Comparativos gasolina/eléctrico

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Re: Comparativos gasolina/eléctrico

Mensagem por jmap »

por acaso acho a keeway 125 superlight uma mota bastante gira. imita o estilo da harley só que tem uma mecânica de fugir. já estive ao pé de uma e tem um tamanho que custa a acreditar ser uma 125. portanto até me parece uma boa estrutura para converter para eléctrica. espaço não falta para as baterias.

fica a foto:
superlight125_black_01.jpg
superlight125_black_01.jpg (208.86 KiB) Visto 3390 vezes
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

è mesmo fixe, mas na conversao vamos perder o cromado

eucurto
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 16, 2008 2:20 pm

Mensagem por eucurto »

alexjp4 Escreveu:boas

eu tenho uma keeway 125 superlight e tem montes de problemas, estou a pensar (vi aqui no forum) a possibilidade de a transformar para eléctrica.
podes falar mais sobre isso? quantos km tem, problemas, etc?[/quote]

boas

apesar de ser um pouco off topic, mas se calhar tambem dá para ver a diferença entre uma ci e um ve.
então a minha odiseia começou logo quando a mota tinha 3 dias, ela vem com comando de arranque a distância, e ao assionar o comando ela arrancou e andou mesmo, conclusão bateu num carro que estava estacionado, partiu o vidro da frente, o espelho lado esquerdo, o pisca e botão do conta kms.
após muito custo lá consegui que os individuos da multimota substituissem as peças que se tinham partido, porque diziam que eu estava encostado a mota e que eu é que a tinha deitado ao chão, que era impossivel isso acontecer (o carro era de um colega de uma amiga minha e como o ia trocar foi com mais uns riscos e amolgadelas).
o que acontece é que o motor fica engrenado em 2ª e com a luz do ponto morto acesa, o que faz com que se consiga meter o motor a trabalhar com a 2ª engrenada, (num electrico nada disto acontecia), esteve em 3 concessionários (camarate 2 vezes, rio maior, cartaxo varias vezes e não conseguiram resolver este problema, esteve 2 vezes na multimoto da 1ª vez veio igual, da 2ª veio um bocadinho melhor mas continua a fazer o mesmo, dizem que substituiram uns carretos que estavam mais desgastados, e que só acontece comigo mas eu vou aos concessionários e eles vêm que realmente acontece, e foi o pino de indicação do neutro (3 vezes), quando veio da multimoto deram cabo da pesseira que vinha a fazer força no reboque, deram cabo da tampa lateral do motor e do bujom do oleo, entretanto tambem foi substituido o depósito do oleo dos travões que estava a perder oleo pelo visor, a centralina quando se começava a acelarar os 4 piscas acendiam, os vidros da frente levou 4 com o que se partiu e o que está montado está a começar a ficar estalado tambem, as duas malas vinham a bater nos amortecedores de trás e romperam-se tiveram que ser substituidas, á tempos comecei a ficar sem bateria para arrancar mas pensava que era por a mota estar parada e que descarregasse a bateria, agora fui a ver e está estalada porque apertaram demasiado a braçadeira que tem de lado para a segurar e estalou a bateria e deve ter perdido o liquido que tem lá dentro, porque junto da braçadeira está branco, por agora é tudo mas se foram substituidos carretos quando a mota tinha 7 ou 8 mil kms agora com 15000 km não devem estar grande coisa e daqui a mais algum tempo o motor vai para a sucata, daì estar a pensar em meter-lhe um motor electrico.[/quote]

desculpa mas ri-me à gargalhada com a tua história!! por favor, diz-me que o resto da tua vida corre bem pois nunca vi tanto azar junto! bolas!

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

safa!!! se fosse uma eléctrica nada disso tinha acontecido.
isso aí dava para um filme de banda desenhada

"estamos a falar de motas entre os 10 e os 15 cv (7,5 - 11kw)
qualquer electrica de 5kw faz melhor
"-----> imagina agora uma eléctrica com 11kw ui ui
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

marcopns Escreveu:
alexjp4 Escreveu: então a minha odiseia começou logo quando a mota tinha 3 dias, ela vem com comando de arranque a distância, e ao assionar o comando ela arrancou e andou mesmo, conclusão bateu num carro que estava estacionado, partiu o vidro da frente, o espelho lado esquerdo, o pisca e botão do conta kms.
tinhas o kitt em versao mota e nunca percebeste

eu pedi que contasses a tua aventura para que as pessoas percebam que as cis chinesas dao muuuiiitos problemas e apesar do baixo preço inicial, os custos globais sao incomparáveis ás eléctricas.

consumo deve andar pelos 3,5l, velocidade maxima deve rondar os 90km/h reais...
boas

no manual vem que consome 2,3l e foi o que me fez trocar pela que tinha, honda cb250, gastava a volta dos 4l, mas isto deve ser a descer e com o motor desligado porque nunca consegui fazer menos de 4l e não ando normalmente prego a fundo, e não dá mais do que 80km/h, pelo menos está certo com o que vem no manual, ou seja foi uma grande desiluzão, pois o vendedor disse-me que dava pelo menos 120km/h mas deve ser num presepício
o meu problema com as electricas é que por vezes tenho que ir trabalhar para lisboa e são á volta de 150km ida e volta e não dá muito jeito chegar ao cliente e pedir para ligar a mota a uma tomada, e as motas que têm uma autonomia destas são por enquanto com valores incomportaveis, e as deslocações que faço normalmente são pequenas, mas de vez em quando aparece assim uma grande. já tentei troca-la por uma electrica mas quem vende as electricas não aceita retomas, e ter uma scooter e manter este cancro não sei se valerá a pena, ter que pagar mais um seguro, daí estar a pensar em transformar esta, desde que fique por valores aceitaveis, mas só daqui a 1 ano, pois este ano já comprei o aqs, e vou instalar em dezembro os paineis fotovoltaicos.
e estamos em crise, tem que se ir com calma.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

lol! a minha também tem essa funcionalidade mas nunca a uso, costumas deixa-la engrenada? isso é perigoso com um botão desses![/quote]

boas

só é perigoso porque a mota veio com defeito porque senão, quando ela está engrenada o comando a distãncia não pôe o motor de arranque a funcionar.
e costuma ficar engrenada por uma questão de segurança, se alguem se encostar é mais dificil ela avançar e sair do descanso.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

rocker_pt Escreveu:safa!!! se fosse uma eléctrica nada disso tinha acontecido.
isso aí dava para um filme de banda desenhada

"estamos a falar de motas entre os 10 e os 15 cv (7,5 - 11kw)
qualquer electrica de 5kw faz melhor
"-----> imagina agora uma eléctrica com 11kw ui ui
boas

o que vale é que estava na garantia só que o problema é que a garntia já acabou!
e não estou para andar a gastar com a mota.
acho que isto não dava um filme de banda desenhada, dava mas era um filme de terror!!
quanto ás manutenções limitam-se por enquanto á substituição do oleo, e o esticar da corrente mas isso faço eu, tambem o resto já foi tudo substituido

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

jmap Escreveu:por acaso acho a keeway 125 superlight uma mota bastante gira. imita o estilo da harley só que tem uma mecânica de fugir. já estive ao pé de uma e tem um tamanho que custa a acreditar ser uma 125. portanto até me parece uma boa estrutura para converter para eléctrica. espaço não falta para as baterias.

fica a foto:
superlight125_black_01.jpg
boas

è o que penso e em ultimo caso pode-se colocar as baterias de lado onde estão os alforges.
mas esta fotografia tem algo de estranho, a minha mota tem o escape do lado direito e não do lado esquerdo

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

alexjp4 Escreveu:... nunca consegui fazer menos de 4l e não ando normalmente prego a fundo...
jah ando a dizer isto ha algum tempo... ha aqui pessoal a fazer contas de gastos a 2 e 3 litros de gasolina e depois, no mundo real, eh o que eh...
anda-se a comparar zevs com sucata que funciona de vez em quando e, mesmo assim, as zevs ganham em economia (no preço e no ambiente)...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

a foto está espelhada horizontalmente, deve ter sido por conveniencia para a ilustração

safa, tens uma epopeia que não desejava a ninguém...

mas como quem as tem não conta esses "pormenores" (senão nem as conseguem vender), o pessoal acha que é bom negócio

como se costuma dizer, o barato sai caro...

agradeço a partilha de informação, porque é o que nos falta por aqui, alguém com um veículo ci que não tenha problemas em relatar.. os seus problemas

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

e o pesadelo que é por as motas ci a trabalhar com este frio... se pegarem..

josef
Membro
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 7:47 pm

Mensagem por josef »

pois eu andava a pensar numa 125 4t para a minha mulher ir para o trabalho e nunca tinha pensado nas electricas.
a vetrix é gira mas é muito grande e pesada . eu ando de mota todo o ano mas de honda vfr a qual até aos 120k gasta 5.5l
,é velhinha mas fiavel.
mas aqui para os algarves não vejo ninguem a vender .
sendo assim preciso uma scoter não muito pesada para fazer no maximo 40k por dia.não vai andar á chuva pois já me disse que os fatos não dão jeito , conselhos aceitam-se

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

se a electrica satisfaz as tuas necessidades, fazes muito bem pensar nisso. neste topico tens uma lista de todos os ves que existem por aqui. faz uma leitura e esclarece as tuas duvidas com os respectivos proprietários

http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=32&t=11541

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

também tenho 2 vfr , de 1988 e 1989, ambas a funcionar, são umas máquinas cativantes, fiaveis e sem problemas de maior.

mas para andar em cidade são desajustadas, e a scooter eléctrica acaba sempre por levar a melhor economia, facilidade de uso, transporte de compras do supermercado, etc, etc...

curiosamente, nas scooters eléctricas mais pequenas consegue-se transportar mais "compras do supermercado" do que nas maxi-scooters eléctricas como a thunder ou a predator, por causa do túnel central que alberga as baterias (excepto a vectrix que tem uma caverna escondida debaixo do banco )

chamo a atenção que as senhoras por vezes são mais baixinhas, e nalgumas scooters ficam com dificuldades a chegar ao chão

josef
Membro
Membro
Registado: terça nov 03, 2009 7:47 pm

Mensagem por josef »

pois mas mas eu faço 80k todos os dias em estrada por isso vfr de 1996 é o transporte faça sol ou chuva.
a scoter vai ser para mulher por isso tem de ser leve mas ela diz que não quer andar a 45k então nada de 50cc

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

josef Escreveu:pois mas mas eu faço 80k todos os dias em estrada por isso vfr de 1996 é o transporte faça sol ou chuva.
a scoter vai ser para mulher por isso tem de ser leve mas ela diz que não quer andar a 45k então nada de 50cc
porque não vês as predator. têm várias opções que se adequam à carteira de cada um. parecem ser a melhor alternativa à vectrix. pessoalmente recomendo a opção das baterias de litio porque dá para andar mais despreocupado (para não falar das melhor e óbvias prestações)...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Barrocas »

nesse caso a escolha fica logo mais reduzida, actualmente no mercado nacional existem como motociclos eléctricos a bereco evo, a batlight thunder, a sw predator e bm, e a vectrix.

dentro destas, é uma questão de experimentar, e escolher a que for mais do agrado da condutora

cada uma tem as suas características próprias, e são todas diferentes.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”