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Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça dez 27, 2011 12:31 am
por sclarenonz
Boa noite
Obrigado novamente josenir
Olha se eu aumentar de 12 espiras para 24 espiras tem algum problema diminuindo os saltos de 3 ranhuras para 1 ranhura, me desculpe a ignorancia ainda não entendo nada sobre isso!!
isso aumentaria a potencia do gerador??
Felicidades para todos!!
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça dez 27, 2011 4:03 am
por sclarenonz
Boa noite
Josenir o que o senhor acha de motores magneticos?, os de troy reed são os mais famosos, vi centenas deles no youtube ainda estou muito receioso no assunto, existe milhares de formas de consequir energia a custo zero, gostei muito dessa:
http://www.youtube.com/watch?v=lxdbiNHf ... re=related
o senhor já fez algunhas dessas invenções , se sim pode nos contar os detalhes??
http://www.youtube.com/watch?v=CSolZjewycw
Otimo ano novo para todos!!
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça dez 27, 2011 7:58 pm
por Josenir
Na vida não existe nada que se possa obter a "custo zero". Se você conseguir obter algo sem pagamento, pode ter certeza que alguém vai ter que pagar no seu lugar. E isso não é bom.
No mundo da física, cujas leis regem a transformação e conservação de energia, não é diferente. Logo, eu, que em outras épocas já perdi bastante tempo com isso, lhe recomendaria não perder o seu também.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça dez 27, 2011 8:11 pm
por Josenir
sclarenonz Escreveu:Boa noite
Obrigado novamente josenir
Olha se eu aumentar de 12 espiras para 24 espiras tem algum problema diminuindo os saltos de 3 ranhuras para 1 ranhura, me desculpe a ignorancia ainda não entendo nada sobre isso!!
isso aumentaria a potencia do gerador??
Felicidades para todos!!
Para montar o gerador eólico baseado no alternador automotivo, tal qual proponho aqui, você precisa refazer o bobibamento igual ao original (trifásico), e apenas usar um fio mais fino para que seja possível aumentar o número de espiras para o triplo. Só isso.
Agora, se você alterar a forma de bobinamento para qualquer outra forma que não seja o trifásico, como está lá, provavelmente não vai dar certo. Isso porque o rotor do alternador foi projetado para trabalhar sincronizado com o bobinmento do estator, e
você não vai ter como alterar o rotor.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quarta dez 28, 2011 4:56 am
por sclarenonz
É verdade josenir o senhor tem razão por isso não vou perder meu tempo. Com essas coisas e comecei a bobinar novamente dá muito trabalho , do
O é que coloca foto nesse fórum ? , e josenir tem diâmetro de espiras ideais por que estiou. Fazendo com 7 cm de diâmetro qual o melhor? Muito obrigado e estou. Ajudando sempre pessoas aqui dando credito a você obrigado
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quarta dez 28, 2011 11:50 am
por Josenir
sclarenonz Escreveu:É verdade josenir o senhor tem razão por isso não vou perder meu tempo. Com essas coisas e comecei a bobinar novamente dá muito trabalho , do
O é que coloca foto nesse fórum ? , e josenir tem diâmetro de espiras ideais por que estiou. Fazendo com 7 cm de diâmetro qual o melhor? Muito obrigado e estou. Ajudando sempre pessoas aqui dando credito a você obrigado
Para colocar fotos use o botão abaixo da mensagem "selecionar arquivo", escolha o arquivo em seu computador, e depois pressione "adicionar o ficheiro".
O diâmetro das espiras deve ser o mínimo possível.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: sexta dez 30, 2011 3:31 pm
por sclarenonz
Boa Tarde
Josenir os 3 fios do inicio não consigo deixalos juntos em sequencia ,o ultimo fio esta bem afastado dos 2 anteriores, isso tem algum problema??
estou pensando em colocar fio 20 no final então funciona um alternador com fio 19 e 20 juntos??
Um forte abraço e feliz 2012
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: sexta dez 30, 2011 5:05 pm
por Josenir
sclarenonz Escreveu:Boa Tarde
Josenir os 3 fios do inicio não consigo deixalos juntos em sequencia ,o ultimo fio esta bem afastado dos 2 anteriores, isso tem algum problema??
estou pensando em colocar fio 20 no final então funciona um alternador com fio 19 e 20 juntos??
Um forte abraço e feliz 2012
Como esta mensagem se refere ao tema bobinamento, respondi no respectivo tópico, clique no link abaixo:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.p ... &start=535
Se ainda tiver mais dúvidas sobre o bobinamento, procure postar no tópico adequado.
Agradeço.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: sexta jan 13, 2012 1:09 pm
por ecogerador
Olá Josenir,
Tudo bem?
Moro em uma região de muito vento(Vila Velha,ES.).
Qual projeto você tem para me indicar?Tenho um alternador de 12V e 90 A.
Qual a melhor turbina?
Grato.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: sexta jan 13, 2012 2:21 pm
por Josenir
ecogerador Escreveu:Olá Josenir,
Tudo bem?
Moro em uma região de muito vento(Vila Velha,ES.).
Qual projeto você tem para me indicar?Tenho um alternador de 12V e 90 A.
Qual a melhor turbina?
Grato.
Tudo ótimo!
O projeto de gerador eólico que eu indicaria seria o do Gerador Eólico Baseado no Alternador Automotivo.
A melhor turbina para ele seria uma de eixo horizontal com hélice de aproximadamente 2m de diâmetro, com 3 ou 4 pás de chapa de alumínio de 2mm ou chapa de ferro 0,90mm.
O projeto se encontra documentado neste tópico.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 16, 2012 2:59 pm
por screen
Josenir estou na fase final do bobinamento do alternador , gostaria de lhe perguntar como fazer a multiplicação do giro do alternador? Vou usar verticalmente utilizando um exaustor eolico que gira quase que 24h por dia pois nao depende exclusivamente de ventos para girar, ele funciona com a pressao do ar quente que sobe e faz girar facilmente , para isso e obter um giro constante eu adaptei no lugar de uma tampa de caixa d'agua , a teperatura dentro da caixa é sempre alta e forte evaporação faz pressao constante no aero exautor gira rapidamente mesmo sem ventos, e por qualquer brisa ele aumenta sua velocidade. Gostaria de aproveitar toda essa energia e usar esse giro atraves de algum multiplicador e usa-lo no alternador. agradeço por sua ajuda.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 16, 2012 5:16 pm
por Josenir
screen Escreveu:Josenir estou na fase final do bobinamento do alternador , gostaria de lhe perguntar como fazer a multiplicação do giro do alternador? Vou usar verticalmente utilizando um exaustor eolico que gira quase que 24h por dia pois nao depende exclusivamente de ventos para girar, ele funciona com a pressao do ar quente que sobe e faz girar facilmente , para isso e obter um giro constante eu adaptei no lugar de uma tampa de caixa d'agua , a teperatura dentro da caixa é sempre alta e forte evaporação faz pressao constante no aero exautor gira rapidamente mesmo sem ventos, e por qualquer brisa ele aumenta sua velocidade. Gostaria de aproveitar toda essa energia e usar esse giro atraves de algum multiplicador e usa-lo no alternador. agradeço por sua ajuda.
Eu uso multiplicação por correia e polia em V. Uma polia de 70mm no alternador e uma de 210mm na turbina dá uma multiplicação de 1:3. Mais que isso começa a haver muita perda por atrito.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: segunda jan 16, 2012 5:34 pm
por screen
Josenir Escreveu:screen Escreveu:Josenir estou na fase final do bobinamento do alternador , gostaria de lhe perguntar como fazer a multiplicação do giro do alternador? Vou usar verticalmente utilizando um exaustor eolico que gira quase que 24h por dia pois nao depende exclusivamente de ventos para girar, ele funciona com a pressao do ar quente que sobe e faz girar facilmente , para isso e obter um giro constante eu adaptei no lugar de uma tampa de caixa d'agua , a teperatura dentro da caixa é sempre alta e forte evaporação faz pressao constante no aero exautor gira rapidamente mesmo sem ventos, e por qualquer brisa ele aumenta sua velocidade. Gostaria de aproveitar toda essa energia e usar esse giro atraves de algum multiplicador e usa-lo no alternador. agradeço por sua ajuda.
Eu uso multiplicação por correia e polia em V. Uma polia de 70mm no alternador e uma de 210mm na turbina dá uma multiplicação de 1:3. Mais que isso começa a haver muita perda por atrito.
Obrigado pela resposta, estou verificando a possibilidade de colar uma cremalheira de chevete no topo do exaustor eolico e usar uma engrenagem no alternador , enquanto isso vou procurar nos ferro velhos a sua opção de polias. SDS.

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça jan 17, 2012 3:46 am
por Henrique Almazan
olá Josenir, eu gostei muito da ideia! Vou ser franco com você. Eu sou um estudante e tenho 17 anos. Participei junto com um colega de um concurso da faculdade Trevisan. O concurso chamava-se "Posso mudar meu mundo 2". Nesse concurso, tinhamos que desenvolver um projeto para colocar em nossa escola que ajudasse no âmbito da ecologia. Então tivemos a ideia de fazer um gerador eólico. Para falar a verdade, nunca tinha tido nenhuma experiência com energia eólica, mas mesmo assim resolvi entrar de cabeça no projeto e tentar. Peço que se tiver algum tempo para me dar uma ajuda, eu ficaria muito grato, já que sou leigo em eletrônica e em alguns outros assuntos. Admiro seu trabalho, achei genial a sua ideia! Como você disse, não tem por perto os grandes centros, mas mesmo assim você conseguiu ter essas ideias e projetar seus aerogeradores com maestria, meus parabéns!
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça jan 17, 2012 3:51 pm
por Josenir
Henrique Almazan Escreveu:olá Josenir, eu gostei muito da ideia! Vou ser franco com você. Eu sou um estudante e tenho 17 anos. Participei junto com um colega de um concurso da faculdade Trevisan. O concurso chamava-se "Posso mudar meu mundo 2". Nesse concurso, tinhamos que desenvolver um projeto para colocar em nossa escola que ajudasse no âmbito da ecologia. Então tivemos a ideia de fazer um gerador eólico. Para falar a verdade, nunca tinha tido nenhuma experiência com energia eólica, mas mesmo assim resolvi entrar de cabeça no projeto e tentar. Peço que se tiver algum tempo para me dar uma ajuda, eu ficaria muito grato, já que sou leigo em eletrônica e em alguns outros assuntos. Admiro seu trabalho, achei genial a sua ideia! Como você disse, não tem por perto os grandes centros, mas mesmo assim você conseguiu ter essas ideias e projetar seus aerogeradores com maestria, meus parabéns!
Bacana! Seja bem vindo.
Sugiro que leia um pouco o material que se encontra neste tópico sobre o projeto, e depois, à medida que as dúvidas forem surgindo, pode postar. Dentro do que estiver ao meu alcance, terei prazer em esclarecer.
Boa sorte.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: terça jan 17, 2012 4:04 pm
por Henrique Almazan
Muito obrigado pela resposta! Na verdade as minhas dúvidas são relacionadas ao sistema de ligação do alternador e os componentes eletrônicos. Como estou cursando o ensino médio ainda, sou leigo em vários assuntos, principalmente eletrônica. Vi o circuito regulador/excitador que você inventou, achei muito legal porque elimina o uso de baterias, o que exige manutenção. Infelizmente ainda não tenho habilidades para montar um sistema no alternador como o seu, mas gostaria de saber se não há outra alternativa. Meu alternador é da marca Valeo, e tem 14V 60Ah. Vou utilizar um inversor com sistema grid tie de 1200W. Se eu ligar o alternador apenas com dois fios, o positivo no pino, e o negativo na carcaça, ele começa a gerar com uns 1200 RPM. Se eu ligar uma bateria pequena, aquelas de 7Ah, só para excitar o alternador, funciona? E eu gostaria de saber se não dá fazer um circuito que interrompe o circuito com a bateria quando não há ventos, ou seja, quando o alternador está parado ou sem força para gerar. Aguardo sua resposta!
Att, Henrique
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 19, 2012 12:03 am
por Josenir
Henrique Almazan Escreveu:Muito obrigado pela resposta! Na verdade as minhas dúvidas são relacionadas ao sistema de ligação do alternador e os componentes eletrônicos. Como estou cursando o ensino médio ainda, sou leigo em vários assuntos, principalmente eletrônica. Vi o circuito regulador/excitador que você inventou, achei muito legal porque elimina o uso de baterias, o que exige manutenção. Infelizmente ainda não tenho habilidades para montar um sistema no alternador como o seu, mas gostaria de saber se não há outra alternativa. Meu alternador é da marca Valeo, e tem 14V 60Ah. Vou utilizar um inversor com sistema grid tie de 1200W. Se eu ligar o alternador apenas com dois fios, o positivo no pino, e o negativo na carcaça, ele começa a gerar com uns 1200 RPM. Se eu ligar uma bateria pequena, aquelas de 7Ah, só para excitar o alternador, funciona? E eu gostaria de saber se não dá fazer um circuito que interrompe o circuito com a bateria quando não há ventos, ou seja, quando o alternador está parado ou sem força para gerar. Aguardo sua resposta!
Att, Henrique
Se você usar o alternador com o regulador original automotivo, alimentando este regulador com uma bateria, com 1200 RPM ele vai começar a gerar, com certeza. Só que, quando não tiver essa rotação o regulador automotivo vai consumir energia. Não sei lhe dizer exatamente quanto, mas algo em torno de 100 mA. Uma bateria de 7A vai conseguir manter o sistema apto a funcionar com até umas 72 horas sem vento. Se o lugar tem boa disponibilidade de vento, é uma solução a se considerar.
A minha ideia é que, havendo fartura de vento, qualquer projeto malfeito dá bom resultado.
Já fazer um circuito para desligar o alternador da bateria, talvez seja simples, talvez não. Teria que fazer um estudo. De todo jeito vai envolver mais que meia dúzia de componentes eletrônicos, e algum conhecimento para montar.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 19, 2012 1:29 am
por Henrique Almazan
Obrigado pela sua resposta. Sei que é difícil me ajudar porque nao tenho a técnica necessária para desenvolver o que estou querendo.. Mas mesmo assim, se puder me indicar um meio de fazer o alternador gerar com menos rotação ou então, não sei se é possível, mas acredito que exista um sistema nos carros que interrompe o contato entre a bateria e o alternador quando a bateria ja esta totalmente carregada, por exemplo. Não sei se é um sistema separado e se é possível usá-lo para esse fim.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 19, 2012 1:42 am
por Henrique Almazan
Eu até poderia utilizar seu sistema, tenho o circuito que voce postou em um dos primeiros posts. Posso mandar alguém fazer mas mesmo assim eu não entendi como substituir pelo regulador original do meu alternador. Também não sei se é compatível com o alternador que eu tenho. Enfim, se puder, eu posso tirar umas fotos do meu alternador para que voce me de algumas indicações. Só preciso que me ensine uma vez, para que assim eu possa evoluir sozinho. Se realmente não for incomodar, se você tiver algum tempo, peço que me avise e postarei as fotos. Mais uma vez agradeço desde já.
Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica
Enviado: quinta jan 19, 2012 2:17 am
por Josenir
Henrique Almazan Escreveu:Obrigado pela sua resposta. Sei que é difícil me ajudar porque nao tenho a técnica necessária para desenvolver o que estou querendo.. Mas mesmo assim, se puder me indicar um meio de fazer o alternador gerar com menos rotação ou então, não sei se é possível, mas acredito que exista um sistema nos carros que interrompe o contato entre a bateria e o alternador quando a bateria ja esta totalmente carregada, por exemplo. Não sei se é um sistema separado e se é possível usá-lo para esse fim.
Um meio que eu posso lhe indicar é a montagem do regulador/excitador aqui exposto. Se você não tem como fazer este trabalho sozinho, e não tiver alguém que possa fazer, sugiro aguardar mais um pouco até que eu consigar comercializar este regulador/excitador.
Na verdade já era para estar sendo comercializado, mas dei a infelicidade de contratar a produção das PCIs com uma empresa que já está com o desenho há mais de 60 dias e ainda não me enviou as placas. Se demorar mais uns 15 dias sem retorno, vou contratar outra empresa.
Quanto ao automóvel, lhe garanto que não existe o tal sistema que desliga a bateria do alternador. O que acontece é simplesmente que o alternador está sempre gerando energia para manter a bateria com 14,5V. Isso acontece porque sempre que o motor estiver ligado haverá consumo de energia pelo sistema de ignição do motor e sistemas auxiliares. Se a bateria fosse desligada do alternador, a sua carga cairia.