Kit OVD4 caseiro - 2 depósitos

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

balurcos
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 23, 2006 2:33 pm

Mensagem por balurcos »

hynet em relação á potencia que é preciso para o sistema, eu sugiro uma ideia: já alguma vez reparaste nos tipos do tunig que usam os condensadores, um aparelho redondo para dar mais pawour para o som?
pois eu na minha ford antes de instalar esta cena a luz do tabelier até quase que ia abaijo depois disso é como se nada fosse, talvez resultasse com a aplicação do sistema de aquecimento...
Abraço, Francisco SIlva

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pois nem sempre é preciso ser um tipo do tuning para ter uma coisa dessas, lol, é verdade pois prolonga imenso a vida da bateria, pois desde que coloquei o dito nunca mais tive problemas no que toca a bateria, mas penso que é uma solução provisoria, com o carro desligado, pois com o som no maximo aguenta 5 a 10 min depois recorre outra vez a bateria...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

obrigado pela dica, mas não me parece que seja aplicável aqui. já estou a trabalhar numa alternativa que resolve o problema.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola malta!

hoje reparei que o meu ibiza, quando dava ordem para subir os vidros com estes fechado , sente-se o motor a fazer força e os médios do carro a enfraquecer!

isto dos alternadores, estao mesmo á justa para o consumo dos carros.

ab
mtavares

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o sistema das velas de incandescência é bom, são baratitas e fáceis de encontrar se se avariarem em viagem. reduzir o consumo quando estão ligadas parece-me imperioso. se observarem o sistema utilizado nos reguladores de intensidade luminosa das lâmpadas talvez possamos adaptar alguma coisa. a lâmpada é pilotada por um triac (uma espécie de tiristor para corrente alterna) e a variação de intensidade faz-se por meio de um circuito regulável que controla o tempo durante o qual o triac alimenta a lâmpada. é como se acendessem e pagassem a lampada manualmente muito depressa. acima dos 50hz os nossos olhos nem notam o tremelicar e a lampada emite menos luz e consome menos corrente. o mesmo truque se usa nos leds dos relogios e rádios despertadores. aquilo consome menos se acenderem alternadamente. um dispositivo encarrega-se de enviar a corrente a um de cada vez. se a frequência fôr muito elevada nem se nota, apenas se repara que a iluminação do display fica mais fraca.
parece-me portanto que a solução pode passar por aqui, um dispositivo que distribua, à vez, a corrente que cada cada vela precisa. o consumo final é pouco mais do que ter apenas uma.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

em ultima análise nem precisamos de termo-contacto. uma sonda pt, cuja resistencia varia com a temperatura pode fazer as vezes do potenciómetro de regulação. mais quente menos intensidade, mais frio, maior potencia. eu não sou capaz de desenhar ou construir um circuito desses, mas tenho aqui à frente uma tabela com os valores de resistencia em funcão da temperatura de uma sonda pt 1000. posso enviar, se quiserem

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

manda la isso da pt 100 para o meu email

[email protected]

ab
mtavares

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

pt 1000 ficam aqui os valores mais relevantes para quem estiver interessado
0º - 1000 ohms
10º - 1039
20º - 1078
40º - 1155
50º - 1194
60º - 1232
70º - 1271
80º - 1309
90º - 1347
100º - 1385
110º - 1423
115º - 1442
as pt100 como têm 100 ohms a 0º deve ser a dividir por 10, não sei

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

isso é utilizado para fazer aquisicao de dados!

nao tens potencia de dissipacao com a pt100!

o que se vai passar é o seguinte, com uma tensao contante 6v , ou 12 v, vais ter uma vairação de corrente , que é dada pela resitencia da pt100, como o cu ri, ie, v=ri, i=v/r, esta tensao é utilizada pelos automatos e outros equipamentos para visulaizar a temperatura.

se estou a dizer asneira alguem que me corrija!

ab a todos
mtavares

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

era exatamente a isso que me referia quando citei a questão do tiristor: conforme a programação do mesmo, consegue-se aumentar a corrente para as velas automaticamente com a variação de fluxo de ov (menos ov = ralenti, menos corrente, mais ov = alta rotação, mais corrente). o eletrecista que está me assessorando que deu-me esta idéia, funciona no mesmo princípio dos dimers de iluminação para lâmpadas (regula a quantia de luz de ambientes, por exemplo, de forma manual). o que ocorre é que pode-se acoplar uma sonda tipo pt100 ou pt1000 ou talvez um termistor ajustado à temperatura que se deseja, deixando a operação de aumento e diminuição da corrente por conta do termistor. creio ser esta a melhor solução, porém não sei se é viável economicamente.

forte abraço a todos além-mar
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

aqui em portugal uma sonda pt 100 custa 50 a 60 euros...
fazer o circuito , implica um quadro de comando,
quem ja fez isso sao os tipos da biocar na alemanha, ate medem a temperatura no deposito do oleovegetal, tem um quadro de comando com um display de 2 linhas.

http://www.biocar.de/info/comp1.htm

a sonda pt100 para controlar as resistencia do circuito fica muito caro, talvez contactos termicos para cada tubo de injecao seja melhor, é tentar opitimar o isolamento que assim o consumo baixa bastante.... so se aquece o tubo e nao o ambiente á volta do tubo.
o caudal de combustivel em cada injector tb não é grande, e o combuistivel já vem quente dos sistemas anteriores. ie, ja traz 70ºc do pre aquecimento, e neste cado é so subir, dos 70 aos 90ºc.
com esta bricadeira toda é melhor instalar os injectores da elsbet... já resolvem o problema da pulverizacao

abraço
mtavares

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm

Mensagem por ANCCO »

manuelcar,

ontem estive vendo o tópico "nossos linques" e encontrei uma apresentação de slides do kit da elsbett: http://gallery.biofuels.coop/photogalle ... itemid=509
é muito interessante, porém o que me chamou muito a atenção foi ao final, quando há perguntas e respostas: lá informa que o kit da elsbett não deve ser usado com óleo de soja devido à alta tendência deste óleo à polimerização .
como pretendo utilizar este óleo, peço comentarem o assunto, pois em relação à química não tenho muito conhecimento...
talvez fosse prudente verificar o óleo que está sendo utilizado por vocês com relação a essa questão.

forte abraço a todos além-mar
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

obrigado pela informação. realmente alguns óleos parecem não ser bons.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

jossef
Staff Member
Staff Member
Registado: quinta jun 08, 2006 10:58 am

Mensagem por jossef »

onde se pode comprar isto em portugal????????????
http://www.dieselveg.com/fuel_tanks.htm
"A vida é uma folga que a morte nos dá"

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

pt100 que uso tem estas características:

t (ºc) »r (ohm)
0 »100,0
10 »103,9
20 »107,8
30» 111,7
40» 115,6
50» 119,5
60» 123,4
70» 127,4
80» 131,3
90» 135,2
100» 139,1
110» 143,0
120» 146,9
130» 150,8
140» 154,8
150» 158,7
160» 162,6
170» 166,5
180» 170,4
190» 174,3
200» 178,2
210» 182,2
220» 186,1
230» 190,0
240» 193,9
250» 197,8
260» 201,7
270» 205,6
280» 209,6
290» 213,5
300» 217,4
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

jossef Escreveu:onde se pode comprar isto em portugal????????????
http://www.dieselveg.com/fuel_tanks.htm

o sr toni64 da biocar tem isso,

eu andei a ver na sucata depositos, pode ser interesante as das carrinhas de 3500kg em metal com todas as ligaçoes e bocal de abastecimento.

pra meter num carro nao me parece la muito confortavel.

ab mtavares

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

mas não precisamos da sonda, estava apenas a divagar. mas reduzir a potencia comutando electronicamente a alimentação pode ser uma ideia.

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

manuelcar Escreveu:mas não precisamos da sonda, estava apenas a divagar. mas reduzir a potencia comutando electronicamente a alimentação pode ser uma ideia.
a divagar é que vamos la!

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

temos é encontrar o caminho fiável e suficientemente barato para ser rentável. se metermos muita electrónica, o preço vai disparar.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Autor do tópico
hynek
Staff Member
Staff Member

Mensagem por hynek »

já instalei pré-aquecimento bobinado nos tubos de injecção. fiquei surpreendido com o resultado. embora a potência é metade das velas que tinha lá antes, o aquecimento é muito mais rápido (2 a 3 vezes) e a temperatura mais estável. sem dúvida é este o caminho.

agora, após o pré-aquecimento de 30 s (quando a 80% do ov), o motor arranca sem problemas e passado 1 minuto já não se nota fumo excessivo. o carro anda logo, como se estivesse já aquecido a temperatura normal de funcionamento.

quando testado com sistema de 2 depósitos, arranca normalmente a gasóleo e passado 1 minuto já comuta automaticamente para ov (fiz também um pré-aquecedor antes da bi que aquece o combustível, em conjunto com o filtro, para 70 ºc). uma vez com ov anda sem qualquer problema, normalmente, sem fumos excessivos.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”