VE's para viagens longas

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: VE's para viagens longas

Mensagem por RJSC »

souzal Escreveu:também trocamos a bilha do gás.
a diferença é que a bilha de gás não se deteriora a cada recarga e com o mau tratamento.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

eu tambem não iria gastar 2000euros numa bateria de litio xpto e depois trocá-la num sitio por outra já com os elementos nas couves.

ou mesmo que a bateria não fosse minha:
eu não gostaria de comprar um ve 0kms e logo no primeiro carregamento/troca me fosse colocada uma já usada e de proveniencia duvidosa.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

souzal Escreveu:a minha ideia de trocas, não era por uma qualquer.
o investimento seria feito de forma a ter mais uma ou varias conforme as necessidades, que ficariam em casa ou em casa dos pais a carregar para termos energia armazenada. um pouco como fazia-mos ou fazemos com as câmaras de vídeo, a câmara vinha com a bateria de origem e mais tarde investia-mos numa bateria de maior capacidade.
no caso de troca, a ideia é haver empresas espalhadas pelo pais que aluguem baterias carregadas que pudéssemos trocar mas sem trocar a nossa de origem.
tal como o ponto de carga, ponto de troca.

também trocamos a bilha do gás.
isso não é exequível. este tema já esteve em debate aqui e foi essa a conclusão. há muitas falhas nessa suposição e não vale a pena perder muito tempo com isso. nem mesmo na perspectiva de que fala pois a troca de centena de quiilos de baterias seria sempre muito complicada.... e aonde deixava as originais? na caixa do carro? enviava-as para casa? voltava lá um dia mais tarde? não parece...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

souza1234
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jun 08, 2010 8:47 pm

Mensagem por souza1234 »

a ideia é alugar uma "carga" e não a bateria, com a confiança da empresa fornecedora.
o custo seria carga+taxa.
Existe um Deus comum. A Mãe Natureza.

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

jmap Escreveu:
souzal Escreveu:a minha ideia de trocas, não era por uma qualquer.
o investimento seria feito de forma a ter mais uma ou varias conforme as necessidades, que ficariam em casa ou em casa dos pais a carregar para termos energia armazenada. um pouco como fazia-mos ou fazemos com as câmaras de vídeo, a câmara vinha com a bateria de origem e mais tarde investia-mos numa bateria de maior capacidade.
no caso de troca, a ideia é haver empresas espalhadas pelo pais que aluguem baterias carregadas que pudéssemos trocar mas sem trocar a nossa de origem.
tal como o ponto de carga, ponto de troca.

também trocamos a bilha do gás.
isso não é exequível. este tema já esteve em debate aqui e foi essa a conclusão. há muitas falhas nessa suposição e não vale a pena perder muito tempo com isso. nem mesmo na perspectiva de que fala pois a troca de centena de quiilos de baterias seria sempre muito complicada.... e aonde deixava as originais? na caixa do carro? enviava-as para casa? voltava lá um dia mais tarde? não parece...
a original é nossa e serviria para fazer os primeiros km.
as baterias alugadas teriam uma ligação suplementar na bagageira do automóvel e debitavam energia após o esgotamento da original, neste caso para viagens mais longas.
as baterias eram entregues em qualquer ponto de carga e teriam a garantia de bom funcionamento.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

souzal Escreveu: a original é nossa e serviria para fazer os primeiros km.
as baterias alugadas teriam uma ligação suplementar na bagageira do automóvel e debitavam energia após o esgotamento da original, neste caso para viagens mais longas.
as baterias eram entregues em qualquer ponto de carga e teriam a garantia de bom funcionamento.
mesmo partindo do principio que tal seria uma opção interessante. para quem já pegou numa bateria do tamanho de uma caixa de sapatos, percebe a dificuldade... imagine agora umas dezenas destas?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

e o dinheiro? pensem no dinheiro... quanto custa um stock de baterias? quantos stocks seriam precisos espalhados pelo país inteiro?

possível até pode ser, mas não é económico (nem ecológico) e cria-se mais um negócio prejudicial... aposto que seriam subsídios a promover as empresas que comprassem estes stocks e os seus gestores ganhariam (para não variar) o que ganham 200 trabalhadores... isto, quando existe uma alternativa tão simples como o carregamento rápido...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

volt Escreveu:e o dinheiro? pensem no dinheiro... quanto custa um stock de baterias? quantos stocks seriam precisos espalhados pelo país inteiro?

possível até pode ser, mas não é económico (nem ecológico) e cria-se mais um negócio prejudicial... aposto que seriam subsídios a promover as empresas que comprassem estes stocks e os seus gestores ganhariam (para não variar) o que ganham 200 trabalhadores... isto, quando existe uma alternativa tão simples como o carregamento rápido...
exacto. o carregamento rápido é a solução. para uma autonomia de 300km, percorrer o país de lés a lés implica parar duas vezes num total de 60 minutos para carregar, o que é de certeza muito menos que a troca de baterias. isto é perfeitamente aceitável. o único custo é a ligeira diminuição da vida das baterias que não gostam muito de carregamentos rápidos, mas como seriam situações excepcionais, é desprezável.

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

jmap Escreveu:
volt Escreveu:e o dinheiro? pensem no dinheiro... quanto custa um stock de baterias? quantos stocks seriam precisos espalhados pelo país inteiro?

exacto. o carregamento rápido é a solução. para uma autonomia de 300km, percorrer o país de lés a lés implica parar duas vezes num total de 60 minutos para carregar, o que é de certeza muito menos que a troca de baterias. isto é perfeitamente aceitável. o único custo é a ligeira diminuição da vida das baterias que não gostam muito de carregamentos rápidos, mas como seriam situações excepcionais, é desprezável.
desculpem a minha ignorância.
confirmam que as "scooter´s" têm cargas rapidas de 60 minutos que dá para fazer mais 100kms?

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

não ainda nem sequer existem postos de carregamento rápido....

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

souzal Escreveu: desculpem a minha ignorância.
confirmam que as "scooter´s" têm cargas rapidas de 60 minutos que dá para fazer mais 100kms?
não tem que pedir desculpa. as novas baterias de litio suportam carregamentos rápidos mas é preciso que o veiculo tenha um carregador que o faça. por exemplo o nissan leaf pode carregar totalmente em 30 minutos, o que supostamente dará para 160km. mas há vários tipos de baterias, umas têm maior capacidade de "absorver" a energia que outras mas daqui a uns anos deverá ser normal um carregamento completo em 10 minutos. não conheço ainda nenhuma scooter que tenha carregamento rápido mas o tesla e leaf já o fazem.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

mix Escreveu:não ainda nem sequer existem postos de carregamento rápido....

[[]]
já agora, diria que nem sequer existem postos de carregamento. porém é possivel ter um "posto" rápido dedicado na garagem.

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

jmap Escreveu:
não tem que pedir desculpa. as novas baterias de litio suportam carregamentos rápidos mas é preciso que o veiculo tenha um carregador que o faça. por exemplo o nissan leaf pode carregar totalmente em 30 minutos, o que supostamente dará para 160km. mas há vários tipos de baterias, umas têm maior capacidade de "absorver" a energia que outras mas daqui a uns anos deverá ser normal um carregamento completo em 10 minutos. não conheço ainda nenhuma scooter que tenha carregamento rápido mas o tesla e leaf já o fazem.
eu sei que existe carga rápida para automóveis.
a minha pergunta era para as scooters.

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

mais uma pergunta, se me permitem.
posso colocar uma scooter em cima de um atrelado, ligar um conversor dc/ac (12v/230v) 1000w ao carregador e durante a viagem de carro até ao destino de férias ou fim de semana, ir carregando durante a viagem?
certo?
alguém me disse que uma carga consumia 700 ou 800w.

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

souzal Escreveu:mais uma pergunta, se me permitem.
posso colocar uma scooter em cima de um atrelado, ligar um conversor dc/ac (12v/230v) 1000w ao carregador e durante a viagem de carro até ao destino de férias ou fim de semana, ir carregando durante a viagem?
certo?
atenção que um conversor desses a 1000w puxa mais de 80amp. da bateria ou alternador do carro! não penses sequer em ligar tal coisa na tomada de isqueiro, só se quiseres fritar a ficha.
o fusível rebentava primeiro por isso o estrago não era grave.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

e_bike Escreveu:
souzal Escreveu:mais uma pergunta, se me permitem.
certo?
atenção que um conversor desses a 1000w puxa mais de 80amp. da bateria ou alternador do carro! não penses sequer em ligar tal coisa na tomada de isqueiro, só se quiseres fritar a ficha.
o fusível rebentava primeiro por isso o estrago não era grave.
a partir de uma determinada potência, liga directo à bateria.
aliás, será para ligar directo a tomada de reboque.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

souzal Escreveu: a partir de uma determinada potência, liga directo à bateria.
não acredito que tenhas 80a na tomada do reboque com fios de 2,5mm terás no máximo 20a

mas sim essa ideia funciona eu mesmo já experimentei , mas o meu carregador consome só 250w e o meu conversor é de 300w com um pico de 600w.

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

tavares Escreveu:
souzal Escreveu: a partir de uma determinada potência, liga directo à bateria.
não acredito que tenhas 80a na tomada do reboque com fios de 2,5mm terás no máximo 20a

mas sim essa ideia funciona eu mesmo já experimentei , mas o meu carregador consome só 250w e o meu conversor é de 300w com um pico de 600w.
bem visto, não me tinha lembrado disso, bem para isso é que existem os fuziveis.
terei que ligar directo à bateria, mas não sei se o alteranador fornece essa potência, não me parece, a corrente de carga é bem menor.
estou a ver que não dá para o que eu quero, arrisco a ficar sem carga na bateria do carro ao fim da viagem.
obrigado pela ajuda.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

souzal Escreveu:
jmap Escreveu:
eu sei que existe carga rápida para automóveis.
a minha pergunta era para as scooters.
e eu respondi... veja duas acima...

souza1234
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por souza1234 »

Código: Selecionar todos

e eu respondi... veja duas acima...
eu vi sim.
obrigado.

Responder