Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Não existem packs balanceados a 3,32V. Porquê?
Variações de tensão da ordem de grandeza do erro de leitura do teu aparelho (CellLog) podem significar desbalanceamentos de 20 ou 30%.
Se saíres para a estrada conta que te podem faltar cerca de 25% em uma ou mais células. Vai com cuidado e consultando os valores com frequência para não te colocares em má situação sem carga.
Variações de tensão da ordem de grandeza do erro de leitura do teu aparelho (CellLog) podem significar desbalanceamentos de 20 ou 30%.
Se saíres para a estrada conta que te podem faltar cerca de 25% em uma ou mais células. Vai com cuidado e consultando os valores com frequência para não te colocares em má situação sem carga.

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende

E soluções?...
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Re: RE: Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Na minha opinião e para não andares com duvidas, o melhor é trocar o bms por um de confiança.fkd Escreveu:![]()
E soluções?...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
E gastar uma pipa de massa para fazer mais uns kms?
E depois? se for uma célula? ou duas? E se afinal o carregador é que... Não sei o quê!?...
Não sei!...

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Poderás ter células com diferentes capacidades, mas nem por isso se deixa de poder fazer um bom balanceamento.
O problema é que por vezes, com a auto descarga elevada (quando a célula perde muito rapidamente a sua capacidade), e em conjunto com a resistência interna elevada (quando a sua condução eléctrica é muito baixa, fazendo uma grande oscilação da tensão conforme a corrente, se em carga, a tensão sobe muito, e se em descarga, a tensão desce muito).
Tenho exemplos, tal como a Predator do Paulo Gil, (entre alguns outros) em que as células estão com uma resistência interna muito alta, e durante mais de 50% do tempo de carregamento as tensões por célula excedem os 3,60V.
O carregador, por detectar uma tensão alta, desde muito cedo se corta em corrente, ficando com consumos de 350W, e assim vai continuando a carregar por várias horas, sempre com as tensões a serem quebradas pelo BMS, sendo este dos que sangra com elevadas correntes (até 2000mA).
Quando a resistência interna das células é assim muito alta, é quase impossível carrega-las na totalidade, pois qualquer pequeníssima corrente as faz elevar na tensão, enganando qualquer sistema de controle (BMS) e carregador com cut off (que é aquele que se desliga quando a tensão total atinge o seu máximo, e que depois só volta a ligar se a tensão descer mesmo muito ou se for desligado da ficha de alimentação, e voltar a ligar á rede eléctrica.
Sem sombra de divida que a melhor solução seria mesmo colocar um pack de baterias novo, e que este fosse desta vez bem dimensionado, para uma longa vida sem restrições.
Essas tuas células, aproveitadas para um sistema solar a 12V (por exemplo para uma auto-caravana, colocadas 6 células em paralelo e 4 em série, poderiam assim ainda se manterem por muitos mais anos a desempenhar o seu bom papel de acumuladores recarregáveis.
Tudo por um mundo mais limpo!
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Para isso fazem-se diagnósticos com técnicos especializados.
Testa-se cada uma das 24 células em termos de capacidade, resistência interna e auto-descarga, testa-se também o carregador e o BMS.
Estes testes saem fora do âmbito daquilo que o utilizador comum pode efectuar sem equipamentos ou conhecimentos para tal.
A partir daí podes tomar decisões quanto a investimentos futuros.

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- Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
É melhor levares a mota a um técnico especializado.. Tanto o MVS como o Jorge, resolvem-te isso facilmente
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Pois. E levá-la?...
Aqui em Esposende estou perto de tudo e longe de todos.
Meus caros eu acredito na mobilidade elétrica e tudo faço para a sustentabilidade ambiental... A todos os níveis. Mas essas opções têm que ser viáveis do ponto de vista financeiro.
Ainda não rentabilizei o investimento feito na mota, e se tenho que fazer outro idêntico para continuar... Bem que vai ficar como está, por mto que me custe. Há que saber parar, para não continuar a deitar dinheiro fora...
Só com um diagnóstico consistente e fiável posso tomar decisões. Mas não a qualquer preço...

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Para levar é fácil, fazes como eu fiz. Liguei para a assistência e levaram de reboc.
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Exacto tens esta opção.. Para ir embora, não deves ter problemas em vir nela
Se fores em cima dela até Ermesinde, tens posto de carregamento no MarShopping. Como na marginal não tens muitas subidas, acho que consegues chegar ao MarShopping..
Santo Tirso é que te fica fora de mão.. senão dava-te carga..
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Meus caros, obrigado pelos vossos contributos, pelas vossas propostas de soluções, no fundo pela vossa ajuda.
Muito as aprecio podem ter a certeza...
Agora aos relatos de hoje...
Hoje tive algum tempo, agora ao final da tarde e peguei na mota. As celulas estavam todas entre 3.32v e 3.33v.
Objectivo: fazer 26km sem paragens forçadas.
No final de 10km, 6 a subir e 4 a descer os valores eram estes: Não tive qualquer sintoma, mas estes valores assustaram-me. Na opinião do Fidel deve ser uma má leitura do CelLog...
O que é certo é que 2 minutos depois as leituras eram normais...
Continuei para o objectivo. Aos 24 km as leituras estavam entre 3.19 v (1célula) e 3.26v as mais altas.
Concretizado o objetivo (26km), tenho-vos a dizer, que pelo meu CB, a mota está como a Ana Malhoa, TURBINADA
No final de 26km o CB dizia que o Pack tinha 77v 90% de carga e 58 km de autonomia...
Fantástico. Não?...
Em resumo. Amanhã deve dar para ir trabalhar nela...
Muito as aprecio podem ter a certeza...

Agora aos relatos de hoje...
Hoje tive algum tempo, agora ao final da tarde e peguei na mota. As celulas estavam todas entre 3.32v e 3.33v.
Objectivo: fazer 26km sem paragens forçadas.
No final de 10km, 6 a subir e 4 a descer os valores eram estes: Não tive qualquer sintoma, mas estes valores assustaram-me. Na opinião do Fidel deve ser uma má leitura do CelLog...
O que é certo é que 2 minutos depois as leituras eram normais...

Continuei para o objectivo. Aos 24 km as leituras estavam entre 3.19 v (1célula) e 3.26v as mais altas.
Concretizado o objetivo (26km), tenho-vos a dizer, que pelo meu CB, a mota está como a Ana Malhoa, TURBINADA

No final de 26km o CB dizia que o Pack tinha 77v 90% de carga e 58 km de autonomia...
Fantástico. Não?...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
A informação de estado de carga do CB é irrelevante e está incorrecta. A célula a 3,19V confirma que final do teste tinhas bem menos de 20% de SOC (estado de carga) na célula mais fraca que condiciona todo o teu pack de baterias. O desbalanceamento confirma-se.
Basta no mesmo percurso entusiasmares-te um pouco com o acelerador e ficas no caminho.
Vai com calma e analisar as tensões finais em repouso é boa ideia mas penso que a situação vai ter tendência a piorar.
Basta no mesmo percurso entusiasmares-te um pouco com o acelerador e ficas no caminho.
Vai com calma e analisar as tensões finais em repouso é boa ideia mas penso que a situação vai ter tendência a piorar.

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
E na tua opinião à distância, este problema deve-se a quê?
E a solução passa por fazer o quê?
Obrigado
E a solução passa por fazer o quê?
Obrigado
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Podes começar por aqui e fazer um balanceamento manual a 3,6V a todas as células:
Lê por favor com atenção tudo o que escrevi sobre isto até agora. As respostas estão lá todas.
Já verificaste se não é a electrónica dos xénon que está abandalhar as leituras dos CellLog? Esses equipamentos ("balastros Xénon") nunca deveriam estar instalados numa mota eléctrica devido à interferência RF que produzem. O risco pura e simplesmente não compensa.
Tens equipamento para isso?
Lê por favor com atenção tudo o que escrevi sobre isto até agora. As respostas estão lá todas.
Já verificaste se não é a electrónica dos xénon que está abandalhar as leituras dos CellLog? Esses equipamentos ("balastros Xénon") nunca deveriam estar instalados numa mota eléctrica devido à interferência RF que produzem. O risco pura e simplesmente não compensa.

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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Não tenho equipamento para o fazer.
Essa carga é feita célula a célula?
Eu coloco à carga, mas elas não passam de 3.36v...
Pq? não sei.
É a primeira vez que ouço falar dessa situação do xenon.
Mas essas leituras dos CellLog também é condicionada com os faróis desligados?...
Obrigado
Essa carga é feita célula a célula?
Eu coloco à carga, mas elas não passam de 3.36v...
Pq? não sei.
É a primeira vez que ouço falar dessa situação do xenon.
Mas essas leituras dos CellLog também é condicionada com os faróis desligados?...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Se não tens equipamento não o podes fazer.
A carga é feita célula a célula. É um balanceamento manual e independente do teu sistema.
O teu sistema não está a fazer o balanceamento.
A carga é feita célula a célula. É um balanceamento manual e independente do teu sistema.
O teu sistema não está a fazer o balanceamento.
Faz uma procura por xenon ballast RF. Estes sistemas estão geralmente preparados para sistemas com baterias de 12V como os CI e os VEs maiores que absorvem grande parte destas perturbações. A tua mota eléctrica tem apenas um conversor DC/DC muito rudimentar.

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Conforme inicialmente referi, pode estar a falhar alguma ligação que vem de cada uma das células. Se for somado o valor da 3ª célula (1,70V) com o da 4ª (4,82V) e divididos por 2, dá precisamente os 3,26V, valor idêntico as restantes.
O bms não aceita qualquer falha deste tipo e interrompe sempre o carregamento ou descarregamento. Não admira não conseguires carregar na totalidade.
Mas isto eu já antes tinha referido...
O bms não aceita qualquer falha deste tipo e interrompe sempre o carregamento ou descarregamento. Não admira não conseguires carregar na totalidade.
Mas isto eu já antes tinha referido...
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Pois devem ter razão ...
Se calhar os 2.
Estou mesmo com 1 stress na mota.
Deixei-a 4 dias ligada à corrente. Como amanhã quero ir trabalhar nela, fui à bocado medir as células.
"Err: Cell Volt", quando ligo nas que costumam estar mais baixas ...
Quer isto dizer que a voltagem de alguma é tão baixa que o CellLog não detecta?...
Ou quer dizer o quê?...
Se calhar os 2.
Estou mesmo com 1 stress na mota.
Deixei-a 4 dias ligada à corrente. Como amanhã quero ir trabalhar nela, fui à bocado medir as células.
"Err: Cell Volt", quando ligo nas que costumam estar mais baixas ...
Quer isto dizer que a voltagem de alguma é tão baixa que o CellLog não detecta?...
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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Não te sei responder ao certo.
O manual do CellLog 8s está aqui.
O aparelho só lê dos 1,3 a 4,9 VDC por célula.
O erro "ERR:CELL VOLT" não aparece descrito no manual. Nunca usei esse equipamento mas cheira a mau contacto nos cabos de avaliação.
O manual do CellLog 8s está aqui.
O aparelho só lê dos 1,3 a 4,9 VDC por célula.
O erro "ERR:CELL VOLT" não aparece descrito no manual. Nunca usei esse equipamento mas cheira a mau contacto nos cabos de avaliação.

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Re: Diário de Bordo_SWPredatorGTi40Ah - Esposende
Sim, ele da esse erro quando não esta a ler uma das celulas do meio. Ou é mau contacto no cell log ou nos ligadores.
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