Wikora ts 200l - Diário

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Wikora ts 200l - Diário

Mensagem por CrOhN »

as minhas contas mantêm-se, e não tenho alterar nada. aliás, basta olhar para o post do irds. teve um diferencial de 19 graus, por alto, podemos calcular que o painel produziu cerca de 3kw. isto é consistente com o que aconteceu com o meu painel.

não faço a minima ideia onde foste buscar o gráfico, mas aqui: http://re.jrc.ec.europa.eu/pvgis/apps/r ... map=europe a radiaçao por m2, é mais ou menos metade da que o teu gráfico mostra, isto com os paineis a 35º.

os 11kw até poderiam ser verdade, se os paineis tivessem o rendimento de 100%, julgo que 70% é um rendimento realista, rendimento esse que desce com a temperatura ambiente e è medida que a temperatura do acumulador sobe.

podes dizer o que quiseres sobre os paineis porem a resistência a um canto. 1kw é 1kw, seja em electricidade, seja em trabalho seja em energia térmica. e a não ser que os paineis contornem alguma lei da fisica que eu desconheça, produzem mediante o que lhes chega.

mas ok, cada 1 vê o que quer ver.

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

boas

ainda sobre este tema existe um site com um simulador bastante interessante: http://www.tecsol.fr/st_sp/default-sp.htm

aqui poderemos calcular a fracção solar, a produção de energia em kwh/ano, a produtividade anual, etc.
variaveis que podemos usar: inclinação, superficie do colector, orientação (ou devio face ao quadrante sul), litros do ts e tipo de revestimento, coeficiente b e coeficiente k (usados para medir a rentabilidade dos paineis) etc.

na falta do "solterm" é um instrumento de trabalho interessante!

a titulo de exemplo: (no meu caso -> ts 200l norquente)
-inclinação do painel 35º : 730 kwh/ano
-inclinação do painel 45º : 733 kwh/ano
-inclinação do painel 55º : 734 kwh/ano

nota: trata-se de um site frances que já tem pré-definidas as caracteristicas tecnicas dos varios sistemas comercializados em frança. há, contudo, a possibilidade de introduzir dados alternativos aos já pré-definidos, pelo que, basta saber as caracteristicas tecnicas dos nossos sistemas para podermos trabalhar.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

já tinha estado no site, mas nunca tinha feito nenhuma simulação.

coloquei os meus consumos e surpresa! necessidade energética anual = 2167. adivinhem quanto eu gastaria de energia eléctrica partindo dos tais 6kw que mencionei que necessitava em dias de chuva.... 365 x 6 = 2190kw parece-me aproximado o suficiente.

no caso do meu rigsun ts200l, este suprirá 55% das minhas necessidades anuais, o que tambem não me admira, tenho o painel desde agosto, até meados de outubro, não usei a resistência, de outubro para cá gastei cerca de 570kw. parece-me perfeitamente dentro dos resultados do simulador.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

não faço a minima ideia onde foste buscar o gráfico
http://www.greenpro.de hás-de reparar que a tradução e adaptação dos dados para portugal ficou a cargo do instituto superior técnico que é uma instituição de referencia não apenas em portugal. ignoro a metodologia seguida porque não a divulgaram, mas imagino que façam uma média das medições efectuadas pelo inmg nos últimos x anos.
os 11kw até poderiam ser verdade, se os paineis tivessem o rendimento de 100%,
o gráfico refere a radiação incidente sobre uma placa de 1m2 horizontal conforme referido, para saber a quantidade de energia recolhida é necessário multiplicar pelo valor do rendimento do colector em causa e ainda pelo nº de m2 de superficie colectora.
podes dizer o que quiseres sobre os paineis porem a resistência a um canto. 1kw é 1kw, seja em electricidade, seja em trabalho seja em energia térmica. e a não ser que os painéis contornem alguma lei da fisica que eu desconheça,
ironia à parte, nada a acrescentar...
mas ok, cada 1 vê o que quer ver.
não quero criar polémica nenhuma, nem embaraçar ninguém. expuseste uma dúvida e eu publiquei um dado de uma fonte acima de qualquer suspeita para balizar a discussão. não esperava ofender susceptibilidades nem esperava receber lições de física ou matemática dadas com tanta condescendência.
esperava, optimista que sou, que o que me dei ao trabalho de trazer aqui, fosse lido com atenção e dentro de contexto e, quiçá, os dados apontados reintroduzidos na equação.

absolutamente mais nada. posso garantir.

e ainda estou convencido de que foi uma boa contribuição...

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Mensagem por lrds »

polémicas à parte, cá vai informação.

ontem sexta, céu muito nublado com poucas abertas, de manhã estava a 38º à noite 52º. o meu puto tomou banho, e depois da louça ficou a 33º. eu e a patroa água da bailarina. conclui que apesar da água estar quente era pouca.
de manhã estava a 25º e à noite, sem gasto nenhum, está a 47º. céu ainda com menos abertas que na sexta. da noite de ontem para hoje perdeu 5º. de hoje para amanhã, gasto 0, vamos ver quanto perde.
com o tempo que tem estado é bom ter uma bailarina, tenho usado restos de moveis velhos que recolhi e assim o custo é 0,00 €
o esquentador está a começar a apanhar teias de aranha
Inté

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

irds, os teus resultados continuam a ser consistentes com os meus. e assim o são porque acho que vivemos na mesma zona (aveiro), e os nossos equipamentos são equivalentes.

não sei onde está a polémica. eu levantei uma questão, tentei explicar o porquê dessa questão, fazendo alguns cálculos simples. parece é que há pessoas que não gostam que se lhes diga a verdade.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

manuelcar Escreveu:e ainda estou convencido de que foi uma boa contribuição...
eu e todos agradeçemos a contribuição, mas parece que só veio lançar confusão.

estive a dar uma olhadela rápida pelo documento onde viste o gráfico. pelo que percebi, este pode ser, e é enganador, se reparares na figura 2.6, o somatório da radiação para março é de 140kwh, dividindo por 30 dias dá menos 5kwh/dia, este valor é consistente com os resultados encontrados em várias simulações que podes encontrar pela net.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

domingo de manhã estava a 43º tomamos 2 banhos e saimos regressando à noite que marcava 70º.

segunda de manhã 60º ao fim da tarde 78º. penso que estará cheiinho de água quente, dado que tomámos 3 duches e a temp. pouco se alterou, nunca é demais lembrar que o termometro está ao meio do acumulador. tenho a sensação que se o mudasse para cima dava temp. mais altas.
é bom sairmos de casa com sol, assim ele fica a trabalhar por nossa conta, e à noite há água quentinha.
Inté

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

agora o meu sistema já se está a comportar de maneira diferente do teu. os consumos foram mais ou menos como os teus, mas a temperatura só chegou aos 53º, isto no fim da tarde. é certo que houve consumos durante o dia.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

estive a dar uma olhadela rápida pelo documento onde viste o gráfico. pelo que percebi, este pode ser, e é enganador, se reparares na figura 2.6, o somatório da radiação para março é de 140kwh, dividindo por 30 dias dá menos 5kwh/dia, este valor é consistente com os resultados encontrados em várias simulações que podes encontrar pela net.
vamos lá a ver: o valor que foi dado corresponde ao da radiação total conforme legenda bem visível e que foi, para o equinócio de março no valor de 10,8 kw/h/m2/dia. este é o valor perfeitamente quantificado da energia média que incide sobre um m2 de superfície horizontal neste dia do ano.

este valor tem que ser ponderado com o coeficiente de eficiência dos colectores planos que anda pelo valor médio anual de 30 a 40%.

estes dois valores médios permitem-nos calcular com exactidão a produção (média também) que podemos esperar para esta época do ano e que é de 3,24 a 4,32 kw/h/m2/dia.

esta parece-me ser uma maneira muito mais rigorosa e correcta de avaliar a produção de um sistema solar térmico, não porque os valores sejam muito diferentes mas porque são mais rigorosos.

para um colector de vácuo plano, que tem um coeficiente de eficiência entre 45 e 50%, o rendimento neste dia andará pelos 5 kw/h/m2/dia e é muito ligeiramente superior ao que se espera para o equinócio de setembro.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

como vês, já estás a chegar ao resultado que os meus cálculos iniciais deram.

pergunto: o gráfico veio ajudar, ou só veio provocar confusão?

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

ambas as coisas
Porreiro, pá!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

crohn Escreveu:como vês, já estás a chegar ao resultado que os meus cálculos iniciais deram.

pergunto: o gráfico veio ajudar, ou só veio provocar confusão?

boas!

tenho seguido este debate de conhecimentos com muita curiosidade visto debaterem um assunto muito importante em termos de esgrimar de nºs que reconheço da minha parte não dominar essa matéria (nºs.), mas para quem afirmou e cito "em condições optimas, cada m2 do nosso planeta, recebe perto de 1kw de energia por m2" então esta afirmação não tem fundamento e como o povo diz "caiu por água a baixo"...

concordou com a boa explicação do "manuelcar" como se fazem as contas, tendo por base a afirmação "para o equinócio de março no valor de 10,8 kw/h/m2/dia. este é o valor perfeitamente quantificado da energia média que incide sobre um m2 de superfície horizontal neste dia do ano." desta base surgiram todos os outros nºs. para uma correcta avaliação da produção de um sistema solar térmico e não o inverso.

da prática posso eu falar e desde que me foi instalado o ts300 da norquente a minha maria (é mesmo maria) tem-se maravilhado "com esta coisa"...

de qualquer modo, os meus parabéns por este salutar troca de conhecimentos.

até

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

só mais um bocadinho de lenha.

matemáticamente, é impossível 1m2 receber 10,8kw de energia radiada do sol nos dias do equinócio. nem se estivesse perpendicular ao sol no equador, quanto mais na horizontal em lisboa. se tens 12h de luminozidade, tens, em teoria 12x1kw=12kw. o problema é que o angulo de incidência é variável ao longo do dia, modificando continuamente a área de painel disponível, logo, não recebe continuamente 1kw/h. os valores do gráfico sugerem que esse m2 recebe quase continuamente os tais 1000w/h, independentemente do angulo em que o sol incide. mas, se verificarmos a curva em si, verificamos que em hora nenhuma, chega sequer aos 1000w.

paulol Escreveu:[
da prática posso eu falar e desde que me foi instalado o ts300 da norquente a minha maria (é mesmo maria) tem-se maravilhado "com esta coisa"...
paulol, claro que a maria se maravilha! se até o meu ts200l, com pouco mais de 2m2, a água aquece bem , imagino o teu com quase o triplo de área! foi mesmo um excelente aposta da norquente, compensarem com área a "menor" eficiência dos paineis.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

ora cá estou eu para mais uma observação.

por estes dias à tarde tenho tido água entre os 68º e os 70º sendo que de manhã está entre os 38º e os 45º. é conforme os gastos do dia anterior. embora os duches sejam à noite, de manhã sempre se gasta alguma na higiene matinal e está sempre quentinha. quando chegar o final do verão ou outono conforme o tempo, tenho a impressão que o esquentador tem teias de aranha e não vai funcionar.
Inté

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

mais kw menos kw, a grande questão é saber se o sistema que temos montado em casa funciona e é eficaz.
eu estou muito satisfeito por, em 4 meses de utilização, ter ligado o apoio eléctrico uma 5 vezes e ter recorrido ao esquentador a gaz uma dez vezes, sendo que desde há um mes o sol tem sido suficiente.
não faço a minima ideia da temperatura da água, porque nunca medi, só sei que a água está quente o suficiente para tomar banho.

claro que se tivermos água à temperatura ambiente os cálculos aqui apresentados provam que são necessárias muitas horas para aquecer, mas no meu caso fica sempre muita água quente no acumulador e por isso com pouco tempo de sol a água volta a uma temperatura confortável, suficiente para os banhos. o problema é quando existem 2 dias consecutivos sem sol.
só para dar um exemplo, ontem teve pouco sol e hoje de manhã ao tocar na misturadora percebo que a água está a sair à temperatura que entra. ontem notava-se perfeitamente que a saída (misturada) estava muito menos quente que a entrada. hoje está um sol fabuloso, mas se não estivesse amanhã tinha a água quase fria.

os cálculos apresentados, são para os colectores, mas um sistema solar é composto por outros componentes e a eficácia e eficiência de um sistema mede-se num todo e aí há grandes diferenças entre marcas e modelos, não esquecendo as orientações e inclinações dos painéis, isolamentos, etc.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

c_s_amaral Escreveu:mais kw menos kw, a grande questão é saber se o sistema que temos montado em casa funciona e é eficaz.
eu estou muito satisfeito por, em 4 meses de utilização, ter ligado o apoio eléctrico uma 5 vezes e ter recorrido ao esquentador a gaz uma dez vezes, sendo que desde há um mes o sol tem sido suficiente.
não faço a minima ideia da temperatura da água, porque nunca medi, só sei que a água está quente o suficiente para tomar banho.
o meu acho que funciona bem. desde que foi montado a 1 de março, o esquentador funcionou 2 ou 3 vezes. apenas ao sábado acendo a bailarina, para gastar durante o dia, porque como a patroa está em casa necessita de usar água quente com mais frequência. acho que se estivermos sempre a abrir torneiras o rendimento dos paineis não é tão bom, o que deve ser normal. mesmo de manhã quando o termómetro marca 30 e poucos graus a água está suficientemente quente para as necessidades básicas, e é necessário misturar fria. como a sonda do termómetro está ao centro do acumulador tem água mais quente acima.
como tal até à data sinto-me satisfeito com o meu sistema.
Inté

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

apesar do tempo ter estado um pouco turbulento continua a não ser necessário o esquentador e a resistência.
as temperaturas não são tão altas mas há água quente suficiente.
Inté

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

já não posso dizer o mesmo. hoje já liguei o relógio. 2,3kw de consumo, já que ontem, se esteve meia hora de sol limpo, foi uma sorte. temperatura ao final do dia estava nos 35º.

Autor do tópico
lrds
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por lrds »

crohn Escreveu:já não posso dizer o mesmo. hoje já liguei o relógio. 2,3kw de consumo, já que ontem, se esteve meia hora de sol limpo, foi uma sorte. temperatura ao final do dia estava nos 35º.
não me lembro de como estava ontem, saí de casa de tarde e vim à noite, usámos alguma água quente, para higiene, mas não para duche. hoje de manhã foi necessário temperar com fria para o duche.
Inté

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”