Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Motores à Ar Comprimido ou Vapor
Responder

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Re: Eu prefiro um carro a vapor...veja por que!!

Mensagem por Ferra »

estou deliciado com este tópico!
existe um outro tipo de bomba de oleo que tambem se presta bem para motor a vapor. é a bomba de oleo a palhetas. esta é por carretos. pessoalmente era este o tipo de motor que utilizava. poucas peças, pouca manutenção... mas como a area das palhetas/carretos é pouca, a força tambem é menos quando comparada com um motor a embolos.
os meus parabens!

para duplicar a força num mesmo tamanho é usar o duplo efeito!
ah, dois dados que penso que ainda não foram referidos:
os motores a vapor começam a rodar com vapor ao longo de todo o seu curso, para depois de uma certa rotação passarem a ser só alimentados em metade do curso para em alta rotação só o serem em um terço do curso do embolo! incrivel e quase inacreditavel, não?
segundo e muito importante, a variação de pressão gerada pela caldeira vai exigir uma forma de controlo de rotaçao pois existe a variavel pressão e a variavel esfoço...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

pseudominus Escreveu:...

josenir, quanto à "providência divina", foi mesmo o luciano kaefer, eheh.

já vai longo, qualquer dia ningém lê o que escrevo, eheh

cumprimentos a todos e aguardo novos comentários/ desenvolvimentos.

força josenir, além de cerebro é também as nossas mãos !!!

depois de tanto militar nesse forum, aprendi a reconhecer um cego dormindo e um rengo deitado.

os talentos estão por aí, espalhados pelo mundo. difícil é chegar até o forum novaenergia. depois de chegado, não os deixo de fora. foi assim com o josenir, com o fendel, com o pseudominus. arregimentei todos pra cá, objetivando alavancar esse projeto de um motor à vapor para todos.
daqui à um tempo, proporcionaremos aumento de tecnologia, criando um motor à vapor para nem todos.
mas democratizar a energia, torna-la acessível à todas as pessoas, é uma das funções desse forum, que vocês brindam com sua presença e intervenções.

lamento não poder colaborar com a parte técnica, devido ao meu escasso conhecimento.
mas faço o que posso, localizando mentes abertas e inventivas, gênios dispersos nesse mundo, à procura de um lugar para expressarem seus talentos.

sejam bem vindos todos. que contaminem-se com a idéia de criar energia acessível às pessoas comuns, tornando nosso planeta independente do cartel do petróleo. criando motores que não nos tornem dependentes de uma outra indústria, mas sim que possamos ir à um ferro-velho, comprar um motor e de posse do conhecimento aqui postado, fazer, ou mandar fazer numa retífica, o motor acessível à todos.

de nada adianta mudar o cartel. temos aqui nesse forum, a oportunidade ímpar de fazermos algo por todos e que no futuro podemos nos orgulhar de nossa colaboração.

todos que se achegarem-se com esse objetivo, são bem vindos.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

olá caros amigos, tudo bem?!

josenir, voce merece um puxão de orelha ...depois de tantos testes, chegamos a conclusão que o a admissão nã pode ser antes do pms...e voce acabou indo na onda do gringo
talvez o motor funcione assim como está, mas voce tem que colocar um motor de aranque para dar partida e depois que o motor embalar voce abre o vapor.
o ideal seria um variador de avanço...opss...isso é para o motor nem pra todos
josenir seu trabalho está muito bom...parabens e força pra voce!
estou deliciado com este tópico!
quem diria, heim! luciano graças a voce esse topico não morreu a pedradas...ainda bem, pois assim muitas pessoas podem se deliciar com ele agora!
Última edição por sandro_ventania em domingo dez 14, 2008 4:18 pm, editado 1 vez no total.
Nós somos a consequência do que pensamos.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo nov 30, 2008 11:05 pm

Mensagem por pseudominus »

[quote="josenir"]seria uma ótima idéia, se as bronzinas (casquilhos) do eixo de comando não fossem soltas e não caíssem quando se afastam as duas metades da carcaça. é lamentável como os projetistas deste motor não pensaram na sua montagem e desmontagem. se não fosse a lei da gravidade este motor não poderia ser montado !

boas josenir, basta que coloque um pouco de massa consistente (graxa de óleo) nos bronzes e coloca-los nas caixas dos moentes. assim eles ficam colados e permitem a montagem. no fim quando meter o motor trabalhar já lá está lubrificante que não prejudica nada.

cumprimentos

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

luciano, obrigado pela parte que me toca.
vou tentar corresponder !!!

um abraço

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

vou deixar aqui neste tópico um link que acho importante e costumo enviar aos amigos.
não sei se conhecem. caso não conheçam peço a um moderador para o colocar com o destaque que merece.
é longo mas é muito bom, vejam tudo. aplica-se ao mundo dos mercados, das novas energias etc.

http://video.google.com/videoplay?docid ... 6755&hl=en

quanto a máquinas a vapor vou pensar em algo que preencha os objectivos aqui expostos da melhor forma. fácil aquisição, baixo preço, bom rendimento, fácil conversão.

cumprimentos

Autor do tópico
sandro_ventania
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta jun 05, 2008 8:43 pm

Mensagem por sandro_ventania »

ótimo video pseudominus!
dá pra fazer uma correlação com o filme matrix...onde somos manipulados para produzir energia e no lugar das maquinas é o sistema capitalista eletizado para apenas 1% da humanidade.
o video diz que quanto mais consumistas somos, mais infelizes se tornamos...isso é muito facil verificar quando vamos em um povoado isolado, de povo humilde, mas que a terra produz o necessario para a boa subsistencia...notem que eles são muito felizes!
Nós somos a consequência do que pensamos.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

sandro_ventania Escreveu:josenir, voce merece um puxão de orelha ...depois de tantos testes, chegamos a conclusão que o a admissão nã pode ser antes do pms...e voce acabou indo na onda do gringo
talvez o motor funcione assim como está, mas voce tem que colocar um motor de aranque para dar partida e depois que o motor embalar voce abre o vapor.
o que aconteceu não foi proposital, de jeito nenhum. o problema é que para mim a montagem desse motor é muito atrapalhada, cheia de muitos detalhes, e é difícil testar o funcionamento das válvulas com ele aberto. ele é todo desajeitado.
as válvulas de admissão ficaram abrindo muito antes do pms. com pressão de apenas 40 libras eu fazia uma força absurda para fazer o pistão terminar a subida, e imediatamente ele completava a volta e já parava quando o outro pistão chegava no mesmo ponto. com 60 libras, eu simplesmente não tive força suficiente para fazê-lo girar. e olha que eu estou em plena forma.

essa história da abertura antes do pms já está superada, se ocorrer tem que ser no limite da chegada ao pms e deve ser usada apenas em motores com velocidades mais altas, acima de 300 rpm, para compensar o menor tempo de abertura.

mas enfim, gastei uma semana para montá-lo, mas para desmontar todo santo ajuda. hoje em pouco mais de meia hora eu desmontei ele todo. na verdade, mesmo que tivesse funcionado eu ia ter que desmontá-lo de qualquer jeito, porque depois que ele estava quase montado, na hora dos apertos dos pafusos apareceram 7 prisioneiros com roscas danificadas na carcaça, que não deram aperto, e inevitavelmente ele daria vazamentos. já estou com as carcaças separadas e amanhã vou deixar na retífica para fazer as roscas novas.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:boas josenir, basta que coloque um pouco de massa consistente (graxa de óleo) nos bronzes e coloca-los nas caixas dos moentes. assim eles ficam colados e permitem a montagem. no fim quando meter o motor trabalhar já lá está lubrificante que não prejudica nada.
já tive uma idéia: vou colar as bronzinas na carcaça com uma mínima quantidade de cola de junta, mas isso ainda não vai me dar nenhuma garantia de que poderei abrí-lo sem que elas caiam, mas vai me dar pelo menos a certeza de que eles não sairão do lugar correto na hora do fechamento da carcaça.

Ronald
Membro
Membro
Registado: terça dez 09, 2008 6:18 pm

Mensagem por Ronald »

parabens josenir, seu projeto tem apresentado avanços, não se preocupe com os percalços, no final a sua (nossa) satisfação será multiplicada pelas dificuldades. estive fora do forum no fim de semana e agora lí atentamente a tudo, concordo totalmente com o colega pseudominus, só não tenho certeza da importancia dos comprimentos dos tubos de adm. e desc. pois este motor trabalhará com pressão na admissão, e vácuo na descarga, oque acho que elimina as "ondas" presentes num motor (aspirado) a combustão interna. a respeito da temperatura ideal de funcionamento, insisto em 105 graus, pois acima de 100 e com o respiro de óleo aberto o vapor de eventuais fugas não se condensará dentro do motor saindo sim pelo respiro. acho que o condensador ideal seria algum radiador de automovel com sua ventoinha, o sistema tem de ser fechado tipo: caldeira-motor-radiador-bomba de pistões-caldeira, e assim por diante.neste circuito a bomba de pistões trabalha tambem como bomba de vácuo na sua entrada. boa sorte com o comando, coração e principal dificuldade de seu projeto.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:para mim as condutas de admição devem ser as antigas de escape. as válvulas pequenas devem ser utilizadas para fazer entrar o vapor. é assim que projectou/testou?

nas molas das válvulas passou-me o pormenor da sobrepressão necessária nas molas na conduta de entrada do vapor devido á pressão nas condutas e diferencia de áreas.
pretendem recuperar a água/vapor final para voltar a aquecer?

4 a 5 bar´s de pressão de vapor sobreaquecido é talvez pouco ambicioso. 300 a 600 rpm tb não é muito o que deve dar um cruzamento de válvulas (avanço/atraso) muito pequeno. penso que talvez na ordem dos 4º no avanço e no atraso para válvulas de admissãoe de escape. quanto foi o seu cálculo?
não pensei em inverter a admissão com o escape, mas vou estudar o caso.

a princípio, devido ao compromisso com a simplicidade do projeto, não pretendo recuperar o vapor condensado para injetar novamente na caldeira, mas já estou com a idéia de condensar o vapor da saída para tentar melhorar o rendimento do motor.

escolhi trabalhar com pressão mais baixa possível para tentar simplificar o projeto da caldeira. e usar o motor em baixa rotação por dois motivos: o primeiro é para economizar vapor e o segundo é porque vou usar um gerador eólico ligado ao motor, logo só preciso realmente de no máximo 600 rpm para o meu gerador fornecer a potência máxima.

sobre o avanço/atraso das válvulas, cheguei ao um valor experimental de 10º de avanço da admissão e 10º de atraso do escape, que funcionou muito bem no motor de 1 cilindro que montei primeiro. mas já no motor de fusca não ficou bom porque próximo ao pms coincidiu o início da abertura da válvula de admissão simultâneo ao fim do fechamento da válvula de escape. logo, por um instante o ar que entra, escapa imeditamente. e a válvula de escape termina o seu fechamento e neste caso o cilindro perde pressão na descida do pistão. mas isso eu só pude observar depois que o motor já estava montado. agora que já estou com ele desmontado novamente pretendo alterar as posições dos cames de admissão para atrasá-lo em 10º, mas já que você, pelo jeito, conhece o assunto, aceito sugestões. já estou com o eixo de comando em cima do torno, esperando um tempinho de folga para fazer esta alteração.

agradeço.

Ronald
Membro
Membro

Mensagem por Ronald »

caro josenir, só condensando o vapor na descarga você não conseguirá aumento de eficiencia, é preciso a bomba p. "puxar" a agua condensada, aí sim terás vácuo na descarga p. puxar o pistão p. cima. lembre que girando o motor com a mão o mesmo está frio, ao esquentar o óleo "afinará" , mantenha sua idéia de monitorar a pressão com o bulbo de óleo. aqui vai uma pergunta p.. quem conhece.... me disseram que o vapor é "desgraçado" e se por exemplo ouver um micro vazamento em uma sede de válvula, o vapor ao vazar vai rapidamente abrir um "valo" como se fosse abrasivo ou coisa semelhante, quem me disse isto trabalha c. recuperação de válvulas industriais então fiquei apreensivo. alguem sabe a relação consumo/pressão em caldeiras? por ex. ao dobrar a pressão com a mesma vazão (kg/hr) o consumo de combustivel dobra? triplica? ou não chega a dobrar? e por falar nisso, oque vem a ser 1 tonelada de vapor? seriam 1000 litros de agua transformados em vapor?

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

josenir, tou sem tempo hoje, tenho dr ir trabalhar.
logo à noite (em portugal), descrevo aqui o meu parecer sobre a distribuição para o motor.
ronald, tb tenho respostas para si.

até logo.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

josenir
tb para restante pessoal

1 - utilizar a valvula de escape para fazer entrar o vapor e a de admissão para a saída(limpeza) do cilindro porquê?
porque como temos um fluido sob pressão ele vai entrar com uma certa facilidade em qualquer uma das válvulas. depois ele vai expandir e passa a ocupar mais volume, e como queremos retirar o mesmo do cilindro com a menor contrapressão possivel, devemos utilizar a maior secção para o fazer, quer a nivel de passagem nas válvulas quer a nível de condutas. não esqueça que o vapor ao perder pressão expande e ocupa mais volume, se o funcionamento for sempre acima de 100ºc. se a temperatura do gás dentro do cilindro for menor que 100ºc, ele condensa e deixa de fornecer trabalho, logo deve-se diminuir as perdas o mais possivel, tornando a expansão mais adiabática (sem trocas de calor) e trabalhar de forma a atingir uma temperatura acima de 100ºc no final da expansão (pmi-ponto morto inferior).

2 - a forma do came é muito importante. se for mais agressivo abre mais depressa e fecha mais depressa, o que é bom pois permite trabalhar menos avanço/atraso e limitar assim as fugas durante a transição. como a abertura/fecho não são instantâneas, temos de compensar de forma a introduzir a maior quantidade possívél de vapor, ainda com o pistão em cima e começar a expulsão antes do pmi, para reduzir a contra-pressão durante a subida.

3 - os valores, como deve calcular não são 2+2, valha-nos o bom senso e depois o espirito de sacrifício. não existem modelos matemáticos nem software que permita calcular, nem para projectos mais elaborados (onde equipas de engenheiros trabalham meses ou anos), portanto muito menos para este projecto/motor. ainda hoje em projectos, se utilizam modelos ou prótotipos e vão-se experimentando sistemáticamente de forma a determinar o melhor ângulo, forma, tamanho etc. nos motores actuais ainda se faz muita experimentação. quando é controlado eléctronicamente , basta sentarmo-nos confortávelmente e ir alterando os valores no software e recolhendo o feedback. aqui não dá portanto josenir, como se custuma dizer "1% de inspiração e 99% de transpiração".

4 - os meus valores

princípios/nomenclatura que vou utilizar:
- válvula de escape antiga (mais pequena) - por onde é introduzido vapor
- válvula de admissão antiga (maior) - por onde saí o vapor na "limpeza" do cilindro
- pms - ponto morto superior (pistão junto da cabeça)
- pmi - ponto morto inferior (pistão o mais afastado possível da cabeça)
- supondo que o came abre ou fecha a válvula em apenas 15-20º
- rotações e pressões de acordo com seu projecto

para perceber melhor faça um diagrama da distribuição.
faça um círculo com um eixo vertical e coloque pms em cima e pmi em baixo e vá desenhando de acordo com descrição seguinte, com sentido de rotação dos ponteiros do relógio (desculpe dizer estes pormenores, mas assim mesmo quem tiver dificuldades em visualizar e siga este tópico pode perceber a nossa conversa)

o que eu fazia:

4.1 - início da abertura da válvula de escape 5 a 10º antes do pms
4.2 - final do fecho da válvula de escape 50º antes do pmi
4.3 - início da abertura da válvula de admissão 10º antes do pmi
4.4 - final do fecho da válvula de admissão 0 a 5º depois do pms

resumo: entrada de vapor durante cerca de 135º, e expulsão durante 190º

a lógica, ponto por ponto

4.1 - como a abertura não é imediata, antecipamos a abertura de forma a termos uma abertura/entrada de vapor razoávél ainda durante o pistão em cima
4.2 - fecho muito antes do pmi de forma a permitir a expanção de todo vapor introduzido e termos pressão quase 0 no pmi, não desperdiçando assim energia
4.3 - antecipação na abertura da válvula de admissão de forma a ter uma pressão 0 no pmi e ter uma pressão durante a subida o mais aliviada possivel.
4.4 - final da admissão pouco depois do pms de forma a que no cruzamento de válvulas exista pouca fuga, sem no entanto fechar cedo demais e criar contrapressão perto do pms, ponto onde é perigoso pois o volume já é pequeno e a contrapressão sobe rápidamente

agora digo-lhe que você tem uma tarefa puxada pela frente se quiser seguir mais ou menos isto, mas suponho no entanto que já terá os cames alterados para uma forma próxima ou até melhor que a minha ideia.
já agora criou um came duplo em cada um dos existentes ou colocou a arvore de cames a rodar à velocidade da cambota (seu "vibraquimxxx").
qual a potência que pretende retirar para o seu gerador?
qual a cilindrada do motor que está a utilizar?
ou o seu gerador é grande ou vai ter potência de sobra!!! dois cilindros desses sempre a puxar sai kw.

tou farto de escrever e de certeza com muitos erros, erros que só vejo depois

cumpts a todos e espero noticias.

pseudominus
Membro Silver
Membro Silver

ronald Escreveu:caro josenir, só condensando o vapor na descarga você não conseguirá aumento de eficiencia, é preciso a bomba p. "puxar" a agua condensada, aí sim terás vácuo na descarga p. puxar o pistão p. cima. lembre que girando o motor com a mão o mesmo está frio, ao esquentar o óleo "afinará" , mantenha sua idéia de monitorar a pressão com o bulbo de óleo. aqui vai uma pergunta p.. quem conhece.... me disseram que o vapor é "desgraçado" e se por exemplo ouver um micro vazamento em uma sede de válvula, o vapor ao vazar vai rapidamente abrir um "valo" como se fosse abrasivo ou coisa semelhante, quem me disse isto trabalha c. recuperação de válvulas industriais então fiquei apreensivo. alguem sabe a relação consumo/pressão em caldeiras? por ex. ao dobrar a pressão com a mesma vazão (kg/hr) o consumo de combustivel dobra? triplica? ou não chega a dobrar? e por falar nisso, oque vem a ser 1 tonelada de vapor? seriam 1000 litros de agua transformados em vapor?
1 - no caso das fugas pode ocorrer um fenómeno que se chama cavitação e que consiste no caso no aparecimento de gotícolas a velocidades super-sónicas nas paredes na zona de fuga provocando a erosão das mesmas. penso que seja o principal fenómeno responsável pelos "valos". se não for vapor limpo, pode haver também um fenómeno de abrasão.

2 - claro que se quer produzir o dobro da produção teria no mínimo de dobrar o consumo, partindo do principio que quer aquecer o dobro de massa. agora tudo depende se útiliza a mesma caldeira e do grau de aproveitamento da potência disponível ou se tiver que utilizar uma caldeira diferente.
se produzir a maior pressão vai ter mais temperatura logo mais perdas térmicas e portanto mais consumo.
dobro da pressão não significa dobro do consumo para valores razoáveis.
para valores absolutos com grandes diferenças as perdas nas caldeiras podem ser tão grandes que se gaste o dobro, triplo etc.
uma ton de vapor de água (puro), são 1000kg de agua pura.

cumpts

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

pseudominus Escreveu:agora digo-lhe que você tem uma tarefa puxada pela frente se quiser seguir mais ou menos isto, mas suponho no entanto que já terá os cames alterados para uma forma próxima ou até melhor que a minha ideia.
já agora criou um came duplo em cada um dos existentes ou colocou a arvore de cames a rodar à velocidade da cambota (seu "vibraquimxxx").
qual a potência que pretende retirar para o seu gerador?
qual a cilindrada do motor que está a utilizar?
ou o seu gerador é grande ou vai ter potência de sobra!!! dois cilindros desses sempre a puxar sai kw.
muito boas as suas considerações, e com certeza atendeu à expectativa.

a parte mais difícil deste projeto, na verdade acho que já passou. agora eu penso que resta acertar o eixo de comando e pequenos detalhes.

preferí criar um came duplo, pelo menos por enquanto, por ser uma alteração mais fácil de ser feita. a questão é que devido ao posicionamento dos cames originais do motor a combustão, não dá para simplesmente criar um novo came oposto para cada um já existente. pelo menos foi esse o resultado dos muitos testes que já fiz.
então optei por:
1) eliminar os cames de admissão, deixando o eixo cilíndrico no local deles
2) fazer um came oposto para cada came de escape original
3) fazer as duas partes do came duplo de admissão com um defasamento diferente do que seria no motor a combustão.

sobre a potência do gerador, em princípio estou testando com um gerador que já tenho pronto de aproximadamente 1 kw, mas para o motor de fusca, como à combustão ele fornece pelo menos 50 cv, e como pretendo usá-lo em baixa rotação (máx. 600 rpm), e com caldeira de baixa pressão, acredito que conseguirei tirar dele algo entre 10 e 20 kw de energia elétrica. o gerador para isso ainda não tenho, mas tenho alguma carcaça e consigo fazer um a qualquer hora, conforme o desempenho que ele fornecer.

este motor é de 1500 cc, mas já está usando pistão e camisa retificados para 1mm a mais, o que deve dar algo mais que isso. fiz a retífica do virabrequim para 1,25mm a mais e estou usandos bonzinas novas e tudo o mais novo, como se fosse para usar no meu carro. não quero dar chance ao azar.

se alguém tiver por aí um bom projeto de caldeira simplificada, eu penso que esse vai ser em breve o nosso assunto mais relevante... e se alguém conseguir calcular o consumo aproximado de vapor deste motor de 4 cilindros de 1500cc, a comunidade agradeçe.

e eu também ! eh eh eh !

visitante
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mai 13, 2006 7:57 pm

Mensagem por visitante »

vivam ...

considerando a cilindrada de 1.500 cc e tomando os valores de tempo de abertura das valvulas de admissão conforme indicados pelo pseudominus o consumo de vapor não deverá ficar muito longe de 250 cc por ciclo (1 volta completa do motor)..

abraços
[***************]

Ronald
Membro
Membro

Mensagem por Ronald »

olá a todos, caro pseudominus grato pelas informações, qua nto a consumo vs pressão, perguntei pois lí recentemente na imprenssa que foi posta em funcionamento uma termoeletrica que queima bagaço de cana, e a mesma seria eficientissima pois trabalha com "altos" 96kg/cm de pressão, a mais alta pressão até então. ´como entendo por "eficiencia" o consumo de combustivel vs kw produzidos, fiquei curioso p. saber exatamente onde o aumento de rendimento ocorre: na caldeira ou na turbina. qua nto ao consumo de vapor por rotação, acho que os 250 ml informados seriam por cilindro, ou seja 1 litro a cada volta, oque significaria (acho) 0,6 ml de agua injetado na caldeira p. cada volta do virabrequim, visto que a mesma após vaporização expande-se 1650 vezes. (estes 1650 são independentes da pressão)???? caro desbravador juvenir, acho a sua previsão de 10 a 20 kw otimista demais, pelo menos a baixos 600 rpm, lembre que o motor originalmente produzia sua potencia a aprox. 4500 rpm. boa sorte.

Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

ronald Escreveu:caro desbravador josenir, acho a sua previsão de 10 a 20 kw otimista demais, pelo menos a baixos 600 rpm, lembre que o motor originalmente produzia sua potencia a aprox. 4500 rpm. boa sorte.
o otimismo sempre ajuda, mas não se esqueça que:
1) o motor a combustão é impulsionado por apenas um cilindro de cada vez em quatro tempos, produzindo trabalho em apenas 25% do ciclo
2) o motor a vapor será impulsionado por dois cilindros de cada vez em 2 tempos, produzindo trabalho a 50% do ciclo (50% x 2 cilindros = 100% contra 25%, o que dizem ?)
3) para cada ciclo existem 3 tempos em que não se produz força, e um desses tempos gera um atrito muito grande, que é o tempo de compressão
4) no motor a vapor não haverá atrito de compressão
5) o motor a combustão precisa de alta rotação para desenvolver potência, o motor a vapor rende melhor em baixa. se eu fosse usar este motor a combustão em 600 rpm, talvez ele nem se mativesse funcionando, mas no vapor, acima disso já comecaria a desperdiçar vapor
6) ______________________________
7) ______________________________ alguém poderia completar ?
Última edição por Josenir em quarta dez 17, 2008 12:30 pm, editado 1 vez no total.

Ronald
Membro
Membro

Mensagem por Ronald »

estive pensando,(e nem doi) com base num calculo apresentado pelo fendel de: 1 ton de vapor (agua) hora gerar 100kw e consumir 250 kg de lenha, e se meu cálculo de consumo do seu motor estiver correto, o mesmo a 600 rpm consumirá 21,6 litros de agua por hora, oque geraria 2,16 kw, ao passo que a 4000rpm mantendo a eficiencia, consumiria 144 litros, gerando então bons 14,4 kw, (17,3 cv). pelo mesma fórmula, consumiria 5,4 e 36kg de lenha por hora, respectivamente. alguem confirma tais numeros?

Responder

Voltar para “Motores à Ar Comprimido ou Vapor”