Sim, com certeza.fgsouza68 Escreveu:Josenir, gostaria de sua opinião sobre um assunto:![]()
Levando-se em consideração que os geradores eólicos geralmente são utilizados para carregar baterias, faz sentido montar gerador eólico com tensões superiores à 14,6v?
Por um lado, como você já deve ter observado, a especificação de tensão de trabalho de um gerador é uma medida relativa, especialmente no caso dos geradores eólicos, que trabalham em regime de rotação variável. Então, especialmente nesses nossos geradores experimentais, sempre teremos uma ideia aproximada da tensão de trabalho, nunca exata. Logo, o gerador que você desenvolveu e testou, e que a 600 RPM produziu 50W em 14V, a qualquer momento pode receber uma quantidade mais generosa de vento, e atingir 1000RPM, e passar a gerar 80W em 24V ou mais.
Por outro lado, ocorre que para os geradores acima de 400W é altamente recomendado trabalhar com uma tensão maior que 12V. De 400 até 1000W é recomendado gerar em 24V. Acima de 1000W, maior tensão, melhor. O motivo disso é que quanto maior a tensão, menor a corrente para a mesma potência. Em eletrônica não existe problema algum para um circuito manipular tensões altas, no entanto, tratando-se de correntes altas, as perdas são muito grandes.
Num gerador de 400W que opere em 14V, a corrente que o regulador vai ter que manipular é de 28,57A (400W / 14V = 28,57A). Se o gerador for de 1000W, em 14V, a corrente será de 71,42A (1000W / 14V = 71,42). Uma corrente de 28A é o suficiente para gerar muito calor e com isso uma perda considerável. Corrente de 71A, mais aquecimento e maiores perdas. Isso significa que o regulador de tensão vai custar mais caro, e uma parte considerável da energia gerada será perdaida na forma de calor.
Se fizermos o nosso gerador de 1000W trabalhar em 48V, a corrente que o regulador de tensão vai precisar manipular será de apenas 20,83A, ao invés de 71,42A. Então para esse regulador, podemos usar transistores de baixo custo, que têm preço quase os mesmos daqueles transistores que usariamos no regulador de 400W x 14V (28,57A).
Tem também a questão da distância entre o gerador e as baterias. Se a torre for alta (20m, por exemplo), em 12V parte da energia gerada não vai chegar na bateria devido a alta resistência do fio em relação à baixa tensão. Essa mesma distância em 48V dará perda bem menor no transporte dessa energia.
Imagina se a usina de energia elétrica de Itaipu gerasse a energia em 220V para enviar para São Paulo nessa tensão. Não chegava 1V ao final da linha de transmissão. Por isso é que a tensão é elevada para algo em torno 230.000V para poder ser transportada. E no destino ela é rebaixada para a tensão de consumo. Isso por causa da resistência dos fios. Para nós construtores de geradores experimentais isso é uma realidade que pode vir a limitar a eficiência dos nossos projetos. Então é bom levar isso em consideração.
Depende do diâmetro da hélice, largura e passo das pás. As hélices que eu mais uso são de 2,20m de diâmetro (pás de 1m, e 20cm de cubo) com largura de pá de 5cm na ponta e 15cm na base, mas tenho pás mais largas e mais estreita que isso. Tenho conseguido rotações em torno de 350 a 450 RPM na hélice. Como uso ampliação de 1:3, isso dá 1050 a 1350 RPM no gerador. Isso com ventos em torno de 8 m/s.fgsouza68 Escreveu:Quantas RPM você tem conseguido no eixo de suas turbinas aí em sua região? Essa medida é feita com o gerador ligado e fornecendo carga?
Obrigado.
Essa também é uma medida relativa, e não serviria de nada uma medida de rotação com o gerador em vazio. Então eu gosto de usar uma carga média e de valor conhecido. Uso em geral quatro lâmpadas de farol de automóvel de 50W cada uma, o que dá 200W. Isso porque, como as baterias estão sempre carregadas a mais da metade da sua capacidade, com o gerador ligado nas baterias eu não teria uma carga de valor constante, e aí a medida não seria confiável. E ademais eu teria que estar medindo a corrente que vai para as baterias, e ia complicar mais, e falsear o resultado. Então uma carga de 200W para o meu gerador que produz um pouco mais que 300W é um valor razoável.