[quote="jmap"]abaixo dou conhecimento de um excelente artigo colocado pelo the laird no forum v is for voltage. resume muito bem os problemas da vectrix e posteriormente até apresenta um carregador desenvolvido por ele para fazer uma boa equalização das celulas e mesmo recuperá-las caso o carregador da vectrix já não as consiga carregar. o grande mik ficou entusiasmado com a ideia e já a adoptou pelo que para quem percebe de electronica, parece-me que vale ouro... enfim coloco abaixo o texto geral e o link para os mais interessados em questões mais electrónicas:
link
será que toda a gente conseguirá entender o que está escrito?
e uma tradução, ajudará?
notas da bateria vectrix – (uso, melhoras e carga) a química de bateria nimh é um tópico que, para a maior parte de nós, é coberto no mistério. os mitos parecem ser uma grande parte de sobre que esta química é e como deve ser tratado ou não tratado conforme for. a escrita seguinte enumera e explica um número de itens que foram pescados fora das águas turvas surounding o uso e a manutenção de baterias nimh e em particular a bateria usada no vectrix vx1 patinete de saia maxi. em primeiro lugar, um pouco de observação feita investigando a aplicação de bateria vectrix. 'a nova' bateria como fornecido por g.p. bateria de batteriesthe como fornecido por g.p. as baterias do hong kong a vectrix, compõe-se de 102 células (de nominalmente) 1.2 volts por célula que fornece uma voltagem total, quando acusado, de aproximadamente 138 volts (1.35 volts por célula). as células foram seletivamente combinadas para capacidade, voltagem de circuito aberta e resistência interna antes de ser acumulado no par de baterias (a bateria dianteira de 48 células e a bateria traseira de 54 células) as baterias foram fornecidas a vectrix como juntado, combinou com baterias com uma espera de vida longa. sempre haverá, naturalmente, variações menores nas células individuais porque, não importa como perto as tolerâncias estão na manufatura, sempre haverá alguma diferença entre as características específicas das células individuais. também, a resistência interna de cada aumentos de célula com envelhecimento e célula 'envelhecimento' pode ser aumentada pelo uso de senhorita, resultando em algumas células de um envelhecimento de bateria mais rapidamente do que outros. se esta característica da bateria não for aprovisionada para no desenho da carga / sistema de descarga, o resultado inevitável será fracassos de bateria.
o desenho de vectrix
os vectrix foram em total o controle do desenho do patinete quanto a lado mecânico, eletrônico e elétrico de coisas. infelizmente, comprovaram haver algumas deficiências no desenho da eletrônica que resultaram em alguns problemas com as baterias. alguns desses problemas foram superados agora, alguns ainda devem ser tratados. os problemas são enumerados em baixo junto com algumas ações corretivas possíveis.
os problemas principais experimentados por proprietários do vectrix vx1 foram unidos com a fonte de poder isto é a bateria e ele é a realização. basicamente, as reclamações foram sobre a variedade pobre (milhagem baixa), levaram fusíveis, os fracassos da bateria que esfria impulsores, superaquecimento de bateria, durante a equitação e enquanto na carga, a aparência do indicador de bateria 'vermelho' (voltagem de bateria baixa) e o bathot (bateria quente) símbolo e ocasionalmente o busult (bateria embaixo da voltagem segura) aviso.
todo do acima mencionado foi investigado e a escrita seguinte contém os achados daquela investigação.
aquecimento de célula individual desigual e superaquecimento de bateria.
foi observado que em condições da alta descarga de poder (muito montando / escalamento de colina) algumas células dentro da bateria sofrem um maior efeito de aquecimento do que outros.
também foi observado que, em descidas de colina longas, a frenagem regenerativa também resulta no aquecimento de algumas células mais do que outros (e todas as células quando a bateria está perto 'de cheio').
isto tem o efeito que aquelas células que são mais quentes sofrem de maiores perdas internas do que as células mais frescas e isto à sua vez cria um desequilíbrio nas cargas de célula individuais isto é algumas células têm mais ou menos horas de ampère fornecidas do que outros.
'a pancada a ' o efeito do acima mencionado consiste em que a situação somente piora e as células ficam além disso imbalanced dentro de algum tempo. este desequilíbrio, se permitido sair fora do controle, resulta na variedade conseqüentemente baixa e/ou a aparência de vários símbolos de aviso e, na pior das hipóteses, uma bateria danificada.
as razões desses efeitos de aquecimento
a razão básica que as células esquentam no uso é porque cada célula tem uma voltagem, uma capacidade e uma resistência interna. a voltagem e a capacidade são ambos do grande valor para nós mas a resistência é a característica não desejada de todas as baterias.
a resistência de uma bateria limita a corrente que pode ser desenhada da bateria. quando a voltagem nos terminais cai devido à corrente que é desenhada, você está vendo o efeito da resistência da bateria. mais alto esta resistência o menos atual pode ser desenhada para uma baixa de voltagem dada.
quando a corrente é passada por um calor de resistência é gerado. este calor pode ser medido ou calculado. o calor em watts é igual a ixixr (a corrente esquadrada, multiplicada pela resistência). na bateria vectrix a resistência de célula é citada em 'menos de 1.2 ohms milli eu e.0.001 ohms.
se assumirmos que a figura real é 1.0 ohms milli então quando 100 ampères são desenhados da bateria o efeito de aquecimento interno será '100 x 100 x 0.001' = 10 watts por célula ou 1020watts (1.02 kwatts) para a bateria inteira. isto é um montante considerável do calor e tudo ele tem de ir em algum lugar.
o calor efetua montando
em um passeio único que usa a capacidade de bateria 'cheia' (dizem 24 horas de amperagem) em uma velocidade média de 40 milhas por hora, o vectrix atrai 25 amperagens médias que dão uma variedade de somente menos de 40 milhas. em 25 amperagens desenhadas o efeito acalentador é (ixixr x 102 células) 25x25x0.001x102 = 63.75 watts.
um total de somente embaixo de 63 horas de watt.
no mesmo passeio, mas em 50 milhas por hora o vectrix desenha 40 amperagens e a variedade é aproximadamente 30 milhas. em 40 amperagens desenhadas o efeito acalentador é 40x40x0.001x102 = 163.2 watts. um total de 97.92 horas de watt.
o calor gerado dentro da bateria aumenta rapidamente como a corrente aumentos desenhados. ele também tem menos tempo para dissipar-se como o tempo que monta fica mais curto com a corrente aumentada desenhada.
aquecimento de efeitos cobrando
quando a bateria é acusada, a corrente é passada pelas células e o processo químico da descarga é invertido. durante a carga, as células novamente geram o calor e este calor é também o resultado da resistência interna e a corrente de carga (ixixr). além do ixixr o aquecimento é o aquecimento 'extra' que ocorre nas etapas finais da carga. este calor é gerado devido aos processos químicos 'que diminuem a marcha' como a bateria fica mais cheia. neste ponto a voltagem de célula começa a aumentar mais rapidamente e o calor é gerado mais rapidamente. a prática habitual deve reduzir a corrente de carga a um nível mais baixo onde esses efeitos são minimizados (eles não podem ser retirados completamente) com mais da energia que termina nas células e menos da energia que cria calor.
aquecimento de efeitos suportando
um efeito acalentador que pode ser facilmente contemplado do alto é aquela de 'radiação solar' como em, luz solar.
em um clima mais fresco, o problema é minimizado e de modo inverso, em um clima quente/quente o problema pode ficar sério. o calor da luz solar direta no topo do passeio por coberturas gerará muito calor que encontrará que ele é o caminho nas camadas de célula de bateria superiores. o calor de uma estrada quente tenderá a aquecer as camadas de célula de bateria mais baixas.
aquecimento de efeitos de frenagem regenerativa
a frenagem regenerativa é um maravilhoso caminho de 'a prorrogação de combustível no tanque' sem preço. contudo, a frenagem regenerativa é também somente outro modo de cobrar a bateria e, se a frenagem regenerativa pesada for usada quando a bateria está perto cheia (diga mais de 80 % cheios), então os efeitos acalentadores, (que ocorrem nas etapas posteriores da carga), podem produzir o superaquecimento sério. os estouros mesmo curtos da frenagem regenerativa podem resultar em aquecimento sério e dano.
procedimento com os problemas
em primeiro lugar, as causas do aquecimento de excesso devem ser retiradas ou reduzidas onde possível.
em segundo lugar, onde as causas não podem ser retiradas, o calor resultante deve ser retirado ou reduzido tão efetivamente enquanto possível.
finalmente, os resultados do calor restante 'danificam' isto é 'o desequilíbrio' resultante das células. também deve ser tratado tão efetivamente enquanto possível.
as listas seguintes as causas do aquecimento excessivo e alguns modos de corrigir isto.
corrente excessiva demand:-
reduza a exigência atual. isto pode ser tão simples como ginetes aconselhadores para adotar um estilo de equitação mais fácil e fazê-los conscientes dos efeitos (vida de bateria mais curta) 'de agressivo' / equitação 'entusiástica'.
é fatível mas altamente indesejável (e comercialmente suicida) reduzir o poder disponível pelo software de patinetes. isto poderia contudo, ser uma opção onde o proprietário o solicita (possivelmente em patinetes do aluguel etc.).
braking:-regenerativo
a frenagem regenerativa tem o único objetivo de 'a prorrogação de combustível no tanque' sem preço. é, por isso, tanto prático como desejável para reajustar o software para restringir a energia gerada freando a um nível que a bateria pode aceitar sem causar dano. 'o novo' comportamento pode ser 'aprendido' pelo ginete e não deve ser um problema. a frenagem regenerativa não é um substituto por freios de fricção, ele é um extra acrescentado e só deve ser alguma vez tratado como tal.
carga do battery:-
o processo de carga, como programado no vectrix, é quebrado. a parte inicial da carga onde a corrente de carga está em 'c.p. (poder constante) é correto. ele é as etapas posteriores que apresentam o problema.
'a 3 amperagem excede em cima de ' que segue a carga inicial parece não tomar nenhuma conta da subida de temperatura que ocorre quando a bateria está em um estado desequilibrado. não há nenhuma razão por que o software não deve descobrir uma subida anormal à temperatura (como causado por nenhum grupo células desequilibradas) e, em vez de prosseguir 'com o topo em cima de', movimento a uma carga 'que se iguala' mas não na tarifa atualmente usada..
'a carga que se iguala' jogo em ligeiramente embaixo de 3 amperagens é excessiva. em 3 amperagens o calor considerável é gerado.
observar
alguma literatura afirma que 'a igualação de cargas não deve ser aplicada a baterias nimh e que 'cobrando na corrente baixa é indesejável'. esses bem significando afirmações não consideram que os problemas de células desequilibradas como ocorrem na bateria vectrix. não há nenhuma razão prática por que o desequilíbrio não pode ser corrigido como sugerido aqui. de fato não há nenhum outro modo de corrigir o desequilíbrio. o vectrix precisa de uma carga que se iguala.
quanto a nível de corrente sugerida (0.3 amperagens). os testes de banco mostraram que 0.3 amperagens corrigirão qualquer desequilíbrio sem gerar o calor excessivo. a literatura de duracell afirma que uma corrente contínua de 0.3%c pode ser usada para 'fazer flutuar a carga' células de nimh do uso onde as células devem ser mantidas em um estado totalmente carregado. o 0.3%c deve equilibrar as células perdas internas e mantê-lo em 'uma ' condição totalmente carregada. esta afirmação mostra que a corrente baixa que cobra não está danificando às células.
heat:-solar
onde o aquecimento solar é um problema pode ser fatível estacionar simplesmente a bicycleta na sombra ou cobrir a bicycleta de um calor cobertura refletiva quando estacionado. montando, os efeitos de luz solar direta e radiação de caminho serão basicamente negados pelo airfow e embaixo da bicycleta. o que não pode ser evitado é as altas temperaturas ambientes, mas lembrar-se de que as mais altas temperaturas neles são não necessariamente um problema. os problemas sofridos pelas baterias vectrix são causados pelas temperaturas de célula desiguais, dentro do pacote de bateria. esta 'temperatura de célula desigual' é a causa principal de dano e fracasso eventual da bateria.
incidentemente:
as especificações de bateria nimh (segundo o duracell) levam em conta 'uma variedade de temperatura recomendada' de 0 a 40 graus c e 'uma variedade de temperatura permissível' de-20 a 50 graus c na descarga e para cobrar que eles 'recomendam uma variedade de temperatura' de 10 para 30 graus c e 'uma variedade de temperatura permissível de 0 a 45 graus c. (obviamente, mais perto o meio de 'a ' temperatura recomendada percorre as baterias são feitas funcionar o mais longo eles durarão.)
retirada de calor:
a retirada de calor é essencial onde o calor é gerado mas não querido. isto disse, em climas mais frescos nos que um pouco de calor gerado dentro do alojamento de bateria pode resultar benéfico especialmente perto de condições glaciais.
para a maior parte de lugares onde o vectrix é feito funcionar, a retirada de calor é necessária. também necessário, mas não muito considerado, é a idéia de guardar a temperatura de todas das células da bateria como mesmo que seja possível. ambos desses objetivos seriam basicamente realizados se os leques de espaço repleto de matéria do vectrix fossem dirigidos sempre que o patinete estivesse no uso. por isso, seria desejável para os leques de espaço repleto de matéria para dirigir whenever:-
o a/o patinete esteve no uso, ser acusado ou ser dirigido e,
o b/as temperaturas de célula diferenciou-se (um de outro) por mais do que alguns graus.
os c/no que alguma das células esteve (dizem) cinco graus acima da temperatura ambiente.
o d/e sempre que qualquer combinação de a/mais b/e/ou c/exista.
todas das acima mencionadas melhoras podem ser programadas no software.
a limitação de dano – procedimento com o desequilíbrio.
nenhuma das acima mencionadas 'correções' prevenirá os problemas do desequilíbrio, eles o reduzirão simplesmente a uma de proporções manejáveis.
o desequilíbrio só pode ser corrigido saturando algumas células trazendo o resto até uma condição totalmente carregada.
a sobrecarga de células reduzirá inevitavelmente a sua vida e o mais atual durante esta sobrecarga mais será o dano/envelhecimento resultante.
o único modo prático de igualar as células é passar uma corrente baixa pela bateria inteira até que a voltagem de bateria deixe de aumentar e permaneça a um nível constante durante um período de tempo predeterminado.
em vista do acima mencionado foi encontrado isto uma corrente que se iguala de 0.3 amperagens é muito mais eficaz e muito menos danificação às células do que 3.0 amperagens presentes usadas por vectrix.
as acima mencionadas sugestões podem ser incorporadas no software de carregador. a corrente de igualação real fornecida pelo carregador (via ele é o software) teria de ser aumentada para prestar contas da corrente que é desenhada para dirigir os dois leques de espaço repleto de matéria. a corrente 'de igualação' prevista seria provavelmente 0.3 amperagens da bateria mais a corrente necessitada pelo convertedor de poder de leque de espaço repleto de matéria (estou assumindo que é tomado da bateria e não diretamente do carregador)
sem acesso ao software.
a maior parte do acima mencionado seria difícil de realizar e um pouco dele impossível. contudo, já ajustei o meu próprio vectrix com um sistema de entrada dos objetivos de fornecer uma carga de igualação 'mais segura'. (ele também permite que eu ressuscite a bateria se ele alguma vez cair abaixo da voltagem necessária para começar o carregador)
é também possível prover os leques de espaço repleto de matéria de uma fonte alternativa do poder e por isso têm o controle por cima deles.
a frenagem regenerativa pode ser tratada 'aprendendo' quando está seguro usá-lo e igualmente, quando é aconselhável não o usar.
finalmente,
se alguém tem o acesso ao software escrevendo programas, posso fazer o bom uso de uma cópia. (pirateou ou de outra maneira) não perdoo a pirataria de software mas comprei um patinete elétrico e espero ser provisto de toda a informação possível pelo qual posso manter a minha propriedade. agora necessito este software e se uma cópia 'pirata' for todo que posso tornar-me, então seja assim. por favor contate comigo via o fórum