Registos

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Re: Registos

Mensagem por PaulOL »

gpn Escreveu:o averbamento sem certificado de exploração (nova inspecção) é para casos em que se altere o titular ou comercializador.
o 2º caso é para situações em que se mude o local da instalação ou tecnologia da produção (p.ex passar de solar para eólico).

então, depreende-se que mudar uma instalação fotovoltaica de sistema fixo para seguidor, mantendo a mesmo local (morada) e não havendo qualquer alteração ao do certificado de exploração, é incluído na alínea "b"!

gpn
Membro
Membro
Registado: terça fev 23, 2010 2:57 pm

Mensagem por gpn »

na minha opinião, a mudança de fixo para seguidor iria necessitar de uma inspecção.
na opção a) apenas se inclui casos que não levem a alterações de equipamento ou ligações eléctricas. como a inclusão de um seguidor implica alterar os módulos de local e as suas ligações, quase de certeza que se passa pela necessidade de inspecção e novo certificado de exploração.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

gpn Escreveu:na minha opinião, a mudança de fixo para seguidor iria necessitar de uma inspecção.
na opção a) apenas se inclui casos que não levem a alterações de equipamento ou ligações eléctricas. como a inclusão de um seguidor implica alterar os módulos de local e as suas ligações, quase de certeza que se passa pela necessidade de inspecção e novo certificado de exploração.

boas!

é verdade, implica uma reinspecção por informação da certiel, mas também é verdade que nenhum elemento que consta no certificado de exploração é alterado, porque aí, nada consta sobre o tipo de estrutura onde são fixados os painéis fotovoltaicos, se é sistema fixo ou de seguimento, ou seja, se nada é alterado no certificado , a meu ver "... não careça de certificado de exploração".

a questão é, se depende-se da necessidade de nova inspecção ou não, deveria haver nesses pontos uma menção a esse facto, como nada é referido, conclui-se que não é esse o critério de diferenciação entre essas duas alíneas, o único critério é a do certificado.

até

gvrv
Membro
Membro
Registado: segunda nov 22, 2010 1:14 am

Mensagem por gvrv »

boa noite.
alguem sabe quando reabrem os pre-registos? eu inscrevi-me no site da renovaveis na hora, mas quando vou a "fazer" pre-registo, diz que esta suspenso e ainda à espera de legislação. não tinha saido ja o decreto d lei no mes passado?

cumprimentos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

gvrv Escreveu:boa noite.
alguem sabe quando reabrem os pre-registos? eu inscrevi-me no site da renovaveis na hora, mas quando vou a "fazer" pre-registo, diz que esta suspenso e ainda à espera de legislação. não tinha saido ja o decreto d lei no mes passado?

cumprimentos

boas!

é verdade a nova legislação já saiu em outubro, mas agora é preciso arrumar a casa...
talvez lá para janeiro, segundo dizem as más línguas!!!

gvrv
Membro
Membro

Mensagem por gvrv »

mas, ainda vão abrir não vão?

é que eu so descobri este mundo em final de julho, quando os pre registos já tinham acabado, e depois fiquei entusiasmado quando numa das muitas pesquisas acerca de ve, vi aqui no forum as noticias da saida do decreto de lei do fv... agora não queria apanhar outra desilusão.

mas quando iniciam os pré registos, eles esgotam rapidamente, ou ainda demora algum tempo? como tem sido no passado?

cumprimentos

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

gvrv Escreveu:mas, ainda vão abrir não vão?

é que eu so descobri este mundo em final de julho, quando os pre registos já tinham acabado, e depois fiquei entusiasmado quando numa das muitas pesquisas acerca de ve, vi aqui no forum as noticias da saida do decreto de lei do fv... agora não queria apanhar outra desilusão.

mas quando iniciam os pré registos, eles esgotam rapidamente, ou ainda demora algum tempo? como tem sido no passado?

cumprimentos
boas!

é claro que vão abrir... um dia destes.
agora é tempo de esperar e dar tempo para a certiel "arrumar a casa" e aproveitar para estudar esta matéria.
vamos esperar e ver se a "máquina" da certiel arranca na perfeição...

se ler atentamente o decreto-lei nº.118-a/2010, vai entender as novas regras e vai tirar "algumas" das suas duvidas é só mas esteja à vontade em perguntar o que não entender...

gvrv
Membro
Membro

Mensagem por gvrv »

boa tarde.

ja o tinha lido e percebi que havia limites (25mw) a partir dos quais os registos encerrariam. a minha duvida é se historicamente este limite tem sido atingido rapidamente ou não.

cumpriments

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

gvrv Escreveu:boa tarde.

ja o tinha lido e percebi que havia limites (25mw) a partir dos quais os registos encerrariam. a minha duvida é se historicamente este limite tem sido atingido rapidamente ou não.

cumpriments
boas!

pois é... anteriormente eram 10mw / ano, agora temos 25mw, sempre dá mais "pano para mangas"...

também tem um aspecto, ainda mais importante e bem mais positivo a meu ver, é que o "jogo" agora tem regras bem mais democráticas , pois é dada oportunidade de instalar ou não, pela ordem do pré-registo, o que me parece no inicio deste "novo campeonato" a preferência é dada a que já tem o pré-registo realizado (é justo), o que sobrar vai para os primeiros que se inscreverem, a quando da nova abertura de "aquisições" , entenda-se pré-registos.

não sei se existe um barómetro para medir o entusiasmo pelas mp, mas se existir, inicialmente vai estar ao rubro, mas se as cotações dos equipamentos não baixarem, pelo menos ao ritmo que o kwh é pago, é provável que o barómetro gradualmente vá baixando e no extremo acabe por "congelar", espero bem que tal não se venha a concretizar

mas que comece, o mais breve possivel, este novo "campeonato"

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

já ha novidades fresquinhas, clica aqui
http://www.renovaveisnahora.pt/web/srm/77
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

André Ferreira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça nov 23, 2010 10:55 am

Mensagem por André Ferreira »

será que eu estou a ver bem?

temos que pagar o registo primeiro e depois ele poderá ou não ser aprovado??? e se não for reembolsam?

pontos 2, 3, 4 e 5 da "alteração regime jurídico da microprodução"

começo a se vale a pena o risco no investimento. com esta crise até nas energias renováveis eles cortam...
22 x 185w Suntech 4070w
Inversor DanFoss 3600º
Térmico 24 tubos Vácuo 250L
SOL, ESTOU PRONTO!!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

andré ferreira Escreveu:será que eu estou a ver bem?

temos que pagar o registo primeiro e depois ele poderá ou não ser aprovado??? e se não for reembolsam?

pontos 2, 3, 4 e 5 da "alteração regime jurídico da microprodução"

começo a se vale a pena o risco no investimento. com esta crise até nas energias renováveis eles cortam...

boas! andré ferreira

é verdade, em primeiro paga o registo, mas se este não for aprovado é reembolsado na totalidade (registo + iva), até aqui não perda nada!

parece-me que não querem dar margem para os indecisos, é pegar ou largar, não pode haver empatas...!

toino
Membro
Membro
Registado: quarta dez 01, 2010 10:03 pm

Mensagem por toino »

recebi hoje a sms da certiel para pagar os registos, 605€

bushman
Membro
Membro
Registado: terça out 06, 2009 10:02 pm

Mensagem por bushman »

boa noite, tambem recebi o sms para efectuar o pagamento

agora fiquei na duvida
o orçamento que tenho não compensa.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

bushman Escreveu:boa noite, tambem recebi o sms para efectuar o pagamento

agora fiquei na duvida
o orçamento que tenho não compensa.

boas! bushman

então só tem "o" orçamento, singular ... devia ter quantos mais melhor, pois chegava facilmente à conclusão dos disparates que por aí andam

mas se entender, partilhe connosco o que tem...

bushman
Membro
Membro

Mensagem por bushman »

realmente só tenho um, pois fiz o registo e pensava que conseguia entrar ainda no de 0,55kw
o que tenho foi entregue á pouco tempo, mas acho que não compensa.

potençia de 3,30kwp
-18 paineis schûco mpe 225 ps 04 (poli )
-inversor sma sunny boy 3800pt-3680w portugal
-contador actares ace sl 7000

custo chave na mão de 15 000€

mas é para instalar em évora e não aqui no algarve

visto que não é seguidor não sei atá que ponto compensa, pois não é tão rentavel como anteriormente.

já agora agradecia um conselho

bushman
Membro
Membro

Mensagem por bushman »

ops!
mais iva, tinha-me esquecido, portanto 15000€ mais iva.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

parece-me muito pouco em potência... e peça mais orçamentos.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por PaulOL »

bushman Escreveu:ops!
mais iva, tinha-me esquecido, portanto 15000€ mais iva.

boas,

sem duvida que está caro...
mas não faltam por ai empresas interessadas em fazer a instalação, como já lhe disse, quantos mais orçamentos melhor, no meu caso pedi 10 e não é de mais, pois os disparates em "abrir a boca" são muitos, mas os "patos" julgo serem poucos...

só um rectificação, quando diz: potençia de 3,30kwp
-18 paineis schûco mpe 225 ps 04 (poli )

está em contradição, pois com 18 paineis 225w, tem um potencia instalada de 4.05kwp e não os 3.30kwp

hrff
Membro
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:20 pm

Mensagem por hrff »

bom dia,

realmente é pouca potência de painéis para uma instalação de 3.68kw, se conseguir uma potência de painéis a rondar os 4.3kw por esse preço já não me parece mau...
infelizmente a maioria dos instaladores não apresenta um orçamento que contemple todos os equipamentos da instalação, normalmente só apresentam os painéis, a estrutura, o inversor e o contador e depois o preço total da instalação, para tudo ser mais transparente deveriam apresentar todos os equipamentos que se proponham instalar e o preço unitário de cada um.
e juntamente ao orçamento apresentar um estudo de rentabilidade da instalação para o cliente saber que ao investir x teria o retorno em y anos e ao fim dos 15 anos de contrato bonificado teria z de lucro.
assim é que as coisas deviam ser feitas...

abc

Responder

Voltar para “Micro-Produção”