Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

nmarfara
Membro
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:31 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por nmarfara »

Josenir Escreveu:
nmarfara Escreveu:Bom dia, via ali que vc falow que fez um inversor Dc-DC de 12v para 19V, para ser usado no notebook, teria como disponibilizar ele....? obrigado
No momento não estou conseguindo achar o desenho deste projeto. Assim que achar posto aqui.
Eu tenho um de 12v/18v , mais o problema é o seguinte, o meu notebook usa 19v 7.7A (146w, veoitao V8 hahahahah), e esse tem 18v 3A, ai fica duro de aguentar....valeu.

nmarfara
Membro
Membro
Registado: segunda nov 21, 2011 6:31 pm

Mensagem por nmarfara »

Josenir Escreveu:
nmarfara Escreveu:Bom dia, via ali que vc falow que fez um inversor Dc-DC de 12v para 19V, para ser usado no notebook, teria como disponibilizar ele....? obrigado
No momento não estou conseguindo achar o desenho deste projeto. Assim que achar posto aqui.
outra coisa...desculpe nao ter postado no mesmo, mais eu consegui um projeto seu de lampada 12V, so pra tirar uma duvida, eu monto o esqueminha q vc postou e no terminal coloco um soquete pra lampada branca de 110v, e ligo a entrada na bateria???? Seria um inversor???? issso??? ou a lampada teria que ser branca 12V...????falew..

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

nmarfara Escreveu:outra coisa...desculpe nao ter postado no mesmo, mais eu consegui um projeto seu de lampada 12V, so pra tirar uma duvida, eu monto o esqueminha q vc postou e no terminal coloco um soquete pra lampada branca de 110v, e ligo a entrada na bateria???? Seria um inversor???? issso??? ou a lampada teria que ser branca 12V...????falew..
O circuito que você encontrou deve ser o da lâmpada fluorescente compacta de 12V. Se for, a ideia é apenas transformar lâmpadas flurorescentes compactas de 110/220V para 12V, para uso em sistema solar ou eólico. Já que os sistemas solares e eólicos em geral trabalham com 12V, não é interessante usar um inversor para elevar 12V para 110/220V para acender lâmpadas fluorescentes, pois o circuito da lâmpada ainda vai elevar essa tensão para algo em torno de 600V. Então a ideia é elevar logo os 12V para a tensão de trabalho do bulbo da lâmpada fluorescente, assim, usando apenas uma etapa elevadora, as perdas são menores.

A ideia é montar o circuito e substituir o circuito original da lâmpada para que seja possível usá-la direto em 12V.

jow110
Membro
Membro
Registado: terça nov 22, 2011 11:26 pm

Mensagem por jow110 »

Obrigado Josenir!
fico a espera do seu regulador/exitador.
Não deixe de me avisar pois um deses 300 já e meu!
valeu!!!!!
jow

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 05, 2011 5:52 am

Mensagem por sclarenonz »

JOsenir, obrigado pelo seu projeto, estou acompanhando há muito tempo o seu projeto e comprei dois alternadores da lucas indiel 12 V 55A e um dínamo bem grande de um carro da ford de 1927, será que serve pra aerogerador?, e já comprei todas as peças do seu circuito regulador excitador, mas agora tomei um susto por que vi um novo regulador e não sei se faço esse novo ou o velho quero colocar esse aerogerador ne um roça pequena longe da eletricidade e da cidade por isso necessito urgente de energia eólica;

e parabéns por sua grande bondade!

abraços

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

sclarenonz Escreveu:JOsenir, obrigado pelo seu projeto, estou acompanhando há muito tempo o seu projeto
Enquanto aguardas pela resposta de quem poderá saber, passa pelas Apresentações e diz-nos algo sobre ti.
Cumprimentos.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:JOsenir, obrigado pelo seu projeto, estou acompanhando há muito tempo o seu projeto e comprei dois alternadores da lucas indiel 12 V 55A e um dínamo bem grande de um carro da ford de 1927, será que serve pra aerogerador?, e já comprei todas as peças do seu circuito regulador excitador, mas agora tomei um susto por que vi um novo regulador e não sei se faço esse novo ou o velho quero colocar esse aerogerador ne um roça pequena longe da eletricidade e da cidade por isso necessito urgente de energia eólica;
e parabéns por sua grande bondade!
abraços
O alternador serve, mas o dínamo não recomendo. Lhe adianto que o regulador para o alternador não serve para o dínamo. Quanto a fazer o regulador novo ou o velho, recomendo fazer o novo, o custo a mais é mínimo, e ele está bem melhor do que a versão anterior.
Agradeço o carinho das suas palavras.

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa noite

muito obrigado, por isso josenir, mauri me desculpe por minha falta de educação, sou novato inesperiente no assunto ,não conheço eletronica, e sou um grande lutador do livre cohecimento para a população mais carente ser livre. Sou de Conceição do Coité Bahia uma cidade calma com 80 mil habitantes a 220 km a noroeste de Salvador e tenho 22 anos, trabalho ne uma escola municipal Ana Rios de Araújo no cargo de digitador pela manhã e a tarde e a noite tenho tempo livre para estudar. Primeiro vivia no sonho depois que vi um tutorial na internet de nurd rage ensinando a população pobre a fazer um painel solar com amoras fiquei besta:
http://www.youtube.com/watch?v=WHTbw5jy ... yZ7Q1kqsmN
e começei a entrar no ramo de energia alternativa , depois logo comecei gostar de termo-solar e agora estou totalmente impressionado com o reguladorexcitador de josenio, o senhor tinha que morar logo em roraima no extremo do brasil!!
outra coisa comprei madeira de pinho a madeira mais leve que achei, para as pás, será que serve?, vi que muitos escolheram aluminio e pvc.

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boanoite
outra pergunta
voce falou que seria bom se colocasse um rele automotivo fora do circuito, isso serve ainda para esse regulador?

jow110
Membro
Membro

Mensagem por jow110 »

Mauri me desculpe minha intenção não era fazer uma propaganda!
Mas usei o caminho errado,para mostra o gerador para o amigo Josenir.
jow

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

jow110 Escreveu:Mauri me desculpe minha intenção não era fazer uma propaganda!
Mas usei o caminho errado,para mostra o gerador para o amigo Josenir.
jow eu sei que não foi com intenção de fazer propaganda mas não deixa de o ser.
Faça o seguinte: tire um snap (foto) e coloque aqui, uma duas ou mais sem mencionar o site, porque ele é de propaganda comercial e não pode ser mencionado.
Se não souber diga-me qual o gerador que eu faço isso.
Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

jow110
Membro
Membro

Mensagem por jow110 »

Josenir boa tarde!
poderia avaliar esse gerador.
não posso dar o nome do site.
politica do forum.
esses geradores são fabricado perto de minha casa.
dede já obrigado!!!
Caracteristicas do gerador
Topologia: Alternador de fluxo axial/ trifásico
Nºde polos: seis pares
Eixo: 15 mm de diâmetro
Rendimento: 80%
Tensão: 12Vcc para carga de bateria.
RPM: 360 a 800 rpm
Ambiente: Com exposição a sol e chuva
jow

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:...e agora estou totalmente impressionado com o reguladorexcitador de josenio, o senhor tinha que morar logo em roraima no extremo do brasil!!
Ainda bem que moro aqui, num local um tanto isolado, pois se vivesse numa metrópole, com tudo do bom e do melhor, provavelmente não teria desenvolvido nenhum dos meus projetos. É só pensar: se eu tenho acesso a tudo tão fácil, estudar para quê?
A necessidade nos leva a nos desenvolver, a facilidade nos leva a acomodação.
sclarenonz Escreveu:outra coisa comprei madeira de pinho a madeira mais leve que achei, para as pás, será que serve?, vi que muitos escolheram aluminio e pvc.
Para um primeiro projeto as pás de madeira servem perfeitamente. No entanto, quando estiver mais inteirado do assunto, vai ver que é necessário usar materiais mais leves e resistentes.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boanoite
outra pergunta
voce falou que seria bom se colocasse um rele automotivo fora do circuito, isso serve ainda para esse regulador?
Não é que seja bom. A situação é a seguinte: caso tenha problema de o relé original sugerido no circuito não suportar a corrente do seu gerador, aí sim, deve usar um relé automotivo de 40 ou 70A, conforme a necessidade. E neste caso, como o relé automotivo é bem maior que o indicado, não será possível soldá-lo na PCI. Então terá que adaptar as ligações com fios.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jow110 Escreveu:Josenir boa tarde!
poderia avaliar esse gerador.
não posso dar o nome do site.
politica do forum.
esses geradores são fabricado perto de minha casa.
dede já obrigado!!!
Caracteristicas do gerador
Topologia: Alternador de fluxo axial/ trifásico
Nºde polos: seis pares
Eixo: 15 mm de diâmetro
Rendimento: 80%
Tensão: 12Vcc para carga de bateria.
RPM: 360 a 800 rpm
Ambiente: Com exposição a sol e chuva
Pela rotação, percebe-se que se trata de um gerador adequado para uso em eólica. Há que se verificar duas informações importantíssimas que você não mencionou: a potência e o preço.

Um outro detalhe é que precisa-se verificar se o fabricante fornece também um regulador de tensão para o gerador.

jow110
Membro
Membro

Mensagem por jow110 »

Josenir teria um email para min enviar o site que esta o gerador que vou comprar!
pois não sei postar o que quero te mostrar sem infringir as leis do forúm.
falo mas com Mauri que com você que é oque me interessa.
obrigado!!!!
jow

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

jow110 Escreveu:Josenir teria um email para min enviar o site que esta o gerador que vou comprar!
pois não sei postar o que quero te mostrar sem infringir as leis do forúm.
falo mas com Mauri que com você que é oque me interessa.
obrigado!!!!
Me envie por Mensagem Privada. Em uma das minhas mensagens, pressione o botão MP, na parte de baixo da mensagem.

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa noite,
Tenho uma duvida sobre o bobinamento
Era para eu postar fotos ,mas no momento estou sem camera, por isso vou tentar explicar,
Josenir, o senhor explica que tem que colocar trés vezes mais do que o bobinamento original e nesse alternador que comprei tem 36 "espaços" e 72 saliencias , desculpe minha expressão de inesperiencia, mas isso é que são espiras, pelo que eu vejo aqui tem 3 fios juntos em forma de 0 que no total são 46 são isso que são espiras? cada espira salta dois espaços por que isso? por que não saltam mais iguais os motores? me desculpe minha ignorancia quero aprender para ensinar a outras pessoas tanbem,de forma bondosa igual as pessoas desse forum.
Abraços

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sclarenonz Escreveu:Boa noite,
Tenho uma duvida sobre o bobinamento
Era para eu postar fotos ,mas no momento estou sem camera, por isso vou tentar explicar,
Josenir, o senhor explica que tem que colocar trés vezes mais do que o bobinamento original e nesse alternador que comprei tem 36 "espaços" e 72 saliencias , desculpe minha expressão de inesperiencia, mas isso é que são espiras, pelo que eu vejo aqui tem 3 fios juntos em forma de 0 que no total são 46 são isso que são espiras? cada espira salta dois espaços por que isso? por que não saltam mais iguais os motores? me desculpe minha ignorancia quero aprender para ensinar a outras pessoas tanbem,de forma bondosa igual as pessoas desse forum.
Abraços
A grosso modo, uma espira é uma volta de fio. Pode-se usar mais de um fio em paralelo, e neste caso, uma volta continua sendo uma espira.

Veja na figura abaixo. São mostradas três bobinas, da esquerda para a direita, a primeira possui uma espira de fio, a segunda possui uma espira com dois fios paralelos e a terceira possui duas espiras. Veja que as primeiras duas não formaram um 0, mas isso não importa. O que importa é que existe um fio indo em um sentido e outro voltando. O convencional é que a partir da segunda espira feche o circulo, mas isso não é obrigatório. Mas para facilitar o entendimento, considere que a regra é fechar o circulo para fazer mais um espira em uma bobina.

Nos bobinamentos trifásicos cada bobina fica com duas ranhuras livres na parte de dentro e duas ranhuras livres na parte de fora. Essas duas ranhuras abrigarão as bobinas das outras duas fases. Por isso se diz que o bobinamento é trifásico, porque possui três fases.
Espiras.JPG
Espiras.JPG (20.4 KiB) Visto 4643 vezes

sclarenonz
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Boa noite
Muito obrigado josenir
me esclareceu bastante, já comprei fio 19 e já estou na fase de quebrar os fios do alternador, não tem como aproveitar ele sem cortar os fios?
Agora tenho outra duvida é sobre a bateria, qual o tipo de bateria que eu compro, qual a melhor??
Sinceros agradecimentos

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”