Página 25 de 27

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta nov 02, 2022 2:03 pm
por Freddy_krueger
Ficas com 14,8 volts, é isso? (3,7*4?)
Parece interessante.... e não precisas de mudar nada no carro sem ser o BMS que controla o "pack"?
Esse substituto de isqueiro também parece interessante... foi via aliexpress ou algo menos manhoso? Consegue-se retirar facilmente?
Pena mesmo a DT ficar encostada (dava-me jeito para andar pelo meu quintalitio :P)

Abraço,

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta nov 02, 2022 4:34 pm
por civic
Sim, esse é o limite superior da bateria, o carro não vai alem dos 14,4volts.
Não, a bateria fica dentro dos parametros de fabrica, são de 3,2volts, 3,65 no limite maximo, aliás até fica com um buffer superior, só não entendo o porquê da tensão subir com o ligar dos limpa-vidros.
O substituto do isqueiro veio do ALI, EBAY ou WISH, um desses, e não é facil a mudança, pois é necessário retirar a consola central, fiz isso quando coloquei o carregador wireless, alem disso coloquei também portas USB e uma ficha de isqueiro atrás, já que tinha que tirar a consola central... Logo coloco uma foto da alteração para os bancos traseiros, ficaram com 2 portas USB A e uma ficha de isqueiro.
A DT fica encostada, com a evolução das baterias pode ser que um dia volta a sair.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta nov 02, 2022 5:25 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: quarta nov 02, 2022 4:34 pm O substituto do isqueiro veio do ALI, EBAY ou WISH, um desses, e não é facil a mudança, pois é necessário retirar a consola central, fiz isso quando coloquei o carregador wireless, alem disso coloquei também portas USB e uma ficha de isqueiro atrás, já que tinha que tirar a consola central... Logo coloco uma foto da alteração para os bancos traseiros, ficaram com 2 portas USB A e uma ficha de isqueiro.
Isso é muito DIY... acho que não conseguia tanto...para já não precisava tanta coisa mas aquele substituto de isqueiro está com aspecto bem OEM... tb poderia dar jeito o isqueiro na mala (eventualmente) e as portas USB para trás... mas só no futuro
A DT fica encostada, com a evolução das baterias pode ser que um dia volta a sair.
Pois.... no futuro a coisa volta a mexer... :)

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta nov 02, 2022 7:06 pm
por civic
Atrás ficou assim.

Imagem

Do lado esquerdo o isqueiro e do lado direito 2X USB A com iluminação, tudo com tampinha. ;)
Acabaram-se os fios para carregar cenas. :lol:

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sexta nov 04, 2022 1:49 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: quarta nov 02, 2022 7:06 pm Do lado esquerdo o isqueiro e do lado direito 2X USB A com iluminação, tudo com tampinha. ;)
Acabaram-se os fios para carregar cenas. :lol:
Ficou catita sim senhor.... eu para já como disse ainda não preciso muito poderio elétrico mas no futuro....

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sábado nov 05, 2022 4:14 pm
por civic
Por aqui é cabos para camaras de video, maquinas fotgraficas, telemoveis,... Assim há fichas para todos.
Mexendo na consola central é facil de colocar.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: segunda nov 07, 2022 10:52 am
por Freddy_krueger
Aqui os dois miudos (6 anos um e 1 mês outro) ainda não precisam grandes eletricidades...se bem que o mais velho já falta pouco....estamos a tentar que não tenha muita coisa eletronica para já.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta nov 16, 2022 7:23 pm
por serges
Epa com muita pena vejo estes projectos a ficarem parados ou encostados só por causa da burocracia etc etc!

Civic recicla as baterias e claro creio que a bateria de chumbo precisa sempre de uma reforma e com essas ditas vão ter nova vida.

Força...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sábado fev 18, 2023 2:20 pm
por civic
Mais uma despesa, desta vez mais uns pneus antes da data, distrai-me e os da frente começaram a desgastar à bruta da parte de fora, fui ver a direção e claro, umas borrachas novas.
Desta vez experimentei os Hankok, tenho lido muito acerca de bom valor a bom preço, estes ficaram nos 60€, vamos ver como serão.
Para já gostei, nesta medida com proteção de jante, nem sabia que era possivel.

Imagem

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: domingo fev 19, 2023 7:30 pm
por serges
Um truque que já me safou algumas vezes mas infelizmente o anterior dono não sabia disso e olha... parece que o monstro das bolachas andou por lá a roer...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça mar 28, 2023 2:06 pm
por civic
E lá apareceu a primeira avaria, a tentar colocar a carregar e falha de sistema, a ficha type 2 não tranca. Depois de ver alguns casos pela net fora, vejo que já aconteceu algumas vezes, cerca de 400€ que seria o estrago.
O dito bloqueador da ficha.

Imagem

Aquilo parece que a roda prende, alguma coisa fora do sitio.
Aqui está a causa da avaria.

Imagem

Um pouco de cola e uma broca para reforçar a coisa, e ficou assim, melhor que novo.

Imagem

Tudo montado e poupados 400€.
O aspeto da coisa reparada.

Imagem

Sinceramente, acho um roubo completo pedir este dinheiro por isto.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: terça mar 28, 2023 8:27 pm
por MRider
Boa
bom trabalho

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 10:58 am
por Freddy_krueger
Podias te ter queixado à Nissan... no meu caso meteram uma peça nova por 0 EUR....mas já fico aqui com a ideia de como fazer quando berrar novamente.
Já estou a ver que é uma peça de "desgaste" por mal concepção da mesma...

Vendo por dentro a coisa...cobrar 400 EUR por uma peça que inclui uma ficha, um circuito, motorzinho que parece daqueles das pistas de carros antigas e umas rodas dentadas....eheheh...é mesmo uma "estupidez".

Carregar quase diariamente o carro (eu fazia-o diariamente para manter carro nos 40-60% soc) faz usar mais vezes a porta...deve ter feito um acelerar do desgaste da roda....foi mesmo feita para durar os 5 anos...:(

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 11:52 am
por civic
Não me queixei à Nissan porque não quis chatices, já sabia o que ele iam pedir, alem de que o meu carro já vai nos 5 anos e quase 140 000 kms, assim resolvi o problema de vez, alem de que ficou sem o pino de bloquear, situação que já podes retirar via software nos ultimos LEAF.
Não acho que o problema tenha sido desgaste, o problema é mesmo a má concepção da peça, desde que tenho o i4 que tenho andado muito menos com o LEAF, e é a minha mulher que o coloca à carga, por vezes não consegues colocar a ficha a tempo do sistema fazer o bloqueio, fica a meio, aqui é que mora o problema, como o pino não faz o curso todo fica a forçar até dar alarme, acho que foi por isso que a peça partiu, agora não tenho esse problema, não há pino.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 1:07 pm
por Freddy_krueger
civic Escreveu: quarta mar 29, 2023 11:52 am Não acho que o problema tenha sido desgaste, o problema é mesmo a má concepção da peça, desde que tenho o i4 que tenho andado muito menos com o LEAF, e é a minha mulher que o coloca à carga, por vezes não consegues colocar a ficha a tempo do sistema fazer o bloqueio, fica a meio, aqui é que mora o problema, como o pino não faz o curso todo fica a forçar até dar alarme, acho que foi por isso que a peça partiu, agora não tenho esse problema, não há pino.
Hummm...correto...um dos meus EVSE é mais "justo" e nem sempre consigo colocar "à primeira" o mesmo....deve ser mesma situação.

Na inspeção (IPO) o objetivo de levar o "cabo de carregamento" (seja lá EVSE ou type2->type2) não era para aferir se carro bloqueava o cabo?! Tenho ideia de já ter lido isso algures, mas no meu caso quando fui ao IPO nem olharam para o cabo (levei evse e type2)

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 1:38 pm
por civic
Digo que não será desgaste porque estas engrenagens estão como novas, não têm qualquer desgaste.

E não, na inspeção o que fazem é ver se com o cabo o carro fica imobilizado, é esse o teste que fazem, quando fiz a inspeção fiz todos os testes que vêm na ficha, o proprio inspetor do centro pediu-me se não meeimportava de lhe dar algumas explicações, acho que o referi neste DB. ;)
Ou seja, fazem o teste de imobilização, o teste de isolamento e o teste de radiações eletro-magnéticas, estes 2 ultimos completamente ridiculos.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 2:46 pm
por Freddy_krueger
Têm como testar isso?! Na minha inspeção (que eu tenha reparado) não mediram nada dessas coisas...

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quarta mar 29, 2023 3:47 pm
por civic
Freddy_krueger Escreveu: quarta mar 29, 2023 2:46 pm Têm como testar isso?! Na minha inspeção (que eu tenha reparado) não mediram nada dessas coisas...
Por isso eu disse que esses testes são ridiculos, na altura o que o inspetor me mostrou era que o primeiro teste é facil, colocas o cabo na ficha type 2 e nem sequer consegues sair de P.
Antes de fazer estes testes ele perguntou-me se eu não me importava de lhes dar umas dicas de como os fazer, ele sabe que trabalho em eletricidade industrial. ;)
No segundo teste ele mede com um multimetro o isolamento entre os pinos da ficha type2 e a massa do carro, nesta altura todos os contactores da bateria para as fichas estão desligados, este inspetor nem sequer sabia ligar o multimentro. :lol:
No terceiro é ainda mais ridiculo, é colocar o radio em AM e ligar os limpa vidros a ver se o radio dá alguma intreferência, há carros que nem têm AM, fiz-lhe essa pergunta e ele apenas me respondeu que, por norma, apenas fazem o teste da ficha, pois também acham demasiado ridiculos os outros testes...
Isto foi em Julho do ano passado, não sei se entretanto alguma coisa mudou.

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: quinta mar 30, 2023 9:59 am
por Freddy_krueger
gostei particularmente de não saber ligar multimetro e do teste do rádio AM+párabrisas :P

Re: Civic White Acenta 40kWh

Enviado: sexta jul 14, 2023 8:40 am
por civic
Atingido mais um numero, apenas salientar que continua a fazer (agora muito menos) a viagem da praxe sem se notar qualquer alteração na autonomia, ou seja, ainda ontem fez a viagem Viseu/Aveiro/Viseu chegando ao fim com os mesmos 18% de SOC do costume (no verão), claro que nada disto é cientifico, mas 140 000kms dão para ter uma ideia do comportamento, ou alterações do carro.

Imagem