Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo
Responder

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Re: Projecto revolucionário de energia fotovoltaica

Mensagem por Esteves »

É com sistemas grid-tie? E quando não houver sol? Ou aparecer uma nuvem? Sem reserva, as cargas ligadas no mesmo, ficarão sem energia.
Julgo que há aqui um pouco de confusão ou mal-entendido... A função do grid-tie não é propiamente alimentar seja o que for, mas sim injetar na rede de casa, quando há sol ou outra fonte qual quer, se faltar seja qual for a fonte simplesmente tudo funciona porque o grid-tie só trabalha se estiver alimentado pela rede, diga-se de passagem que um sistema grid-tie não tem muito que ver, baseia-se em painéis cabos e grid-tie ligado em qual quer zona da casa sendo ele de apoio aos consumos feitos dentro da rede de casa, quando a produção é superior ao consumo ai sim passa para a rede publica, mas julgo que quem tem um sistema assim não o deve fazer, principalmente em contadores digitais, já nos analógicos (de rodinha) ai sim, o mesmo anda para traz, dá uns dias para os outros, claro que uma boa gestão é sempre bom, porque vir o revisor tirar a contagem e ver os quilowatts a menos talvez não seja boa ideia.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Acho dificil alguém ser auto suficiente energéticamente. Só se for alguma comunidade amish completamente isolada da civilização.

Isto só mostra como se distorce a realidade conforme nos convem. Se eu for analizar o meu consumo energético. A grande fatia vai mesmo para o automóvel. Basta uma pequena deslocação para gastar-mos o equivalente a muitos dias de eléctricidade em casa. A seguir, aquecimento e AQS. Claro, nada que lenha e painel solar não resolvam. Mas a lenha, ou se tem um pinhal, ou fica cara na mesma. No caso das AQS, a opção por bomba de calor resultou numa poupança de cerca de 2MW/ano. Muito mais do que o meu grid-tie dará. O resto, são "migalhas". Se eu for a fazer contas, o meu consumo em iluminação, tv's, etc, que represente 10-15% do consumo total. Bom, é mais ou menos o que os paineis produzem, portanto, é a minha poupança.

Em relação ao meu sistema, o Esteves já enumerou a constituição, mas aqui vai:

Paineis ---->>> Inversor grid tie ----->>>> Contador (opcional) --->>> Uma qualquer tomada da casa.

Como vêm, nada de extraordinário, mais simples é impossível! Por isso não vejo o interesse em apresentar qualquer projecto. Paineis em cima da casa, acho que já todos viram, fios a ligar os equipamentos, também, portanto.....

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

Esteves Escreveu:
É com sistemas grid-tie? E quando não houver sol? Ou aparecer uma nuvem? Sem reserva, as cargas ligadas no mesmo, ficarão sem energia.
Julgo que há aqui um pouco de confusão ou mal-entendido... A função do grid-tie não é propiamente alimentar seja o que for, mas sim injetar na rede de casa, quando há sol ou outra fonte qual quer, se faltar seja qual for a fonte simplesmente tudo funciona porque o grid-tie só trabalha se estiver alimentado pela rede, diga-se de passagem que um sistema grid-tie não tem muito que ver, baseia-se em painéis cabos e grid-tie ligado em qual quer zona da casa sendo ele de apoio aos consumos feitos dentro da rede de casa, quando a produção é superior ao consumo ai sim passa para a rede publica, mas julgo que quem tem um sistema assim não o deve fazer, principalmente em contadores digitais, já nos analógicos (de rodinha) ai sim, o mesmo anda para traz, dá uns dias para os outros, claro que uma boa gestão é sempre bom, porque vir o revisor tirar a contagem e ver os quilowatts a menos talvez não seja boa ideia.
Mesmo com  Grid Tie Inverte ! porque não  podes ligar numa fase isolada de EDP ?

Ou mesmo, dependendo to teu potencial! PV, e do inversor, não  podes ligar no teu quadro para alimentar a casa toda!

Pois se ele vai fornecer 230V, a 50/60 herz, porque não poderia fornecer energia as cargas com esta tensão/frequências ligadas a ele!

Pois se há radiação solar, E se tens uma boa base de painéis, com a capacidade superior as cargas que vais ligar a eles, um Grid Tie Inverte,
Que corresponda a estas cargas, para que precisas da energia da EDP ?
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

g_card
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 10, 2008 10:13 pm

Mensagem por g_card »

Emanuel Couto Escreveu:
CrOhN Escreveu:Tenho pena que tenhas interpretado a minha opinião como critica. As minhas opiniões neste forum, sempre foram fundamentadas com as razões e cálculos que julgo não estarem longe da realidade. Se assim não o fosse, ficava calado. Aliás, é precisamante por ter noção do tempo de payback do meu sistema que me questiono das razões por trás de quem usa baterias com o intuito, de poupar, e/ou "ser mais ecológico".

E claro, a minha opinião, vale o que vale, cabe a cada um concordar ou não. Se não concordarem, já agora, fundamentem as razões.

Em relação ao meu trabalho, não acho que acrescente nada aos projectos já aqui descritos. O meu, é mais um um entre muitos. Logo, não vejo razões para apresentar o que quer que seja.

Pois dizeres que ando nisto por desporto! Se não é uma crítica é o quê?!

Ter um sistema de auto consumo não é ser ecológico porquê?!!

Como acha que são os sistemas das pessoas que vivem completamente independentes em termos energéticos?!

O ideal mesmo, é não dependermos de apenas uma fonte de energia..... Por exemplo ter uma eolica.

Pesquisa um pouco no google, que vais ver que há pessoas que são auto-suficientes em termos energéticos, e tb aproveitamento de águas, etc!

Relativamente ao apresentares aqui o teu projecto!

Não existem 2 projectos iguais!!!!! O teu é único!!!!

Será que tens algo a esconder?!!

Bem, se não queres mostrar, não mostres.

E a respeito da tua opinião!

Sem dúvida que é válida!!!! Se não fosse, nem perdia tempo a responder-te!
rapaz acalma-te, isso faz-te mal aos nervos...
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Boas g_card !!!!!!!!!!!!!

Há que tempos.....
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

CrOhN Escreveu:Acho dificil alguém ser auto suficiente energéticamente. Só se for alguma comunidade amish completamente isolada da civilização.

Isto só mostra como se distorce a realidade conforme nos convem. Se eu for analizar o meu consumo energético. A grande fatia vai mesmo para o automóvel. Basta uma pequena deslocação para gastar-mos o equivalente a muitos dias de eléctricidade em casa. A seguir, aquecimento e AQS. Claro, nada que lenha e painel solar não resolvam. Mas a lenha, ou se tem um pinhal, ou fica cara na mesma. No caso das AQS, a opção por bomba de calor resultou numa poupança de cerca de 2MW/ano. Muito mais do que o meu grid-tie dará. O resto, são "migalhas". Se eu for a fazer contas, o meu consumo em iluminação, tv's, etc, que represente 10-15% do consumo total. Bom, é mais ou menos o que os paineis produzem, portanto, é a minha poupança.

Em relação ao meu sistema, o Esteves já enumerou a constituição, mas aqui vai:

Paineis ---->>> Inversor grid tie ----->>>> Contador (opcional) --->>> Uma qualquer tomada da casa.

Como vêm, nada de extraordinário, mais simples é impossível! Por isso não vejo o interesse em apresentar qualquer projecto. Paineis em cima da casa, acho que já todos viram, fios a ligar os equipamentos, também, portanto.....

Já existem muitas casas auto suficientes energicamente!

Na América! Nem se fala..... e mesmo sem ser em lugares remotos!

É só fazeres uma pequena pesquisa!
Até há empresas que já estão neste mercado.... o mundo não é só Portugal!

Agora mesmo fiz uma pesquisa de 4 minutos, e só a quantidade de projetos neste sentido!!!!!

http://energias-renovables-y-limpias.bl ... iente.html .
Imagem

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

como fizeste na semana de temporal para ter luz na casa a 12v?
"A natureza deu-nos duas orelhas e uma só boca para nos advertir de que se impõe mais ouvir do que falar."

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

g_card Escreveu:como fizeste na semana de temporal para ter luz na casa a 12v?
Pois felizmente, como tenho um bom banco da baterias neste setor, a luz nunca faltou.

O pior foi o vento!
Tivemos rajadas de 150 km/h. Pois pensava que me ia arrancar a estrutura da placa!!!!

Até danificou uma aplicação que tinha feito para a estrutura!
Pois temia o pior!!!

Este tempo nunca mais melhora! Pelos vistos ai no continente as coisas tb não estão boas! Pois vi na tv que  houve mortes!!
Imagem

Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

Mesmo com Grid Tie Inverte ! porque não podes ligar numa fase isolada de EDP ?

Ou mesmo, dependendo to teu potencial! PV, e do inversor, não podes ligar no teu quadro para alimentar a casa toda!

Pois se ele vai fornecer 230V, a 50/60 herz, porque não poderia fornecer energia as cargas com esta tensão/frequências ligadas a ele!

Pois se há radiação solar, E se tens uma boa base de painéis, com a capacidade superior as cargas que vais ligar a eles, um Grid Tie Inverte,
Que corresponda a estas cargas, para que precisas da energia da EDP ?

Inversor grid-tie é um dispositivo elétrico que permite os usuários de energia solar ou eólica interligar seus sistemas com a rede da E*P. Sendo assim, o excedente de energia produzido pelos sistemas alternativos (solar e eólico) pode alimentar outros consumidores da rede da E*P. Tal sistema é muito comum em países onde os produtores dessa energia alternativa vendem a E*P local o excedente de produção (durante o dia, por exemplo) e compram de volta quando o consumo aumenta (por exemplo, à noite).

O Inversor funciona convertendo a tensão e a corrente elétrica, que recebe dos painéis solares ou mesmo turbinas eólicas (ou outra fonte de energia de corrente contínua), em corrente alternada.

A principal diferença entre um inversor padrão e um inversor grid-tie é que este último é capaz de se interligar com a rede da E*P, devido a sua capacidade de sincronizar sua frequência (50 Hz,) e a sua tensão de saída com a rede que se deseja conectar. Os inversores grid-tie também são capazes de se desconectar da rede da E*P que esta última não está fornecendo energia (por exemplo, um blecaute ou apagão).

Funcionamento

O inversor funciona captando a tensão fornecida por um gerador - aerogeradores, células fotovoltaícas ou de pequenas turbinas hidroelétricas - em forma de corrente contínua e converte para a forma de corrente alternada, podendo assim ser alimentada diretamente na rede. O inversor deve estar também em sincronia com a frequência da rede (50 Hz,), usando um oscilador local e limitar a tensão para que a mesma não seja superior à tensão da rede. Os modernos inversores têm a unidade de fator de potência fixa, isso significa que a tensão de saída e a corrente estão perfeitamente alinhadas, e seu ângulo de fase é de 1 grau em relação ao da rede de energia. O inversor possui um computador de bordo que analisa a frequência da onda da rede e "corrige" tensão e frequência provindas do gerador.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Nem mais Esteves!!!! É isto mesmo! Melhor não diria!

A questão é ele pode fornecer energia independente da rede.

Pois ele próprio é um fornecedor da energia, e assim, se o ligarmos numa fase independente, tipo ilha, podemos ligar lá as nossas cargas.....

Agora a respeito do fator potência de alguns destes inversores, aí é outra história!

O ideal é manter este em 1.0 ! mas 0.95 já não é mau!

Mas manter esta corrente sempre em fase! Não é fácil!

Principalmente com grandes cargas indutivas!

E há uns inversores no mercado!! Estão longe de cumprir este objetivo! Deves saber o que estou a falar!

Boa páscoa.
Imagem

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Assim fica muito melhor!

Obrigado à equipa de moderadores!

Por mim! este assunto morreu aqui..... vamos nos dedicar o que realmente é importante..... (energias alternativas).

contribuindo para um mundo mais amigo do ambiente.

e VIVA AS ENERGIAS ALTERNATIVAS.......... SEJAM ELAS QUAIS FOREM. ;)
Imagem

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Obrigado Emanuel...

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Reparei que foram apagadas aqui algumas mensagens, é natural que possamos pedir para apagar uma msg nossa, agora apagar de outros já não me parece correto, uma delas foi a minha.
Se bem me lembro e sem falar da cena da páscoa existia aqui uma bandeira branca que quem a colocou cá penso que queria dizer que já não diria mais nada porque estava achar que não valeria a pena, mais concretamente após este post:
---------------------------------------------------------
Nem mais Esteves!!!! É isto mesmo! Melhor não diria!

Pois ele próprio é um fornecedor da energia, e assim, se o ligarmos numa fase independente, tipo ilha, podemos ligar lá as nossas cargas.....

Agora a respeito do fator potência de alguns destes inversores, aí é outra história!

O ideal é manter este em 1.0 ! mas 0.95 já não é mau!

Mas manter esta corrente sempre em fase! Não é fácil!

Principalmente com grandes cargas indutivas!

E há uns inversores no mercado!! Estão longe de cumprir este objetivo! Deves saber o que estou a falar!

Boa páscoa
-----------------------------------------------------------------------------

achei por bem crarificar isto, o Cronh já tentou e o Esteves também, mas como entretanto isto tendeu para outra situação ficou sem resposta.

O que está no post está completamente errado, o inversor de ligação a rede não funciona como esta descrito e por isso não pode ser assim ligado, como ilha não!

Em relação a post´s descabidos dentro de determinados topicos o que mais reina é disso cá, alias este topico o é um exemplo disso!!

com isto não quero andar a arranjar picardias, mas tinha que o dizer, como alguem já o disse cá no forum tecnicamente isto anda um pouco rasca, se deixamos ficar situações como esta quem ler fica baralhado a pensar que isto saiu duma mente brilhante quando na realidade sai da cabeça de quem anda a tentar perceber alguma coisa acerca do funcionamento real das coisas.
Aliás eu acho que quem não tem a certeza do que vai dizer deveria colocara questão ou o post de forma que os outros percebessem que também existe essa duvida e não de forma afirmativa.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Pois pnunes!!!

Estás completamente enganando!!!!

Primeiro! não pedi à moderação para retirar comentários de outros utilizadores!

Segundo! se reparares bem no comentário do Esteves tem lá uma parte que diz:

( Os inversores grid-tie também são capazes de se desconectar da rede da E*P que esta última não está fornecendo energia (por exemplo, um blecaute ou apagão) !

Terceiro!
(Em relação a post´s descabidos dentro de determinados topicos o que mais reina é disso cá, alias este topico é um exemplo disso!!)

Não sei porque o meu tópico, sendo reles, e sem qualquer interesse! E você, entre outros que me criticam! São assíduos frequentadores!
Pois se um tópico não interessa, não vejo qualquer interesse em voltar lá!

Quarto! não sou uma mente brilhante quanto a sua!!!!! Que sabe tudo!!!! Sim, tenho muito que aprender!!!!!

Bem poderia pegar nesta deixa!
E colocar-lhe na frente alguns comentários seus, descabidos, relativamente a assuntos técnicos.......
Mas não vou por aí........

No fundo, sei bem a razão deste comentário..... não nasci ontem........ não precisa vir em defesa do seu amigo!
Pois ele sabe se defender sozinho.....

Abraço.
Imagem

g_card
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por g_card »

então se me permites agora falo eu. não conheço nem o Esteves nem o pnunes.

compra um simples inversor grid tie e mete-o o trabalhar isolado. pago para ver.

quanto a virmos comentar é mesmo a tentar corrigir algumas das asneiras que se por cá vão dizendo, pois é um fórum livre de acesso e é de bom senso não andar a enganar os outros.

se algum moderador quiser apagar que esteja a vontade.
remeto-me outra vez ao meu silencio.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Enfim...

É um forum em que se partilha conhecimento e experiências...

Se tens algum conhecimento que contradiz o que se escreve aqui por favor partilha agora há maneiras de se expor tal sem entrar em confronto em que se pode "descarrilar" para um outro nivel...

Obrigado a todos pela partilha e discussão saudável uma vez que é mais que bem vinda...

Se existir comentários descabidos e desnecessários que assim o considerem existe um icon que se clica para reportar a moderação... usem por favor...

Sent from my MB526 using Tapatalk
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Emanuel Couto
Moderador
Moderador

Então gostava que me explicassem!
Porque um inversor grid-tie não consegue trabalhar desconectado da rede!
Se ele próprio fornece a energia adequada as cargas existentes!

Pois não posso testar isto! Porque não tenho este tipo de inversor !
Imagem

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm

Mensagem por MRider »

Um inversor grid não consegue trabalhar sozinho porque presiza de uma rede para trabalhar em conjunto.
Da mesma maneira que quando a rede que ele está a injetar se desligar por alguma razão ele também se desliga automáticamente. Porque já não tem nenhuma rede para injetar.
Ele não consegue criar uma rede sozinho.
Tem muita info na net a esse respeito.:-)
Live long and prosper!

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Ó Emanuel eu já te disse uma vez por pm que a malta não anda aqui nem com paninhos quentes nem a concordar sempre uns com os outros, eu não vim aqui em defesa de ninguem, nem do Esteves nem do Cronh nem sequer duma das mentes mais brilhantes que por aqui vi até agora que é o g-card, digo isto porque apresentou cá um dos melhores pensamentos que vi até hoje:

desconfio que não seja autoria dele, se fosse certamente não perderia tempo num forum como este...
Já te ajudei no que me pediste e VOU CONTINUAR A AJUDAR NO QUE QUISERES, PERCEBES!
Já te obriguei a comprar equipamento a serio e se tivesses entrado mais cedo talvez tivesses um dos melhores projetos por aqui vistos, assim tens um sistema assim assim (nao quewro dizer que o meu seja melhor...)

voltando... se não pediste para retirar post então não deveriam ter retirado, porque não acho que tivesse nada de especial estarem lá, a bandeira é rendição, ora como já te tinham explicado e tu insistias só lhe restou desistir, na minha opiniao não fez bem porque deixou em aberto a hipotese de ser como tu dizias...

as gajas misturadas com umas fotografias da pascoa e coelhos e jesus e tal e coisa não vejo nada de especial, não vi nenhum santeiro reclamar, até acho que estava uma mistura bem preparada para todos os gostos, ou melhor quase todos, faltava talvez um gay semi nu a dar uma cenoura a um coelho e talvez um porco espinho para quem não goste de coelho

Quanto á frase do Esteves:
( Os inversores grid-tie também são capazes de se desconectar da rede da E*P que esta última não está fornecendo energia (por exemplo, um blecaute ou apagão) !

se diz lá isso não se entende porque vens a seguir com a tua frase:

estás a insistir num ponto que não é verdade.

Em relação a comentarios meus descabidos, estou sempre aberto a que me corrijam, se reparares falo com mais assiduidade em temas que estou mais a vontade que são:
-microprodução porque tenho 2, uma delas mandei fazer e outra que fiz eu, nesse campo não tenho duvidas!
-microprodução hidrica ligada a rede e isolada porque é um assunto que me cativa bastante, só tenho pena não ter tempo para me dedicar mais
-Sistemas autonomos porque tenho um e tenho a hipotese de testar, fazer, desfazer, queimar, estourar etc, não tenho muitas duvidas mas agradeço sempre dicas que me possam dar
-carregamento para VE (veiculo eletrico) de todo tipo..... falo pouco neste topico por outras razoes
-Sistema de biomassa porque tenho experiencia a longos anos desse tipo de aquecimento
-Tubos de vacuo estou a tentar embrenhar-me, ainda avivei uns topicos cá mas não obtive resposta... até prova em contrario penso ser um dos mais eficientes e faceis em termos de manutenção (até provas em contrario) e desde que não seja norquente!!!

outros topicos não me vez a mandar muitos bitaites a não ser em tom de brincadeira ou atenção para quem os escreve...

bem agora que o relatorio vai longo podes continuar a tratarme por tu, esse tom alterado não te leva a lado nenhum

qq coisa que precises estou cá, e aos outros também... agora façam o favor é de tirar posts se forem pedidos e não só porque lhes apetece senão um dia ficam cá a falar uns com os outros e mais tres ou quatro experientes em fundos de tacho com bobines enroladas e 1 painel solar a alimentar uma habitação geminada noite e dia...
cumprimentos a todos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

Emanuel Couto Escreveu:Então gostava que me explicassem!
Porque um inversor grid-tie não consegue trabalhar desconectado da rede!
Se ele próprio fornece a energia adequada as cargas existentes!

Pois não posso testar isto! Porque não tenho este tipo de inversor !
Emanuel,
o inversor de ligação á rede (grid tie) tem uma carateristica que por norma imposta o obriga a desligar-se em x milisegundos no caso de falha de rede.
Imagina que a eda ia trabalhar no pt junto a tua casa e tu tinhas um inversor ligado a rede a bombar num dia de sol,
ora eles cortavam a energia do pt e preparavam-se para subtituir o fio eletrico, quando deitassem a mão ao fio o que acontecia?
tas a ver
por isso é que todos os inversores que cumpram essa norma não conseguem trabalhar isolados.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”