Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
-
Emanuel Couto
Autor do tópico - Moderador

- Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm
Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica
O Outback não tem um servidor WEB.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
Tem o MATE3 que suporta webserver via internet... haja dinheiro
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Na minha humilde opinião não gastava muito dinheiro só para medições.
Não vai ser para vender energia
Não vai ser para vender energia
Live long and prosper!
-
pedrolima
- Membro Silver

- Registado: quinta mai 10, 2012 1:42 pm
Esse Xantrex estamos a falar de outra loiça.. Mas a meu ver, só compensa em casos em que a distância entre os paineis e a electrónica seja muito elevada, porque permite até 600Voc. Mas se não for o caso, pelo preço dele compras 2 de 60A e ainda sobra uns trocos para um painelzito
O Midnite não tenho experiência, não posso recomendar ou não, mas sei que deram bronca em Espanha, muitos queimaram quando se aproximava do limite da tensão em aberto. Pelo que ouvi era apenas um problema de firmware (?).
O Midnite não tenho experiência, não posso recomendar ou não, mas sei que deram bronca em Espanha, muitos queimaram quando se aproximava do limite da tensão em aberto. Pelo que ouvi era apenas um problema de firmware (?).
Esteves Escreveu:pnunes Escreveu:Isso mesmo...
O teu futuro regulador, não é Esteves??
É um bom regulador sem duvida, mas ando indeciso entre o Outback Flexmax 80 Amp MPPT Solar o Midnite clássico 150 MPPT 96Ah e o Xantrex XW MPPT 80A
Mas alguma coisa ade vir, nesta altura não é o mal necessário, visto que tenho tido na ordem dos 60 amperes de carga, quando o tempo aquecer ai sim já rentabiliza ter um bom MPPT
Em relação ao monitorizar o que se produz acho que o que mais interessa é na parte do AC, no caso do Emanuel é um pouco mais complicado, tem dois tipos de consumo em casa, quase como eu, são 75 watts a 12 volts cerca de 10 horas todos os dias durante o ano.
Para o DC é o que diz o Miguel intercalar algo na parte do DC.
-
pedrolima
- Membro Silver

Que confusão que por aqui vai de amperes e DC e AC e etc etc
Para o que o Emanuel quer o monitor da Victron de facto não serve pois não contabiliza o que vai directamente do regulador para o consumo.
Mas é como o Miguel diz, os reguladores baseiam-se na voltagem para terem uma estimativa (por vezes muito errada) da carga da bateria. O Victron monitoriza tudo o que entra e tudo o que saí, pelo preço que custa (conseguem arranjar isso por 120-140€ aqui em PT) é um excelente investimento, pois permite saber com muita precisão o estado real da bateria.
Para o que o Emanuel quer o monitor da Victron de facto não serve pois não contabiliza o que vai directamente do regulador para o consumo.
Mas é como o Miguel diz, os reguladores baseiam-se na voltagem para terem uma estimativa (por vezes muito errada) da carga da bateria. O Victron monitoriza tudo o que entra e tudo o que saí, pelo preço que custa (conseguem arranjar isso por 120-140€ aqui em PT) é um excelente investimento, pois permite saber com muita precisão o estado real da bateria.
-
pedrolima
- Membro Silver

Aliás, o monitor até pode fazer o que o Emanuel quer se o ligarmos de outra forma. Em vez de ser posicionado entre a bateria e o controlador/inversor, pode ser ligado na saída DC, mas a função de monitorização não ia funcionar.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Não desafazendo o trabalho do Emanuel e demais em usarem os 12V diretamente. Na minha opinião, para uso doméstico, não é prático.
Além de complicar as ligações a serem feitas, acho que mesmo na pior das hipóteses, as vantagens não compensam as desvantagens: Ele é ter que usar fios com mais secção; a corrente dc, é muito mais exigente com os dispositivos de corte; a existência de fichas diferentes nos diversos aparelhos,; muitas vezes as versões de 12V dos equipamentos são mais caras, etc...
Com os inversores actuais, as percas são minimas, e, mesmo com as percas nas eficiências das fontes de alimentação, as possíveis percas por efeito de joule nos condutores a 12v, acaba por ir dar quase no mesmo.
Com tudo isto, mais uma vez, na minha opinião: baixa tensão em DC, só na zona das baterias. Tudo o resto, inversor.
Além de complicar as ligações a serem feitas, acho que mesmo na pior das hipóteses, as vantagens não compensam as desvantagens: Ele é ter que usar fios com mais secção; a corrente dc, é muito mais exigente com os dispositivos de corte; a existência de fichas diferentes nos diversos aparelhos,; muitas vezes as versões de 12V dos equipamentos são mais caras, etc...
Com os inversores actuais, as percas são minimas, e, mesmo com as percas nas eficiências das fontes de alimentação, as possíveis percas por efeito de joule nos condutores a 12v, acaba por ir dar quase no mesmo.
Com tudo isto, mais uma vez, na minha opinião: baixa tensão em DC, só na zona das baterias. Tudo o resto, inversor.
-
pedrolima
- Membro Silver

Boas Miguel,
Sendo da EPsolar não me preocupava com fiabilidade. Sei com certeza que estes reguladores estiveram em testes durante mais de 1 ano até serem lançados
Nunca instalei nenhum regulador da série ET da Epsolar, mas já vi um a funcionar em casa de um amigo, e tive uma meia hora a fazer experiências com ele. Quanto a mim impecável, não tenho nenhum problema em instalar caso surja algo em que "encaixem", o que ainda não foi o caso.
Vantagens:
- Cobrem um vazio de mercado em que não havia nada, para além dos Tristar MPPT (que são caros e não valem de longe o que custa), com as versões de 20,30,40A. (não esquecer que funcionam também a 48V)
- Não tem tantos parâmetros para ajustar como o Outback ou o Schneider, mas para 80% das pessoas chegam e sobra, aliás torna a instalação bem mais intuitiva
- Já não dispara a voltagem "por aí a fora" com os Tracer quando está em Bulk e as nuvens desaparecem de repente
- Dá para monitorizar pela net sem custos acrescidos
- Permite ao contrário do Tracer alterar voltagens, tempos de carga etc..
Desvantagens:
- A versão de 60A já começa a roçar no preço do Outback, que apesar de ser uns 150€ mais caro, psicologicamente dá outra segurança..
Existe outro regulador que acho muito interessante mas que nunca experimentei. É bem mais caro do que o Epsolar, aliás, ligeiramente mais caro que o Outback, mas pela conversa de um instalador espanhol com quem falei não lhe fica nada atrás (aliás há muitas marcas europeias a fazer rebranding).
É o Rich Electric Sunstar MPPT. Já trás monitor de baterias incorporado, permite monitorizar pela net, parâmetros de carga totalmente personalizáveis, o MPPT funciona na perfeição em dias de chuva/nublados, etc.. E grande vantagem é que existem versões que aguentam até 240Voc sempre com eficiência elevada..
http://www.richelectric.com.au/product_view.php?id=13
Um dia destes tenho que comprar um para experiência:)
Sendo da EPsolar não me preocupava com fiabilidade. Sei com certeza que estes reguladores estiveram em testes durante mais de 1 ano até serem lançados
Nunca instalei nenhum regulador da série ET da Epsolar, mas já vi um a funcionar em casa de um amigo, e tive uma meia hora a fazer experiências com ele. Quanto a mim impecável, não tenho nenhum problema em instalar caso surja algo em que "encaixem", o que ainda não foi o caso.
Vantagens:
- Cobrem um vazio de mercado em que não havia nada, para além dos Tristar MPPT (que são caros e não valem de longe o que custa), com as versões de 20,30,40A. (não esquecer que funcionam também a 48V)
- Não tem tantos parâmetros para ajustar como o Outback ou o Schneider, mas para 80% das pessoas chegam e sobra, aliás torna a instalação bem mais intuitiva
- Já não dispara a voltagem "por aí a fora" com os Tracer quando está em Bulk e as nuvens desaparecem de repente
- Dá para monitorizar pela net sem custos acrescidos
- Permite ao contrário do Tracer alterar voltagens, tempos de carga etc..
Desvantagens:
- A versão de 60A já começa a roçar no preço do Outback, que apesar de ser uns 150€ mais caro, psicologicamente dá outra segurança..
Existe outro regulador que acho muito interessante mas que nunca experimentei. É bem mais caro do que o Epsolar, aliás, ligeiramente mais caro que o Outback, mas pela conversa de um instalador espanhol com quem falei não lhe fica nada atrás (aliás há muitas marcas europeias a fazer rebranding).
É o Rich Electric Sunstar MPPT. Já trás monitor de baterias incorporado, permite monitorizar pela net, parâmetros de carga totalmente personalizáveis, o MPPT funciona na perfeição em dias de chuva/nublados, etc.. E grande vantagem é que existem versões que aguentam até 240Voc sempre com eficiência elevada..
http://www.richelectric.com.au/product_view.php?id=13
Um dia destes tenho que comprar um para experiência:)
Eng. Miguel Santos Escreveu:A versão de 60A custa cerca de 638 Euros.
Quanto à fiabilidade nada vos posso dizer pois é um equipamento novo. O Outback tem tudo de bom menos o preço. No entanto confesso que nem sei o valor com que está no mercado agora. Se for ao mesmo preço é sempre preferível o Outback.
Aproveito para perguntar se o Outback tem um servidor WEB para consulta e manutenção remota. Se sim que capacidades tem. Esta foi a principal razão para eu ter optado pelo ET6415N da EPSolar.
-
visitante1
- Membro Platinium

Esse Rich electric por acaso já andei a dar uma vista de olhos, o de 80 para tensões até 140V até fica ligeiramente mais barato que o outback 80, a versão cx para tensões mais elevadas deve ser mais alto.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
visitante1
- Membro Platinium

Foi o que fiz, foi mais facil e barato deixar as cargas mais leves a 220 ligadas a um inversor de potencia mais baixa do que andar a transformar circuitos para tensoes Dc reduzidas.CrOhN Escreveu:Não desafazendo o trabalho do Emanuel e demais em usarem os 12V diretamente. Na minha opinião, para uso doméstico, não é prático.
Mas claro são opçoes
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Emanuel Couto

Mesmo respeitando a tua opinião!CrOhN Escreveu:Não desafazendo o trabalho do Emanuel e demais em usarem os 12V diretamente. Na minha opinião, para uso doméstico, não é prático.
Pois posso te dizer que foi uma das melhores coisas que fiz, ter optado por colocar a eliminação de baixa tensão!
Ao princípio tb estive com muitas reticências!!! Pensava que este circuito iria ter imensas perdas, pois teria que colocar cabos com enormes calibres.... perigo de curto circuito, pois tenho um enorme potencial em baterias...
Na prática, como já tenho este setor a funcionar há5 meses, vejo que os meus receios não faziam sentido!
As (correntes) neste setor, não são elevadas! não estamos em todos lugares da casa ao mesmo tempo, pois só acendemos as luzes onde vamos.
As luzes são mais econômicas, pois não requerem transformação.
A respeito dos eletrodomésticos, nunca comprei qualquer de propósito, só por ser a 12v, 20v.
São equipamentos que já tinha, e só depois liguei no setor de baixa tensão.
Por exemplo! Já tenho o sistema (AC) desligado há mais de duas semanas, pois por aqui é só chuva e nevoeiro.
Se tivesse a iluminação toda a depender do inversor! Estava bem lixado! A luz que já tinha gasto da EDA !!!
Porque mais econômico que seja o meu inversor, nunca é como consumir diretamente das baterias, sem qualquer tipo de transformação.
Pois na maior das vezes o inversor iria gastar mais que as lâmpadas!
É preciso não esquecer que a maior parte destas lâmpadas só gastam 1,8 watts.
E mesmo com produções ridículas, vão dando para manter a iluminação da casa toda, e alguns aparelhos.
Se este sistema não compensasse e não fosse eficiente, não teria qualquer problema em dizer! Para outros não caírem no mesmo erro.
Como o (erro que admiti) dos primeiros reguladores que comprei não serem indicados para o meu sistema.
Entre outros erros! Pois vamos sempre aprendendo, e a tentar melhorar os nossos sistemas.
Ainda mais eu! Que nunca estou satisfeito, pois ando sempre em testes....
Para tentar perceber as coisas a fundo... tentando sempre melhorar.
Abraço.

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450
-
Emanuel Couto

Boas!pedrolima Escreveu:Que confusão que por aqui vai de amperes e DC e AC e etc etc![]()
Qual confusão que estou a fazer em amperes, DC, AC ?

-
CrOhN
- Membro Gold

Emanuel Couto Escreveu: Se tivesse a iluminação toda a depender do inversor! Estava bem lixado! A luz que já tinha gasto da EDA !!!
De certeza que já contabilizaste bem o que terias gasto? Qual será o teu consumo actual em iluminação? Pergunto isto porque, às vezes pensamos que estamos a poupar muito por causa das luzes, e esquecemo-nos do que realmente consome.
E a situação de teres que estar a preocupar-te com o consumo do inversor. Acho no mínimo, inconveniente. Já viste os compromissos que tiveste que fazer, só porque usas baterias? Já sei que estás nisto pelo "desporto". Se o que está em causa é ser eficiente, não é com baterias que lá vamos. Já para não falar na questão financeira.
-
Esteves
- Membro Gold

- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
Se tivesse a iluminação toda a depender do inversor! Estava bem lixado! A luz que já tinha gasto da EDA !!!
Emanuel como diz CrOhN com um inversor as perdas são muito mínimas, claro que se for um inversor a serio, por exemplo o Steca Studer AJ200 é capaz de ganhar nas perdas que tem na instalação em 12V, mas como diz o @pnunes, ""Mas claro são opções"".E a situação de teres que estar a preocupar-te com o consumo do inversor. Acho no mínimo, inconveniente. Já viste os compromissos que tiveste que fazer, só porque usas baterias? Já sei que estás nisto pelo "desporto". Se o que está em causa é ser eficiente, não é com baterias que lá vamos. Já para não falar na questão financeira.
E ao ter tudo em 220V já se sabe o que se consome em Kwatts que logo se traduz em valores realizados em €€€€ que na realidade é o que o Emanuel quer saber, porque o que ele envia para as baterias e recebe dos painéis já ele tem como contabilizar.
Emanuel é nestas alturas de chuva que dá jeito ter uma cravela, a mim é o que tem dado jeito, pelo menos para a iluminação e outras coisitas mais fracas.
CrOhN aqui respondo por mim, não é o consumo da iluminação que leva o graveto para a (EDP) ajuda, mas o maior consumo que eu tenho é o stand by são cerca 200 watts isso sim é que é o que gasta, durante 24 horas 365 dias por ano é muita coisa, atenção nestes 200W não entra nenhuma iluminação.De certeza que já contabilizaste bem o que terias gasto? Qual será o teu consumo actual em iluminação? Pergunto isto porque, às vezes pensamos que estamos a poupar muito por causa das luzes, e esquecemo-nos do que realmente consome.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
Emanuel Couto

Pode ser como tu quiseres CrOhN!
Eu estou bem lixado!
Um dos meus melhores computadores, onde tinha os dados todos das energias alternativas foi à vida! Motherboard avariada, processador avariado, um dos 3 discos com a placa controladora queimada, por azar o que tinha os dados das energias alternativas!
E a última cópia de segurança já foi feita à 3 meses atrás.
De lá para cá, foi praticamente tudo alterado.
Portanto todo o meu trabalho, registos, foi tudo.......
E estou com pouca vontade de fazer tudo de novo.......
Eu estou bem lixado!
Um dos meus melhores computadores, onde tinha os dados todos das energias alternativas foi à vida! Motherboard avariada, processador avariado, um dos 3 discos com a placa controladora queimada, por azar o que tinha os dados das energias alternativas!
E a última cópia de segurança já foi feita à 3 meses atrás.
De lá para cá, foi praticamente tudo alterado.
Portanto todo o meu trabalho, registos, foi tudo.......
E estou com pouca vontade de fazer tudo de novo.......

-
CrOhN
- Membro Gold

Sim, isso sei eu. Porque achas que apostei no gridtie? Como tinha noção dos consumos em "standby" que existiam, dimensionei a coisa de maneira a suprimir ao máximo esses consumos. E após mais de 1 ano, até ver, foi aposta ganha.Esteves Escreveu: CrOhN aqui respondo por mim, não é o consumo da iluminação que leva o graveto para a (EDP) ajuda, mas o maior consumo que eu tenho é o stand by são cerca 200 watts isso sim é que é o que gasta, durante 24 horas 365 dias por ano é muita coisa, atenção nestes 200W não entra nenhuma iluminação.
-
Emanuel Couto

Não vamos estar a discutir qual o melhor sistema.....
Há demasiados comentários aqui no fórum a este respeito.....
E já se sabe bem as vantagens e desvantagens dos dois sistemas.... grid-tie ou auto consumo!
Pois é CrOhN!
Já es a segunda pessoa aqui no fórum que diz que estou nisso por desporto!!!
Se temos material rafeiro, somos criticados, se temos material de boa qualidade somos na mesma criticados!
Bem isto parece a história do velho, o rapaz e o burro.....
Na verdade quem quer criticar, sempre arranja maneira de o fazer........
A respeito de ter um sistema de iluminação a 12v!
Sei que sou uma minoria aqui no fórum, o que não percebo é o facto de, da última vez que fui comprar lâmpadas leds 12v, elas estarem esgotadas! Onde 2 meses antes tinham 76 em stock!
Bem, sempre deve haver mais alguém com este sistema!!!!
Muito sinceramente! Fico muito satisfeito que a aposta CrOhN neste sistema, seja uma aposta bem sucedida.
Tb estou muito satisfeito com o meu sistema, bem! Na verdade, mais uns painéis seriam bem vindos.......
E já agora!
Falando em sistema, gostava de conhecer o projeto de energias alternativas do CrOhN?
Não tem tópico com o seu sistema? Gostava de dar uma olhada ao seu trabalho!!!!
No fundo, estamos todos a remar no mesmo sentido, por um planeta mais verde, menos poluído.
Há demasiados comentários aqui no fórum a este respeito.....
E já se sabe bem as vantagens e desvantagens dos dois sistemas.... grid-tie ou auto consumo!
Pois é CrOhN!
Já es a segunda pessoa aqui no fórum que diz que estou nisso por desporto!!!
Se temos material rafeiro, somos criticados, se temos material de boa qualidade somos na mesma criticados!
Bem isto parece a história do velho, o rapaz e o burro.....
Na verdade quem quer criticar, sempre arranja maneira de o fazer........
A respeito de ter um sistema de iluminação a 12v!
Sei que sou uma minoria aqui no fórum, o que não percebo é o facto de, da última vez que fui comprar lâmpadas leds 12v, elas estarem esgotadas! Onde 2 meses antes tinham 76 em stock!
Bem, sempre deve haver mais alguém com este sistema!!!!
Muito sinceramente! Fico muito satisfeito que a aposta CrOhN neste sistema, seja uma aposta bem sucedida.
Tb estou muito satisfeito com o meu sistema, bem! Na verdade, mais uns painéis seriam bem vindos.......
E já agora!
Falando em sistema, gostava de conhecer o projeto de energias alternativas do CrOhN?
Não tem tópico com o seu sistema? Gostava de dar uma olhada ao seu trabalho!!!!
No fundo, estamos todos a remar no mesmo sentido, por um planeta mais verde, menos poluído.

-
CrOhN
- Membro Gold

Tenho pena que tenhas interpretado a minha opinião como critica. As minhas opiniões neste forum, sempre foram fundamentadas com as razões e cálculos que julgo não estarem longe da realidade. Se assim não o fosse, ficava calado. Aliás, é precisamante por ter noção do tempo de payback do meu sistema que me questiono das razões por trás de quem usa baterias com o intuito, de poupar, e/ou "ser mais ecológico".
E claro, a minha opinião, vale o que vale, cabe a cada um concordar ou não. Se não concordarem, já agora, fundamentem as razões.
Em relação ao meu trabalho, não acho que acrescente nada aos projectos já aqui descritos. O meu, é mais um um entre muitos. Logo, não vejo razões para apresentar o que quer que seja.
E claro, a minha opinião, vale o que vale, cabe a cada um concordar ou não. Se não concordarem, já agora, fundamentem as razões.
Em relação ao meu trabalho, não acho que acrescente nada aos projectos já aqui descritos. O meu, é mais um um entre muitos. Logo, não vejo razões para apresentar o que quer que seja.
-
MRider
- Membro Platinium

- Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
CrOhN Escreveu:Tenho pena que tenhas interpretado a minha opinião como critica. As minhas opiniões neste forum, sempre foram fundamentadas com as razões e cálculos que julgo não estarem longe da realidade. Se assim não o fosse, ficava calado. Aliás, é precisamante por ter noção do tempo de payback do meu sistema que me questiono das razões por trás de quem usa baterias com o intuito, de poupar, e/ou "ser mais ecológico".
Eu acho que deverias colocar o teu projecto, afinal estas a poupar sem usar baterias , o que é o ideal.
Alias se eu tambem pudesse fazia dessa foram, pois e sem duvida a maneira melhor e mais eficiente.
Mas para quem tem contador digital esta um pouco limitado.
Live long and prosper!
-
Emanuel Couto

CrOhN Escreveu:Tenho pena que tenhas interpretado a minha opinião como critica. As minhas opiniões neste forum, sempre foram fundamentadas com as razões e cálculos que julgo não estarem longe da realidade. Se assim não o fosse, ficava calado. Aliás, é precisamante por ter noção do tempo de payback do meu sistema que me questiono das razões por trás de quem usa baterias com o intuito, de poupar, e/ou "ser mais ecológico".
Pois dizeres que ando nisto por desporto! Se não é uma crítica é o quê?!
Ter um sistema de auto consumo não é ser ecológico porquê?!!
Como acha que são os sistemas das pessoas que vivem completamente independentes em termos energéticos?!
É com sistemas grid-tie? E quando não houver sol? Ou aparecer uma nuvem? Sem reserva, as cargas ligadas no mesmo, ficarão sem energia.
O ideal mesmo, é não dependermos de apenas uma fonte de energia..... Por exemplo ter uma eolica.
Pesquisa um pouco no google, que vais ver que há pessoas que são auto-suficientes em termos energéticos, e tb aproveitamento de águas, etc!
Relativamente ao apresentares aqui o teu projecto!
Não existem 2 projectos iguais!!!!! O teu é único!!!!
Será que tens algo a esconder?!!
Bem, se não queres mostrar, não mostres.
E a respeito da tua opinião!
Sem dúvida que é válida!!!! Se não fosse, nem perdia tempo a responder-te!