seja nada, e apenas uma má conecção da ficha do cell log...
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Se tudo estiver bem feito a potência do carregador é irrelevante para o processo de balanceamento. Se tem ou não opção de "cut-off", a afinação da sua tensão final e sua estabilidade com a temperatura são sim relevantes para o sucesso da operação.
3,33V em OCV (voltagem em circuito aberto s/ repouso) são cerca de 80% SOC (estado de carga).
3,33V em OCV (voltagem em circuito aberto s/ repouso) são cerca de 80% SOC (estado de carga).

-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: RE: Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Também já percebi onde vês esses valores.Fidel Escreveu: ↑quinta mai 04, 2017 8:03 amTens razão, ha uma foto que mostra isso, mas é como dizes, deve ser um mau contacto no cell log.Jorge Rocha Escreveu:Será que só eu vejo as tensões de 4V e pico e a outra de 0,9V? A primeira imagem do post enviado na Terça abr 25, 2017 1:46 am?
Mas imagino que não seja nada, e apenas uma má conecção da ficha do cell log...
Mas é apenas um efeito do reflexo do flash e do ângulo de inclinação em relação ao ecrâ do CellLog. Nunca estiveram nesses valores...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Queres dizer?
que a solução passa por andar nela? Mesmo com as células a atingirem no máximo 3.33v?...
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Mais dois dados...
nos últimos 4 dias esteve ligada à corrente 24/24h.
Não a ouvi carregar uma única vez, com excepção de quando a liguei há 4 dias e dei uma flashada no bms... (não quer dizer que o carregador não tenha ligado... eu é que tenho vida...
)
Fui à pouco controlar a tensão com o CelLog e estavam as 24 células com valores entre 3.29v e 3.32v. Penso que balanceadas!...(por baixo... é certo!)
Voltei a ligar à corrente, nova flashada no bms e carregador arranca a 946v.
Ao fim de 2 minutos começa a reduzir mantendo-se a maioria do tempo a rondar os 300v até que se desliga ao fim de 10 minutos.
Este tempo que ele esteve a reduzir e a trabalhar a 300v não quer dizer que ele está a tentar acertar /"dar os últimos retoques" nas cargas das células? Então está a trabalhar bem ou mal?
Como posso eu saber se o carregador tem o tal "cut-off"?...
Obrigado

Não a ouvi carregar uma única vez, com excepção de quando a liguei há 4 dias e dei uma flashada no bms... (não quer dizer que o carregador não tenha ligado... eu é que tenho vida...


Voltei a ligar à corrente, nova flashada no bms e carregador arranca a 946v.
Ao fim de 2 minutos começa a reduzir mantendo-se a maioria do tempo a rondar os 300v até que se desliga ao fim de 10 minutos.

Como posso eu saber se o carregador tem o tal "cut-off"?...
Obrigado
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Eu vou tentar explicar sem perceber do assunto
O "cut-off" dos carregadores que eles falam consiste em o carregador se desligar automaticamente quando determinada célula atinge uma determinada voltagem, independentemente da voltagem das outras células, não voltando mais a ligar.
O processo de "ligar e desligar " de um carregador sem "cut-off" é controlado pelo BMS.
No meu caso tenho dois carregadores, um de 15A com "cut-off" e outro de 2,5A sem "cut-off".Ligando os dois em simultaneo, quando uma das celulas atinge os 3.5V o carregador de 15A (com cut-off) desliga e nunca mais volta a ligar. Já o carregador sem cut-off continua ligado até o BMS o desligar aos 3.57V. Como não tem "cut off" ele vai ligando e desligando durante o balanceamento das celulas até o bms indicar que as celulas estão todas balanceadas.
Espero não ter cometido muitas gafes nesta explicação

-
- Membro Silver
- Mensagens: 515
- Registado: domingo jul 13, 2008 7:01 pm
- Localização: Porto
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
946V ... 300V ...fkd Escreveu: ↑sexta mai 05, 2017 11:08 pm Voltei a ligar à corrente, nova flashada no bms e carregador arranca a 946v.
Ao fim de 2 minutos começa a reduzir mantendo-se a maioria do tempo a rondar os 300v até que se desliga ao fim de 10 minutos.
Este tempo que ele esteve a reduzir e a trabalhar a 300v não quer dizer que ele está a tentar acertar /"dar os últimos retoques" nas cargas das células? Então está a trabalhar bem ou mal?
Isto é a tensão total? Não deverás estar a medir bem (terás um multímetro em tensão AC?) ou tens um problema grave.
Para uma mota de 24 células LiFePO4 nunca deverás ter mais de 87,6V.
A tua explicação está clara Luís.

-
- Membro Gold
- Mensagens: 1069
- Registado: quarta abr 22, 2009 4:52 pm
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Estas a falar de volts(V) ou de watts(w)?
Canal da Bicimota: http://www.youtube.com/user/plipe10
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
Diario de bordo da Bicimota: http://www.novaenergia.pt/forum/viewtop ... 62&t=16709
-
- Moderador
- Mensagens: 5641
- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
- Localização: Açores
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Também fiquei assustado quando li o valor referido acima... 
Só pode ser engano.

Só pode ser engano.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1655
- Registado: segunda ago 16, 2010 7:53 pm
- Localização: Lisboa
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
São valores de um medidor ligado na tomada de casa para medir o consumo instantâneo.
Na minha opinião deves andar com a mota. A minha experiência pratica já me provou isso. No inverno tenho uma célula que desce mais que as outras quando a mota anda pouco devido ao mau tempo (em 2 a 3 meses). O bom tempo chega e passados umas 2 semanas as células estão certinhas novamente.
Durante o período de inverno a mota era ligada por temporizador 2 vezes na semana mesmo sem circular.
Questões técnicas não sei, mas os especialistas que esclareçam.
Na minha opinião deves andar com a mota. A minha experiência pratica já me provou isso. No inverno tenho uma célula que desce mais que as outras quando a mota anda pouco devido ao mau tempo (em 2 a 3 meses). O bom tempo chega e passados umas 2 semanas as células estão certinhas novamente.
Durante o período de inverno a mota era ligada por temporizador 2 vezes na semana mesmo sem circular.
Questões técnicas não sei, mas os especialistas que esclareçam.
Sw Predator 60 ah - 33000 kms (3200 kms com baterias de Gel)
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
[DB - SW Predator 60ah - Odivelas]
[DB - Leaf Odivelas]
[»» Pontos de carga ««]
-
- Membro Silver
- Mensagens: 109
- Registado: quarta jun 17, 2015 10:33 am
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Uma das células da minha também aconteceu o mesmo...o problema e que passado 2/3 meses e mais de 3000km feitos continua com o mesmo problema...neste momento não me causa qualquer transtorno porque durante a descarga tem uma voltagem similar às outras...mas no carregamento enquanto as outras ficam todas a 3.57v como programado no BMS...essa célula fica a 3.35vgalt Escreveu: ↑sábado mai 06, 2017 10:34 am São valores de um medidor ligado na tomada de casa para medir o consumo instantâneo.
Na minha opinião deves andar com a mota. A minha experiência pratica já me provou isso. No inverno tenho uma célula que desce mais que as outras quando a mota anda pouco devido ao mau tempo (em 2 a 3 meses). O bom tempo chega e passados umas 2 semanas as células estão certinhas novamente.
Durante o período de inverno a mota era ligada por temporizador 2 vezes na semana mesmo sem circular.
Questões técnicas não sei, mas os especialistas que esclareçam.


Isto só para dizer que no meu caso mesmo com o tempo mais quente e maior utilização do veiculo o problema manteve-se...
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Mensagens: 650
- Registado: segunda set 19, 2011 12:33 am
- Localização: Esposende
Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Watts.
obviamente
Enganei-me na unidade...
Elas estão balanceadas a 3.32v.
Se andar vou conseguir fazer quantos kms?
+/-
Fkd
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131
13470 km
POUPANÇA 1158 €
GASTO previsto (carro) 1212 €
efetivo (mota) 54 €
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=14&t=15131