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Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: quinta set 01, 2011 11:06 pm
por zepequeno
a explicação do barrocas diz tudo, a scooter ficou mesmo ao frio e a chuva.

dentro de 2 semanas vou ter um lugar (no trabalho) com ficha na garagem que embora seja aberta fica muito bem guardada do frio e fica por baixo de tecto, logo não irá sofrer com chuva e vai sofrer menos com o frio.

neste momento ela tem ficado no jardim com uma extensão... a chuva e ao frio...

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: quinta set 01, 2011 11:08 pm
por O_volt
Lítio ao poder!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: quinta set 01, 2011 11:14 pm
por Barrocas
Ha outras boas opções de confiança deste lado da fronteira, que enviam os produtos para tua casa ;)

http://www.motosolucao.com/

mas em tudo o que toca a equipamento, todos somos diferentes, e é essencial experimentar exactamente o que vais comprar.
Mesmo num par de luvas, podes ter uma luva apertada e outra larga...

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 1:00 am
por Volt
O vento influencia muito a autonomia. Infelizmente, é assim. :-).

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 9:48 am
por zepequeno
o que interessa é que cheguei a casa. a subida para a minha rua está dividida por uns 4 ou 5 lances de subidas íngremes. ela teve dificuldade de subir a última. vou andar nela até ela deixar de fazer todas e eu tiver que a subir á mão.

vai primeiro deixar de subir a última depois a penúltima.... depois injecto-lhe lítio!

há aqui em portugal sítio onde se possam comprar baterias? que tenham em stock ou que sejam rápidos a obter?

se houver alguém a pensar na conversão, poderíamos encomendar em conjunto. sei do mix que está numa de fazer...

outra coisa (que já tinha sido alertado) o travão da frente as vezes bloqueia o sistema que não deixa acelerar, ou seja, quando o largo, ele as vezes continua a bloquear o acelerador. para o voltar a desbloquear tenho que dar-lhe um toquezinho no travão. há algum spray ou alguma coisa que se possa fazer?

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 1:41 pm
por zepequeno
boas malta!

outra vez a mesma coisa, dificuldade em subir subidas que ela subia bem e hoje não está frio.

reparei em outra coisa, que ontem era só suspeita mas que hoje fui com atenção e ouvi novamente, ela está a fazer um barulho mais acentuado do que fazia antes, parece que se esforça mais. penso que o barulho é do controlador.

será que foi da chuva? se for das baterias ok já se sabia, mas se for do controlador terei de o mudar.

alguém já teve ou já sentiu o mesmo?

ela subia uma subida bem a 30, agora sobe a 20 e faz um barulho mais acentuado.

outra subida fazia a 20 e agora faz a 10 e quase que não a faz, sempre com o barulho mais acentuado.

de onde vem o barulho mais acentuado? não é das baterias mais gastas de certeza, será da chuva que apanhou? será o controlador que está a dar o berro?

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 4:47 pm
por hmma
Tá-me a parecer que entrou água para algum sítio que não devia :P

Voltando uns assuntos atrás, eu tenho por hábito desligar *sempre* o disjuntor, quer durante a noite/carga, quer durante o dia quando fica estacionada no trabalho... hábito esse que já vem dos stress que tive quando o BMS/controlador/baterias andaram avariados, e também porque no manual da Bereco diziam para desligar antes de por à carga. Acho que vou começar a deixar ligado durante o dia e desligar só nas cargas, para ver se ele se aguenta mais um tempo ;) (não que tenha dado problema até aqui, mas se o dijuntor cortar e não voltar a ligar ficamos logo apeados)

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 4:55 pm
por zepequeno
boas hmma, obrigado pela resposta.

será mesmo que foi água? será que seca? vou andar com ela mais uns dias e ver, agora tenho a deixado abrigada da chuva.

em relação ao disjuntor, o barrocas disse-me para o desligar sempre que a punha a carga, depois com a conversa aqui no fórum deixei de o desligar, mas penso que se o manual diz para o fazer, devemos fazer.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 5:01 pm
por electrizado
O meu manual tb diz para desligar quando está á carga, perguntei ao vendedor ele disse q n era preciso só se a mota tivesse parada muito tempo. Aqui no forum o pessoal tb diz q n é necessário por isso n sei o q pense ou q te diga. Boa sorte com essas subidas tuas "inimigas".

Abraço
electrizado

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 5:35 pm
por 2wheelfun
zepequeno Escreveu:boas malta!

outra vez a mesma coisa, dificuldade em subir subidas que ela subia bem e hoje não está frio.

reparei em outra coisa, que ontem era só suspeita mas que hoje fui com atenção e ouvi novamente, ela está a fazer um barulho mais acentuado do que fazia antes, parece que se esforça mais. penso que o barulho é do controlador.
Olá.
Relativamente ao tema do disjuntor, eu tenho o hábito (porque assim fui também aconselhado) de o ter desligado durante um carregamento. Apenas o desligo para esta operação. Creio que não haveria nenhum problema se não o desligasse (ajuda-nos aqui Barrocas, pf), isto desde que também não fosses pôr a chave na ignição para ligar a mota mas isto é uma informação que nas nossas motas pode ser confirmada pelo amigo Barrocas, contudo, acho que não se perde nada nem dá trabalho adicional desligar o nosso disjuntor quando vamos carregar a mota.

Quanto ao barulho, isso é sempre algo muito complicado de opinar à distância. Quase tão complicado quando o facto de tentares adivinhar que o barulho vem do controlador. :D Diz-nos lá porquê é que desconfiaste do controlador...

O barulho é quando aceleras? Experimenta a desacelerar para veres se o ouves. É quando travas? Com os 2? Será da travagem regenetativa? (desculpa mas esta não resisti, não ligues zepequeno) Será alguma pastilha a roçar num disco? Terá sido alguma areia que com a chuva se infiltrou entre o disco e a pastilha e que faz esse barulho? É muito complicado... lá está... as CI's aqui têm uma enorme vantagem! O barulho (chato) do motor abafa todos os barulhinhos... :roll:

Cumps.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 5:43 pm
por zepequeno
hehehe 2wheelfun, por acaso desconfiava mesmo da travagem regenerativa!

o meu inclinar para o controlador é porque aquele barulhinho normal que ouvimos quando aceleramos vem do controlador (penso eu) e é esse mesmo barulho mas mais acentuado como se estivesse a forçar mais. é só na aceleração, se bem que ao travar com o travão de trás também ouço um barulho mas esse ainda não me preocupei muito com ele, será que estão interligados?

o barulho que me incomoda é o barulho acentuado a acelerar, parece que a moto está-se a esforçar mais do que antes, não é muito, mas já faz a diferença de 10km/h...

fora isto, estou prestes a fazer os meus 100km e é uma maravilha andar de ve!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 7:52 pm
por Barrocas
Quais regenerativa? :roll:

O disjuntor serve para desligar a alimentação ao controlador, e assim tambem serve como "imobilizador" ;)

Amanha de manhã passo por tua casa e vemos o que se passa na vermelhinha, ok? ;)
Prepara o franguinho para o almoço :lol:

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 10:19 pm
por zepequeno
boas barrocas!

pois estávamos numa de gozo em relação a regenerativa.

sempre é melhor desligar o disjuntor sempre que carregarmos e se calhar foi essa alteração que influenciou a performance da vermelhinha.

agradeço a tua vinda aqui, mas não era necessário, se ela parasse diria que sim mas ela anda e foi nesse sentido que a comprei, espero não te ter preocupado ou posto pesos na tua consciência pois como eu já referi aqui o negócio foi todo transparente e ambas as partes ficaram muito satisfeitas!

estou prestes a concluir os primeiros 100kms sem problemas nenhuns, apenas algumas dúvidas normais de um qualquer inexperiente de scooters e de veículos eléctricos.

daqui a pouco já vou para casa e vou fazer as tais subidas e logo vejo como se comporta.

de qq forma amanhã serás muito bem vindo cá a casa.

grande abraço

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 11:33 pm
por zepequeno
cheguei a casa, fiz um desviozinho (por prazer, e que prazer!) com a desculpa de ver a pressão dos pneus. com pouco trânsito é uma beleza planar sobre o asfalto...

infelizmente a bomba de ar não é daquelas que te dá a pressão, escolhe-se a pressão e ela bomba. coloquei 2.4bar nos 2 mediante as opiniões que ouvi aqui. deveria ter colocado menos no da frente né Volt?

as subidas foram feitas 2 vezes, sempre com a mesma dificuldade, diga-se de passagem que são mesmo íngremes! só de as subir dou-me como satisfeito. mas é aquela sensação que não me custou tanto as primeiras vezes.

já estou naquela de que é mesmo das baterias gastas e só a conversão irá resolver. o barulho acentuado poderá ser do esforço e eu nunca ter reparado, estamos a falar de 3 dias "normais" e 2 dias "menos normais" mas o facto é que só temos 5 dias de "teste".

eu queria era saber se com a conversão se irei fazer essas subidas na boa. digo na boa é fazer tipo a 30km/h e durante uns bons 40.000km. mas isso penso que sim, por todas as descrições nos dbs, é como ter uma scooter nova.

queria deixar claro que comprei com conhecimento de causa (baterias de gel cansadas) e sabia que qq problema o Barrocas iria se prontificar a ajudar a resolver, desta vez penso que não seria preciso mas já que ele vem aqui, aproveito para lhe mostrar e logo vemos se é mesmo normal ou se tem alguma outra coisa que eu não esteja a ver.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sexta set 02, 2011 11:44 pm
por jmal
zepequeno Escreveu:boas barrocas!

pois estávamos numa de gozo em relação a regenerativa.

sempre é melhor desligar o disjuntor sempre que carregarmos e se calhar foi essa alteração que influenciou a performance da vermelhinha.

agradeço a tua vinda aqui, mas não era necessário, se ela parasse diria que sim mas ela anda e foi nesse sentido que a comprei, espero não te ter preocupado ou posto pesos na tua consciência pois como eu já referi aqui o negócio foi todo transparente e ambas as partes ficaram muito satisfeitas!

estou prestes a concluir os primeiros 100kms sem problemas nenhuns, apenas algumas dúvidas normais de um qualquer inexperiente de scooters e de veículos eléctricos.

daqui a pouco já vou para casa e vou fazer as tais subidas e logo vejo como se comporta.

de qq forma amanhã serás muito bem vindo cá a casa.

grande abraço
Eu não aconselho ninguém a desligar o disjuntor nas cargas ou quando param durante algum tempo, cada vez que o ligam ele leva com um pico de corrente para carregar os condensadores do controlador/variador do motor, além de ser mau para estes (reduz o seu tempo de vida, sim, os condensadores são como as baterias, têm um tempo de vida, e garanto-vos que quando eles se forem, as restantes partes de potência deste também vão queimar), o disjuntor também está constantemente a "queimar" o contacto da ligação.

Não faz qualquer sentido desligar o disjuntor apenas para carregar a mota, o disjuntor é uma protecção entre as baterias e o controlador, não se justifica que o desliguem entre cargas, vejam a vectrix e até outros veículos como o nissan leaf, não tem nada ao alcance do utilizador para cortar a corrente entre as baterias e o controlador, só mesmo nas chinesas se utiliza disjuntor, a meu ver um fusível é muito melhor. Penso que foi o rufus que tirou o disjuntor porque para a potência que tinha, o disjuntor não aguentava, e colocou um fusível de 120 amperes. Na minha ainda utilizo disjuntores, são 2 de 63 amperes em paralelo, e nunca os desligo, apenas quando necessário para alguma intervenção.

Se o manual diz para desligar quando se carrega ou se imobiliza a mota, a meu ver é uma informação errada, devia apenas mencionar para desligar apenas em longos períodos de imobilização do veiculo superiores a uma semana, ou quando se reboca o veiculo, ou quando se faz alguma manutenção no sistema eléctrico/electrónico.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado set 03, 2011 1:27 am
por Volt
zepequeno Escreveu:infelizmente a bomba de ar não é daquelas que te dá a pressão, escolhe-se a pressão e ela bomba. coloquei 2.4bar nos 2 mediante as opiniões que ouvi aqui. deveria ter colocado menos no da frente né Volt?
Honestamente, não sei. Isso depende muito da distribuição de peso na mota e das características de ambos os pneus. O melhor é veres qual a melhor situação com o pessoal que tem motos parecidas...
Quanto à transparência do negócio, ainda bem que isso é assim. Felizmente, foste bem informado pelo Barrocas, que não é um vendedor oportunista. Acho que ficámos esclarecidos (se dúvidas houvesse). :-).

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado set 03, 2011 4:05 pm
por zepequeno
Visita do Dr. Barrocas a minha Vermelhinha.

Pela primeira vez a vi semi-nua... Foi feito uma análise as baterias, tudo ok! Controlador também não tem nada, o travão de trás é que estava a fazer um barulho e a "prender" ligeiramente o que influenciou de certeza na autonomia. Vi como se tira, irei substituir as pastilhas. Foi também tirado a manete dos travões e foi limpo e passado uma massa para escorregar melhor, estavam a prender um bocadinho, ficaram um espectáculo!

Foi me mostrado de tudo um pouco e fiquei com mais confiança para meter as mãos na massa, neste caso, na Vermelhinha.

Muito provavelmente a perca de força/autonomia se deve ao travão de trás estar um pouco preso, não conseguimos resolver logo essa questão porque afinal os chineses são fortes e apertaram um parafuso de tal maneira que não o conseguimos tirar, não tenho a ferramenta necessária e o Dr. Barrocas veio preparado para outro tipo de situação. Fiquei esclarecido do que poderia fazer e irei fazer assim que puder.

Tirei umas fotos do tratamento e logo meto aqui porque agora vou dar uma voltinha, tenho que ir fazer umas coisas...

Foi-me passado muitas dicas acerca das luzes, controladores, amortecedores, óleo dos travões... foi muito interessante e agradeço ao amigo Barrocas por ter cá vindo ver o que se passava, ainda bem, não é nada de grave e foi mais uma aula do que outra coisa.

Estou mortinho para fazer a conversão :mrgreen: mas ainda falta um pouco.. rezo para que estas baterias se aguentem!

Abraço a todos e bons kms a electrões

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado set 03, 2011 4:57 pm
por zointz
É esse o barrocas que conheco.... sempre 5 estrelas. Abraços a ambos.

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado set 03, 2011 5:10 pm
por O_volt
Foi um mini-workshop!

Re: Diário de Bordo da HUASHA (Batlight Thunder 3000)-Coimbr

Enviado: sábado set 03, 2011 9:23 pm
por zepequeno
é que foi mesmo! 1º eu não percebo nada de motos, 2º não percebo nada de eléctricas, então houve muita coisa para aprender! o prof foi impecável!