Volt Escreveu:
Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).
O que eu invejo mesmo é essa velocidade de ponta em AE. Os únicos veículos que ultrapasso, são os camiões!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 12, 2011 6:09 pm
por futurewatt
Olha volt, se precisares que te leve a ZEV podes contar comigo! eheheh Com todo o prazer. Mesmo!!!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sexta ago 12, 2011 8:26 pm
por zepequeno
Volt Escreveu:Vivas a todos.
A Super-ZEV conta agora com 250 quilómetros. Fiz mais 80 em modo de descarga rápida de bateria. . Creio que, para fazer menos, teria de sempre auto-estrada ou então, uma subida com dezenas e dezenas de quilómetros. .
IMG_1675.JPG
Para gastar a carga, desta vez, fiz o percurso normal de 60 quilómetros (Lisboa - Quinta do Conde - Lisboa) e depois fui dar uma volta à A5 (onde aproveitei para fazer mais um vídeo de demonstração de força na subida de Monsanto).
Como me esqueci de ligar o contador na ficha, a folha Excel (que tem o resumo que tenho estado a actualizar) vai ficar incompleta neste carregamento número 3 (já só faltam dois para não ter de andar a gastar carga à maluca e poder testar a autonomia a uma velocidade mais "normal" e rotineira). .
Quanto aos saltinhos na roda da frente (dos quais me queixei ao Armando da Motonova), ficou agendada uma calibração da roda dianteira para a semana (depois de fazer estes primeiros carregamentos). É possível que a mota tenha ficado sem um peso e eu esteja a estranhar isso.
.
Hoje é dia de mostrar a Super-ZEV a quem aparecer no Colombo para ver o Glorioso comigo. .
É mesmo impressionante esse power! Também quero! heheh!
Grande máquina!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sábado ago 13, 2011 12:40 am
por Seal
Volt Escreveu:Então? Quem mais? . Na Masac devo ser conhecido como o-chato-que-liga-de-vez-em-quando-para-receber-novidades.
Pessoal com quem falo que já te viu passar, o mundo é mesmo pequeno...então este país.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sábado ago 13, 2011 12:43 am
por Seal
Hj vi 139 km de autonomia a descer a CRIL numa VX-1. Durante uns segundos, claro.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: sábado ago 13, 2011 10:21 pm
por Barrocas
Ca tolo, óstia!
Seu cão, que nao te descoseste e conseguiste manter segredo dessa bomba de electrões!
Super-parabéns pela aquisição! Agora anda ca acima mostrar isso...
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: domingo ago 14, 2011 2:24 am
por Volt
Ehehe. Super-obrigado. .
Tenho de ver quando é que vou poder começar a fazer passeios com ela... Depois combinamos isso.
.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: domingo ago 14, 2011 2:22 pm
por Mumia
grandaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa abusooooooooooo essa subida de monsanto...
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: segunda ago 15, 2011 5:45 am
por jmap
Volt Escreveu:
Volt Escreveu:PS: Onde é que anda o jmap?...
Está de férias. Faz ele muito bem. . Assim só vê a esta Super-monstruosidade quando voltar. .
Cheguei e fui logo ver... Muitos parabéns!!!
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: segunda ago 15, 2011 5:47 am
por jmap
Volt Escreveu:Mais dois vídeos. Espero não ser muito maçador com estes testes, mas, já que os faço, vou partilhar. O primeiro é do display, depois de passar o dia todo em "stand by". Como podem ver, quer a LoCell, quer a HiCell estão com menor tensão. O segundo é difícil de perceber, mas é de uma curta viagem entre semáforos, em que fiz o teste do guiador solitário (não o estou a segurar com nenhuma mão).
Muito bem ,sim senhor!
Já fizeste os 5 ciclos completos de carga/descarga?
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 2:14 am
por Volt
Thanks jmap.
futurewatt, já fiz sim senhor. Até fiz 6 para não restarem dúvidas. .
Na folha de cálculo do google está o detalhe desses carregamentos todos. Vou tentar mantê-la sempre actualizada.
Como se pode ver por lá, acabei de bater o meu máximo com uma só carga. Foram 105 quilómetros e não me parece que fique por aqui... .
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 10:23 am
por jmal
Bom, parece que não me enganei, as diferenças da mais baixa para a mais alta parecem ter vindo a descer, neste momento parece-me que está em pleno, e usa um bms com sangramento resistivo, agora interessa é puxar ela e essas diferenças vão ser cada vez menores.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 10:59 am
por Volt
Fixe. .
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 11:22 am
por jmal
Volt Escreveu:Fixe. .
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
.
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 12:49 pm
por jmap
jmal Escreveu:
Volt Escreveu:Fixe. .
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
.
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 12:57 pm
por jmal
jmap Escreveu:
jmal Escreveu:
Volt Escreveu:Fixe. .
Hoje comecei a dar-lhe "descargas não completas". Gastei 35% da carga e dei-lhe "electrões". .
Curiosamente, as células estavam iguais (3.29). Bom sinal.
.
Sim, e quando quiseres mais power, faz-as aquecer, aperta com elas, o lítio-ferro é mesmo assim, quando mais se puxa por elas mais elas dão.
EDIT:
Só uma questão, após gastares 35% da carga estavam a 3.29 é isso ?
Se sim é perfeitamente normal, dos 5% aos 95 % +- elas estão sempre iguais, acima e abaixo é que existem diferenças.
Como é que se faz para saber a carga real? Nas NiMH a voltagem desce com uma curva facilmente observável, já nas de litio deve ser o diabo para detectar. Usam-se estatísticas?
Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 4:02 pm
por jmap
jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão...
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: terça ago 16, 2011 4:52 pm
por jmal
jmap Escreveu:
jmal Escreveu:Em qualquer dos casos a tensão não é o ponto de medição de carga, a vx1 já media a carga por sensor de corrente, na lítio é igual. A medição de tensão serve para as proteger de descargas profundas.
Obrigado pela explicação, estava convencido que as barras eram detectadas por intervalos sabidos de tensão...
Não, nem podia ser, porque em descarga existem picos de corrente que faz a tensão descer em função desses picos, e até a variação de temperatura altera a tensão, o sistema da vectrix é interessante (analisando algumas fotos que encontrei no vis com controladores abertos), tem 3 sensores de corrente de efeito de hall, um na linha de corrente que vem da bateria, e 2 em 2 fases do motor, o primeiro penso ser para essa contabilização, os 2 seguintes para gestão da corrente fornecida ao motor. Verifica os posts do Mik, onde ele repara um problema no controlador e verás os tais sensores azuis, onde passam fios ao centro.
Re: A minha Super-ZEV
Enviado: quarta ago 17, 2011 2:42 am
por Njay
Os 2 sensores nas fases é para medir a corrente que passa no motor, para limitação da mesma (protecção do motor). A corrente que lá passa num determinado instante pode ser muito diferente da que passa pela bateria.